Submarino canadense à deriva
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- Allysson Vieira
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Submarino canadense à deriva
Submarino canadense à deriva; tripulante em estado crítico
Londres - Um submarino da Marinha canadense, comprado de segunda mão dos britânico há quatro dias, encontra-se à deriva no Atlântico. Navios do Reino Unido tentam enfrentar o mau tempo para alcançá-lo e rebocá-lo até a costa. Três tripulantes foram transportados de helicóptero para a Irlanda, a fim de receber tratamento médico para os ferimentos sofridos no incêndio que danificou a embarcação. Um deles está em condição crítica, segundo o Ministério da Defesa britânico.
O HMCS Chicoutimi, em sua viagem inaugural como membro da marinha canadense, enviou um pedido de socorro na terça-feira, depois que um incêndio de origem elétrica teve início a bordo. A Força Aérea Real britânica enviou um helicóptero de resgate à embarcação, que se encontrava a 185 km da costa da Irlanda. Três navios britânicos e dois rebocadores se dirigiram ao local, mas um oficial da Marinha canadense disse que o reboque talvez só ocorra na sexta-feira, por conta do mau tempo.
A fragata HMS Montrose chegou até o Chicoutimi nesta quarta-feira e transferiu suprimentos para o submarino.
Agência Estado
Londres - Um submarino da Marinha canadense, comprado de segunda mão dos britânico há quatro dias, encontra-se à deriva no Atlântico. Navios do Reino Unido tentam enfrentar o mau tempo para alcançá-lo e rebocá-lo até a costa. Três tripulantes foram transportados de helicóptero para a Irlanda, a fim de receber tratamento médico para os ferimentos sofridos no incêndio que danificou a embarcação. Um deles está em condição crítica, segundo o Ministério da Defesa britânico.
O HMCS Chicoutimi, em sua viagem inaugural como membro da marinha canadense, enviou um pedido de socorro na terça-feira, depois que um incêndio de origem elétrica teve início a bordo. A Força Aérea Real britânica enviou um helicóptero de resgate à embarcação, que se encontrava a 185 km da costa da Irlanda. Três navios britânicos e dois rebocadores se dirigiram ao local, mas um oficial da Marinha canadense disse que o reboque talvez só ocorra na sexta-feira, por conta do mau tempo.
A fragata HMS Montrose chegou até o Chicoutimi nesta quarta-feira e transferiu suprimentos para o submarino.
Agência Estado
- rodrigo
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comprado de segunda mão dos britânico há quatro dias
Será que ainda está na garantia?
Deviam chamar os russos pro resgate, devido à experiência.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
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- Paisano
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Britânicos tentam resgatar 54 tripulantes de submarino canadense
da Folha Online
Oficiais da Marinha irlandesa e inglesa vão fazer um plano de resgate para o submarino canadense Chicoutimi que está à deriva no oceano Atlântico, por causa de um incêndio. Há 54 tripulantes presos na embarcação.
Apenas três homens foram retirados do submarino até agora. Um deles, o tenente Chris Saunders, 32, morreu a caminho de um hospital na Irlanda, ontem, depois de resgatado. Os outros estão em condição estável.
Ainda hoje, os oficiais vão decidir se o submarino rebocado será levado para a Escócia ou Irlanda, disse o capitão Sean O'Fatharta, das forças de defesa irlandesas.
Oficiais canadenses pediram para que o submarino seja rebocado para o porto de Faslane, perto de Glasgow, capital da Escócia, destino original da embarcação.
"Não há um pedido formal do Canadá para que o submarino seja levado até a baía irlandesa, por enquanto. Provavelmente, os oficiais que estão no submarino vão decidir o destino de acordo com as condições do tempo", afirmou o capitão.
O submarino HMCS Chicoutimi enviou um pedido de ajuda na terça-feira (5), depois que o fogo começou em um painel elétrico, provocando um incêndio na embarcação, e forçando-o a subir para a superfície. À deriva, o submarino foi arrastado por 65 km ao norte da ilha Eagle, na costa da Irlanda.
Guardas costeiros disseram que os ventos estavam muito fortes nessa área, e o mar, bem agitado.
Uma porta-voz do ministro da Defesa britânico, Geoff Hoon, disse que quatro navios da Marinha do Reino Unido estão no local, e mais dois estão a caminho. Um navio de apoio americano também se dirige para a região.
Fonte: Folha de São Paulo (07/10/2004 - 10h37)
da Folha Online
Oficiais da Marinha irlandesa e inglesa vão fazer um plano de resgate para o submarino canadense Chicoutimi que está à deriva no oceano Atlântico, por causa de um incêndio. Há 54 tripulantes presos na embarcação.
Apenas três homens foram retirados do submarino até agora. Um deles, o tenente Chris Saunders, 32, morreu a caminho de um hospital na Irlanda, ontem, depois de resgatado. Os outros estão em condição estável.
Ainda hoje, os oficiais vão decidir se o submarino rebocado será levado para a Escócia ou Irlanda, disse o capitão Sean O'Fatharta, das forças de defesa irlandesas.
Oficiais canadenses pediram para que o submarino seja rebocado para o porto de Faslane, perto de Glasgow, capital da Escócia, destino original da embarcação.
"Não há um pedido formal do Canadá para que o submarino seja levado até a baía irlandesa, por enquanto. Provavelmente, os oficiais que estão no submarino vão decidir o destino de acordo com as condições do tempo", afirmou o capitão.
O submarino HMCS Chicoutimi enviou um pedido de ajuda na terça-feira (5), depois que o fogo começou em um painel elétrico, provocando um incêndio na embarcação, e forçando-o a subir para a superfície. À deriva, o submarino foi arrastado por 65 km ao norte da ilha Eagle, na costa da Irlanda.
Guardas costeiros disseram que os ventos estavam muito fortes nessa área, e o mar, bem agitado.
Uma porta-voz do ministro da Defesa britânico, Geoff Hoon, disse que quatro navios da Marinha do Reino Unido estão no local, e mais dois estão a caminho. Um navio de apoio americano também se dirige para a região.
Fonte: Folha de São Paulo (07/10/2004 - 10h37)
- VICTOR
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SUB ARRIVES IN SCOTLAND
A Canadian submarine that was left drifting in the mid-Atlantic following a fire five days has arrived at a Scottish naval base.
The blaze on board HMCS Chicoutimi, 100 miles off the west coast of Ireland on Tuesday afternoon, claimed the life of father-of-two Lieutenant Chris Saunders, 32, and left two fellow crewmen in hospital.
The former Royal Navy sub has now arrived at HM Naval Base Clyde at Faslane, near Glasgow.
An MoD spokesman said the replacement of the salvage ship, the Anglian Price, by US support vessel Carolyn Chouest had "substantially" speeded up the operation to get the Chicoutimi and its 54 crew to shore.
The arrival time was brought forward thanks to it being towed by US support vessel Carolyn Chouest.
Sky News web site
A Canadian submarine that was left drifting in the mid-Atlantic following a fire five days has arrived at a Scottish naval base.
The blaze on board HMCS Chicoutimi, 100 miles off the west coast of Ireland on Tuesday afternoon, claimed the life of father-of-two Lieutenant Chris Saunders, 32, and left two fellow crewmen in hospital.
The former Royal Navy sub has now arrived at HM Naval Base Clyde at Faslane, near Glasgow.
An MoD spokesman said the replacement of the salvage ship, the Anglian Price, by US support vessel Carolyn Chouest had "substantially" speeded up the operation to get the Chicoutimi and its 54 crew to shore.
The arrival time was brought forward thanks to it being towed by US support vessel Carolyn Chouest.
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eh eh
Estes submarinos foram oferecidos á marinha portuguesa há uns anos atrás, (estavam quase zero-quilometro) e a marinha portuguesa recusou...
Na altura toda a gente achou que a marinha portuguesa tinha feito mau negocio em recusar barcos tão bons e tão mais modernos que os actuais Daphné...
Vá-se lá saber porquê...

