"Notícias aéreas"

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Pedro Gilberto
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#91 Mensagem por Pedro Gilberto » Seg Jun 18, 2007 12:23 pm

Notícias de Le Bourget 2007 - I

Fabricante europeu ATR anuncia venda de cinco aviões à Total Linhas Aéreas

Paris, 18 jun (EFE).- O fabricante europeu de aviões ATR anunciou hoje a venda de cinco aparelhos à brasileira Total Linhas Aéreas, com opção de outros cinco, em um contrato cujo valor chega a US$ 160 milhões.

A transação foi fechada no primeiro dia da Feira Aeronáutica de Le Bourget, realizada nos arredores de Paris.

A companhia aérea brasileira, com sede em Belo Horizonte, já possui nove aparelhos ATR em sua frota, que conta também com três Boeing-727. A Total transportou 400 mil passageiros no ano passado.

A ATR também fechou um contrato com a companhia Berjaya Air, da Malásia, no valor de US$ 73 milhões, por quatro aparelhos que serão entregues entre 2009 e 2010.

Esta é a primeira encomenda da companhia malaia à ATR.

A ATR, cuja sede social fica em Toulouse, no sul da França, é uma companhia especializada em turbopropulsores cujo capital é dividido em partes iguais pela italiana Alenia e o consórcio europeu EADS

http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/efe/2007/06/18/ult1767u95633.jhtm


US Airways encomenda 92 aviões da Airbus

LE BOURGET, França, 18 jun (AFP) - A companhia aérea americana US Airways assinou uma intenção de compra com a Airbus de 22 aviões A350, 10 A330 e 60 aparelhos de apenas uma passageiro A320, anunciaram os dois grupos no Salão de Aeronáutica de Le Bourget.

A totalidade da ordem de compra ultrapassa oito bilhões de dólares, afirmou o diretor comercial da Airbus, John Leahy, em uma entrevista coletiva conjunta com a US Airways.

http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/afp/2007/06/18/ult35u53827.jhtm


Airbus recebe pedido da Qatar Airways no valor da US$ 17 bi

Segunda, 18 de junho de 2007, 9h43
Fonte: Reuters

A fabricante de aviões européia Airbus recebeu um pedido de US$ 17 bilhões da companhia aérea Qatar Airways nesta segunda-feira no Paris Air Show, incluindo três aeronaves A380 Superjumbo.

A operação conta também a confirmação de um pedido anunciado anteriormente de 80 novos aviões Airbus A350 XWB, que serão entregues a partir de 2013, no valor de US$ 16 bilhões em preços de lista e de três A380 adicionais, por cerca US$ 1 bilhão. A Qatar já havia pedido três A380, com opção de compra de outros dois.

A companhia aérea será a primeira a receber os novos A350 em 2013, disse o presidente da Airbus, Louis Gallois, em entrevista coletiva.

O pedido inclui 20 aviões A350-800, 40 aeronaves A350-900, 20 do modelo A350-1000 e pressupõe um contrato com a Royce, empresa escolhida pela Qatar Airways para fornecer as turbinas para os aviões.

http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200706181243_RTR_1182170581nN18370988&idtel=


Finmeccanica prevê venda de até US$ 7 bi em asas para avião

Segunda, 18 de junho de 2007, 10h40
Fonte: Reuters

A Finmeccanica anunciou nesta segunda-feira que planeja criar uma linha de montagem final na Itália para o avião F-35 Joint Strike Fighter (JSF), da Lockheed Martin, e prevê vendas entre US$ 6 bilhões e US$ 7 bilhões no fornecimento de asas para 1,2 mil dessas aeronaves.

O chefe da empresa italiana de aeroespaço e defesa, Giorgio Zappa, não revelou o porte do investimento exigido, mas disse no Paris air show em Le Bourget que o custo para o programa continuaria "neutro".

As primeiras receitas com o fornecimento de asas para o avião JSF são esperadas em 2010, quando a empresa prevê vendas entre US$ 50 milhões e US$ 100 milhões

http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200706181340_RTR_1182174006nN18378218&idtel=


Emirates encomenda mais oito Airbus A380

Segunda, 18 de junho de 2007, 8h45
Fonte: AFP

A companhia aérea de Dubai, Emirates, assinou uma intenção de compra de mais oito Airbus A380 por US$ 2,5 bilhões ao preço de catálogo, anunciaram a Airbus e a Emirates no Salão de Aeronáutica de Le Bourget.

A Emirates já encomendou 47 aviões gigantes a Airbus, o que a transforma no principal cliente do A380.

Já a aérea americana US Airways assinou uma intenção de compra com a Airbus de 22 aviões A350, 10 A330 e 60 aparelhos de apenas uma passageiro A320.

A totalidade da ordem de compra ultrapassa oito bilhões de dólares, afirmou o diretor comercial da Airbus, John Leahy, em uma entrevista coletiva conjunta com a US Airways.

http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200706181145_AFP_37237706&idtel=


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Pedro Gilberto
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#92 Mensagem por Pedro Gilberto » Seg Jun 18, 2007 12:26 pm

Aeroflot sairá do leilão por parte do capital da Alitalia

18/06/2007 - 08h21
da Folha Online

A companhia aérea russa Aeroflot vai sair da disputa pela compra de parte do capital da italiana Alitalia, anteciparam hoje fontes próximas à empresa russa citadas pela agência de notícias Interfax.

Uma fonte da diretoria da empresa ouvida pela Interfax disse que as condições da competição não satisfazem a Aeroflot. Segundo a agência, o governo italiano não quer desenvolver sua linha aérea nacional, mas apenas receber o máximo de dinheiro possível.

