[img]http://www.ara.mil.ar/La_Armada/MediosyCapacidades/Aviación_Naval/imagenes/superetendard1.jpg[/img]
Na manhã de 4 de maio de 1982, após serem comunicados pela inteligência naval que foram plotados por um NEPTUNE, alvos de grande envergadura leste das ilhas Malvinas, foram designados dois aviões SUPER ETENDARD da Marinha Argentina para efetuar um ataque ao então Porta aviões inglês HMS HERMES. A missão consistia em duas aeronaves armadas de mísseis EXOCET, que, apoiadas por um avião KC-130 da FAA, seriam abastecidos no caminho do alvo. Participaram da operação um LEAR JET 35, com missão de confundir os radares inimigos, dois IAI DAGGER, como escolta do KC-130, e mais dois DAGGER como escolta do NEPTUNE de reconhecimento marítimo.
Decolando da Base de Rio Grande, os ETENDARD receberam a confirmação de uma concentração de barcos de tamanho médio e grande, e, após o reabastecimento, baixaram para vôo rasante. Aproveitando-se da zona cega do radar, os ETENDARD faziam buscas constantes, subindo, ligando o radar de busca, e baixando novamente.
Após a confirmação e o travamento do alvo, os dois EXOCET foram lançados.
Nesse mesmo momento, os navios de escolta ingleses já haviam recebido o alerta no RWR, de que os ETENDARD realizavam uma busca de alvo, e começavam a fazer manobras evasivas, acompanhadas do lançamento de CHAFF, visando confundir os EXOCET.
Após o lançamento, os aviões argentinos rumaram de volta ao continente, sem buscar confirmação de impacto, pois a zona era de alto risco, patrulhada pelas PAC de HARRIER.
[img]http://www.royal-navy.mod.uk/data/[(1133)-12-06-2002]HMS%20Invincible.jpg[/img]
O radar dos dois EXOCET receberam então dezenas de alvos, alguns reais: os navios, e as dezenas de contramedidas lançadas no ar. Um dos mísseis foi confundido de tal forma que não travou em um alvo real e caiu no mar. Já o 2º conseguiu um LOCK no HMS SHEFFIELD e impactou na lateral do navio.
A ogiva não detonou, talvez pela confusão criada pelas contramedidas. Mas o incêndio começado pelo combustível restante do EXOCET consumiu todo o navio, causando 20 mortos e 24 feridos, além da perda total do navio, que afundou dias depois.
A missão pode ser considerada um sucesso: afundou um navio importante da TASK FORCE britânica. Mas falhou em seu objetivo primário: tirar de ação um dos porta aviões ingleses.
Semanas depois foi tentado outro ataque aos porta aviões ingleses, e os argentinos reportam que conseguiram acertar um EXOCET, fato negado pelos ingleses, Verdade ou não, o SUPER ETENDARD leva duas marcas de navios ingleses pintado em sua lateral.
Depois do ataque ao HMS SHEFFIELD, a rotina inglesa nunca mais foi calma, pois os argentinos demonstraram ser capazes de realizar ataques de alta precisão.
Malvinas - ataque ao HMS Sheffield
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- rodrigo
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"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
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