ONU quer apoio do Brasil no Sudão

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#376 Mensagem por Sintra » Seg Ago 06, 2007 7:41 pm

Dieneces escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Desde quando o Sudão é um cenário de alta intensidade? :?
O Darfur e arredores é um TO semelhante aos combates entre o governo Angolano e a Unita , nos anos 80 do século passado , incluindo aí a SWAPO namibiana , para dar um tom geograficamente árido também.

O quê?!

Duelos massivos de artilharia a envolver dezenas, CENTENAS, de armas de 155mm, 122mm, lançadores de foguetes multiplos, MBT´s, apoio aproximado efectuado por MI-8, MI-24, Mig21, Mirages, intervenção de tropas Cubanas de um lado e Sul Africanas do outro, etc, etc, etc.
Desde Al Alamein que não se via nada daquilo, o Sudão ainda fica um pouco distante em termos de intensidade do TO.

Abraços :wink:

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Al Zarqawi
Sênior
Sênior

Concordo

#377 Mensagem por Al Zarqawi » Seg Ago 06, 2007 8:12 pm

Sintra escreveu: O quê?!

Duelos massivos de artilharia a envolver dezenas, CENTENAS, de armas de 155mm, 122mm, lançadores de foguetes multiplos, MBT´s, apoio aproximado efectuado por MI-8, MI-24, Mig21, Mirages, intervenção de tropas Cubanas de um lado e Sul Africanas do outro, etc, etc, etc.
Desde Al Alamein que não se via nada daquilo, o Sudão ainda fica um pouco distante em termos de intensidade do TO.

Sintra,concordo consigo.O TO de Angola nada tem haver com o do Sudão.Em Angola o belicismo era muito mais sofisticado,até pela presença da África do Sul e das tropas angolanas com um bom nivel de treinamento(passaram a guerra colonial e depois a uma guerra civil),isso lhes dava um certo conhecimento.
No Sudão me parece mais uma tragédia humanitária,por causa do drama dos deslocados,onde tem gente morrendo de fome e de doenças.
Quanto ao Brasil,ter equipamentos para ir lá,não tenho dúvidas que tem,não sei é se existirá vontade política,aí já não confio tanto.

Abraços,

Al Zarqawi - O Dragão!

"A inveja é doce,o olho grande é que é uma merda"Autor desconhecido.
Imagem
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1235 vezes
Agradeceram: 3161 vezes

#378 Mensagem por cabeça de martelo » Seg Ago 06, 2007 8:17 pm

Eu acho que os colegas Brasileiros estam a fazer uma tempestade no copo de água, Farfur, não é, eu repito, não é um cenário de alta intensidade. Estamos a falar de realidades completamente diferentes. Acho que não sabem os números que estavam por detrás dos conflitos em Angola e em Moçambique.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Don Pascual
Sênior
Sênior

#379 Mensagem por Don Pascual » Seg Ago 06, 2007 8:42 pm

cabeça de martelo escreveu:Eu acho que os colegas Brasileiros estam a fazer uma tempestade no copo de água, Farfur, não é, eu repito, não é um cenário de alta intensidade. Estamos a falar de realidades completamente diferentes. Acho que não sabem os números que estavam por detrás dos conflitos em Angola e em Moçambique.

É Darfur, Cabeça... Farfur é "borboleta" :P :lol:

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#380 Mensagem por Bolovo » Seg Ago 06, 2007 8:46 pm

Darfur hoje me lembra um pouco o que aconteceu em 1993 na Somália. Os americanos sabem do que estou falando.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Al Zarqawi
Sênior
Sênior

????

#381 Mensagem por Al Zarqawi » Seg Ago 06, 2007 10:58 pm

Bolovo escreveu:Darfur hoje me lembra um pouco o que aconteceu em 1993 na Somália. Os americanos sabem do que estou falando.

E,os outros não.Isto está-me parecendo tipico dum lugar que nunca foi a lugar algum.
Só posso ter esta conclusão!!!!!!!!!!!!!!
Socorro,não vamos querer assento de membro no Conselho de Segurança da ONU,com a desgraça alheia.

Abraços,

Al Zarqawi - O Dragão!

Imagem
Piffer
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#382 Mensagem por Piffer » Seg Ago 06, 2007 11:13 pm

Bolovo escreveu:Darfur hoje me lembra um pouco o que aconteceu em 1993 na Somália. Os americanos sabem do que estou falando.

O estranho (por pura falta de outra palavra no momento) é que os EUA tinham saído do Haiti alguns meses antes, pois achavam um cenário muito complicado e arriscado. Foram pra Somália por ser mais light.