O anúncio oficial da retirada da Aeroflot pode acontecer no dia 23 de junho, para quando está prevista uma reunião de diretoria da empresa.

A Aeroflot e o banco italiano Unicredit formam um dos dois grupos que participam da licitação pela privatização de pelo menos 39,9% do capital da Alitalia. Se a empresa desistir da compra, restaria no páreo apenas a APG Holding (do empresário italiano Carlo Toto, acionista de referência da companhia aérea AirOne), apoiado pelo Banco Intesa.

No mês passado, o Ministério da Economia da Itália anunciou sua disposição de vender o total de sua cota de 49,9% da companhia aérea Alitalia após concluir a venda de 39,9% dessa cota que já está à venda e pela qual recebeu três ofertas.

O ministério informou que até 2 de julho será permitida a agregação de novos participantes em cada grupo.

Além disso, o governo prevê que os grupos possam apresentar uma segunda oferta econômica, diferente da feita em 2 de julho, caso os valores sejam muito parecidos, ou se não existir uma diferença entre eles de mais de 5%.

Prejuízo

A Alitalia fechou 2006 com um prejuízo líquido de 626 milhões de euros, cerca de US$ 841 milhões (458 milhões de euros abaixo do resultado de 2005).

O resultado operacional registrou um saldo negativo de 465 milhões de euros (418 milhões de euros a mais que em 2005). A receita operacional caiu 16%.

O endividamento financeiro líquido em 31 de dezembro de 2006 era de 993 milhões de euros (238 milhões de euros acima do registrado há um ano).


http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u305139.shtml

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#93 Mensagem por Pedro Gilberto » Ter Jun 19, 2007 1:40 pm

Notícias Le Bourget 2007 - II

Boeing vende 40 unidades do 737 à indonésia Lion Air e seis 777s à GECAS por total de US$ 4,42 bi

18/06/2007 - 18h50
SÃO PAULO - A norte-americana Boeing anunciou hoje a venda de 40 unidades do avião 737-900ER para a indonésia Lion Air. O valor total do negócio, a preço de tabela, é de US$ 3 bilhões. Com isso, o total de pedidos da empresa de Jacarta sobe para 100 unidades desse avião. A companhia ainda anunciou a venda de seis aeronaves modelo 777 de carga, por cerca de US$ 1,42 bilhão para a GE Commercial Aviation Services (GECAS).

Apesar do valor de tabela, a Boeing normalmente concede pesados descontos a seus clientes.

O anúncio dessa compra já havia sido contabilizado pela empresa, mas o nome do comprador só foi divulgado oficialmente hoje, durante o Airshow de Paris, em Le Bourget.

"Estamos felizes que a Lion Air tenha escolhido o 737 Next-Generation para desempenhar um papel chave em seus planos de crescimento e liderança de mercado", disse o executivo-chefe e presidente do conselho de administração da Boeing, Scott Carson.

A Lion Air adquiriu 30 unidades do modelo em julho de 2005, quando o avião foi lançado. Depois, comprou mais 30 em julho do ano passado. A primeira aeronave foi entregue em abril deste ano. Até dezembro, a Lion Air vai receber sete unidades.

Com o pedido anunciado hoje, a GECAS, uma empresa de leasing de aeronaves, aumentou para 39 o número de 777s adquiridos da Boeing, 14 dos quais são cargueiros. Até o momento, a empresa já recebeu 15 aviões desse modelo.

"Estamos satisfeitos por ter finalizado essa ordem por seis 777s adicionais", disse o presidente do conselho de administração e executivo-chefe da GECAS, Henry Hubschman. "O 777 se mostrou um bom avião para o mercado de passageiros e acreditamos que o mesmo se dará no segmento de carga", disse.

Pelo contrato de compra, a GECAS terá o direito de substituir os aviões adquiridos por modelos para transporte de passageiros, caso seja necessário.

(José Sergio Osse | Valor Online)

http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/valor/2007/06/18/ult1913u70864.jhtm


Boeing fecha acordo de cerca de US$ 8,8 bilhões com ILFC

Terça, 19 de junho de 2007, 10h40
Fonte: Reuters

A fabricante norte-americana de aviões Boeing fechou um acordo para fornecer mais de 60 aeronaves, avaliadas em cerca de US$ 8,8 bilhões, para a International Lease Finance Corp., maior empresa de leasing de jatos do mundo por valor de frota.

A Boeing informou que a ILFC encomendou 50 aeronaves 787 Dreamliner e tem mais duas opções por esse modelo.

A ILFC, empresa que é controlada pela seguradora AIG, também fez um pedido de 10 aviões 737 e mais um modelo 777-300 ER.

As duas opções de compra do 787 e a unidade do 777-300 ER já haviam sido incluídas na carteira de pedidos da Boeing para um cliente não identificado.

As informações foram divulgadas nesta terça-feira durante a Paris Air Show, maior feira mundial de aviação.

http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200706191340_RTR_1182260400nN19462410&idtel=


Maior feira de aviação apresenta "avião-helicóptero"

Segunda, 18 de junho de 2007, 19h15
Fonte: Redação Terra

A empresa Bell Augusta apresentou durante a 47ª Paris International Airshow, a maior feira de aviação do mundo, o novo Tiltrotor BA609, um "avião-helicóptero". O evento foi inaugurado nesta segunda-feira para profissionais da indústria, mas abre as portas para o público por três dias a partir de quinta-feira.

