Submarinos SSK

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Qual o melhor sub convencional do mundo hoje?

Classe Victória (Inglaterra)
1
5%
Classe Kilo (Rússia)
2
11%
Classe Song (China)
0
Não há votos registrados
Classe Dolphin (Alemanha-Israel)
0
Não há votos registrados
Classe Agosta (França)
1
5%
Classe Scórpene (França-Espanha)
0
Não há votos registrados
Classe 212/214 (Alemanha)
12
63%
Classe Collins (Austrália)
1
5%
Classe Gotland (Suécia)
2
11%
Classe Oyashio (Japao)
0
Não há votos registrados

Total de votos: 19

Mensagem
Autor
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

Submarinos SSK

#1 Mensagem por talharim » Sex Mar 25, 2005 10:28 pm

Gostaria de saber qual é o melhor submarino convencional do mundo atualmente.

Coloquei os subs que se tratam de modelos únicos e nao meramente cópias melhoradas (improveds) de outros modelos.Se estiver errado que me corrijam!

Dados técnicos dos concorentes:

Classe Victória
Comprimento: 70,6 metros

Tonelagem submerso: 2455 Toneladas

Velocidade submerso: 37,04 KM/H

Autonomia: 56 dias

Imagem

Classe Kilo
Comprimento: 63 metros

Tonelagem submerso: 2350 Toneladas

Autonomia: 45 dias

Imagem

Classe Song
Comprimento: 74,9 metros

Tonelagem submerso: 2250 toneladas

Velocidade submerso: 40,74 KM/H

Autonomia: ?

Imagem

Classe Dolphin
Comprimento: 57,3 metros

Tonelagem submerso: 1900 Toneladas

Autonomia: 30 dias

Imagem

Classe Agosta modelo 90B
Comprimento: 67,6 metros

Tonelagem submerso: 1760 Toneladas

Velocidade submerso: 40 KM/H

Autonomia: 68 dias

Imagem

Classe Scórpene
Comprimento: 63,5 metros

Tonelagem submerso: 1590 Toneladas

Autonomia: 50 dias

Imagem

Classe 212/214 Modelo U214
Comprimento: 64 metros

Tonelagem submerso: 2000 Toneladas

Autonomia: 84 dias

Imagem

Classe Collins
Comprimento: 78 metros

Tonelagem submerso: 3350 Toneladas

Imagem

Classe Gotland
Comprimento: 61 metros

Tonelagem submerso: 1490 Toneladas

Autonomia: 14 dias

Imagem

Classe Oyashio
Comprimento: 82 metros

Tonelagem submerso: 3600 Toneladas

Imagem

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
JLRC
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#2 Mensagem por JLRC » Sáb Mar 26, 2005 8:56 am

Só uma correção. A velocidade dos navios não se calcula em km/h mas sim em nós, que correspondem a 1 milha náutica. É extremamente incorrecto dizer que um navio tem a velocidade máxima de x km/h, o correcto é dizer que o navio dá y nós.
Já agora, não existe nenhuma classe Vitoria no Reino Unido. Houve a classe Upholder, mas os 4 submarinos que a constituiam foram vendidos ao Canada. Presumo que é a esta classe de navios que se refere como classe Vitória.

talharim
Sênior
Sênior

#3 Mensagem por talharim » Sáb Mar 26, 2005 9:31 am

JLRC escreveu:
Já agora, não existe nenhuma classe Vitoria no Reino Unido. Houve a classe Upholder, mas os 4 submarinos que a constituiam foram vendidos ao Canada. Presumo que é a esta classe de navios que se refere como classe Vitória.

Essa classe Victoria foi feita especialmente pela Inglaterra para o Cnadá sob encomenda.Alguns sites a chamam de Upholder Class Victoria.

Só uma correção. A velocidade dos navios não se calcula em km/h mas sim em nós, que correspondem a 1 milha náutica. É extremamente incorrecto dizer que um navio tem a velocidade máxima de x km/h, o correcto é dizer que o navio dá y nós.

Eu fiz a conversao da velocidade em nós para KM/H para o pessoal ter um idéia mais clara da velocidade dos subs.Todos os subs citados tem no mínimo 20 nós e no máximo chegam a 22 nós.Nesse aspecto sao praticamente iguais.

Aliás eu acho que o fato preponderante para se chegar ao melhor sub seria os sistemas eletronicos embutidos,o tipo de arma empregado o grau de adestramento da tripulaçao.

Esses aspectos técnicos que postei nao dá para notar muita diferença entre eles.

Levando em conta que o país de orgem foi a Inglaterra (Qualquer coisa que bóia e que foi feita por lá merece ser colocada como entre as melhores do mundo),e os equipamentos eletronicos e sistema de armas foram feitos pelos ingleses e americanos......................meu voto foi para a classe Victoria do Canadá.......

