Veículos 4x4 no EB
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- LEO
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Contato:
Quem quiser ver mais sobre o Land Rover 110/130, acesse:
http://www.defesanet.com.br/noticia/lan ... drover.htm
Quanto ao Troller, acesse:
http://www.estadao.com.br/autos/noticia ... 05/100.htm
http://carroonline.terra.com.br/noticia ... roller.htm
ps- o Troller foi feito para atender todos os quisitos necessarios para ser adotado pelo Exercito Brasileiro.
Abraço
LEO
http://www.defesanet.com.br/noticia/lan ... drover.htm
Quanto ao Troller, acesse:
http://www.estadao.com.br/autos/noticia ... 05/100.htm
http://carroonline.terra.com.br/noticia ... roller.htm
ps- o Troller foi feito para atender todos os quisitos necessarios para ser adotado pelo Exercito Brasileiro.
Abraço
LEO
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Poxa acaba sendo uma pena que que o EB abandone o conceito de organização de paz para o de guerra nesse caso, apesar de ser o correto. O Troller T4 seria muito interessante para servir como veículo orgânico do dia-a-dia. Além do que seria um incentivo para a única montadora nacional. Segundo essas matérias que o LEO mandou o link, o T4 é 94% nacional! Apenas a transmissão é americana. Mas a versão militar ofericida ao EB é 100% nacional!
É por isso que na carência de produtos genuinamente nacionais é uma pena que o EB não compre o T4 militar. Mas tomara que ele seja homologado pelo EB e possa ser exportado.
É por isso que na carência de produtos genuinamente nacionais é uma pena que o EB não compre o T4 militar. Mas tomara que ele seja homologado pelo EB e possa ser exportado.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
-
- Novato
- Contato:
O negócio Vinícius, é que como o PFF disse, a intenção do Exército é adotar um carro único para várias funções. Pelo que entendi (posso estar errado) vc propõe que o Troller fosse um carro para o dia-a-dia e tarefa mais simples e outro carro mais robusto para outras missões mais "pesadas". Isso só encarece.
E não tenho certeza, mas os Land Rover são fabricados aqui.
São carros reconhecidamente robustos e duráveis, e ele ainda tem chassi de alumínio, imagina quanto vai durar isso!
Como eu disse, carro de metal quando amassa vc chega com um martelo e repara, carro de fibra QUEBRA e pra reparar dá muito mais trabalho.
O mau do Troller para o Expército é ser de fibra.
E não tenho certeza, mas os Land Rover são fabricados aqui.
São carros reconhecidamente robustos e duráveis, e ele ainda tem chassi de alumínio, imagina quanto vai durar isso!
Como eu disse, carro de metal quando amassa vc chega com um martelo e repara, carro de fibra QUEBRA e pra reparar dá muito mais trabalho.
O mau do Troller para o Expército é ser de fibra.
Sérgio Luiz
O Land Rover tem a vantagem de ter várias versões (90, 110, 130) em que a única mudança é o tamanho da carroceria, o resto é idêntico. Assim podemos ter viaturas administrativas, jipes de reconhecimento, plataformas para mísseis AC, ambulâncias, picapes de cabine dupla, etc, com apenas uma linha de suprimento.
Só por curiosidade, esses números (90, 110 e 130) são a distância, em polegadas, entre os eixos do Land Rover.
[z],
Só por curiosidade, esses números (90, 110 e 130) são a distância, em polegadas, entre os eixos do Land Rover.
[z],
Marcus Vinícius P. D. Piffer
mpiffer@uol.com.br
mpiffer@uol.com.br
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Contato:
Pelo que entendi (posso estar errado) vc propõe que o Troller fosse um carro para o dia-a-dia e tarefa mais simples e outro carro mais robusto para outras missões mais "pesadas". Isso só encarece.
Não foi bem isso, SLuiz. Muito pelo contrário, eu acho certíssimo o EB adotar apenas um veículo. Eu acho o Land Rover muito bom, o Marcus acabou de nos dizer sobre suas vantagens. O que eu fiz foi um comentário de que é uma pena que o Troller não possa ser adotado, por ser 100% nacional, etc. Mas eu acho muito correta a escolha do EB.
Quanto ao Troller ser de fibra, eu acho que a versão oferecida ao EB será de metal, talvez com possibilidade de receber blindagem leve. Não é não?
Vinicius Pimenta
-
- Novato
- Contato:
Se tem ciderúrgica aqui eu não conheço, e a fábrica da Troller não tem a mínima estrutura para construir veículos de metal. Teria que ser umas 5x maior em virtude de toda a linha de produção exigida. E talvez um Troller de metal ficaria até mais caro que um Land Rover que custa por volta de R$ 85 mil para o consumidor final.
Só pra ilustrar:
110 Padrão
10 Pessoas no total.
110/130 Especial
Para operações especiais, com diferentes configurações como teto rídigo ou flexível, etc.
110 Estação de Rádio
110
Não tenho certeza mas deve ser veículo de apoio e reparo.
130 Ambulância
90
Com canhão de baixo recuo de 106mm
110 Lança-míssil
110 Blindado
110 Não sei o que é.
110/130 Reboque de artilharia
Só pra ilustrar:

