alcmartin escreveu:MCD-SM escreveu:Bom, isso aqui rendeu e parece que não sou o único que acha o SuE uma opção viável.
Partindo do pressuposto que a MB tem prioridades mais urgentes que o PA e seu grupamento mas que não deseja se desfazer do mesmo, escoltas, subs, helis, etc, que, os SuE podem dar alguma capacidade militar ao SP, coisa que o A-4 do modo que está, não consegue fazer melhor que o Sue e uma modernização seria cara e principalmente demorada, considerando a curta vida restante do nosso PA, considerando uma possível boa vontade dos franceses nos passarem a preço baixos, considerando a compatibilidade do avião com o navio e nossos armamentos, e por fim considerando a janela temporal de vida remanescente do avião e do PA, acredito ser evidente as vantagens de vir operar o SuE, embora nós gostaríamos que o SP tivesse um grupamento moderno, multirole, etc.
Acontece, como o Padilha já falou, que a MB dança conforme a música e se o cobertor é curto, terá que dar prioridade para outros projetos. Não é o que desejamos, e provavelmente nem o que a MB deseja, mas é aquilo que poderemos ter a um custo relativamente baixo e que dará ao SP uma boa capacidade de dissuassão, até o fim da vida operacional dele.
MCD, bom dia!
Acho seus argumentos válidos, mas tem uma coisa que não bate na minha cabeça...
Os franceses operam o SUE como ataque, mas c/a cobertura de caças, seja agora c/Rafale, seja antes c/os Crusader. E nós??![]()
O A4 não conta, visto que ele não atua,hehe!![]()
Como caça, ele não seria páreo p/outros por aí. Então, o Sp viraria um grande alvo...
Com todas possíveis limitações citadas pelo Juarez, ainda acho que uma ala de F18 seria a personificação do poder aéreo naval...
abs!
como já disse, e se não der($$) pros F-18? aí vamos nos virar com o que é possível, e Sue é melhor que o A-4 em tudo, e é capaz de prover defesa aérea mais efetiva que com os A-4(embora pífia tb....). Neste caso o argumento seria, o ataque é a melhor defesa. Manter o inimigo longe utilizando o combo SuE/AM-39.