Sniper escreveu:henriquejr escreveu:Alitson escreveu:FAB entrega primeiro AMX para modernização
(Divulgação, 05 de julho de 2007)
Recentemente, a Força Aérea Brasileira entregou a Embraer o primeiro jato de ataque AMX A-1, que será modernizado. O projeto, que ainda prevê no cronograma a entrega de outros dois protótipos, tem como objetivo atualizar os sistemas e promover um avanço tecnológico da frota dessa aeronave, adquirida pela Aeronáutica em 1989. “O AMX é o diferencial pró-Brasil na América do Sul, graças à sua capacidade operacional obtida em cumprimento aos requisitos pré-estabelecidos nas décadas de 1970 e 1980. A atualização tecnológica do avião visa introduzir novas capacidades, que o levarão ao cumprimento pleno da sua missão”, explicou o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Brigadeiro-do-Ar Dirceu Tondolo Nôro.
De acordo com o Vice-Presidente da Embraer para o Mercado de Defesa e Governo, Luiz Carlos Aguiar, este é um programa que tem como objetivo estender a vida do avião em mais 20 anos, além de dar um desempenho superior. “Por isso, é um projeto desafiador para todos. Vamos adquirir novos conhecimentos e fortalecer ainda mais a área de Defesa da Embraer”, disse. O AMX, designado A-1 pela FAB, é um avião de ataque ar-superfície, empregado também em missões de Reconhecimento Aéreo. Sua modernização incorpora o que há de mais atual em tecnologia para aviônicos, armamento e sensores. Assim, a aeronave atingirá o patamar operacional dos mais avançados aviões de combate disponíveis no mercado. No Brasil, o A-1 é operado pelo 1º/10º GAV, Esquadrão Poker e 3º/10º GAV, Esquadrão Centauro, ambos sediados na Base Aérea de Santa Maria (BASM), e pelo 1º/16º GAV, Esquadrão Adelfi, sediado na Base Aérea de Santa Cruz (BASC).
A Mordenização do AMX trará benefícios como a geração de tecnologia na área de integração de aviônicos e desenvolvimento de software embarcado no Brasil; autonomia, no Brasil, para a integração de novos sistemas e sensores, total suporte para adaptações e modificações futuras no país, aumento da confiabilidade e da disponibilidade atual da frota; Incremento da capacidade operacional, inclusive com a padronização de equipamentos aviônicos das aeronaves que operam na FAB, aumentando a segurança e a relação.
O AMX A-1 5530, do esquadrão Poker, é a primeira aeronave a chegar na Embraer, e será um dos protótipos do programa.
Algumas coisas começaram a se fechar...
O interessante dessa noticia é que a foto mostra que o avião entregue a Embraer é da BASM, ou seja, se trata de um A-1 Block III! A lógica não seria mandar primeiro os mais antigos para modernização, principalmente aqueles que estão com baixa disponibilidade ou até mesmo estocados(dos ADELFI)?
Não.
Isso demonstra o que muitos já previam: A FAB só irá modernizar os AMX que estiverem em melhores condições, cerca de 24, e aposentar o resto...
Tudo conspira a favor dos F-16...
Abraços!
Foi exatamente isso que eu pensei! Mas acho que 24 é um numero muito pequeno, não creio que a FAB tenha planos para desativar esquedrões de A-1 em Santa Cruz ou Santa Maria, na minha opnião essas duas bases continuarão operando os A-1 modernizados o que faz com que o numero de 24 seja muito pequeno. Acho que serão descartados apenas as aeronaves do 1º lote(que poderão ser utilizados como fonte de peças de reposição) e modernizado os lotes I e II.
Pergunta. Alguem sabe de quanto consiste cada lote???
OBS: Até hoje eu sou doido pra ver fotos dos cockpit dos 3 lotes para fazer comparações mas parece que ninguem tem, principalmente do 3º lote(na qual so vi desenho).