Segundo a empresa, o BA609 combina a velocidade, altitude, e o conforto de um jatinho com a mobilidade e capacidade de decolagem vertical de um helicóptero. A aeronave pode voar em condições climáticas desfavoráveis, como na neve e no deserto. Com capacidade para nove passageiros e com velocidade duas vezes maior que a de um helicóptero, o avião é desenhado para ter o mínimo de exigência para pouso.

A previsão da empresa é receber autorização das autoridades européias para voar em 2010. Segundo a companhia, a aeronave estará disponível aos consumidores em 2011.

Imagem

http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200706182215_RED_37239030&idtel=


Airbus diz que seu superjumbo "salvará o planeta"

Terça, 19 de junho de 2007, 12h50
Fonte: Reuters

A Airbus tentou apresentar seu superjumbo A380 de uma maneira positiva em termos ecológicos, na terça-feira, alegando que o maior avião de passageiros do mundo poderia salvar o planeta.

A pressão crescente pela produção de aviões menos poluentes é um dos assuntos mais discutidos no salão de aeronáutica de Paris, diante dos apelos públicos que o setor vem recebendo pela restrição das emissões de gases poluentes. A indústria do transporte aéreo vem rebatendo às críticas com a afirmação de que os jatos estão longe de ser a pior causa de poluição.

A pressão chegou a um pico durante uma reunião da Iata, a associação do setor de transporte aéreo, alguns dias atrás, quando executivos reconheceram estar perdendo a batalha das relações públicas e desafiaram as fabricantes de jatos a procurar soluções mais ecológicas.

Os principais executivos da Airbus começaram a se referir ao A380 como "gigante gentil", na véspera da maior feira aeronáutica do mundo, esta semana, e distribuíram um relatório descrevendo os benefícios da silenciosa e eficiente aeronave de 555 passageiros para o meio ambiente.

Mas o chefe de vendas da Airbus, John Leahy, foi um passo além e deu a um trecho de sua apresentação o título "salvando o planeta, um A380".

A Airbus alega que o A380 pode transportar mais passageiros, a maior distância e com maior eficiência energética do que qualquer modelo de transporte anterior, o que resulta em emissões menores de carbono por passageiro transportado.

Os responsáveis pelo marketing do A380 já haviam criado uma longa lista de superlativos para o modelo, que fez seu vôo inaugural em 2005, mas jamais haviam apresentado com tanta clareza suas ambições ambientais.

Leahy, norte-americano a quem foi atribuído o crédito por ter levado a Airbus a superar a Boeing em termos de vendas, antes dos problemas que o grupo europeu sofreu no ano passado, é renomado pela fluência de sua conversa de vendas, mas nem ele foi capaz de resolver os problemas que prejudicaram o A380 até o momento.

O programa tem atraso de dois anos, devido a dificuldades indiretamente atribuídas a tensões entre os lados alemão e francês da empresa, e o primeiro avião só chegará a um cliente, a Singapore Airlines, em dezembro.

Um analista britânico do setor de defesa notou que a maior contribuição do A380 para o meio ambiente até agora foi que o superjumbo permaneceu no hangar da Airbus com os seus motores desligados.

Em seu site, a Airbus afirma que o A380 queima 17% menos combustível por assento do que outros aviões de grande porte e que produz apenas 75 gramas de CO2 por passageiro/km, o que segundo a empresa é quase metade da meta da União Européia para veículos produzidos a partir de 2008.

O rascunho de um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) de abril citou o setor de transportes como um inimigo do meio ambiente, afirmando que o aumento do uso de carros e de aviões ampliará a emissão de gases poluentes nas próximas décadas.

http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200706191550_RTR_1182268247nB810930&idtel=


Russa Sukhoi Civil recebe pedido por 10 jatos regionais

Terça, 19 de junho de 2007, 11h59
Fonte: Reuters

A italiana Alenia Aeronautica, subsidiária da Finmeccanica, assinou um acordo na terça-feira para comprar 25% de participação, mais uma ação, da fabricante russa de jatos Sukhoi Civil Aircraft por US$ 250 milhões.

As duas empresas também anunciaram uma encomenda da ItAli Airlines por 10 unidades do jato regional Superjet 100 da Sukhoi, com opção de compra de outros 10 aviões, por US$ 283 milhões.

O amplamente esperado acordo também inclui apoio ao programa de desenvolvimento do Superjet, disse um porta-voz da Finmeccanica.

O avião da Sukhoi vai competir com a família de jatos da Embraer para transportar de 70 a 118 passageiros.

A Alenia Aeronautica, fabricante de componentes de aeronáutica, afirmou que a compra da fatia na Sukhoi permitirá à empresa se beneficiar da crescente demanda por transporte regional com aviões de cerca de 100 lugares.

A encomenda da ItAli é a primeira feita à Sukhoi por uma empresa aérea do Ocidente, segundo as companhias.

A família de aeronaves Superjet terá aviões de 75 a 95 lugares, dependendo da configuração. O lançamento da fábrica é esperado para setembro, com primeiro vôo no final do ano. As entregas devem começar em novembro de 2008 para a companhia russa Aeroflot.

http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200706191459_RTR_1182265186nN19472422&idtel=


Cliente encomenda superjumbo A380 para uso particular

Terça, 19 de junho de 2007, 11h06
Fonte: AFP

A Airbus recebeu uma encomenda, durante o Salão Aeronáutico de Le Bourget, de um comprador que não foi identificado e que deseja utilizar o gigante A380 como avião particular, informou nesta terça-feira o diretor comercial do fabricante europeu, John Leahy.

