Sistemas de Armas para a Marinha Portuguesa

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Qual deve ser preferêncialmente a origem dos Sistemas de Armas a adoptar pela Armada Portuguesa

Europeia
11
85%
Norte-Americana
1
8%
Outras Origens
0
Não há votos registrados
Diversa
1
8%
 
Total de votos: 13

Mensagem
Autor
JLRC
Sênior
Sênior
Mensagens: 2513
Registrado em: Qui Dez 09, 2004 11:33 am
Localização: Almada-Portugal
Agradeceram: 1 vez

#31 Mensagem por JLRC » Seg Fev 28, 2005 10:57 am

P44 escreveu:Aliás, temo que daqui a uns 100 anos...pelo rumo que a História está a tomar...e pela filosofia Imperial de expansão americana, como dizia, daqui a uns ~100 anos estou a imaginar uma Guerra Europa-EUA.... :oops:


É uma hiótese que muitos analistas põem, inclusívé mais cedo do que o p44 aponta. Os EUA sempre tiveram um inimigo preferencial, em função do qual orientavam as suas forças armadas e a sua política. Nos anos 30 e 40 foi o Japão, nos anos da guerra fria foi a URSS. Depois da guerra fria terminar, os EUA ficaram sem o seu inimigo de estimação e isso provocou uma certa desorientação. O Sadam Hussein foi o que eles encontraram de mais parecido com o inimigo preferencial. Mas ainda se nota muita desorientação a nível estratégico por parte dos EUA. Muitos americanos influentes defendem que é da Europa que os EUA se terão de defender e não da China. O maior rival económico dos EUA é a Europa, daí as tentativas de ingerência nas políticas da UE, o desagrado perante a tentativa de indepência militar da EU face aos EUA, com a criação do exército europeu e de um centro de comando independente da OTAN e também a tentativa de fortalecimento da OTAN, como meio de controlar o aparelho militar europeu. A estória da Velha Europa, reflecte precisamente este ponto de vista americano em relação à Europa. Por isso, não será de admirar a agudização das relações entre certos países da Europa e os EUA. Pena é que a UE ainda não fale a uma voz, e haja uma clara divisão entre países pró-americanos e pró-europeus.
Por isso defendo uma cada vez maior indepência militar face aos EUA, incluindo a compra de material militar. E usando uma frase conhecida, o que é Europeu é bom!!!
A ver vamos o que o futuro nos trará.
Cumpts




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 56020
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2982 vezes
Agradeceram: 2673 vezes

#32 Mensagem por P44 » Seg Fev 28, 2005 11:37 am

Pois...tenho andado a matutar acerca disto...e até vem em linha de conta com um artigo publicado no "Publico" o ano passado, acerca do "cerco" dos EUA á Europa , onde a própria ocupação do Iraque desempenhava um papel preponderante no estrangulamento da Europa em matéria de recursos naturais, o petroleo nomeadamente...

....

É claro que os Bushecos da ordem vão dizer que andamos a delirar(bom para eles até seria bom a Europa ser ocupada pelos EUA, dado terem tão boa impressão da PAX AMERICANA)
....

Portanto penso que devemos fazer todos os esforços para desenvolver as Indústrias em toda a Europa, não só para combater a avalanche de desemprego como referiu o Raul, mas também para não estarmos dependentes dos EUA...e nisso admiro bastante a França que sempre se soube desenvolver autonomamente, nomeadamente em matéria militar, ao contrário dos ingleses, verdadeiros capaxos dos EUA, e que sem eles só devem conseguir disparar uma fisga!!!

JLRC escreveu:
P44 escreveu:

Aliás, temo que daqui a uns 100 anos...pelo rumo que a História está a tomar...e pela filosofia Imperial de expansão americana, como dizia, daqui a uns ~100 anos estou a imaginar uma Guerra Europa-EUA....


É uma hiótese que muitos analistas põem, inclusívé mais cedo do que o p44 aponta


Realmente quando escrevi, pensei colocar um prazo de 50 a 100 anos...espero não vir a ter razão :? :(




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#33 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Fev 28, 2005 12:19 pm

50 ou mesmo 100 anos nos tempos que correm são um futuro mais ou menos distante.

Julgo que a "Europa" só fará sombra aos EUA qunado e se se atingir uma efectiva e sólida política externa e de defesa comum, e se esta estratégia política europeia se chocar com a dos EUA.

De resto acho que por motivos geo-estratégicos poderá estar mais próximo um choque entre os EUA e a China, na orla do Pacífico, e não me admiraria que para contrabalançar o crescente poderio e presença americana na Ásia Central (de que a presença no Afeganistão e no Iraque, e a golpada na Geórgia foram apenas mais um passo nessa estratégia da Casa Branca), essa presença acabasse por precipitar uma conjugação de interesses entre a Rússia renascida das cinzas e a China.

