Nae Invisível
Moderador: Conselho de Moderação
- edson_spbr
- Avançado
- Mensagens: 558
- Registrado em: Sex Dez 19, 2003 10:50 am
- Localização: São Paulo - SP
- Agradeceu: 5 vezes
- Contato:
Nae Invisível
Segue matéria.
Suécia testa navio 'mais invisível' do mundo
Chris Summers
BBC Brasil/Divulgação
Destróier DD(X), navio de última geração
A Marinha da Suécia está testando um novo navio de guerra que, acredita-se, será o mais "invisível" já construído. Desde que o primeiro radar foi inventado na Grã-Bretanha, durante a Segunda Guerra Mundial, militares vêm tentando encontrar maneiras de driblar os rastreamentos.
A Força Aérea americana inventou a primeira aeronave "invisível", o avião espião U-2, em 1954. Dez anos depois, mostrou ao mundo o Lockheed Blackbird. Ambos os aviões foram projetados de maneira a manter suas "marcas" de radar em um nível mínimo.
Agora, arquitetos navais suecos apresentam uma forma semelhante de enganar os radares. A primeira corveta Visby, criada pelo estaleiro Kockums, acaba de completar seus primeiros testes com a Marinha Real da Suécia.
Igual à Fórmula 1
O navio começará a ser usado em janeiro de 2005 e abrirá caminho para quatro outras embarcações semelhantes.
O Visby é praticamente todo feito de fibra de carbono, o mesmo material usado nos chassis de carros de Fórmula 1 e nos cascos de barcos de competição. A fibra de carbono é mais leve que o aço. Por isso, o Visby, com 600 toneladas, tem metade do peso de uma corveta tradicional.
Seu desenho angulado permite a emissão de um mínimo da chamada assinatura-radar, também conhecida como cross-section. Seu canhão de 57 milímetros também pode ser recolhido para reduzir ainda mais as marcas de radar. "O navio é capaz de reduzir sua cross-section em 99%", disse à BBC John Nilsson, um dos desenhistas responsáveis pelo projeto. "Isso não significa que ele é 99% invisível, mas sim que diminuímos o seu espectro de detecção."
Ou seja, se o Visby estiver a 100 quilômetros de uma embarcação inimiga, ele pode identificá-la em seu radar, mas não será detectado.
O navio sueco é capaz de chegar a 30 quilômetros de outro navio sem ser percebido.
Sobrevivência
Um porta-voz do Ministério da Defesa britânico, no entanto, questionou a "capacidade de sobrevivência" de navios feitos de fibra de carbono, argumentando que eles talvez não consigam lidar com as condições dos oceanos.
Nilsson afirmou que o Visby foi projetado para navegar em águas costeiras, mas seus aspectos técnicos têm sido satisfatórios até agora.
"Não é muito uma questão de material. É uma questão de tamanho", afirmou. "Qualquer navio com menos de 100 metros vai naufragar se for atingido por um míssil de superfície moderno."
O novo navio pode ser controlado por computadores sofisticados que usam o programa Windows NT, mas tanto o estaleiro Kockums quanto a Marinha sueca negam que ele possa ser sabotado pela ação de hackers.
Segundo Stephen Saunders, editor da revista especializada Jane's Fighting Ships, navios nunca serão completamente invisíveis.
"Muitos submarinos modernos são muito difíceis de serem detectados, mas sempre será complicado para uma embarcação de superfície chegar ao mesmo nível."
EUA e Grã-Bretanha
Nos Estados Unidos, designers estão desenvolvendo uma frota do chamado destróier DD(X), que deve começar a operar em 2011.
O grupo Nothrope Grumman Ship Systems está liderando um consórcio que vai receber US$ 2,8 bilhões para construir navios futuristas.
Segundo o porta-voz do grupo, Brian Cullin, o destróier vai ajudar a Marinha americana a economizar "uma fortuna", pois precisa de 200 marinheiros a menos do que os atuais navios da classe Arleigh Burke e tem um poderio de fogo mais eficaz.
"Na guerra contra o Iraque, no ano passado, a Marinha estava disparando Tomahawks de US$ 1 milhão cada", afirmou. "Projéteis para o DD(X) vão custar muito menos, além do fato de o navio ser capaz de disparar um grande volume em um espectro muito mais amplo."
