Falcões e Guardiões juntos

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#16 Mensagem por Lauro Melo » Qui Set 29, 2005 1:05 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Coelgas:
O exercício tinha como objetivo, afundar o antigo Navio de Transporte de Tropas
G-22 Soares Dutra, da Classe Custódio de Mello, que recebeu baixa na Marinha do Brasil em 2001.

Há fotos do navio G22 Soareas Dutra que se afundou nesse exercício?
Poderiam colocar aqui um ou duas?
E que navio Greenlagh é o F-46 aqui colocado?

Caro Rui este era o G-16

Navio Transporte de Tropa. (NTrT) Custódio de Mello. Unidade da Classe. Navio. Lançamento. Incorporação a Marinha Brasileira. G-21 Ary Parreiras. 24/08/1956. 06/03/1957 ... num total de 04 navios, sendo que o Custódio de Mello foi convertido para Navio-Escola, sendo de novo
reconvertido ...

http://www.infomarmb.hpg.ig.com.br/custodiomello.htm

Imagem

E que navio Greenlagh é o F-46 aqui colocado?

SIM

Imagem

"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#17 Mensagem por VICTOR » Sáb Mar 04, 2006 1:17 pm

Jornal do Brasil - JB Online - Via Notimp

Colunista: GILBERTO AMARAL

União e caças

Colaboração e união fazem realmente a diferença nas Forças Armadas. Demonstrações normais dessa conduta podem ser notadas no dia-a-dia. Esta semana, por exemplo, aviadores da Marinha iniciaram treinamento no Esquadrão Pacau, da Aeronáutica, na cidade de Natal (RN), para voar as aeronaves de caça AT-26 Xavante. O procedimento é fruto de acordo entre as Forças, mantendo o aprimoramento constante e a troca saudável de informações.

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#18 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Mar 04, 2006 1:41 pm

Esquadrão Pacau treina Oficiais Aviadores da Marinha

Cinco Oficiais Aviadores da Marinha do Brasil irão participar, durante este ano, de treinamentos de readaptação e manutenção operacional em aeronaves AT-26 Xavante, no Primeiro Esquadrão do Quarto Grupo de Aviação (1º/4º GAV), Esquadrão Pacau, em Natal-RN.

Esse procedimento é resultado de um acordo feito entre os Comandos da Marinha e da Aeronáutica, para que a FAB preste o apoio necessário na manutenção do treinamento dos pilotos navais. Todos esses oficiais são pilotos de caça formados nos Estados Unidos, e com isso essa troca de experiências será proveitosa para ambas as Forças, no aprimoramento da Doutrina da Aviação de Caça.

Fotos:

Imagem

Imagem

Fonte: FAB

--------------------

Pelo que consegui identificar, conheço pelo menos 2 deles da foto. Inclusive um deles é um baita piloto. Se eu puder eu conto a história dele.

Editado pela última vez por Vinicius Pimenta em Dom Mar 05, 2006 1:48 am, em um total de 1 vez.
Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Luiz Padilha

#19 Mensagem por Luiz Padilha » Sáb Mar 04, 2006 7:25 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Esquadrão Pacau treina Oficiais Aviadores da Marinha

Cinco Oficiais Aviadores da Marinha do Brasil irão participar, durante este ano, de treinamentos de readaptação e manutenção operacional em aeronaves AT-26 Xavante, no Primeiro Esquadrão do Quarto Grupo de Aviação (1º/4º GAV), Esquadrão Pacau, em Natal-RN.

Esse procedimento é resultado de um acordo feito entre os Comandos da Marinha e da Aeronáutica, para que a FAB preste o apoio necessário na manutenção do treinamento dos pilotos navais. Todos esses oficiais são pilotos de caça formados nos Estados Unidos, e com isso essa troca de experiências será proveitosa para ambas as Forças, no aprimoramento da Doutrina da Aviação de Caça.
--------------------

Pelo que consegui identificar, conheço pelo menos 2 deles da foto. Inclusive um deles é um baita piloto. Se eu puder eu conto a história dele.

Detalhe: Todos são qualificados em pouso a bordo nos Porta Aviões Nucleares Americanos e voando o Gooshawk com Glass-cockpit, ou seja, nãotem nenhum "bobo" ali, muito pelo contrário. hehehehehe

Vamos ver se conseguimos falar daquele piloto. Estou trabalhando nas autorizações.

[]'s

Padilha

Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#20 Mensagem por Lauro Melo » Ter Nov 21, 2006 5:42 pm

Marinha e Aeronáutica realizam primeira avaliação operacional

No final de outubro, ocorreu a primeira avaliação operacional conjunta entre os Comandos da Aeronáutica e Marinha. O exercício atende ao estabelecido em diretriz da Política de Guerra Eletrônica do Ministério da Defesa, conforme Portaria Normativa nº 333, de 24 de março de 2004. “Integrar sempre que adequado, as atividades de avaliação operacional de sistemas, equipamentos e dispositivos de Guerra Eletrônica, no âmbito das Forças Armadas”.

Os meios da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil reuniram-se para realizar, no Rio de Janeiro, avaliações operacionais conjuntas de sistemas de defesa da aeronave A-1 e da Fragata Classe Niterói.