Estes submarinos foram oferecidos á marinha portuguesa há uns anos atrás, (estavam quase zero-quilometro) e a marinha portuguesa recusou...

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- Brasileiro
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Trata-se da classe Hupholder.
São muito diferentes dos TUPI ou dos Scorpene.
Deslocamento máximo: 2455 Ton
Velocidade máxima: 20 nós
Tripulação: 44
São dos maiores submarinos convencionais existentes. Mas não têm sistema de propulsão independente AIP. Por isso, tem capacidade para 90 horas (menos de quatro dias) sem emergir. Os submarinos com AIP, como os futuros U209PN/U214 podem estar debaixo de água por até 15 dias. A profundidade máxima é de 200 a 250 metros, contra 400 metros nos U214.
Há males que vêm por bem
Cumprimentos
São muito diferentes dos TUPI ou dos Scorpene.
Deslocamento máximo: 2455 Ton
Velocidade máxima: 20 nós
Tripulação: 44
São dos maiores submarinos convencionais existentes. Mas não têm sistema de propulsão independente AIP. Por isso, tem capacidade para 90 horas (menos de quatro dias) sem emergir. Os submarinos com AIP, como os futuros U209PN/U214 podem estar debaixo de água por até 15 dias. A profundidade máxima é de 200 a 250 metros, contra 400 metros nos U214.
Há males que vêm por bem
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- Rui Elias Maltez
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Mas ainda assim serão melhores que os nossos Daphne, acho eu de que...
Pelo menos sairiam mais baratos, e permitiriam manter a Escola de sSubmarinistas da nossa Armada, que foi uma das razões para que se mantivesse a opção de adquirir novos sub's.
Claro que até em novos, por vezes os acidentes acontecem, e a história está cheia de exemplos.
Espero é que as Perry que nos vão oferecer também não venham com avarias e falhas
A minha contestação à compra de submarinos novos, baseou-se unicamente no elevadíssimo preço para termos apenas dois, já que para mim, dois é muito pouco.
É certo que o Ministro abriu a hipótese de se comprar um terceiro, mais tarde, mas agora com o que se passou, já não sei nada

