F-22 tradução

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Roberto
Júnior
Júnior

F-22 tradução

#1 Mensagem por Roberto » Dom Fev 11, 2007 12:29 am

Amigos do fórum,

Estava navegando no site do F-22 Raptor (http://www.f22-raptor.com) e deparei-me com um link para um artigo da "aviation week" com informações sobre as performances do F-22 no último exercício que ocorreu no Alasca o link é esse aqui: http://www.f22-raptor.com/media/documen ... 010807.pdf se não fosse pedir demais gostaria que algum membro do DB que fosse íntimo da lingua de Shakespeare pudesse traduzí-lo, pelos menos nos pontos mais importantes.

Agradeceria muito.

[]´s Roberto.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#2 Mensagem por Carlos Lima » Dom Fev 11, 2007 8:17 am

Acho que posso ajudar... :D

Vou tentar ajudar traduzindo os pontos mais importantes:

Isso 'e uma traducao livre e nao ao pe da letra... :) (por favor me corrijam caso achem inconsistencias na minha traducao)

Titulo: F-22 Invisivel e mortal...

Introducao:
Ao iniciar a sua vida operacional, o F-22 vem atraindo interesse para que seja avaliado o quanto o "invisivel" Raptor 'e adequado para a tarefa de principal aeronave de caca (americana).

Como parte de uma serie de artigos sobre o F-22, Michael Fabey voou na cabine traseira de um F-15D enquanto pilotos de F-15 (Eagle) e Raptors mostraram as suas capacidades ar-ar sobre os ceus da base aerea de Tyndall Florida.

Inicio da Materia:
O F-22 esta provando que 'e uma aeronave de caca (dog-fighter) afinal.

O artigo comeca elogiando a participacao do F-22 nos exercicios realizados no Alaska e cita um combate aonde o F-22 utilizou os seus canhoes para atacar um F-16 sem ser detectado.

Essa e outras revelacoes sao importantes no periodo aonde o 27 Esquadrao de ca'ca (equipado com o F-22)incia o seu primeiro ano como "Forca expedicionaria" em um lugar ainda desconhecido (se eu nao me engano 'e em Kadena no Japao).

Al'em disso a primeira unidade equipada com o F-22 (o 94 esquadrao de caca) ira participar da manobra Red Flag em Fevereiro (esta acontecendo no momento).

O uso do canhao 'e uma capacidade do F-22 que os planejadores nao esperam utilizar j'a que ele foi projetado para operar alem do alcance visual. No exercicio "Aguia do Norte" (Northen Eagle) realizado no verao passado das 144 vitorias alcancadas pelo F-22, somente 3 foram no "alcance visua" - 2 com o sidewinder e 1 com o canhao.

Nesse exercicio o F-22 nao teve a oportunidade de mostrar as suas manobras "cobra", manobras com alto "angulo de ataque" e fora do angulo de visada assim como as suas capacidades unicas de "apontar o nariz" simplesmente porque os adversarios nao sabiam que o F-22 estava l'a at'e serem "mortos".

Os pilotos de Raptor concordam que sua posicao preferencial 'e a alta altitude bem acima dos outros cacas adotando um perfil de voo que economiza combustivel enquanto vasculham o ceu e a terra em busca de alvos.

A partir de altitudes bem altas o F-22 utiliza surprecruise por grandes periodos de tempo com o objetivo de percorrer centenas de milhas de espaco aereo antes de um caca inimigo conseguir por em risco aeronaves amigas ou de alto valor (AEW ou Tanque por exemplo).

Uma das mais importantes revelacoes sobre o F-22 foi a demonstracao de suas capacidades de coordenar o espaco aereo identificando e apontando outras aeronaves para os seus alvos bem antes que os sensores dessas proprias aeronaves pudessem detectar os seus alvos.

O F-22 possui em alguns cenarios possui vantagens sobre o AWACS pois esta mais perto da frente de batalha do que essas aeronaves.

O radar atual do F-22 'e dito como tendo mais do que 100 milhas de alcance (na verdade algo perto de 125 - 150 milhas - o do F-15 possui 65milhas de alcance). E 'e dito que a proxima geracao de radares possuira o alcance de 250 ou mais milhas.

A abilidade que o Raptor possui de se aproximar do inimigo sem ser detectado (stealth), permite o Raptor operar em aeras aonde aeronaves convencionais nao poderiam operar normalmente.

Os pilotos de Raptor disfrutam das mais diversas informacoes sobre o campo de batalha de maneira facil de ser lida e assimilada.