110 Padrão
10 Pessoas no total.

110/130 Especial
Para operações especiais, com diferentes configurações como teto rídigo ou flexível, etc.

110 Estação de Rádio

110
Não tenho certeza mas deve ser veículo de apoio e reparo.

130 Ambulância

90
Com canhão de baixo recuo de 106mm

110 Lança-míssil

110 Blindado

110 Não sei o que é.

110/130 Reboque de artilharia
Sérgio Luiz
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Contato:
Como eu disse, com todo certeza o Land Rover é muito bom para o EB, por toda a sua versatilidade e tudo mais.
Quanto ao Troller, eu enviei um e-mail para eles perguntando tudo sobre a versão militar do T4. Vamos esperar a resposta e ver o que eles podem me adiantar. Mas eu li que a versão militarizada vai sair por R$ 70 mil.
Quanto ao Troller, eu enviei um e-mail para eles perguntando tudo sobre a versão militar do T4. Vamos esperar a resposta e ver o que eles podem me adiantar. Mas eu li que a versão militarizada vai sair por R$ 70 mil.
Vinicius Pimenta
-
- Sênior
- Contato:
Olá pessoal.
Admito que eu sou um completo analfabeto quando o assunto é jipes ou transportadores de tropas terrestres. Vou colocar um link que fala a respeito desse Troller T4, mas não vou opinar sobre ele por que não tenho informação técnica para ver se a reportagem fala a verdade ou se é apenas mais uma notícia fajuta.Aí está o link:
http://www.fab.mil.br/publicacao/NOTIMP/NOTIMP.htm
Abraço a todos.
César.
Admito que eu sou um completo analfabeto quando o assunto é jipes ou transportadores de tropas terrestres. Vou colocar um link que fala a respeito desse Troller T4, mas não vou opinar sobre ele por que não tenho informação técnica para ver se a reportagem fala a verdade ou se é apenas mais uma notícia fajuta.Aí está o link:
http://www.fab.mil.br/publicacao/NOTIMP/NOTIMP.htm
Abraço a todos.
César.
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
Antoine de Saint-Exupéry
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Contato:
O Troller T-4M será lançado na LAD 2003 e se mostrou um excelente veículo para o fim que se destina. O projeto segue o "Requisito Técnico Básico (R.T.B.) 063/94 – VTNE ½ t, 4x4(CAT-A)", e não precisa ser blindado, pois sua função é de veículo orgânico e visa substituir os antigos jipes Willis, EE-12, Bandeirante e JPX ou qualquer outra coisa desse tipo.
Porém, como já foi falado, o EB visa diminuir custos e o inglês Land Rover é uma boa escolha.
Ao que parece foi firmado um contrato de aquisição de 288 veículos utilitários Land Rover Defender 130 e mais alguns outros de versões especializadas.
Alguém poderia confirmar essa informação?
Porém, como já foi falado, o EB visa diminuir custos e o inglês Land Rover é uma boa escolha.
Ao que parece foi firmado um contrato de aquisição de 288 veículos utilitários Land Rover Defender 130 e mais alguns outros de versões especializadas.
Alguém poderia confirmar essa informação?
Vinicius Pimenta
- VICTOR
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
Artigo no Estadão - 16/04/2003
Saiu algo hoje sobre o Troller militar:
http://www.estadao.com.br/autos/noticia ... /16/27.htm
Jipe Troller já tem versão militar
Montadora cearense mostra o modelo voltado para o uso do Exército Brasileiro, mas vai oferecê-lo também no mercado, sob encomenda.