Pelo menos sairiam mais baratos, e permitiriam manter a Escola de sSubmarinistas da nossa Armada, que foi uma das razões para que se mantivesse a opção de adquirir novos sub's.
Claro que até em novos, por vezes os acidentes acontecem, e a história está cheia de exemplos.
Espero é que as Perry que nos vão oferecer também não venham com avarias e falhas

A minha contestação à compra de submarinos novos, baseou-se unicamente no elevadíssimo preço para termos apenas dois, já que para mim, dois é muito pouco.
É certo que o Ministro abriu a hipótese de se comprar um terceiro, mais tarde, mas agora com o que se passou, já não sei nada


- P44
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- Rui Elias Maltez
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Julgo quee essa hipótese foi colocada de lado já há uns meses porque requeria a formação da tripulação para o operar, e seria uma solução provisória até 2009, já que depois se teria que proceder à reciclagem das tripulações, e restante logística de manutenção.
No entanto creio ser um erro perigoso manter o Barracuda a funcionar até esse ano.
Mais valia que a empresa que se propôs emprestar esse sub até que os novos viessem, se "esquecesse" dele por cá, e assim ficarámos com 3
No entanto creio ser um erro perigoso manter o Barracuda a funcionar até esse ano.
Mais valia que a empresa que se propôs emprestar esse sub até que os novos viessem, se "esquecesse" dele por cá, e assim ficarámos com 3


- P44
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Podiamos tentar um leasing de longa duração...
Sabe Rui, em 1989 eu visitei o Delfim (já lá vão uns anos valentes) e já na altura o pessoal embarcado revelava algum "temor" qto á operacionalidade dos nossos subs...agora com mais estes anos todos em cima...esperemos que nada de mal aconteça ao Barracuda a´te 2009...

Sabe Rui, em 1989 eu visitei o Delfim (já lá vão uns anos valentes) e já na altura o pessoal embarcado revelava algum "temor" qto á operacionalidade dos nossos subs...agora com mais estes anos todos em cima...esperemos que nada de mal aconteça ao Barracuda a´te 2009...
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- Rui Elias Maltez
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P-44:
Tanto quanto sei os Sub's virão numa espécie de leasing.
No tempo do Guterres, quando o CDS aprovou a LPM, em troca do PS ter aberto a hipótese de resarciar os antigos combatentes, o leasing era para ser pago em mais anos, e quando o Durão chegou a PM, o Portas renegociou os prazos para que se pagasse menos em juros.
Daí que o custo final ficasse mais baixo que o que estava estipulado no tempo do Guteres e do Rui Pena (que na altura era o MDN).
Também se falou que essa redução de custos se deveu à redução de um ou dois sistemas de armas dos sub's
E creio que o NavPol também tem um esquema de pagamento semelhante, mas sobre isso já não tenho tanta certeza.
Tanto quanto sei os Sub's virão numa espécie de leasing.
No tempo do Guterres, quando o CDS aprovou a LPM, em troca do PS ter aberto a hipótese de resarciar os antigos combatentes, o leasing era para ser pago em mais anos, e quando o Durão chegou a PM, o Portas renegociou os prazos para que se pagasse menos em juros.
Daí que o custo final ficasse mais baixo que o que estava estipulado no tempo do Guteres e do Rui Pena (que na altura era o MDN).
Também se falou que essa redução de custos se deveu à redução de um ou dois sistemas de armas dos sub's

E creio que o NavPol também tem um esquema de pagamento semelhante, mas sobre isso já não tenho tanta certeza.

- P44
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- Rui Elias Maltez
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Ou então daquele USS Constelation que está parado nas fotos onde se vêem as OHP.
Não sei o estado em que o "bicho" se encontra, mas mesmo que seja só lata velha, sempre o poderiamos rebocar para cá, ficava ancorado em frente à Baia de Cascais, para que os turistas ao observá-lo de longe pensassem:
"Afinal Portugal nunca deixou de ser uma potência marítima desde os tempos do D. Manuel I"
E se perguntassem pelos aviões, respondia-se assim:
"Estão no porão, para não se estragarem com a chuva e o ar salgado"
O nome que eu sugiro é:
NRP Alm. Américo Thomaz
Não sei o estado em que o "bicho" se encontra, mas mesmo que seja só lata velha, sempre o poderiamos rebocar para cá, ficava ancorado em frente à Baia de Cascais, para que os turistas ao observá-lo de longe pensassem:
"Afinal Portugal nunca deixou de ser uma potência marítima desde os tempos do D. Manuel I"


E se perguntassem pelos aviões, respondia-se assim:
"Estão no porão, para não se estragarem com a chuva e o ar salgado"

O nome que eu sugiro é:
NRP Alm. Américo Thomaz