O exercício contou com a participação de representantes do COMGAR, do 1º/16º GAV, do 3º/10º GAV e do CINDACTA I pela Força Aérea e do COMEMCH (Comando-em-Chefe da Esquadra), do CASOP (Centro de Análise de Sistemas Operativos), do CASNAV (Centro de Análise de Sistemas Navais) e da Fragata Defensora da Marinha do Brasil.

Os objetivos de se avaliar o emprego de “chaff“ pela aeronave A-1 contra radares diretores de tiro e de se avaliar a modernização das fragatas classe Niterói foram plenamente alcançados, com singular aproveitamento dos meios, interação doutrinária e sinergia das equipes, desenvolvimento de táticas e procedimentos, sendo as lições aprendidas nas avaliações de extrema importância para ambas as Forças.

Fonte: CGEGAR

"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#21 Mensagem por Einsamkeit » Qua Nov 22, 2006 12:22 am

Alguem ja viu algum exercicio envolvendo o R-99B e a MB?

Seria animal ver P-3BR, R-99 A e B, AMX contra a esquadra

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Luiz Padilha

#22 Mensagem por Luiz Padilha » Qua Nov 22, 2006 8:33 am

Einsamkeit escreveu:Alguem ja viu algum exercicio envolvendo o R-99B e a MB?

Seria animal ver P-3BR, R-99 A e B, AMX contra a esquadra

Teve um em que o R-99 colocava os A4 à 6 horas dos AMX. Foi uma covardia. O R-99 hoje em dia é um componente importantissimo, que o digam os pilotos do VF-1.
Os pilotos do AMX nem viam o que os "atingia", face a precisão com que o R-99 colocava os A4 na cauda deles.
Assim eu soube.

[]'s
Padilha

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 545 vezes

#23 Mensagem por Brasileiro » Qua Nov 22, 2006 8:44 am

Teve um em que o R-99 colocava os A4 à 6 horas dos AMX. Foi uma covardia. O R-99 hoje em dia é um componente importantissimo, que o digam os pilotos do VF-1.
Os pilotos do AMX nem viam o que os "atingia", face a precisão com que o R-99 colocava os A4 na cauda deles.
Assim eu soube.

Imagine quando (se) modernizarem os AF-1, com HMD + Data-link + míssil de 5ª geração + BVR. Vai dar trabalho até para os F-5M.

abraços]

yuri
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 5 vezes

#24 Mensagem por yuri » Qua Nov 22, 2006 12:00 pm

Citação:
Assim eu soube.

Imagine quando (se) modernizarem os AF-1, com HMD + Data-link + míssil de 5ª geração + BVR. Vai dar trabalho até para os F-5M.

abraços]

Eu já imagino 12 Rafale M ..... ai o bicho ia pegar mesmo!

Abraços

Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 318 vezes
Agradeceram: 554 vezes

#25 Mensagem por Pablo Maica » Qua Nov 22, 2006 12:38 pm

E bem que a FAB podia pensar em mais uns R-99, mais uns 3 A e uns dois B, ja que essas aéronaves estão sendo muito requisitadas, seria bom mais umas unidades pra que as celulas não fiquem muito "surradas" rapido demais.

Um abraço e t+ :D

Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#26 Mensagem por Sniper » Qua Nov 22, 2006 1:22 pm

Pablo Maica escreveu:E bem que a FAB podia pensar em mais uns R-99, mais uns 3 A e uns dois B, ja que essas aéronaves estão sendo muito requisitadas, seria bom mais umas unidades pra que as celulas não fiquem muito "surradas" rapido demais.

Sem dúvida... :D

Quem sabe até criar mais um esquadrão ?! :roll:

Imagem
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#27 Mensagem por WalterGaudério » Qua Nov 22, 2006 4:51 pm

Sniper escreveu:
Pablo Maica escreveu:E bem que a FAB podia pensar em mais uns R-99, mais uns 3 A e uns dois B, ja que essas aéronaves estão sendo muito requisitadas, seria bom mais umas unidades pra que as celulas não fiquem muito "surradas" rapido demais.

Só se for de EMB-190 AEW(R-190)

Sds

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#28 Mensagem por Sniper » Qua Nov 22, 2006 5:05 pm

cicloneprojekt escreveu:
Sniper escreveu:

Só se for de EMB-190 AEW(R-190)

Sds

Walter

:twisted: :twisted: :twisted:

Melhor ainda POWS !

Mais autonômia, mais espaço :D

Mais caro... :cry:

Mas sería ago a se pensar!

Abraços!

Imagem
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 545 vezes

#29 Mensagem por Brasileiro » Qua Nov 22, 2006 5:27 pm

Eu também gostaria que comprassem mais aviões desse tipo, na minha opinião, deveriam comprar mais 1 R-99A e mais 2 R-99B. Imagino isso, pois os R-99B são muito cotados para operações do Exército e civis, sem contar o apoio na localização de alvos para os caças.
Se fossem comprar AGORA mais R-99, eu gostaria que a plataforma fosse o ERJ-145 mesmo, padronizando com os outros e além disso não justificaria montar uma segunda linha de manutenção por causa de 3 aviões que na verdade seriam complementares.
Para a Marinha, eu acho que o ideal seria a compra de 3 Vikins americanos com radares Erieye, ou mesmo helicópteros caso não hajam aviões disponíveis.

abraços]

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1158 vezes
Agradeceram: 2909 vezes

#30 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Nov 22, 2006 5:57 pm

Responder