Abraços,

Carpe noctem!
Al Zarqawi
Sênior
Sênior

#383 Mensagem por Al Zarqawi » Seg Ago 06, 2007 11:23 pm

Piffer escreveu:
O estranho (por pura falta de outra palavra no momento) é que os EUA tinham saído do Haiti alguns meses antes, pois achavam um cenário muito complicado e arriscado. Foram pra Somália por ser mais light.

Abraços,

Você está de brinacadeira.O Haiti,tem jangadas e fisgas.Se manque.Não queira aparecer em cenários patéticos e ridiculos.Se para ir para o Darfur,estão com tantos senão,siga meu conselho,fiquem em casa que fazem melhor figura.Já sei que tem o dono do site ,metido a cagar cheiroso,parece o Conselho da Onu,vai a todo lado e não resolve nada.
Leia história,e não ache que o Haiti,é de uma pericolosidade,dessa dimensão.E,cá entre nós até lá teve um fato de um suicidio de um General,muito mal explicado.
O Brasil,é um país maravilhoso de gente fantástica,mas em certas questões é melhor ficar no seu lugar,ainda não deram provas de nada.

Abraços,

Al Zarqawi - O Dragão!

Imagem
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#384 Mensagem por Dieneces » Seg Ago 06, 2007 11:38 pm

Sintra escreveu:
Dieneces escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Desde quando o Sudão é um cenário de alta intensidade? :?
O Darfur e arredores é um TO semelhante aos combates entre o governo Angolano e a Unita , nos anos 80 do século passado , incluindo aí a SWAPO namibiana , para dar um tom geograficamente árido também.

O quê?!

Sim , Sintra . Nunca houve centenas de armas de 155mm , nem hoje os sul-africanos os tem. MBTs T-55/62 foram empregados muito esporadicamente e em poucos embates com MBTs Centurion , sul-africanos . Comparar com Al Alamein é risível . O cenário geográfico é parecido árido no norte e savanas tropicais ao sul , caso de Darfur , savanas tropicais e árido na fronteira ao sul com a Namíbia , Angola . No Sudão , lutam o governo que arma tribos hostis aos rebeldes do Darfur que por sua vez são armados pelo Chade . A França apóia o Chade . Países islâmicos apóiam o Sudão que é também armado pela China . Esse cenários semelhantes a Batalha da Grã-Bretanha e ao Desembarque na Normandia nunca existiram em Angola , de parte dos Sul-africanos alguns poucos Mirages em Ondangua , algum Impala e raramente Buccanneers e Canberras entraram em ação , até por serem escassos , nunca mais que meia dúzia dos dois últimos estiveram operacionais . Angola empregou seus Mig-23 com algum sucesso e pilotados por cubanos , mas seu número em serviço também sempre foi escasso . A guerra aérea foi limitada e nunca decidiu nada . Moxico, Huíla e o Cuando-Cubango eram território livre para a Unita . Jamba nunca caiu. Óbvio que aconteceram bastalhas , mas limitadas às grandes ofensivas das FAPLAS , que também nunca resultaram em derrotas aplastantes para a Unita . Em verdade , nos mais de quinze anos de escaramuças entre rebeldes da Unita e o governo Angolano o que se viu mais foram conflitos entre infantaria , guerrilha...Isto posto , quero ressaltar que o que eu disse e reitero é que o Teatro de Operações é semelhante e não que haja similitude entre as forças de ambos os conflitos , nem afirmei serem conflitos de alta intensidade. Nem acho que em Angola isso ocorreu . A terra se parece , savana e semi-deserto . A multiplicidade de interesses , de vários países . O Petróleo do sul sudanês em disputa , como em Angola. Populações rarefeitas na zona de combates . A capital longe dos conflitos . Se isso não é semelhança...

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Piffer
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#385 Mensagem por Piffer » Seg Ago 06, 2007 11:43 pm

Se manque... Leia história...

Foi mal... Vou ler um pouco e depois volto... :oops:

Carpe noctem!
Dieneces
Sênior
Sênior

Re: Concordo

#386 Mensagem por Dieneces » Seg Ago 06, 2007 11:44 pm

zocuni escreveu:
Sintra escreveu: O quê?!

Sintra,concordo consigo.O TO de Angola nada tem haver com o do Sudão.Em Angola o belicismo era muito mais sofisticado,até pela presença da África do Sul e das tropas angolanas com um bom nivel de treinamento(passaram a guerra colonial e depois a uma guerra civil),isso lhes dava um certo conhecimento.
No Sudão me parece mais uma tragédia humanitária,por causa do drama dos deslocados,onde tem gente morrendo de fome e de doenças.
Quanto ao Brasil,ter equipamentos para ir lá,não tenho dúvidas que tem,não sei é se existirá vontade política,aí já não confio tanto.