São Paulo - A Troller apresentou o jipe militar T4-M, equipado com motor MWM 2.8 turbodiesel, com 114 cv de potência e tração 4x4. Enquadrado na categoria das Forças Armadas como um VTNE (Veículo de Transporte Não Especializado), é adequado para conduzir tropas em regiões de difícil acesso. Pode também ser utilizado como veículo de reconhecimento e de combate. Por ter um perfil bastante baixo quando retirada a capota e rebatido o pára-brisa, pode ser transportado em porões de navio ou por helicópteros. O jipe também tem capacidade de travessia de água - de até 80 cm de profundidade, ou um metro, se equipado com snorkel (saída elevada do escapamento) - e está apto a desembarcar em locais que impliquem submersão nesses níveis.
Mas a principal novidade é que o Troller T4-M também poderá ser vendido para pessoas físicas, sob encomenda. Seu preço ainda não está definido, mas deve ficar em torno de R$ 63 mil, valor atualmente cobrado pelo Troller T4 Diesel 2003, o modelo de linha da montadora, completo, com capota rígida. O modelo militar tem as mesmas dimensões e peso do T4 Diesel, diferenciando-se por possuir um tanque extra para 20 litros de combustível.
O próximo passo da Troller é lançar no final do ano uma picape 4x4. No primeiro semestre de 2004, colocará no mercado a versão quatro portas do Troller T4 Diesel. E no segundo semestre de 2004, lançará as versões blindadas do T4 Diesel e do T4-M.
http://www.estadao.com.br/autos/noticia ... /16/27.htm
Jipe Troller já tem versão militar
Montadora cearense mostra o modelo voltado para o uso do Exército Brasileiro, mas vai oferecê-lo também no mercado, sob encomenda.
São Paulo - A Troller apresentou o jipe militar T4-M, equipado com motor MWM 2.8 turbodiesel, com 114 cv de potência e tração 4x4. Enquadrado na categoria das Forças Armadas como um VTNE (Veículo de Transporte Não Especializado), é adequado para conduzir tropas em regiões de difícil acesso. Pode também ser utilizado como veículo de reconhecimento e de combate. Por ter um perfil bastante baixo quando retirada a capota e rebatido o pára-brisa, pode ser transportado em porões de navio ou por helicópteros. O jipe também tem capacidade de travessia de água - de até 80 cm de profundidade, ou um metro, se equipado com snorkel (saída elevada do escapamento) - e está apto a desembarcar em locais que impliquem submersão nesses níveis.
Mas a principal novidade é que o Troller T4-M também poderá ser vendido para pessoas físicas, sob encomenda. Seu preço ainda não está definido, mas deve ficar em torno de R$ 63 mil, valor atualmente cobrado pelo Troller T4 Diesel 2003, o modelo de linha da montadora, completo, com capota rígida. O modelo militar tem as mesmas dimensões e peso do T4 Diesel, diferenciando-se por possuir um tanque extra para 20 litros de combustível.
O próximo passo da Troller é lançar no final do ano uma picape 4x4. No primeiro semestre de 2004, colocará no mercado a versão quatro portas do Troller T4 Diesel. E no segundo semestre de 2004, lançará as versões blindadas do T4 Diesel e do T4-M.
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Contato:
Pessoal, aqui está o Troller T-4M:
Para conferir a matéria sobre o seu lançamento:
http://www.troller.com.br/news/news1.as ... ercito.jpg