O Canadá possui o melhor sub SSK do mundo atualmente.

1- Classe Victoria (Canadá)

2- Classe Dolphin (Israel)

3- Classe Agosta 90b (Paquistao)

one behind me."

JLRC
Sênior
Sênior

#4 Mensagem por JLRC » Sáb Mar 26, 2005 6:26 pm

talharim escreveu:
Essa classe Victoria foi feita especialmente pela Inglaterra para o Cnadá sob encomenda.Alguns sites a chamam de Upholder Class Victoria.

........

Levando em conta que o país de orgem foi a Inglaterra (Qualquer coisa que bóia e que foi feita por lá merece ser colocada como entre as melhores do mundo),e os equipamentos eletronicos e sistema de armas foram feitos pelos ingleses e americanos......................meu voto foi para a classe Victoria do Canadá.......

O Canadá possui o melhor sub SSK do mundo atualmente.

1- Classe Victoria (Canadá)

2- Classe Dolphin (Israel)

3- Classe Agosta 90b (Paquistao)

Quanta confusão que por aqui vai. Vejamos :

A chamada classe Victoria canadiana, não foi coisíssima nenhuma encomendada pelo Canadá à Grã-Bretanha. Os quatro submarinos foram construídos para a Grã-Bretanha nos fins da década de 80 e entraram em serviço no início dos anos 90, sendo designados por tipo 2400, classe Upholder. Quando ainda tinham poucos anos de serviço (julgo que em 1997), foram desarmados e a sua compra foi proposta a Portugal para substituírem os Albacora, mas a sua compra foi recusada. Nos fins da década de 90 foram comprados pelo Canadá e começaram a ser reactivados. A sua reactivação revestiu-se de problemas que motivaram o atrazo da sua entrada em serviço e terminaram com o acidente do 879 Chicoutimi (ex-S 40 Upholder)

876 VICTORIA (ex-HMS S 41 Unseen) (07-06-91)
877 WINDSOR (ex-HMS S 43 Unicorn) (1993)
878 CORNER BROOKE (ex-HMS S 42 Ursula) (1992)
879 CHICOUTIMI (ex-HMS S 40 Upholder) (09-06-90)

São, portanto, submarinos projectados e construídos na década de 80 e portanto ultrapassos em capacidade pelos novos projectos com AIP, na minha opinião ordenados da seguinte maneira :

1º - U 212
2º - Scorpène e Gotland
4º - Dolphin (sem AIP mas podendo ser instalado)

PS : Os Agosta são também um projecto já ultrapassado, basta dizer que os Agosta da Marinha francesa já foram todos retirados de serviço. É um pouco do que vocês diziam do Mirage 2000, que já estava ultrapassado, bom era o Rafale. Os Agosta também já estão ultrapassados, bons serão os Scorpène. O mesmo se aplica aos Kilo.
Cumpts

talharim
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por talharim » Sáb Mar 26, 2005 8:26 pm

JLRC escreveu:
Quanta confusão que por aqui vai. Vejamos :

A chamada classe Victoria canadiana, não foi coisíssima nenhuma encomendada pelo Canadá à Grã-Bretanha. Os quatro submarinos foram construídos para a Grã-Bretanha nos fins da década de 80 e entraram em serviço no início dos anos 90, sendo designados por tipo 2400, classe Upholder. Quando ainda tinham poucos anos de serviço (julgo que em 1997), foram desarmados e a sua compra foi proposta a Portugal para substituírem os Albacora, mas a sua compra foi recusada. Nos fins da década de 90 foram comprados pelo Canadá e começaram a ser reactivados. A sua reactivação revestiu-se de problemas que motivaram o atrazo da sua entrada em serviço e terminaram com o acidente do 879 Chicoutimi (ex-S 40 Upholder)

876 VICTORIA (ex-HMS S 41 Unseen) (07-06-91)
877 WINDSOR (ex-HMS S 43 Unicorn) (1993)
878 CORNER BROOKE (ex-HMS S 42 Ursula) (1992)
879 CHICOUTIMI (ex-HMS S 40 Upholder) (09-06-90)

São, portanto, submarinos projectados e construídos na década de 80 e portanto ultrapassos em capacidade pelos novos projectos com AIP, na minha opinião ordenados da seguinte maneira :

1º - U 212
2º - Scorpène e Gotland
4º - Dolphin (sem AIP mas podendo ser instalado)

PS : Os Agosta são também um projecto já ultrapassado, basta dizer que os Agosta da Marinha francesa já foram todos retirados de serviço. É um pouco do que vocês diziam do Mirage 2000, que já estava ultrapassado, bom era o Rafale. Os Agosta também já estão ultrapassados, bons serão os Scorpène. O mesmo se aplica aos Kilo.
Cumpts

Obrigado pelas informaçoes JLRC! :wink:

Estou de acordo com as suas informaçoes.Apenas acho que fica realmente muito difícil qualificar qual sub é o melhor,todos possuem no papel características técnicas muito semelhantes............Até mesmo os subs um pouco antiquados se receberem uma devida modernizaçao podem se qualificar superiores aos subs mais recentes.........

