Citação Marcolima
Pois é gral, e o raciocínio que eu queria desenvolver parte daí: como desenvolver uma guerra de posiçao com uma costa imensa como a nossa, pouco entrecortada?
Devem existir locais no costa brasileira onde é possível se estabelecer armadilhas plantando o sub la, pequenos morros submarinos onde se poderia esconder um sub das emissoes sonoras ds sonares inimigos e dar o bote na hora certa.
Estou postando aqui um comentário meu de setembro deste ano sob pergunta semelhante.
algumas marinhas( a MB por exemplo) praticam o chamado reabastecimento "molhado" de subs.
Essa operação consiste em "pousar" o sub em uma área de difícil detecção-sonar(estuário de rios principalmente, onde os ruídos de fundo são muito intensos, transformando o sub, principalmente um SSK em uma agulha para ser encontrada em um palheiro), a uma cota de 40-50m (profundidade ideal) e através dos tubos de torpedo proceder o reabastecimento de víveres através dos mesmos ou através do torreão na vela do sub. Uma vez finalizado este reabastecimento, passa-se a fase de re-armamento com a condução dos torpedos(aí a coisa depende do modelo de torpedo sendo empregado) pelos TLTs(tiubos de lançamento de torpedos)
A operação de resuprimento de víveres é obviamente conduzida com mergulhadores utilizando circuito fechado.
A tripulação do sub à ser reabastecido obedece a um comando previamente acordado com os mergulhadores. Dado um determinado sinal p/ mergulhadores, o TLT é despressurizado, aberto e na sequência o torpedo(ou CTSup-Container(de formato) torpédico de suprimentos) é introduzido no Tubo, a um segundo sinal-código dos mergulhadores o tubo é fechado, Pressurizado, e o Tubo aberto, sendo então seu conteúdo introduzido de fato no sub e acondicionado em seu paiol específico.
No entanto, os procedimentos de segurança adotados, não permitem que mais de um TLT seja aberto em um dado momento. No momento em que um TLT é pressurizado/despressurizado todos os outros devem estar obrigatoriamente lacrados(isto vale tb para o torreão na vela).
Pelo Torreão (pode)se proceder ao embarque desembarque de pessoal submarinista de revezamento.
Imagido que a diretoria de cartografia, ou algo parecido, tenha a topografia da plataforma continental brasileira, dados inclusive da Petrobras, e devem ser sigilosos.
Vc está absolutamente correto. esse levantament vem sendo realizado(está completo) desde o final da década de 60.
Pra mim os sub são armas perfeitas.
[]s Marco
Para metade do mundo que possui litoral tb é(...)
Cordiais saudações
Walter