Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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Luis Asahi
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#31
Mensagem
por Luis Asahi » Seg Jul 30, 2007 3:50 pm
helio escreveu:Amigos
Estive na BANT no final de junho, para fazer uma matéria na revista Tecnologia & Defesa sobre o Esq Pacau, com seus Xavantes e Impalas
O que posso adiantar antes de sair a matéria é que TODOS os Xavantes inclusive os que estavam no 1ºGDA e do CTA estão concentrados momentaneamente em Natal. Os Xavantes continuam a voar, e fotografei 12 Xavantes voando ao mesmo tempo, uma coisa muito rara de acontecer hoje em dia.É que 8 deles estavam voltando de Anapolis depois de um exercicio aéreo, e trouxeram de volta os 4 que estavam emprestados ao 1º GDA.
Ví também, os 2 pertencentes ao CTA em manutenção em Natal.
Quanto aos Impalas, 2 deles estavam em Natal, mas todos os 14 adquiridos logo estarão operacionais,pois estao no PAMA Recife para troca de avionicos e padronização ao modo brasileiro. Embora ainda não homologados para serem operacionais, os Impalas já estão voando em missões de treinamento no Pacau.Só um detalhe interessante: Em abril de 2006, na BASC fotografamos exaustivamente um Impala, que deu um rasante atirando uma rajada de canhão 20mm. O piloto que fez a demonstração embora uniformizado como do Pacau, era na verdade do CTA .
No artigo que sairá em setembro vou publicar inclusive a matrícula de todos os Xavantes sobreviventes e a previsão de desativação.
Um abraço
Hélio
Estou de ferias aqui em Natal. Tambem vi, acho que foi na sexta passada uns 12 xavantes ou impalas voando acho que fizeram umas duas passagens sobre Ponta Negra. Corria pra tirar uma foto mas não deu tempo.
Normalmente vejo sempre um Xavante ou Impala e uns 4 supertucanos todos os dias!
Abraços!!!
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robonluis
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#32
Mensagem
por robonluis » Seg Jul 30, 2007 3:55 pm
Slip Junior escreveu:Estive em Natal agora em julho e no dia que eu consegui embarcar (com apenas 60 horas de atraso... rs!) eu subi para o mirante e vi a decolagem de 4 AT-29 e 2 AT-26 e o pouso de 2 AT-29 e um H-50 em apenas 15 minutos.
Infelizmente, dessa vez, não visitei a BANT então nada de fotos..
Abraços
Isso é a rotina da BANT...se vc for no terminal civil e ficar observando vai ver que todo momento tem At-29 e AT-26 decolando ou fazendo pilofe , como o Joker é de instrução os Aspirantes voam praticamente todo dia e na maioria das vezes voam em elemento. Na minha última ida a BANT o Gavião tava em instrução também e tinha um monte de heli voando. Fico imaginando quando o RUMBA vinher para cá, isso vai ser uma loucura kk
Com relação ao novo aeroporto, São gonçalo, ele basicamente vai servir para atender grandes aviões que vêm da Europa com turistas, o projeto tem uma pista de dimensões maiores que a do Augusto Severo/BANT e, se construído, vai ser uma das maiores do Brasil. Todod esse investimento se deve a localização de Natal que é considerado o ponto mais próximo da Europa e da Afríca. Dizem que o atual só receberá cargas, mas isso não tenho certeza.
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helio
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#33
Mensagem
por helio » Seg Jul 30, 2007 4:07 pm
Pessoal
O numero de horas voadas pelos Impalas é de aproximadamente 1500~2500 horas. através da revista Air Forces Monthly chequei estes dados de 5 aviões ,entretanto mesmo o serial number original dos mesmos consegui apenas a matricula da FAB de 2 deles.
Os Xavantes da FAB estão com 11000~16000 horas de vôo e muitos serão deativados quando alcançarem 14000 horas ,pois as celulas estão muito "cansadas" e o custo do retrofit não compensa.
Posso afirmar que os Impalas biplaces que recebemos serão utilizados como peças de reposição.
Existe a oferta do Paraguai em trocar seus Xavantes por Tucanos usados da FAB. Os Xavantes do Paraguai estão parados há pelo menos um ano em condições de vôo e tão com no máximo 3000 horas de vôo.