"Não posso dizer quem é, mas não é originário da Europa, nem dos Estados Unidos", acrescentou.

O superjumbo, que será entregue pela primeira vez à Singapore Airlines em outubro, pode transportar até 820 pessoas.

A Paris International Airshow é a maior feira de aviação do mundo. A 47ª edição do evento foi inaugurado na segunda-feira para profissionais da indústria, mas abre as portas para o público por três dias a partir de quinta-feira.

http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200706191406_AFP_37240012&idtel=


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Editado pela última vez por Pedro Gilberto em Ter Jun 19, 2007 7:35 pm, em um total de 1 vez.
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#94 Mensagem por alcmartin » Ter Jun 19, 2007 4:52 pm

A380 particular????? :shock: :shock: :shock:

Eta mundinho desigual... :?




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jambockrs
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#95 Mensagem por jambockrs » Ter Jun 19, 2007 11:52 pm

Meus prezados:
A-380 particular? VIP?
Vou arriscar um palpite: Sultão de Brunei. Sua Alteza não é fácil...
Um abraço e até mais...




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
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#96 Mensagem por Pedro Gilberto » Qua Jun 20, 2007 12:24 pm

Notícas Le Bourget 2007 - III

TAM anuncia a compra de mais quatro unidades do Boeing 777-300ER por US$ 1,058 bilhão

19/06/2007 - 19h07

SÃO PAULO - A TAM anunciou hoje a compra de mais quatro aviões Boeing 777-300ER. Com isso, a empresa eleva para oito o número de pedidos firmes de compra dessa aeronave junto com a fabricante norte-americana. A preços de tabela, o negócio terá valor total de US$ 1,058 bilhão.

A empresa brasileira será a primeira na América Latina a operar com esse modelo da Boeing. O avião deverá ser utilizado nas rotas internacionais da empresa, ligando o país à Europa. Os quatro primeiros foram adquiridos no ano passado, em outubro. O anúncio da compra dos outros quatro aviões foi feito hoje durante o Air Show de Paris, em Le Bourget.

Para o presidente da companhia, Marco Antonio Bologna, a compra desses aviões representa mais um importante passo para o crescimento no mercado internacional, no qual a participação da empresa era de 72,4% no final de maio.

A companhia brasileira não informou se esses quatro aviões foram adquiridos através do exercício das opções que havia fechado com a Boeing na ocasião da compra de seus primeiros 777s.

As primeiras quatro aeronaves deverão ser entregues em meados do ano que vem, e a TAM não informou quando deverá receber os aviões comprados hoje.

A aquisição dos 777s da Boeing em outubro marcou o fim de um casamento de quase dez anos com a européia Airbus, única fornecedora de aviões novos da TAM no período. Por questões internas, a brasileira resolveu escolher o 777, da arqui-rival Boeing, em detrimento dos modelos equivalentes, mas mais antigos, A330 e A340, da Airbus.

Atualmente, a TAM já opera três aviões da Boeing, modelo MD-11, usados temporariamente nas rotas que serão percorridas pelos 777, enquanto esses aviões não são entregues. À medida que forem sendo recebidos os 777s, a TAM irá devolver os MD-11, aviões mais antigos e menos econômicos que a companhia opera, no momento, através de um leasing operacional firmado com a própria Boeing.

(José Sergio Osse | Valor Online)

http://noticias.uol.com.br/economia/ult ... 70956.jhtm


Companhia indiana fecha acordo de US$7,2 bi com Airbus

20/06/2007 - 11h38

LE BOURGET, França (Reuters) - A indiana Kingfisher Airlines anunciou nesta quarta-feira um acordo preliminar no valor de 7,2 bilhões de dólares para comprar aviões da Airbus, incluindo 15 aeronaves A350-800 XWB extras, de 3 bilhões de dólares.

O pedido também inclui cinco aviões A340-500, com quatro turbinas, 10 modelos A330-200 e 20 jatos da família A320. A requisição totaliza 7,2 bilhões de dólares em preços de lista.

O acordo gera um acerto no valor de 1 bilhão de dólares em turbinas Rolls-Royce para os aviões A340-500 e A350-800, nos quais é a única fornecedora.

A Kingfisher já tinha pedido cinco aviões da versão original do A350 e elevou esses pedidos para o redesenhado modelo A350 XWB. O novo pedido para 15 aviões A350 XWB eleva o total do compromisso para aeronave a 20.

A Airbus redesenhou o A350 no ano passado para impulsionar as vendas, criando a nova versão do Xtra Wide Body ou XWB.

O magnata Vijay Mallya, que é chefe do grupo UB e que abriu a Kingfisher Airlines em 2005 para ampliar sua marca de cervejas, disse que a companhia aérea está aumentando a capacidade para operar em rotas sem escalas entre a Índia e a Costa Leste dos Estados Unidos

http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/reuters/2007/06/20/ult29u56050.jhtm


Etihad adia cronograma e receberá superjumbo A380 em 2013

20/06/2007 - 11h34

ABU DHABI (Reuters) - A Etihad Airways, companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, informou nesta quarta-feira que acertou com a Airbus o adiamento das entregas de quatro superjumbos Airbus A380 encomendados em 2004.

"Nós acertamos o adiamento da data de entrega dos A380 com a Airbus para 2013, quando o nosso modelo empresarial e a rede de rotas globais estará mais adequada para as oportunidades comerciais competitivas oferecidas por essa aeronave", disse em comunicado o presidente-executivo da Etihad, James Hogan.