"Quando um piloto de Raptor coloca o seu cursor (no radar) sobre uma aeronave amiga, imediatamente 'e informado quem aquela aeronave est'a a ponto de enganjar e com isso caso 2 aeronaves amigas estejam a ponto de enganjar a mesma aeronave "inimiga" o Raptor 'e capaz de informar facilmente os pilotos amigos desse erro para que a distribuicao de alvos seja otimizada"

Da maneira que a aeronave foi projetada 'e capaz do Raptor operar com (por exemplo) 3 outras aeronaves "sem-piloto" e quando uma delas por exemplo 'e iluminada por um sistema de defesa aerea inimiga, o piloto de Raptor pode simplesmente clicar no "icone" de uma dessas aeronaves sem piloto e coordena-las para atacar/interferir, etc no sistema de defesa que esta ameacando a aeronave sem-piloto em questao.

'E assustador presenciar os videos de combate do Raptor na medida em que eles sao feitos em praticamente 100% silencio de radio (em comparacao a outras aeronaves).

Como o Raptor pode operar bem mais proximo do campo de batalha, em varios cenarios ele foi capaz de "localizar" alvos que aeronaves AWACS nao conseguiram - por exemplo helicopteros voando baixo em um vale.

E facil para o Raptor no momento recolher informacao, mas 'e mais dificil para ele distribui-la sem ser detectado ao faze-lo. Os datalinks ja foram comprados mas ainda nao estao operacionais.

Ele opera altitudes bem elevadas pois isso traz vantagens com relacao a velocidade, tiro e consumo de combustivel. 65000 pes 'e a altitude oficial informada pelo pentagono (algo em torno de 20/22000 mil metros).

Nao muitos "dog-fights" ocorreram pois o Raptor tem o objetivo de detectar e atacar os seus alvos com o minimo de exposicao possivel.

... o artigo continua (outra parte) mas infelizmente nao tenho mais como continuar traduzindo no momento.

Caso alguem nao continue eu coloco o resto assim que tiver um tempo. (estou para comecar a pagina 4 de 8 do artigo).

[]s

CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Roberto
Júnior
Júnior

#3 Mensagem por Roberto » Seg Fev 12, 2007 2:13 am

Obrigado cb_lima, valeu mesmo, é sempre bom contar com a camaradagem dos integrantes aqui do forum.

Aos poucos ficamos sabendo das capacidades únicas desse caça, e não é pra menos, pois o custo do desenvolvimento foi muito alto.

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#4 Mensagem por Wolfgang » Seg Fev 12, 2007 8:50 pm

Bom, no texto, um piloto americano de F-15 diz que o seu avião "apostou corrida" com o F-22 e que com a pós-combustão no máximo, após 20 segundos, alcançou 450 kts e o F-22, disparou na frente, atingindo 500 kts. O uqnto isso significa em km/h?
Ademais, uma coisa me chamou a atenção na página 5, 4º §. Diz que o F-15 pesa 42,160 lb e tem uma razão thrust-to-weight de 1.2 (vazio) e o F-22 tem a razão perto de 1. Voltamos ao debate de um tópico já feito aqui. Vale mais a razão perto de 1 ou mais longe que 1? Acho difícil que o F-22 tenha menos potência que o F-15. Evidencia-se pela potência das turbinas, que combinadas geram 35,000 lb de empuxo.

rodman
Sênior
Sênior
Agradeceram: 24 vezes
Contato:

#5 Mensagem por rodman » Seg Fev 12, 2007 8:59 pm

Wolfgang escreveu:Bom, no texto, um piloto americano de F-15 diz que o seu avião "apostou corrida" com o F-22 e que com a pós-combustão no máximo, após 20 segundos, alcançou 450 kts e o F-22, disparou na frente, atingindo 500 kts. O uqnto isso significa em km/h?
Ademais, uma coisa me chamou a atenção na página 5, 4º §. Diz que o F-15 pesa 42,160 lb e tem uma razão thrust-to-weight de 1.2 (vazio) e o F-22 tem a razão perto de 1. Voltamos ao debate de um tópico já feito aqui. Vale mais a razão perto de 1 ou mais longe que 1? Acho difícil que o F-22 tenha menos potência que o F-15. Evidencia-se pela potência das turbinas, que combinadas geram 35,000 lb de empuxo.

450 Kts = 835,2 Km/h
500 Kts = 926,5 Km/h

Wolfgang
Sênior
Sênior

#6 Mensagem por Wolfgang » Seg Fev 12, 2007 9:02 pm

rodman escreveu:
Wolfgang escreveu:Bom, no texto, um piloto americano de F-15 diz que o seu avião "apostou corrida" com o F-22 e que com a pós-combustão no máximo, após 20 segundos, alcançou 450 kts e o F-22, disparou na frente, atingindo 500 kts. O uqnto isso significa em km/h?

450 Kts = 835,2 Km/h
500 Kts = 926,5 Km/h

Então tem algo errado. Até o AMX é mais rápido. :twisted:

Wolfgang
Sênior
Sênior

#7 Mensagem por Wolfgang » Seg Fev 12, 2007 9:05 pm

Talvez diga respeito apenas à aceleração, de 0 a 20 segundos, o que não ficou muito claro para mim no texto.

rodman
Sênior
Sênior
Agradeceram: 24 vezes
Contato:

#8 Mensagem por rodman » Seg Fev 12, 2007 9:09 pm

Wolfgang escreveu:
rodman escreveu:

450 Kts = 835,2 Km/h
500 Kts = 926,5 Km/h

Então tem algo errado. Até o AMX é mais rápido. :twisted:

Talvez diga respeito apenas à aceleração, de 0 a 20 segundos, o que não ficou muito claro para mim no texto.

