Clermont escreveu:Por outro lado, realmente, talvez fosse uma coisa inteligente ficar de olho em qualquer possibilidade de desenvolvimento desses sistemas AIP. Por isso, outro dia, perguntei a Fox se o Brasil não poderia tentar incorporar a tecnologia dos suecos (que andavam com problemas de falta de parcerias) nos planos de submarinos convencionais do Brasil.
Acho que você não entendeu a minha opinião!

Eu acho interessante a tecnologia do sistema AIP, agora o que eu discordei foi fazer do programa Viking o nosso SMB-10, por não preenche os requisitos do programa (entre 2.000 e 2.500 toneladas, conseqüentemente maior tamanho, autonomia, quantidade de amamento, etc) publicado na imprensa (Nomar alguma coisa).
VICTOR escreveu::!: Pra quem tem interesse em SSKs, convém ler sobre a Marinha Japonesa (ups, desculpe - Força Marítima de Auto-Defesa do Japão). É uma força de meter medo em qualquer um que se aventure por aqueles lados, composta só de subs convencionais, com direito a algumas classes interessantes, pelo tamanho (bem maior que nossos Tupis).
Tái um bom exemplo! Também gosto dos submarinos da marinha Japonesa! Vale lembrar que a formação das embarcações de superfície do Japão (entre 1.500 e 9.500 toneladas), também é muito interessante!
Japão = 20 Submarinos
Classe Oyashi (Plano para +4 ) = 6
Deslocamento: 3.600 toneladas.
Dimensões: 81.7 x 8.9 x 7.9 metros
Propulsão: Diesel-elétrico.
Armamento: Torpedos, Harpoon e minas.
Classe Harushio = 1
Deslocamento: 3.200 toneladas
Dimensões: 89,3 x 10,06 x 7,62 metros
Propulsão: Diesel-elétrico + AIP
Armamento: Torpedos, Harpoon e minas
Classe Harushio = 6
Deslocamento: 2.750 toneladas.
Dimensões: 81.7 x 8.9 x 7.9 metros
Classe Yushio = 7
Deslocamento: 2.450-2.500 toneladas.
Dimensões: 76,2 x 9,9 x 7,3 metros
Até mais...............................................................
Fox