Pelos termos do acordo inicial, a primeira entrega era esperada para 2009.

A Etihad Airways anunciou mais cedo nesta quarta-feira encomenda por 12 aviões Airbus, em um negócio de 2,4 bilhões de dólares. O contrato inclui cinco aviões A330-200, quatro aeronaves A340-600 e três cargueiros A330-200F.

http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/reuters/2007/06/20/ult29u56048.jhtm


Boeing vende nove 777s e sete 737s por US$ 2,7 bilhões à Air France-KLM durante Air Show de Paris

20/06/2007 - 11h22

SÃO PAULO - A Boeing anunciou hoje a venda de nove aviões modelo 777-300ER e sete 737-700 Next Generation à franco-holandesa Air France-KLM. O valor total do negócio, a preço de tabela, é de US$ 2,7 bilhões. O pedido marca a primeira compra da empresa desde a fusão entre a Air France e a KLM.

A venda já havia sido contabilizada pela empresa, mas o nome do comprador não havia sido divulgado. O anúncio oficial ocorreu durante o Air Show de Paris, em Le Bourget. O negócio ainda contempla opções para mais sete 777s e outros sete 737s.

Os 737-700 NG, aviões para operações regionais de distâncias médias, serão utilizados pela KLM em substituição à sua frota de seus 737s mais antigos e para expandir suas operações de curta distância na Europa.

Os 777s serão incorporados à frota da Air France, que já conta com 46 aviões desse modelo em operação. Com o anúncio, sobem para 14 o número de 777-300ERs adquiridos pela Air France e ainda não entregues pela Boeing.

"Esses 777s adicionais são mais uma importante medida de nosso objetivo de simplificar nossa frota", disse o executivo-chefe de operações da Air France, Pierre-Henri Gourgeon.

Conjuntamente, o grupo Air France-KLM opera 196 aviões da Boeing, sendo 123 deles de fuselagem larga e grande autonomia de vôo.

"É um verdadeiro privilégio sermos novamente escolhidos por duas das mais respeitadas companhias aéreas da Europa, a Air France e a KLM, em seu processo de consolidação com expansão das operações", disse o presidente e executivo-chefe da divisão de aviões comerciais da Boeing, Scott Carson.

Os 737s NG que serão entregues para a KLM serão equipados com winglets ("asinhas") nas pontas das asas para aumentar o desempenho do avião e reduzir as emissões de gases do efeito-estufa. Segundo a Boeing, utilizando esses winglets, a KLM poderá reduzir o consumo de combustível em até 3%. Em comparação aos 737-300 hoje em uso pela companhia holandesa, o novo modelo tem melhor eficiência aerodinâmica, o que resulta no consumo menor.

Segundo a Boeing, a "performance ambiental" é um ponto importante no 777 e que se transforma em um importante chamariz para as companhias aéreas. A fabricante notou que o modelo adquirido pela Air France pode gastar até 20% menos combustível por passageiro do que seu principal adversário, o A340 da européia Airbus. Enquanto o avião da Boeing utiliza dois motores, o A340 é impulsionado por quatro jatos.

(José Sergio Osse | Valor Online)

http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/valor/2007/06/20/ult1913u71004.jhtm


Embraer fecha mais acordos avaliados em US$300 milhões

20/06/2007 - 11h26

LE BOURGET, França (Reuters) - A Embraer anunciou nesta quarta-feira a venda de aviões para a unidade de leasing de aviões da General Electric, a Gecas, e a italiana Alpi Eagles, em acordos avaliados em quase 300 milhões de dólares.

A Gecas converteu três opções de compra que tinha pelo Embraer 190 em pedido firme, em um negócio estimado em 104 milhões de dólares pelos preços de tabela.

A fabricante brasileira também divulgou que a Alpi Eagles converteu cinco opções de compra do jato Embraer 195 em encomenda firme, com entregas a partir de abril de 2008.

(Por Jason Neely)

http://noticias.uol.com.br/economia/ult ... 56046.jhtm


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#97 Mensagem por Pedro Gilberto » Qui Jun 21, 2007 1:52 pm

Notícias de Le Bourget 2007 - IV

Jatos executivos supersônicos disputam atenção em Paris

21/06/2007 - 11h01

Por Bill Rigby

LE BOURGET, França (Reuters) - Os planos para dois jatos executivos supersônicos estão circulando no Paris Air Show nesta semana, uma indicação de como o mercado se recuperou da queda sofrida depois dos ataques de 11 de setembro de 2001.

Os dois jatos, que existem apenas no papel, prometem reduzir em mais de um terço os tempos de percurso atuais, com as viagens transatlânticas reduzidas a quatro horas, ante as seis ou sete atuais.

Não há viagens supersônicas disponíveis para passageiros desde o último vôo do Concorde, da British Airways, em 2003.

Os fabricantes entregaram um recorde de 885 jatos executivos no ano passado, o que representa faturamento de 16,5 bilhões de dólares, de acordo com a General Aviation Manufacturers Association.

No primeiro trimestre deste ano, as entregas foram de 211, 12 jatos por cento acima do total do período no ano passado.

Isso é uma boa notícia para os principais fabricantes que têm modelos em exposição em Paris --a francesa Dassault Aviation ; a canadense Bombardier ; a divisão Cessna da Textron ; e a Gulfstream, subsidiária do grupo de defesa norte-americano General Dynamics, essas duas últimas dos Estados Unidos.

