São lentos, silenciosos e têm um aspecto abrutalhado. Mas, quando disparam o famoso canhão AVENGER, soltam um inconfundível rugido de fera pré-histórica, e materializam a palavra “ARRASADOR”!

A Base Aérea nº 5, em Monte Real, recebeu durante o mês de Janeiro de 2007, um destacamento da 81ª Esquadra da Força Aérea Americana, com 210 militares e 12 aeronaves.

A 81ª Esquadra, com o indicativo táctico de “Panteras Negras”, está sedeada em Spangdhalem, Alemanha, sendo uma unidade especializada em Apoio Aéreo Próximo, operando aviões A-10 Thunderbolt II.
Segundo o Tenente-coronel Keith McBride, comandante do destacamento americano, esta vinda a Portugal superou as expectativas da Esquadra:
“- Em 15 dias de Portugal fizemos mais do que em três meses de Inverno na Alemanha onde, normalmente, temos de cancelar cerca de 30% das missões devido ao mau tempo”.

O Tenente-coronel McBride elogiou ainda a qualidade das condições de operação em Monte Real, assim como a oportunidade única de poderem treinar com pilotos de combate portugueses. Este intercâmbio foi particularmente interessante no capítulo do planeamento de missões combinadas. Referiu ainda que há mais de quatro anos que não havia um destacamento da USAF em Portugal.

O Capitão David Marshall, piloto de A-10 elogiou as instalações da Força Aérea Portuguesa, no tocante ao Campo de Tiro de Alcochete, as quais, segundo o mesmo, são de qualidade francamente superior àquelas que a Esquadra normalmente usa na Europa Central.

Com a capacidade de disparar 65 projécteis de 30 milímetros por segundo, o canhão rotativo de sete canos, “GAU 8 Avenger”, é conhecido como sendo o maior canhão do mundo, instalado numa aeronave. Estudos apontam que 80% das 1.100 munições a bordo de um A-10 atingem o alvo. Entre bombas, munições e mísseis, o Thunderbolt II descola com mais de sete toneladas de armamento.
http://www.emfa.pt/www/noticias/