Dependendo da altitude, estas velocidades já estariam acima de Mach 1.

O A-1 atinge estas velocidade um pouco acima do nível do mar, onde Mach 1 estaria em torno de 1240 Km/h, ou cerca de 670 Kts.

Editado pela última vez por rodman em Ter Fev 13, 2007 12:49 am, em um total de 1 vez.
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#9 Mensagem por Sintra » Seg Fev 12, 2007 9:34 pm

Trusth weight ratio com os aviões vazios...

Directamente da página da USAF:
F22
Peso - "Classe das 18 ton"
Empuxo - 31,81 ton
T/W= 1,77

http://www.af.mil/factsheets/factsheet.asp?id=199

F15E Eagle
Peso - 14,515 ton
Empuxo - 26,45 ton
T/W= 1,82

http://www.flug-revue.rotor.com/Frtypen/FRF-15E.htm

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 374 vezes

#10 Mensagem por Penguin » Ter Fev 13, 2007 8:46 pm

Sintra escreveu:Trusth weight ratio com os aviões vazios...

Directamente da página da USAF:
F22
Peso - "Classe das 18 ton"
Empuxo - 31,81 ton
T/W= 1,77

http://www.af.mil/factsheets/factsheet.asp?id=199

F15E Eagle
Peso - 14,515 ton
Empuxo - 26,45 ton
T/W= 1,82

http://www.flug-revue.rotor.com/Frtypen/FRF-15E.htm

Em algumas fontes na internet é citado para o F-22 os seguintes pesos:

Empty Weight 31,670 lb (14,365 kg)
Maximum Takeoff Weight 60,000 lb (27,000 kg)

http://www.globalsecurity.org/military/ ... -specs.htm
http://www.flug-revue.rotor.com/FRTypen/FRF22.htm

Porém no site da Lockheed Martin:

Ceiling and weight: Classified

http://www.lockheedmartin.com/wms/findP ... i=0&sc=400

Qt a aceleracao:

"Accelerating through Mach in military power in the Raptor feels similar to accelerating in full afterburner in an F-15. The Raptor accelerates in full afterburner in one continuous-speed feed."

http://www.codeonemagazine.com/archives ... f22_1.html

antoninho
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

F-35 Lightning II Faces Continued Dogfights in Norway

#11 Mensagem por antoninho » Ter Fev 13, 2007 9:03 pm

F-35 Lightning II Faces Continued Dogfights in Norway

já agora que estamos numa de futuros caças....

http://www.defenseindustrydaily.com/200 ... x.php#more

Roberto
Júnior
Júnior

#12 Mensagem por Roberto » Ter Fev 13, 2007 9:34 pm

O alcance do radar do F-22 descrito como algo em torno de 100 a 150 mi não está abaixo do alcance descrito em outros lugares? Faço essa pergunta porque se a milha ali relatada for milhas náuticas temos então 100 x 1,85 o que nos daria 185 Km aproximadamente (me corrijam se estiver errado) achei o alcance do radar do F-15 muito baixo também, 65 mi.

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#13 Mensagem por Carlos Lima » Ter Fev 13, 2007 9:40 pm

Roberto escreveu:O alcance do radar do F-22 descrito como algo em torno de 100 a 150 mi não está abaixo do alcance descrito em outros lugares? Faço essa pergunta porque se a milha ali relatada for milhas náuticas temos então 100 x 1,85 o que nos daria 185 Km aproximadamente (me corrijam se estiver errado) achei o alcance do radar do F-15 muito baixo também, 65 mi.

Pois é... acho que no fim das contas, eles nunca colocarão o valor verdadeiro e acho que a mensagem é que pelo menos à 150milhas você está sendo "visto".

Sei lá... foi assim que entendi :)

[]s
CB_Lima

Roberto
Júnior
Júnior

#14 Mensagem por Roberto » Ter Fev 13, 2007 9:41 pm

Ah! antes que eu me esqueça.

cb_lima estou esperando a segunda parte da tradução, não se esqueça de mim :lol: :lol: :lol:

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#15 Mensagem por Carlos Lima » Ter Fev 13, 2007 9:44 pm

Roberto escreveu:Ah! antes que eu me esqueça.

cb_lima estou esperando a segunda parte da tradução, não se esqueça de mim :lol: :lol: :lol:

Não esqueço não... [009]!

Tava trabalhando nela, mas tive que dar uma pausa... acho que até o fim da semana eu coloco outra parte :)

[]s
CB_Lima

Responder