Mas, para as pessoas muito ricas, um jato executivo de topo de linha já não basta, e a Boeing e Airbus receberam ambas pedidos de individuais por seus jatos de grande porte, até mesmo os maiores modelos.

No mês passado, a Boeing anunciou ter recebido encomenda para um Boeing 787 Dreamliner do magnata imobiliário Joseph Lau, de Hong Kong; o aparelho custa cerca de 150 milhões de dólares a preço de tabela, cerca de três vezes mais que o mais caro dos Gulfstreams.

A Airbus anunciou esta semana que está negociando uma encomenda privada para um de seus imensos superjumbos A380, um aparelho capaz de acomodar 555 passageiros em sua configuração comercial.

O próximo salto no mercado dos jatos executivos será supersônico, de acordo com duas equipes que promovem a idéia em Paris, ainda que a maioria dos países tenham em vigor regulamentos que proíbem o estrondo transônico causado por aparelhos que voam acima da velocidade do som sobre seus territórios, e que os vôos supersônicos impliquem em mais poluição e mais custos de combustível.

http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/reuters/2007/06/21/ult29u56075.jhtm


Airbus supera 650 pedidos em Le Bourget
21/06/2007 - 09h31

LE BOURGET, França, 21 jun (AFP) - A fabricante aeronáutica européia Airbus superou nesta quinta-feira a marca de 650 pedidos anunciados no Salão de Le Bourget, com grandes contratos concluídos na Ásia, enquanto a rival americana Boeing se mostrava impassível.

Mais uma vez, a fabricante européia aproveitou a vitrine do chamado "Paris Air Show" para anunciar seus novos êxitos, que já chegam a 96 encomendas só nesta quinta.

A companhia aérea Hong Kong Airlines assinou o contrato mais caro do dia com a Airbus: intenções de compra por 30 aeronaves A320 de um corredor, 20 aviões A330 e um avião de negócios ACJ pelo preço de catálogo de 5,5 bilhõesde dólares.

A indonésia Mandala Airlines apresentou pedidos por 25 aviões A320, por um preço de catálogo de 1,9 bilhão de dólares.

http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/afp/2007/06/21/ult35u53863.jhtm


Airbus supera Boeing em encomendas em 2007

Quinta, 21 de junho de 2007, 13h27
Fonte: Reuters

Depois de quatro frenéticos dias de negócios na maior feira de aeronáutica mundial, a fabricante européia Airbus parece ter obtido encomendas suficientes para ultrapassar a rival norte-americana Boeing na corrida de vendas deste ano.

A Airbus, subsidiária da EADS, vendeu menos de metade dos aparelhos que a Boeing nos cinco primeiros meses do ano, mas os pedidos anunciados dentro de casa esta semana, na Paris Air Show, indicam reversão do quadro.

Não se sabe ao certo quantas das transações muito alardeadas no aeroporto de Le Bourget desde segunda-feira poderão ser registradas nas carteiras de encomendas firmes das fabricantes de aviões.

De qualquer forma, as vendas firmes anunciadas pela Airbus de 405 aeronaves durante a Paris Air Show, somadas às 201 encomendas que ela obteve até maio, levariam a empresa a superar as 600 unidades vendidas até agora em 2007. A Boeing teve desempenho mais discreto em Le Bourget, com 66 novas vendas firmes anunciadas e número similar de encomendas que já estavam na carteira de pedidos e tiveram os nomes dos clientes revelados, o que a levaria à marca dos 510 pedidos firmes este ano.

A Boeing superou a Airbus como a maior vendedora mundial de aviões no ano passado pela primeira vez desde 2000. A empresa norte-americana recebeu número recorde de 1.044 pedidos firmes no ano passado, enquanto a companhia européia anunciou encomendas por 790 aeronaves.

http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200706211627_RTR_1182443265nB168380&idtel=


Hong Kong Airlines planeja compra de 51 aviões da Airbus

21/06/2007 - 10h51

LE BOURGET (Reuters) - A Hong Kong Airlines planeja comprar comprar 51 jatos da fabricante de aviões européia Airbus no valor de 5,6 bilhões de dólares em preços de tabela, acelerando uma expansão no crescente mercado da aviação asiática.

A Hong Kong Airlines --na qual o investidor global George Soros detém uma participação indireta-- assinou um memorando de entendimento para comprar 30 aviões da família A320, 20 aeronaves de corpo largo A330 e um jato corporativo, informou a Airbus a repórteres na Paris Air Show nesta quinta-feira.

As novas aeronaves vão ajudar a posicionar a Hong Kong Airlines entre as companhias líderes na região Ásia-Pacífico, disse o chairman Wei Dong em comunicado.

Ren disse a repórteres que sua companhia de seis anos de idade-- chamada formalmente de CR Airways --vai financiar a aquisição por meio de "muitos canais".

A Hong Kong Airlines tem 45 por cento de suas ações vinculadas ao governo da província de Hainan, controlador da Grand China Airlines, que busca neste ano fazer uma oferta pública de ações neste ano para levantar cerca de 2 bilhões de dólares, informou a mídia local.

Soros detém mais de 10 por cento da Grand China Air.

A Hong Kong Airlines, uma filiada da Hainan Airlines, a quarta maior companhia da China, já encomendou cinco jatos da Boeing .

