Cursos e Concursos

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#76 Mensagem por Moccelin » Seg Ago 06, 2007 12:04 pm

Ta um nível de stress alto aqui... Eu culpo a imprensa reacionária de direita pró FHC... 8-] 8-] 8-]

The cake is a lie...
MaRkYnHu
Intermediário
Intermediário
Contato:

#77 Mensagem por MaRkYnHu » Seg Ago 06, 2007 12:05 pm

HAHHAHAH, TODOS VOCES TEM BOM HUMOR, EXETO O CARLOS.

"Ombro a ombro marcharemos, para conquistarmos nosso ideal. (Cançao EsPCEx)"
Rumo a EsPCEx...
jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#78 Mensagem por jauro » Seg Ago 06, 2007 12:27 pm

Teu avô! Meu amigo tu tem noção de quanto tempo faz isso. Na época dele acho que nem existia NPOR. Sinceramente você está na mesma fase que um amigo meu, diz que quer seguir a carreira militar, mas ao que parece não faz a menor noção do que seja isso.

Quando entrei para a carreira militar (EsPCEx), aos 16anos não tinha experiência nenhuma.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
MaRkYnHu
Intermediário
Intermediário
Contato:

#79 Mensagem por MaRkYnHu » Seg Ago 06, 2007 12:29 pm

jauro escreveu:
Teu avô! Meu amigo tu tem noção de quanto tempo faz isso. Na época dele acho que nem existia NPOR. Sinceramente você está na mesma fase que um amigo meu, diz que quer seguir a carreira militar, mas ao que parece não faz a menor noção do que seja isso.

Quando entrei para a carreira militar (EsPCEx), aos 16anos não tinha experiência nenhuma.

Obrigado jauro, eh que nesse forum, tem gente que acha que sabe tudo, e eh egoista em nao passar para os que nao sabem. Ninguem nasce sabendo tudo vai sendo acrescentado conforme as coisas acontecem.

saudaçoes a todos

Rumo a EsPCEx...
MaRkYnHu
Intermediário
Intermediário
Contato:

#80 Mensagem por MaRkYnHu » Seg Ago 06, 2007 12:31 pm

Recebi uma proposta para a CMB em Brasilia, compensa? eles formam miliares ou so dao estudo?

Rumo a EsPCEx...
jauro
Sênior
Sênior

#81 Mensagem por jauro » Seg Ago 06, 2007 12:55 pm

MaRkYnHu escreveu:Recebi uma proposta para a CMB em Brasilia, compensa? eles formam miliares ou so dao estudo?

Só dão o estudo, mas os CM dão cursinhos preparatórios para o concurso da EsPCEx. Quase todos os candidatos passam.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
MaRkYnHu
Intermediário
Intermediário
Contato:

#82 Mensagem por MaRkYnHu » Ter Ago 07, 2007 1:18 pm

jauro escreveu:
MaRkYnHu escreveu:Recebi uma proposta para a CMB em Brasilia, compensa? eles formam miliares ou so dao estudo?

Só dão o estudo, mas os CM dão cursinhos preparatórios para o concurso da EsPCEx. Quase todos os candidatos passam.

A sim, então, eu envie um e-mail para a CMB, pedindo uma chance de matrícula pois pensei que era só para filhos de militares, então enviei um e-mail. Ai, não fui respondido, então perdi a esperança, mas depois de um mês me retornaram dizendo que as matrículas estarão abertas dia 13/08/07. Já ta certo algumas coisas, só falta um primo 2º meu (primo do meu pai), deixar eu morar na casa dele, ele é oficial do exército, trabalha no palácio do planalto em Brasília como segurança do "Lulla". Dia 12 ou 16 de agosto irei para Brasília me matricular. Eu acho que colégios militares não dão moradia para quem é de fora né? alguém confirma?

Rumo a EsPCEx...
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1174 vezes
Agradeceram: 2941 vezes

#83 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Ago 07, 2007 1:25 pm

Mas o regime não é de internato? Pelo menos cá o Colégio Militar, os Pupilos do exército e o Instituto de odivelas são em regime de internato.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
MaRkYnHu
Intermediário
Intermediário
Contato:

#84 Mensagem por MaRkYnHu » Ter Ago 07, 2007 1:31 pm

cabeça de martelo escreveu:Mas o regime não é de internato? Pelo menos cá o Colégio Militar, os Pupilos do exército e o Instituto de odivelas são em regime de internato.

