Marino escreveu:Na primeira guerra a poderosissima esquadra brasileira quase foi dizimada na costa da África por problemas médicos. Seu batismo de fogo foi contra uma divisão de baleias as quais nossos marinheiros confundiram com uma matilha de seawolfs alemães.
Luiz Bastos
Você pode ser contra o uso de força militar. Creio que qualquer ser humano é, estando em perfeita razão. Você escreveu um monte de baboseiras, mas esta que destaquei acima ultrapassa a falta de conhecimento.
A Esquadra brasileira da 1ª GM não era poderosíssima, constando de 2 cruzadores e alguns contratorpedeiros, além do rebocador Laurindo Pitta.
Foi atingida pela gripe espanhola, assim como milhões de seres humanos dizimados por esta peste, que ameaça retornar.
Sobre as baleias, você devia consultar os arquivos alemães, liberados já a algum tempo, que confirmam o afundamento de submarino inimigo pelo CT Rio Grande do Norte.
Querido amigo Marino. Permita-me chamá-lo assim, pois tenho muita admiração pelos seus posts. Não foi minha intenção desmerecer a MB, instituição a qual você defende com bravura e abnegação a qual eu vejo poucos defenderem aqui.
É realmente um prazer poder trocar idéias com você, e nunca agressões como ocorre algumas vezes neste fórum, o qual a meu ver é um dos melhores que já li.
Tenha certeza que tenho aprendido muito com você e com os vários colegas que tem idéias e pontos de vista a expor, sempre com alto nível cultural e de educação.
Gostaria de informar ao amigo que nada do que coloquei aqui foi inventado, embora tenha feito meu post de memória. Os fatos relatados realmente foram lidos por mim em livros como o do saudoso almirante Jaceguai "Reminiscências da Guerra do Paraguai", o qual você como bom marujo deve conhecer muito bem.
Li também o livro "Guerra anti-submrina no atlântico sul" de cujo autor não me recordo agora, mas não me lembro de nenhuma alusão ao caso do submarino alemão citado por você. Talvez esta informação seja Top secret e não foi divulgada para os entusiastas e amantes de historia, que é o meu caso.
Com relação ao bombardeio de baleias o caso ficou conhecido na mídia como "A Batalha das Toninhas" episodio do qual o amigo deve ter algum conhecimento. Informo que estas informações citadas por mim foram lidas no livro "Historia do Brasil"de Eduardo Bueno, paginas 193.
Se o amigo duvidar de minha palavra, posso escanear a pagina em questão e envia-la posteriormente, o que demonstra não ser tanta baboseira assim.
Com relação à Esquadra eu chamei-a de poderosíssima porque era realimente uma das melhores da época, segundo o mesmo livro, pois no episodio da Revolta da Chibata, o qual
amigo deve conhecer bem, colocou o Governo Hermes da Fonseca de joelhos em função dos bombardeios realizados pelo Almirante negro nos jardins do Palácio do Catete, sede do governo à época. (Também li este livro ë fiquei pasmo com a covardia contra João Candido).
Com relação a canudos existem dois volumes de os Sertões de Euclides da Cunha contando a barbárie das forcas regulares do exercito contra alguns jagunços e retirantes da seca nordestina que tudo o que queriam era viver em paz. Posso citar também Virgulino (lampião) que foi promovido a capitão por interesses escusos do coronelismo nordestino.
Querido amigo. O que quero dizer é que houveram excessos e a historia brasileira esta permeada de fatos no mínimo suspeitos. Recentemente li o livro de memórias de Taunay e nele o autor relata cenas de bravura extrema da coluna que foi a Laguna, mas também cenas de covardia deplorável de militares que ao menor sinal dos paraguaios, fugiram como coelhos assustados, deixando as populações civis entregues à própria sorte bem como entregaram as cidades com os paióis abarrotados de pólvora e armas. Isto para mim é vergonhoso. Se tiveram razão ou não para isso, não posso argumentar porque não vivi a situação e apenas li e o amigo sabe do ditado que "quem escreve um conto aumenta um ponto".
Gostaria que o amigo se sentisse a vontade para me contar a sua verdade sobre o caso das toninhas e sobre qualquer outro que tiver interesse. Saiba que um dos meus poucos prazeres nesta vida ainda é poder ler e especialmente seus posts que são impecáveis, mesmo quando a razão esta contra você.
Suas defesas são brilhantes como nos casos das escadas de alumínio, lambris e mísseis desatualizados que não acertam o alvo, tão bem debatidas pelo PP.
Um forte abraço em você e não me queira mal por eu ser uma pessoa brincalhona e gostar de fazer graça nos meus posts. As pessoas que me conhecem do fórum sabem que não perco tempo discutindo sexo de anjo tipo “O SU-30 é melhor porque é oras!”. As coisas que coloco são fatos que li em algum lugar e também ouvi de alguém, como no caso do submarino baiano que bateu no fundo em virtude de um torpedo lançado por ele mesmo, mas que não gostou da água fria e voltou para o submarino.
Luiz, QUE ARMADA BOLIVIANA a MB não consegue bloquear?
Pode listar seus meios??? Seria instrutivo.
Agradeço antecipadamente.
Lhe respondo com outra pergunta.
Com quais meios e homens a MB, especificamente da base de Ladario, espera barrar as lanchas bolivianas de alta velocidade?
E como não poderia deixar de ser........ Fui