Torpedos

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Torpedos

#1 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mar 20, 2005 12:47 pm

Criei esse tópico porque quero conhecer um pouco mais sobre torpedos, se pudessem por faor postem as características de vários torpedos, desde ja agradeço.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

#2 Mensagem por JL » Seg Mar 21, 2005 12:28 am

Gosto muito deste tema sobre torpedos, mas olha que é um tema muito vasto.
Ao invés de postar um monte de dados técnicos, de uma uma consultada nos sites: http://www.warships1.com principalmente na parte de weapons, lá voce vai encontrar bastante informação, no site http://www.netmarine.net, na parte de armas tem informação sobre os franceses. O site http://www.subnetitalia.it, também deve ter dados. Outros sites de fabricantes também tem informação.
Se interessar os torpedos usados pela MB são os GE-Marconi Tigerfish Mk.24 mod.1 (propulsão elétrica e filoguiado) nos sub.Tupi e o anti-submarino leve Mk.46 mod.5 ( propulsão de Otto Fuel e sonar ativo/passivo) nas fragatas. Antes também usavamos o Mk 37 anti-submarino nos Guppy e nos Oberon e também tinha o Mk 44 anti-submarino aerolançados usados nos P-16 no Minas Gerais.
Em geral os pesados tem 533,4 mm (21 pol.) de diamentro e os anti-sub. 324 mm, isto é um padrão. Existindo algumas exceções, nos anti-sub. como o frances L5 de 21 pol e comprimento curto 4,40m, os suecos e os torpedos russos.
O top dos torpedos anti-submarinos hoje é o MU 90 Impact, produzido em consórcio pela França, Italia e Alemanha, uma máquina para la de super inteligente, com velocidade variando de 29 a 50 nós, propulsão elétrica, alcane de 10 km em alta velocidade ou 25 km em baixa velocidade, mas a inteligencia artificial é que faz a diferença. Nos pesados gosto muito do Black shark, que os italianos, franceses e chilenos vão usar.
Tem uma variedade muito grande de torpedos, mas o padrão em submarinos a tempos atrás era Mk 48 (USA), SST 4 (ALEMANHA, exportado junto com o sub.tipo 209 e usado pela ARGENTINA), F17 (FRANÇA), exportado com os sub. franceses. A Italia fabricava os excelentes A184 e A244 (pesado e leve).
Se permitir abro o tema, para saber a opinião de voces, para qual o melhor torpedo para substituir os Tigerfish, depois que a marinha desistiu do Torpedo 2000 sueco..




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
Everson Garcia
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 275
Registrado em: Dom Set 21, 2003 4:27 pm
Localização: sp-Brasil
Agradeceram: 5 vezes

#3 Mensagem por Everson Garcia » Seg Mar 21, 2005 1:23 am

:D Adoro aquele russo que se chama SHKVAL, super torpedo de alta tecnologia supercavitante, é atualmente o mais poderoso torpedo já criado
pelo homen, antinge 200nós ou seja 4 vezes mais rapido que qualquer torpedo convencional.
A conbinação Akula+SHKVAL é extremamente mortal e ainda hoje não existem contramedidas contra essa nova arma, uma salva de SHKAVAL, afundaria qualquer frota do globo atualmente, as potências viriam seus navios serem afundados sem poderem fazer nada.
Esse torpedo teve o mesmo impacto no ocidente, que a combinação R-73+visor no capacete teve no final da guerra fria.


Abraços.




BRASIL ACIMA de TUDO
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

#4 Mensagem por JL » Seg Mar 21, 2005 10:38 am

Mais sobre torpedos:

SUÉCIA

A caracteristica principal dos seus torpedos é a propulsão baseada no peróxido de hidrogenio, sendo que além dos suecos somente os russos se aventuraram no campo deste combustível perigoso. Sua principal qualidade é a velocidade alta. Indo desde os antigos Tp 61 (1968), usados nas famosas Spica, capazes de desenvolver 60 nós e com alcance de 19.000 m., passando pelos Tp 613 e Tp 617 usados nos sub. suecos e noruegueses. Chegando ao moderno Tp 62 ou 2000. Que, até pouco tempo atrás era o torpedo escolhido pela MB. (vel.máx. 45 nós e com velocidade economica atingir 50 km de alcance).

EUA

Seu torpedo pesado padrão é o Mk.48, da década de 70, usa um motor a pistão de combustível Otto, possui várias versões com aperfeiçoamentos indo do Mod 1 até o Mod 7. As características variam, mais tendo prestações dos modelos mais velozes uma velocidade máxima de 65 nós e ogiva de 295 kg. É um torpedo muito fabricado e bastante testado.


INGLATERRA

Depois do Tigerfish, os britânicos o substituiram pelo Spearfish, que usa uma turbina a gás, com combustível Otto. O antigo Tigerfish, o nosso atual torpedo, tinha fama de ser pouco confiavel e o comandante do submarino Conqueror quando afundou o General Belgrano, nas Malvinas, preferiu usar torpedos antigos da II Guerra Mundial, não guiados, do tipo Mk.8 britanicos, do que usar o Tigerfish. Só que os britanicos venderam que usaram o Tigerfish e nós compramos o torpedo para armar os submarinos Tonelero, Humaita e Riachuelo, de origem britanica, classe Oberon e hoje estamos usando ele nos Tupi. A grande pergunta é se a marinha trocou as baterias dos torpedos, por que senão, imagine uma bateria velha com mais de uma década de uso.