Hoje os dois países estão muito mais próximos do que no tempo da guerra fria.

Para daqui a 25 anos, não ficaria chocado com um potencial conflito entre os EUA e a Rússia a China por causa de choques de interesse no sudeste asiático e orla ocidental do Pacífico.




Imagem
Raul Neto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1096
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 4:33 pm

#34 Mensagem por Raul Neto » Seg Fev 28, 2005 3:52 pm

    Estimados Colegas,

    Não me levem a mal voltar a perguntar, mas fiquei sem saber se existe a nível Europeu algum sistema integrado de armamento semelhante em termos de desempenho ao Aegis :?:




Avatar do usuário
Spectral
Sênior
Sênior
Mensagens: 740
Registrado em: Qui Fev 03, 2005 8:47 pm
Localização: UK // Portugal

#35 Mensagem por Spectral » Seg Fev 28, 2005 4:05 pm

É uma hiótese que muitos analistas põem, inclusívé mais cedo do que o p44 aponta....
[snip]



Não acredito muito.
Muito mais certo parece-me ser o conflito EUA-China, e talvez não seja preciso esperar muito :roll: ...

Não me levem a mal voltar a perguntar, mas fiquei sem saber se existe a nível Europeu algum sistema integrado de armamento semelhante em termos de desempenho ao Aegis


Sim existem, as fragatas anti-aéreas mais recentes como as LCF holandesas ou as F-124 têm sistemas muito semelhantes, tal como no futuro as Horizon francesas e as Daring inglesas ( cujo sistema PAAMS tem sido muito elogiado).

Não há é muitos detalhes... talvez no http://www.naval-technology.com/




JLRC
Sênior
Sênior
Mensagens: 2513
Registrado em: Qui Dez 09, 2004 11:33 am
Localização: Almada-Portugal
Agradeceram: 1 vez

#36 Mensagem por JLRC » Seg Fev 28, 2005 4:39 pm

Raul Neto escreveu:
    Estimados Colegas,

    Não me levem a mal voltar a perguntar, mas fiquei sem saber se existe a nível Europeu algum sistema integrado de armamento semelhante em termos de desempenho ao Aegis :?:


Raul

Não há muita informação sobre os sistemas europeus. Sobre o PAAMS pode consultar:

http://www.mbda.net/site/FO/scripts/sit ... noeu_id=89

http://www.mbda.net/epaams.html

http://www.ixarm.com/Presentation,11340

http://www.naval-technology.com/project ... zon24.html

Cumpts




Raul Neto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1096
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 4:33 pm

#37 Mensagem por Raul Neto » Seg Fev 28, 2005 5:21 pm

    Aos Colegas JLRC e Spectral,

    O meu obrigado pelos links, valeu [009]




JLRC
Sênior
Sênior
Mensagens: 2513
Registrado em: Qui Dez 09, 2004 11:33 am
Localização: Almada-Portugal
Agradeceram: 1 vez

#38 Mensagem por JLRC » Seg Fev 28, 2005 8:30 pm

Raul

Sobre o sistema APAR das LCF e Tipo 124 alemão :

For sensors the design features the APAR system, which has been build and designed by the Netherlands, Germany, and Canada. This is a high powered Active Phased Array Radar, which is smaller, yet considerably more powerful, than the American SPY-1 phased array radar. It can track up to 250 targets at one time, and at the same time can function as a illumination radar for up to 16 targets (with 32 missiles in the air), removing the need for seperate illumination radars. Because of its relatively small design it was possible to locate the four APAR panels in a single structure high above sea level. In a move which cause some last-minute delays the Dutch decided to have the APAR mount redesigned, so that in the future the guidance equipment for Standard TBMD missiles can be fitted. The long range search radar is the SMART-L phased array 3D radar. This radar is not stabilized, but the emission-angle of the radar is adapted to the curent sea state and angle. It has a range of up to 400 km, and can track up to 1000 targets. Mounted above the APAR, at the very top of the ship is a Sirius long range dual band infra red seeker, with a maximum range of roughly 30 km. Mounted on the hull is a Atlas Electronik active sonar.


O link é :

http://www.kitsune.addr.com/LCF/information.htm

Veja também :

http://www.naval-technology.com/contrac ... ress6.html

http://www.analisidifesa.it/articolo.sh ... 651/ver/EN

http://www.thales-systems.ca/projects/apar/apar.htm

http://www.amiinter.com/samples/netherlands/NL1301.html

Cumpts




Responder