Bom, é isso que eu quero saber, se há um regime de internato ou não. Se tiver é melhor, pois não terei que arrumar uma casa, se caso o primo do meu pai não me deixe morar em sua casa.

Rumo a EsPCEx...
jauro
Sênior
Sênior

#85 Mensagem por jauro » Ter Ago 07, 2007 3:34 pm

É bom entrar em contato com o Colégio para ver se há INTERNATO. Alguns têm outros não.

Jauro.
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#86 Mensagem por Sniper » Ter Ago 07, 2007 3:53 pm

Se eu entrar para o Exército como 3º Sargento (após ter feito a EsSA) eu poderei chegar até que patente? Quanto tempo em média demora para ser promovido no EB?

Abraços!

Imagem
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#87 Mensagem por Moccelin » Ter Ago 07, 2007 4:10 pm

Sniper escreveu:Se eu entrar para o Exército como 3º Sargento (após ter feito a EsSA) eu poderei chegar até que patente? Quanto tempo em média demora para ser promovido no EB?

Abraços!

TEORICAMENTE você pode ser promovido até Capitão tendo feito a EsSA, mas isso, para as turmas que estão sendo formadas agora, é pouco provável de acontecer, mais provável é ir até sub-tenente ou até 2º Tenente, no máximo... Os interstício atuais eu não tenho aqui, mas vou ver se acho...

The cake is a lie...
Don Pascual
Sênior
Sênior

#88 Mensagem por Don Pascual » Ter Ago 07, 2007 4:12 pm

Sniper, no maximo podera chegar a Capitão QAO.
Autalmetne, se não mudou, o intersticio (tempo entre as promoções) para sargento no EB esta assim:
de 3o Sgt para 2o Sgt: 8 anos
de 2o Sgt para 1o Sgt: 8 anos
de 1o Sgt para SubTen: 6 anos
de SubTen para 2o Ten: 5 anos
de 2o Ten para 1o Ten: 3 anos
de 1o Ten para Cap: 5 anos.

A fonte foi uma daquelas resvistas do Exercito, do ano passado ou retrasado. Tenha em mente que esse tempo pode variar, e que podem ser alterados também (sempre para pior: antigamente o intersticio era de 6 anos, subiu pra 6 1/2, 7, 7 1/2 e agora 8...)

Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#89 Mensagem por Sniper » Ter Ago 07, 2007 4:20 pm

Obrigado pessoal.

Mesmo assim ainda acho que vale a pena... :wink:

Devido a saúde da minha mãe não estou tendo como estudar (do trabalho direto para o hospital, 7 dias por semana) o que tira minhas chances no concurso desse ano. Mas vou tentar assim mesmo, pra pegar experiência. Até porque tenho 19 anos e se não me engano pode-se entrar até com 24... :)

Abraços!

Imagem
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#90 Mensagem por Paisano » Ter Ago 07, 2007 4:54 pm

Don Pascual escreveu:Sniper, no maximo podera chegar a Capitão QAO.
Autalmetne, se não mudou, o intersticio (tempo entre as promoções) para sargento no EB esta assim:
de 3o Sgt para 2o Sgt: 8 anos
de 2o Sgt para 1o Sgt: 8 anos
de 1o Sgt para SubTen: 6 anos
de SubTen para 2o Ten: 5 anos
de 2o Ten para 1o Ten: 3 anos
de 1o Ten para Cap: 5 anos.

A fonte foi uma daquelas resvistas do Exercito, do ano passado ou retrasado. Tenha em mente que esse tempo pode variar, e que podem ser alterados também (sempre para pior: antigamente o intersticio era de 6 anos, subiu pra 6 1/2, 7, 7 1/2 e agora 8...)

Importante: Para se tornar oficial é preciso ter algum curso superior. Senão só consegue ir até a patente de SubTenente.

Responder