Abraços,
Belicismo sofisticado era tudo que não era , Zocuni , os Mirages Sul-africanos não tinham nem míssil que pudesse se equivaler aos dos Mig-23 angolanos e seguidamente evitavam combate , dado que sofriam um embargo das nações unidas . Seu blindado mais atuante era o velho Eland (Panhard AML). O Brasil não tem equipamentos para ir ao Sudão , esteja certo , a menos que mande só equipes específicas de engenheiros , médicos , pequenos contingentes , etc...Material humano sim , isso temos .

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Dieneces
Sênior
Sênior

#387 Mensagem por Dieneces » Seg Ago 06, 2007 11:48 pm

Somália é lembrado pelos conflitos em Mogadíscio, Bolovo , urbanos e de alta intensidade , ao menos em determinado momento . No Darfur , estamos falando de lugares ermos , sem cidades , somente aldeias , baixa intensidade , mas um terreno selvagem crivado de tribos rivais bem armadas.

Al Zarqawi
Sênior
Sênior

????

#388 Mensagem por Al Zarqawi » Seg Ago 06, 2007 11:49 pm

Dieneces escreveu:A guerra aérea foi limitada e nunca decidiu nada . Moxico, Huíla e o Cuando-Cubango eram território livre para a Unita . Jamba nunca caiu. Óbvio que aconteceram bastalhas , mas limitadas às grandes ofensivas das FAPLAS , que também nunca resultaram em derrotas aplastantes para a Unita . Em verdade , nos mais de quinze anos de escaramuças entre rebeldes da Unita e o governo Angolano o que se viu mais foram conflitos entre infantaria , guerrilha...Isto posto , quero ressaltar que o que eu disse e reitero é que o Teatro de Operações é semelhante e não que haja similitude entre as forças de ambos os conflitos , nem afirmei serem conflitos de alta intensidade. Nem acho que em Angola isso ocorreu . A terra se parece , savana e semi-deserto . A multiplicidade de interesses , de vários países . O Petróleo do sul sudanês em disputa , como em Angola. Populações rarefeitas na zona de combates . A capital longe dos conflitos . Se isso não é semelhança...

Dioneces.

Simpatizo muito consigo.Mas não compare Angola com o Sudão.Outra coisa em Angola,além de ter Savana e regiões semi-áridas também tem selva.Outra coisa,a multiplicidade bélica de Angola para o Sudão,nem vale a pena discutir aqui.A arilharia sul-aficana,é poderosa para falar com franqueza,vi coisas dela que tem muitos países conceituados,que não têm tantos recursos.Leia o movimento do "Galo Negro",veja onde foram treinados(vários países).
No Sudão,tirando a região das montanhas na fronteira com o Ruanda,as pessoas morrem de fome e de calamidades,não queiram ir dar tiro em gente que nem tem o que comer,fica mal na foto...
Repito o Brasil,tem plenas condições de ir no Darfur,não me parece é que vá.

Abraços,

Al Zarqawi - O Dragão!

Imagem
Dieneces
Sênior
Sênior

#389 Mensagem por Dieneces » Seg Ago 06, 2007 11:52 pm

zocuni escreveu:
Piffer escreveu:

Abraços,

Você está de brinacadeira.O Haiti,tem jangadas e fisgas.Se manque.Não queira aparecer em cenários patéticos e ridiculos.Se para ir para o Darfur,estão com tantos senão,siga meu conselho,fiquem em casa que fazem melhor figura.Já sei que tem o dono do site ,metido a cagar cheiroso,parece o Conselho da Onu,vai a todo lado e não resolve nada.
Leia história,e não ache que o Haiti,é de uma pericolosidade,dessa dimensão.E,cá entre nós até lá teve um fato de um suicidio de um General,muito mal explicado.
O Brasil,é um país maravilhoso de gente fantástica,mas em certas questões é melhor ficar no seu lugar,ainda não deram provas de nada.

Abraços,
Zocuni , não entendi esse teu texto , perdoe-me . Não sei se estás a fazer pilhéria , gracejo, ou se estás tendo um ataque hidrófobo.

Al Zarqawi
Sênior
Sênior

????

#390 Mensagem por Al Zarqawi » Seg Ago 06, 2007 11:58 pm

Tudo bem,

Pois leia tudo que postei,e depois me fale.Isto não é uma questão bélica,é uma questão de decência do mundo,agora não gosto de aproveitamentos de pessoas que não têm nem o que comer.Veja a posição do Brasil,no Timor,fizeram uma onda desgraçada,para mandar 50 policiais,e mais umas pequenas ajudas,não venha com moralidades,vivo aqui e leio e acompanho o mesmo que você.
Querem mostrar serviço,vão noutros lugares,aí eu aplaudo.Vocês têm condições de fazer isso,mas façam,não queiram chamar gringo de idiota.

Abraços,

Al Zarqawi - O Dragão!

Imagem
Responder