BRASIL RENDE-SE À BOLIVIA

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Sargento Barnes
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 4:16 am

BRASIL RENDE-SE À BOLIVIA

#1 Mensagem por Sargento Barnes » Dom Out 29, 2006 3:32 am

Petrobras será prestadora de serviço na
área de gás na Bolívia


Por Cesar Bianconi

BRASÍLIA (Reuters) - A Petrobras e o governo da Bolívia chegaram a um acordo, neste sábado, pelo qual a estatal brasileira será uma prestadora de serviços na produção de gás naquele país, aceitando a divisão das receitas conforme o decreto de nacionalização do setor de hidrocarbonetos assinado em maio pelo presidente Evo Morales. Segundo o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, com o acordo, o governo boliviano fica com 82 por cento do faturamento e a empresa brasileira com 18 por cento. Rondeau afirmou, no entanto, que há mecanismos no contrato que podem flexibilizar esses percentuais, levando em conta itens como a produtividade.

"Ela (Petrobras) será uma prestadora de serviços. O importante é trabalhar lá em condições de rentabilidade", disse Rondeau a jornalistas, na porta do ministério, vestindo uma jaqueta da estatal.

"Chegamos a um bom acordo... isso permite os investimentos da Petrobras na Bolívia", acrescentou.

O acordo garante a continuidade da exploração de gás pela Petrobras nos dois maiores poços do produto na Bolívia: San Antonio e San Alberto, segundo Rondeau.

O prazo final para se chegar a um acordo sobre essa questão era meia-noite deste sábado, em La Paz (1h de domingo, em Brasília).

Segundo o ministro, as negociações sobre o preço do gás boliviano vendido ao Brasil prosseguem até o dia 10 de novembro.

Para Rondeau, o acordo deste sábado é importante para garantir outros dois: o do preço do gás e o que envolve as operações de refino, cujas discussões não têm um prazo delimitado.

Nesse último caso, o que está sendo negociado é o valor da indenização a ser pago pela Bolívia à Petrobras pela transferência do controle dessas operações para a estatal boliviana YPFB.


Fonte: Defesanet

O que voces acham disso? Voces, se tivessem no lugar do governo, aceitariam isso?




Responder