Eu acho que fiz a enquete errada,deveria ter perguntado qual seria o país com os subs com tripulaçoes melhor qualificadas e equipadas 8-]

Falows,

one behind me."

JLRC
Sênior
Sênior

#6 Mensagem por JLRC » Sáb Mar 26, 2005 8:56 pm

talharim escreveu:Eu acho que fiz a enquete errada,deveria ter perguntado qual seria o país com os subs com tripulaçoes melhor qualificadas e equipadas 8-]

Você fez o enquete bem. As suas informações é que não eram as mais correctas o que motivou que as suas conclusões fossem erradas. Mas o enquete está correcto. Quanto ao facto de que se modernizarmos submarinos antigos, eles ficarão com melhores capacidades, não preciso de dizer que isso é óbvio. Por exemplo, para se instalar um sistema AIP, basta acrescentar um módulo ao casco, capaz de comportar o sistema. A questão é, será que economicamente valerá a pena? Não podemos esquecer que os submarinos têm vida útil curta. Quanto à hipótese de se aproveitar um projecto antigo e colocar-lhe sistemas modernos, corremos o risco de não aproveitarmos todas as potencialidades desses sistemas. É um pouco como se colocássemos um motor do Ferrari do Rubinho de 2004, num chassis de 1980. O desempenho do carro nem se aproximava do de 2004. É por isso que os cascos dos submarinos mais recentes, o 212, 214 e Scorpène, são diferentes dos antecessores, o 209 e o Agosta. Já para não falar da substituição das hélices com 7 pás por hidrojactos. Se metermos os equipamentos do Rafale no Mirage 2000, este será tão bom como o Rafale? Penso que não.
Cumpts

PS : Em Portugal, em vez de enquete diz-se inquérito, derivado da palavra inquirir. É curioso como vocês têm tantas palavras derivadas do aportuguesamento de palavras inglesas.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Mar 27, 2005 1:07 am

Bom eu entendo muito pouco de submarinos, mas acho que o 212 (que é diferente do 214) está no páreo dos melhores. Foi meu voto mas, admito, não conheço nada dos demais.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#8 Mensagem por VICTOR » Dom Mar 27, 2005 8:26 am

JLRC escreveu:PS : Em Portugal, em vez de enquete diz-se inquérito, derivado da palavra inquirir. É curioso como vocês têm tantas palavras derivadas do aportuguesamento de palavras inglesas.

Enquete vem do francês. Em inglês, diz-se "poll". A palavra "inquérito" é bastante usada aqui, mas apenas no sentido policial / jurídico da coisa. :wink:

Quanto aos subs, já tinha votado nos Unterseebooten, com certeza. AIP faz uma enorme diferença, e entre os AIP, votei nos Fritzes - essa gente sabe fazer essas coisas. :lol:

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
César
Sênior
Sênior
Contato:

#9 Mensagem por César » Dom Mar 27, 2005 11:46 am

Victor escreveu:Quanto aos subs, já tinha votado nos Unterseebooten, com certeza. AIP faz uma enorme diferença, e entre os AIP, votei nos Fritzes - essa gente sabe fazer essas coisas. :lol:

Bem, no meu caso, eu até iria opinar, mas pra não humilhar a galera eu não vou fazer isso, por enquanto :D heheh

Abraço!

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Morcego » Dom Mar 27, 2005 12:29 pm

não tem nem comparação os alemães continuam a fabricar os melhores, e com sorte o Brasil pode construir uns por aqui, ainda que sejam copias dos alemães, mas que se dane, na copa nos ainda seremos os melhores heehahahehahe.

JLRC
Sênior
Sênior

#11 Mensagem por JLRC » Dom Mar 27, 2005 1:06 pm

VICTOR escreveu:Enquete vem do francês. Em inglês, diz-se "poll". A palavra "inquérito" é bastante usada aqui, mas apenas no sentido policial / jurídico da coisa. :wink:

Pelos vistos expressei-me mal, deixei correr o pensamento e fiz uma observação que não estava propriamente ligada com o início da frase. Obviamente que enquete vem do francês enquête, mas o que eu queria dizer é que vocês adaptam muitas palavras, maioritariamente inglesas, fazendo um aportuguesamento delas, ao contrário de nós que utilizamos as palavras originais inglêsas.
Cumpts

Arthur
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por Arthur » Dom Mar 27, 2005 7:52 pm

Caros colegas,

E o VIKING? Por que que ele não tá na enquete?

É porque ele não está em serviço ainda (na realidade não se sabe nem se ele vai entrar em serviço)?

Até mais,

Arthur

Responder