Para conferir a matéria sobre o seu lançamento:
http://www.troller.com.br/news/news1.as ... ercito.jpg
Vinicius Pimenta
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Contato:
MARRUÁ!
Pessoal, eu vi hoje pela manhã perto da Base Aérea dos Afonsos, que fica ao lado da Brigada PQD, um veículo MARRUÁ nas cores do EB sendo dirigido por um PQD (reconheci pela boina vermelha).
A pintura camuflada era a normalmente utilizada pelo EB, não era nem aquela totalmente verde da matéria do DefesaNet nem aquele camuflado do veículo exposto na LAD. Era aquela mistura de verde e marrom escuro do EB mesmo.
O veículo é muito bonito, muito bonito mesmo, imponente. Ele é bem grande e me passou uma excelente impressão.
Provavelmente este veículo que eu vi é o que está em testes para a homologação. Deveria estar na parte de testes urbanos vendo o seu comportamento no trânsito.
E olha, pelo o que eu vi, ele tem tudo para ser um sucesso de vendas. Se o seu desempenho for bom, ele tem muitas chances.
A pintura camuflada era a normalmente utilizada pelo EB, não era nem aquela totalmente verde da matéria do DefesaNet nem aquele camuflado do veículo exposto na LAD. Era aquela mistura de verde e marrom escuro do EB mesmo.
O veículo é muito bonito, muito bonito mesmo, imponente. Ele é bem grande e me passou uma excelente impressão.
Provavelmente este veículo que eu vi é o que está em testes para a homologação. Deveria estar na parte de testes urbanos vendo o seu comportamento no trânsito.
E olha, pelo o que eu vi, ele tem tudo para ser um sucesso de vendas. Se o seu desempenho for bom, ele tem muitas chances.
Vinicius Pimenta
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6154 vezes
- Agradeceram: 3469 vezes
Olá Vinicius, só pra a informar o EB atualmente tem um requesito para um veiculo blindado leve para diversas missões, e até chegou a desenvolver o projeto do mesmo atrávés do CTEx, tendo incluisve apresentado a maquete do mesmo em algumas feiras no ano passado.
Infelizmente não tenho no momento nenhuma imagem disponivel deste, mas em termos de veiculos o Eb realmente está procurando algo que satizfazer realmente algo mais do que missões utilitárias nas OM's.
Além destes modelos citados neste tópico, lembro também que existe um projeto que atende pelo nome de M4 Commando, e é um veículo dessenvolvido e projetado no Brasil, apesar de não ser 100% nacional, e destina-se a concorrer ao licitação do EB para veículos 4x4. O M4 tem seu chassis baseado no Hummer americano; se bem me lembro maiores informações sobre este veiculo podem ser vistas na defesanet. Epero sinceramente que ele, ou em todo caso qualquer veiculo nacional, vença esta concorrência que está por vir.
Abraços.
Infelizmente não tenho no momento nenhuma imagem disponivel deste, mas em termos de veiculos o Eb realmente está procurando algo que satizfazer realmente algo mais do que missões utilitárias nas OM's.
Além destes modelos citados neste tópico, lembro também que existe um projeto que atende pelo nome de M4 Commando, e é um veículo dessenvolvido e projetado no Brasil, apesar de não ser 100% nacional, e destina-se a concorrer ao licitação do EB para veículos 4x4. O M4 tem seu chassis baseado no Hummer americano; se bem me lembro maiores informações sobre este veiculo podem ser vistas na defesanet. Epero sinceramente que ele, ou em todo caso qualquer veiculo nacional, vença esta concorrência que está por vir.
Abraços.
VBL 4x4
A previsão de dotação nas Om de Cav mecanizadas agora é de viaturas blindadas leves, nao há mais previsão de jeeps. O hummer foi testado em um exercício recentemente. O land rover me parece a melhor opção.
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6154 vezes
- Agradeceram: 3469 vezes
Produtos Nacionais
Olá Miliko, é bom poder falar novamente com os velhos amigos.
Uma questão que levanto pra você, e que me parece ter se tornado praxe no EB, como nas demais FA's, é a compra de material importado quando da existencia de similares nacionais; cito a aquisição dos Land Rover. Por que o EB comprou este material quado temos projetos nacionais sendo colocados a disposição do mesmo? Qual é a vantagem de comprar 100/150 veiculos destes, para depois acabar tndo que reequipar todo o EB com veiculos nacionais?
Temos o M4 COMMANDO, o Troller, o Marruá, sem contar outros ainda em fase de projeto. Dá pra explicar mais esta?!
Abraços e seja bem vindo!
Uma questão que levanto pra você, e que me parece ter se tornado praxe no EB, como nas demais FA's, é a compra de material importado quando da existencia de similares nacionais; cito a aquisição dos Land Rover. Por que o EB comprou este material quado temos projetos nacionais sendo colocados a disposição do mesmo? Qual é a vantagem de comprar 100/150 veiculos destes, para depois acabar tndo que reequipar todo o EB com veiculos nacionais?
Temos o M4 COMMANDO, o Troller, o Marruá, sem contar outros ainda em fase de projeto. Dá pra explicar mais esta?!
Abraços e seja bem vindo!