Os outros fabricantes: Italia, França e Alemanha usam torpedos de propulsão elétrica.


ITALIA

A empresa Whitehead, fabrica o tradicional A184, um bom torpedo, bastante exportado e que apresenta variantes Mod 0, Mod 1 e atualmente é exportado na variante Mod 3 é de propulsão elétrica.
Coisa interessante é que já se pensou em produzir este torpedo no Brasil, porque não foi para frente, uma boa pergunta.

FRANÇA

Possui uma longa série de torpedos elétricos, como o L4 e o L5, mas o torpedo pesado polivalente filoguiado padrão é o F17, o mod.2, ultima versão, tem alcance de 20 km, ogiva de 250 kg.

ALEMANHA

Outro país com bastante tradição, com uma longa linha, tendo como o modelo mais famoso o SST 4, aquele que armava o submarino Tipo 209 argentino San Luis e que falhou nas Malvinas, devido a quebra do cabo de guiamento e impediu o afundamento de dois vasos de guerra britanicos. O primeiro ataque ocorreu no dia 1 de maio e foi lançado a 9000 metros, contra o vaso que operava helicópteros, após tres minutos o cabo partiu, um segundo ataque ocorreu em 10 de maio contra dois navios no norte do estreito que separa as ilhas, o torpedo lançado a 4500 m do alvo, perdeu se após 2,5 minutos pela quebra do cabo. Depois da guerra o fabricante Telefunken, afirmou que o que ocorreu era uma montagem errada do cabo, que estava invertido o que causava a inversão da rotação dos giroscópios dos torpedos. Este é um exemplo de que nem sempre o melhor vai funcionar num país do terceiro mundo. Talvez se a Argentina estivesse usando um torpedo mais "simples", haveria um navio britanico no fundo.
O torpedo atual alemão é o DM2A3 Seehake o seu fio de guiamento é de fibra óptica.

A França e a Itália desenvolveram o Black Shark, o mais veloz torpedo elétrico com 50 nós de velocidade, possuido de uma nova tecnologia no estado da arte em termos de baterias, motor elétrico e propulsão. Bem como na parte de sonar e guiagem é sem dúvida um dos melhores da classe.

Os russos são um capítulo a parte, com muitas variantes, bem como fica para outra ocasião falar dos torpedos leves anti-submarinos.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
Renato Grilo
Avançado
Avançado
Mensagens: 663
Registrado em: Qui Ago 28, 2003 3:03 pm
Agradeceram: 8 vezes

#5 Mensagem por Renato Grilo » Seg Mar 21, 2005 11:48 am

Nunca consegui entender direito como funciona a guiagem de um torpedo.
Me falaram sobre ser guiado por cabo, mas como assim? Se o alvo está a 5 km, um cabo de 5km vai guiando o torpedo?

Puta pergunta estúpida!!!!!! Mas é sério, não consigo entender.
Alguém pode salvar este pobre integrante?

Valeu




Brasil Acima de Tudo
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#6 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Mar 21, 2005 5:51 pm

Renato Grilo escreveu:Nunca consegui entender direito como funciona a guiagem de um torpedo.
Me falaram sobre ser guiado por cabo, mas como assim? Se o alvo está a 5 km, um cabo de 5km vai guiando o torpedo?

Puta pergunta estúpida!!!!!! Mas é sério, não consigo entender.
Alguém pode salvar este pobre integrante?

Valeu

Ha três formas de guiar um torpedo (que eu conheço), através de cabos (se o alvo esta a 10km o cabo tem 10km de comprimento...), atrvés de sonar passivo e sonar ativo.

Vi as fichas dos torpedos desses sites, gostei dos torpedos pesados DM2A4 alemão, do Type 89 japones e do Shkval russo e do leve A-290 italiano, se tivesse que escolher um deles para equipar os Tupi escolheria o Type 89 Japones mas se sofresse embargo o DM2A4 alemão, eu sei que esses torpedos devem ser muito caros por isso acho que poderiam ser usados em conjunto com o torpedo que a Marinha desenvolveu.

Não achei nada sobre o Torpedo 2000 alguem poderia passar os dados dele?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

#7 Mensagem por JL » Qua Mar 23, 2005 12:55 am

Respondendo a questão da guiagem: O fio ou cabo, que é desenrolado a medida que o torpedo avança é o controle do torpedo mais ou menos como um carrinho de controle remoto por fio. Devemos lembrar que o torpedo se desloca lentamente, 40 nós, é pouco mais de 70 km/hora e o alcance dos torpedos é alto, então durante boa parte da corrida para o alvo o torpedo segue para o alvo controlado pelo submarino, quando perto na fase terminal o torpedo passa ao ataque usando o sonar que possui na cabeça. É isso mesmo os torpedos possuem dezenas de quilometros de fio para se desenrolar. Lembre-se que o sonar não tem um alcance muito grande, por isso o sub. também pode receber informações do sonar do torpedo, operando passivo, através do fio e orienta-lo de forma a mudar de trajetória selecionar um alvo. etc.

TORPEDO 2000
compr. 5,99 m - diametro padrão 533 mm 21 polegadas
peso 1400 kg
ogiva aprox. 200 kg
alcance de 18 km a velocidade 45 nós
alcance de 50 km a velocidade reduzida
movido por um motor a pistão axial com 7 cilindros usando mistura de peróxido de hidrogenio, um sistema avançado que não deixa esteira. O peróxido é tóxico e perigoso por ser explosivo, sendo usado em torpedos suecos e russos.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Responder