Vcs não me levem a mal...
Mas o tempo (já) perdido, o dinheiro (já) gasto e o que ainda iriam gastar, com esse dinheiro todo a MB devia era deixar-se de projectos faraónicos e adquirir uma boa frota de SSKs
Com a vasta costa do Brasil, faz sentido é uma frota dissuadora de SSKs
Sub Nuclear para quê?
O Brasil vai atacar algum país com armas atómicas?
just my 2 cents... Wink
Caro P44,
Como alguns já disseram aqui, o programa do submarino nuclear na MB (Marinha Brasileira) gerou vários frutos em termos de programa nuclear e sistemas convencionais, vide mensagens aqui nesse fórum, particularmente do Walter "cicloneprojekt". O problema é que a MB quer o submarino nuclear e o país não ou é pelo menos indiferente. Nem utilizar o reator nuclear desenvolvido pela MB para aplicações civis, que seria uma forma de dar maior andamento ao projeto, é tocado pelo governo brasileiro.
Ah, lembrei ! Por quanto está saindo cada submarino convencional ? De 1.600-1.900 ton. submerso e em torno de US$400-600. Se o submarino nuclear brasileiro de "9.200 ton." custar 2x a 3x isso, para mim está ótimo, pois o sub nuclear tem uma versatilidade incomparável.
Isso se o Roberto Godoy estiver certo, sendo que ele erra muito, por ignorância ou intenção. Já disse que Mirage 2000BR carregava mais armas que Rafale e várias outras "pérolas".
Para vocês portugueses que dizem que é um projeto faraônico, vocês deviam ler o quanto os filhas-da-puta (digo e repito em voz alta para quem quiser) de Maluf, Jader Barbalho, ACM, etc, roubaram e/ou desviaram nas suas carreiras como políticos. São alguns bilhões de dólares !!! Isso mesmo. Fora os US$30 bi ou mais do Banestado que saíram do Brasil sem pagar os impostos devidos, sendo parte desse dinheiro de origens ilegais (corrupção, tráfico, contrabando, etc), tendo políticos a atores de TV metidos nisso. Daria para o Brasil lançar uma missão não-tripulada à Marte E completar o sub nuclear E lançar um porta-aviões convencional médio E comprar a TAP E comprar as estatais portuguesas E mais um monte de coisas.
No mais, poxa, sinto-me um idiota tendo que falar o básico, um sub nuclear não é equivalente a 1 ou 20 sub convencionais !!! São diferentes e complementares. Um submarino convencional, devido à sua baixa velocidade, tem que ter sorte de estar no lugar certo para cruzar contra navios inimigos navegando a 20 nós ou mais, e não poderá repetir o ataque, pois ficará para trás. Um sub nuclear pode perseguir uma frota inimiga a 20-30 nós por milhares de km à espera de ordens, do melhor momento de ataque, fazer vários ataques e fugas e afundar os navios aos poucos, etc.
No mais, sub nuclear para a MB quer dizer submarino com propulsão nuclear, não armas nucleares. Isso é elementar. Não precisamos cogitar inimigos com armas nucleares para justificar um submarino nuclear : o que o justifica é a imensidão do Atlântico como um todo e principalmente do Atlântico Sul.
A culpa não é da MB, é do governo e eleitorado brasileiros, que reelegem Maluf, ACM e outros corruptos com currículo provado e comprovado.
Abraços,
Roberto Colistete Jr.