A Airbus afirmou que não descartou a possibilidade de que alguns aviões comprados possam ser feitos na sua linha de montagem na China, que vai começar a produzir a partir de 2009, com os primeiros A320 sendo entregues em 2010.

http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/reuters/2007/06/21/ult29u56074.jhtm


Italiana Alpi Eagles exerce 5 opções de compra dos aviões EMB 195 da Embraer por US$ 182,5 milhões

20/06/2007 - 19h32

SÃO PAULO - A companhia aérea italiana Alpi Eagles, confirmou hoje o exercício de cinco opções de compra do jato EMB 195, fabricado pela brasileira Embraer. No total, o valor do negócio a preço de tabela será de US$ 182,5 milhões.

Com o exercício, a empresa italiana passa a ter pedidos para dez unidades do EMB 195, cujas entregas devem começar em abril do ano que vem.

"A Alpi Eagles possui uma história marcada por decisões estratégicas acertadas. A confirmação de cinco opções pela empresa é mais uma evidência de que a família de E-Jets é a escolha certa para o mercado", afirmou o vice-presidente de aviação comercial da Embraer, Mauro Kern

O EMB 195 será utilizado pela Alpi em sua malha regional dentro da Europa em configuração de classe única, com 122 assentos.

A companhia italiana vai promover o lançamento da versão de alta capacidade do 195, anunciada em julho do ano passado, no Air Show de Farnborough, em Londres.

"Estamos especialmente satisfeitos em poder anunciar hoje, no Paris Air Show 2007, que compraremos mais cinco jatos EMB 195", disse o presidente da Alpi, Paolo Sinigaglia. "As novas aeronaves, juntamente com os outros cinco jatos que já encomendamos, serão a base do nosso desenvolvimento na Europa", completou.

Até 31 de março deste ano, a carteira de pedidos da família E-Jet da Embraer, da qual o EMB 195 é o maior modelo, já acumulava 630 pedidos firmes e 558 opções. No total, esses aviões foram encomendados por 32 clientes de 22 países diferentes.

(José Sergio Osse | Valor Online)

http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/valor/2007/06/20/ult1913u71059.jhtm


Tiger Airways fecha pedido de US$ 2,2 bi com Airbus

Quinta, 21 de junho de 2007, 12h36
Fonte: Reuters

A companhia aérea Tiger Airways, baseada em Cingapura, assinou um memorando de entendimento para comprar 30 aviões da Airbus modelo A320, em um acordo de US$ 2,2 bilhões pelo preço de tabela.

A empresa aérea também tem opção de compra de outras 20 unidades do A320, disse o presidente-executivo da Tiger, Tony Davis, em entrevista à imprensa nesta quinta-feira na Paris Air Show, maior feira mundial de aeronáutica.

A Singapore Airlines é a maior acionista da Tiger Airways.

http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200706211536_RTR_1182440190nN21361798&idtel=


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#98 Mensagem por Skyway » Qui Jun 21, 2007 5:51 pm

A380 particular....tá né.....nem um pouco megalomaníaco. :roll:
Na boa, quer ter o melhor avião particular do mundo????Compra um Concorde que alem de ter o mais bonito, vai ter o mais rápido e o ÚNICO!




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#99 Mensagem por Einsamkeit » Qui Jun 21, 2007 11:55 pm

Mas o Concorde nao tem 10% do espaço do A-380

Imagina as festas que o cara vai dar nele

:shock: :shock: :shock: :shock:




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Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
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#100 Mensagem por Skyway » Sex Jun 22, 2007 12:31 am

A, mas pra dar festa sim, aí tudo bem. Mas para fazer uso contínuo, para transporte, olha a vantagem que ele teria com a velocidade do Concorde, sem contar o estilo e a moral né. :wink:




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#101 Mensagem por Matheus » Sex Jun 22, 2007 12:40 am

Skyway escreveu:A, mas pra dar festa sim, aí tudo bem. Mas para fazer uso contínuo, para transporte, olha a vantagem que ele teria com a velocidade do Concorde, sem contar o estilo e a moral né. :wink:


no mínimo é um sultão das arábias.....




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#102 Mensagem por Pedro Gilberto » Sex Jun 22, 2007 2:45 pm

Boeing estuda aumento da produção para atender à demanda

22/06/2007 - 04h23

Paris, 22 jun (EFE).- O fabricante americano de aviões Boeing estuda aumentar seu ritmo de produção para fazer frente à demanda, devido ao sucesso do seu modelo 787, informou seu presidente, Jim McNerney, em entrevista publicada hoje pelo jornal francês "Les Echos".

"Claramente temos uma pressão da demanda. Estudamos as diferentes alternativas, mas ainda dispomos de um ano para decidir", disse.

Entre as alternativas está a construção de uma segunda linha de montagem do 787, um modelo de média capacidade e longo percurso. A sua primeira unidade ainda nem foi construída, mas já há 628 pedidos, contra 134 do concorrente da rival Airbus, o A350.

McNerney disse que a demanda ainda pode aumentar nos próximos meses, quando a Boeing aguarda os pedidos das grandes companhias aéreas americanas.

"American, United e Delta entraram em conversas. Acho que pelo menos teremos um grande pedido no fim deste ano ou início do próximo", previu.

O presidente do grupo explicou que aumentar a produção envolve muitas indústrias. A montagem do 787 terceiriza 80% da produção.

"Isso torna as coisas mais difíceis de um certo ponto de vista, porque é preciso movimentar todos ao mesmo tempo", disse.

McNerney disse que não se surpreendeu com o bom comportamento da rival Airbus no Salão Aeronáutico de Le Bourget, nos arredores de Paris.