Outra dúvida que eu tenho e gostaria da opinião de vcs é : Para que servirão os Impalas?Eles não são aviões de treinamento pois são monoplaces, aquela historia de utilizá-los para interceptar jatinhos utilizados pelos traficantes na Amazonia não funciona pois a velocidade máxima de certos business jets são superiores ao Impala.
Um abraço
Hélio
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robonluis
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#34
Mensagem
por robonluis » Seg Jul 30, 2007 4:19 pm
helio escreveu:Pessoal
O numero de horas voadas pelos Impalas é de aproximadamente 1500~2500 horas. através da revista Air Forces Monthly chequei estes dados de 5 aviões ,entretanto mesmo o serial number original dos mesmos consegui apenas a matricula da FAB de 2 deles.
Os Xavantes da FAB estão com 11000~16000 horas de vôo e muitos serão deativados quando alcançarem 14000 horas ,pois as celulas estão muito "cansadas" e o custo do retrofit não compensa.
Posso afirmar que os Impalas biplaces que recebemos serão utilizados como peças de reposição.
Existe a oferta do Paraguai em trocar seus Xavantes por Tucanos usados da FAB. Os Xavantes do Paraguai estão parados há pelo menos um ano em condições de vôo e tão com no máximo 3000 horas de vôo.
Outra dúvida que eu tenho e gostaria da opinião de vcs é : Para que servirão os Impalas?Eles não são aviões de treinamento pois são monoplaces, aquela historia de utilizá-los para interceptar jatinhos utilizados pelos traficantes na Amazonia não funciona pois a velocidade máxima de certos business jets são superiores ao Impala.
Um abraço
Hélio
Hélio essas informação passada por vc bate com a que o mecânico me deu quando visitei a BANT. A FAB comprou os aviões para canibalizar, mas quando os recebeu viu que as células estavam melhores que as dos Xavantes, então diante dessa situação decidiam colocá-los para voar, agora o problema é qual função eles exercem, pois treinamento fica difícil. Outro detalhe que chamo a atenção é que o simulador do Pacau não funciona( pelo menos quando visitei não estava funcionando, inclusive tava parado há mais de um ano kk). Então pergunto aos "universitários" do Defesa Brasil kk: os pilotos voam direto no avião, digo não passam pelo simulador?
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Moccelin
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#35
Mensagem
por Moccelin » Seg Jul 30, 2007 4:35 pm
robonluis escreveu:helio escreveu:Pessoal
O numero de horas voadas pelos Impalas é de aproximadamente 1500~2500 horas. através da revista Air Forces Monthly chequei estes dados de 5 aviões ,entretanto mesmo o serial number original dos mesmos consegui apenas a matricula da FAB de 2 deles.
Os Xavantes da FAB estão com 11000~16000 horas de vôo e muitos serão deativados quando alcançarem 14000 horas ,pois as celulas estão muito "cansadas" e o custo do retrofit não compensa.
Posso afirmar que os Impalas biplaces que recebemos serão utilizados como peças de reposição.
Existe a oferta do Paraguai em trocar seus Xavantes por Tucanos usados da FAB. Os Xavantes do Paraguai estão parados há pelo menos um ano em condições de vôo e tão com no máximo 3000 horas de vôo.
Outra dúvida que eu tenho e gostaria da opinião de vcs é : Para que servirão os Impalas?Eles não são aviões de treinamento pois são monoplaces, aquela historia de utilizá-los para interceptar jatinhos utilizados pelos traficantes na Amazonia não funciona pois a velocidade máxima de certos business jets são superiores ao Impala.
Um abraço
Hélio
Hélio essas informação passada por vc bate com a que o mecânico me deu quando visitei a BANT. A FAB comprou os aviões para canibalizar, mas quando os recebeu viu que as células estavam melhores que as dos Xavantes, então diante dessa situação decidiam colocá-los para voar, agora o problema é qual função eles exercem, pois treinamento fica difícil. Outro detalhe que chamo a atenção é que o simulador do Pacau não funciona( pelo menos quando visitei não estava funcionando, inclusive tava parado há mais de um ano kk). Então pergunto aos "universitários" do Defesa Brasil kk: os pilotos voam direto no avião, digo não passam pelo simulador?
Essa deve ser a idéia, afinal, a uns tempos atrás não existia simulador!
The cake is a lie...