"Dou os parabéns. Mas muitos dos seus pedidos são de fato confirmações de anúncios anteriores", comentou.


http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/efe/2007/06/22/ult1767u96029.jhtm

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#103 Mensagem por Pedro Gilberto » Qui Jun 28, 2007 2:36 pm

Alemanha não vai ter participação direta na EADS, di chanceler
28/06/2007 - 10h44

BERLIM (Reuters) - A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou na quinta-feira que o governo alemão não vai ter uma participação direta na EADS, controladora da Airbus e maior empresa européia do setor aeroespacial, e reiterou que a restruturação da empresa deve ajudar a torná-la mais competitiva.

Falando após se encontrar com o primeiro-ministro da França, Francois Fillon, em Berlim, Merkel disse: "O governo alemão não planeja ter uma participação direta na EADS".

"Eu não vou falar de áreas de discordância (com a França), mas de objetivos comuns", acrescentou. "Uma companhia como a EADS só pode existir se tiver estruturas eficientes".

Merkel afirmou que uma participação na companhia controlada pela DaimlerChrysler mantém o equilíbrio franco-alemão na companhia.

A líder alemã deve se encontrar com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, no próximo mês em Toulouse, na França, onde devem discutir a administração franco-alemã dentro da EADS, controladora da Airbus.

Sarkozy quer uma administração da estrutura eficiente, mas a Alemanha é incisiva em evitar qualquer movimento da França para ficar no controle operacional.


http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/reuters/2007/06/28/ult29u56190.jhtm

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#104 Mensagem por Pedro Gilberto » Qui Jun 28, 2007 8:08 pm

Boeing fecha fábrica de peças no Tennessee, alegando falta de demanda para peças ali produzidas

28/06/2007 - 19h28

SÃO PAULO - A Boeing anunciou que vai fechar uma de suas fábricas nos EUA, em Oak Ridge Tennessee. A unidade será fechada por estar operando muito abaixo de sua capacidade, dada a pouca demanda pelas peças e componentes que fabrica.

A unidade emprega 265 pessoas, que começarão a receber avisos-prévios de 60 dias já no mês que vem. A Boeing planeja encerrar as atividades no local ainda no primeiro trimestre do ano passado.

A fábrica produz consoles para cabines de vôo e partes de mecanismos metálicos para aviões. Ela também fabrica centrífugas de enriquecimento de urânio para outros clientes.

A produção das centrífugas será assumida pela principal cliente da companhia, a USEC, que manterá a fabricação em conjunto com a BWXT.

De acordo com a fabricante de aviões, sair de Oak Ridge "é também parte de nossa permanente consolidação e alinhamento na capacidade de fabricação de peças e de gerenciamento dessa capacidade nas unidades fabris da Boeing".

As operações realizadas na unidade serão transferidas para a planta da companhia em Salt Lake City, no estado do Utah, e para fábricas de fornecedores externos.

"Estamos orgulhosos do valor que proporcionaram para nossos clientes ao longo dos anos", disse o diretor da unidade, Gary Bomhoff, aos funcionários da fábrica. Segundo ele, há oportunidades de trabalho em outras unidades da empresa para aqueles que se dispuserem a mudar de cidade. Ainda de acordo com ele, a companhia, a USEC e a BWXT estão trabalhando em conjunto com o governo do estado e com as empresas locais para reduzir o impacto de sua saída da região.

(José Sergio Osse | Valor Online)


http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/valor/2007/06/28/ult1913u71535.jhtm

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#105 Mensagem por Pedro Gilberto » Qui Jun 28, 2007 8:11 pm

A TAM não tá brincando em serviço....

TAM anuncia aquisição de até 22 Airbus A350 para vôos intercontinentais

da Folha Online

A TAM Linhas Aéreas anunciou nesta quinta-feira a aquisição de 22 Airbus A350 XWB (Xtra Wide Body -aviões de grande porte), modelos 800 e 900, com mais dez opções, o que pode elevar a encomenda para 32 aeronaves desse modelo, que serão entregues entre 2013 e 2018.

A companhia também confirmou o exercício de mais quatro opções do A330, que serão entregues pela fabricante em 2010 (dois aviões) e 2011 (dois aviões). De acordo com o preço de lista, o valor total das 22 aeronaves A350 e das quatro A330 fica em torno de US$ 5,4 bilhões.

A empresa será a primeira da América Latina a incorporar estas aeronaves em sua frota para operar destinos de longo curso. Os aviões de grande porte A350-800 e 900 iniciarão vôos comerciais em 2013.

O presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, afirmou que o novo contrato com a Airbus confirma o planejamento estratégico da empresa para o crescimento no mercado internacional de longo curso. "Reiteramos nosso compromisso com a manutenção de uma frota jovem e moderna para oferecer um produto de qualidade aos nossos passageiros", disse.

Com o recebimento desses quatro A330 até 2011, a TAM ampliará seu plano de frota, encerrando o ano de 2010 com 138 aeronaves em operação e, em 2011, com 143.

A TAM tem, até o mês de maio, 72,4% de participação no mercado internacional entre as empresas brasileiras.

Na Europa, opera vôos diretos para Paris, Londres e Milão e, nos Estados Unidos, vai a Miami e Nova York. Na América do Sul vai a Buenos Aires, Santiago, Assunção e Ciudad del Este, Córdoba, Montevidéu, Santa Cruz de la Sierra e Cochabamba. Até o fim do ano, iniciará operações para Caracas.

Entre os destinos de longo curso, está pleiteando iniciar vôos a Frankfurt (Alemanha) e Madrid (Espanha).


http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u308076.shtml

EDIT: Houve correção da noticia cujo número correto são 22 A350

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u308212.shtml


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