A Marinha Real britânica também deve colocar em funcionamento uma nova linha de navios "invisíveis".
O HMS Daring, o primeiro dos destróieres Type 45, já está sendo fabricado em Glasgow, na Escócia, e deve ser lançado em 2007.
BBC Brasil
BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.
Suécia testa navio 'mais invisível' do mundo
Chris Summers
BBC Brasil/Divulgação
Destróier DD(X), navio de última geração
A Marinha da Suécia está testando um novo navio de guerra que, acredita-se, será o mais "invisível" já construído. Desde que o primeiro radar foi inventado na Grã-Bretanha, durante a Segunda Guerra Mundial, militares vêm tentando encontrar maneiras de driblar os rastreamentos.
A Força Aérea americana inventou a primeira aeronave "invisível", o avião espião U-2, em 1954. Dez anos depois, mostrou ao mundo o Lockheed Blackbird. Ambos os aviões foram projetados de maneira a manter suas "marcas" de radar em um nível mínimo.
Agora, arquitetos navais suecos apresentam uma forma semelhante de enganar os radares. A primeira corveta Visby, criada pelo estaleiro Kockums, acaba de completar seus primeiros testes com a Marinha Real da Suécia.
Igual à Fórmula 1
O navio começará a ser usado em janeiro de 2005 e abrirá caminho para quatro outras embarcações semelhantes.
O Visby é praticamente todo feito de fibra de carbono, o mesmo material usado nos chassis de carros de Fórmula 1 e nos cascos de barcos de competição. A fibra de carbono é mais leve que o aço. Por isso, o Visby, com 600 toneladas, tem metade do peso de uma corveta tradicional.
Seu desenho angulado permite a emissão de um mínimo da chamada assinatura-radar, também conhecida como cross-section. Seu canhão de 57 milímetros também pode ser recolhido para reduzir ainda mais as marcas de radar. "O navio é capaz de reduzir sua cross-section em 99%", disse à BBC John Nilsson, um dos desenhistas responsáveis pelo projeto. "Isso não significa que ele é 99% invisível, mas sim que diminuímos o seu espectro de detecção."
Ou seja, se o Visby estiver a 100 quilômetros de uma embarcação inimiga, ele pode identificá-la em seu radar, mas não será detectado.
O navio sueco é capaz de chegar a 30 quilômetros de outro navio sem ser percebido.
Sobrevivência
Um porta-voz do Ministério da Defesa britânico, no entanto, questionou a "capacidade de sobrevivência" de navios feitos de fibra de carbono, argumentando que eles talvez não consigam lidar com as condições dos oceanos.
Nilsson afirmou que o Visby foi projetado para navegar em águas costeiras, mas seus aspectos técnicos têm sido satisfatórios até agora.
"Não é muito uma questão de material. É uma questão de tamanho", afirmou. "Qualquer navio com menos de 100 metros vai naufragar se for atingido por um míssil de superfície moderno."
O novo navio pode ser controlado por computadores sofisticados que usam o programa Windows NT, mas tanto o estaleiro Kockums quanto a Marinha sueca negam que ele possa ser sabotado pela ação de hackers.
Segundo Stephen Saunders, editor da revista especializada Jane's Fighting Ships, navios nunca serão completamente invisíveis.
"Muitos submarinos modernos são muito difíceis de serem detectados, mas sempre será complicado para uma embarcação de superfície chegar ao mesmo nível."
EUA e Grã-Bretanha
Nos Estados Unidos, designers estão desenvolvendo uma frota do chamado destróier DD(X), que deve começar a operar em 2011.
O grupo Nothrope Grumman Ship Systems está liderando um consórcio que vai receber US$ 2,8 bilhões para construir navios futuristas.
Segundo o porta-voz do grupo, Brian Cullin, o destróier vai ajudar a Marinha americana a economizar "uma fortuna", pois precisa de 200 marinheiros a menos do que os atuais navios da classe Arleigh Burke e tem um poderio de fogo mais eficaz.
"Na guerra contra o Iraque, no ano passado, a Marinha estava disparando Tomahawks de US$ 1 milhão cada", afirmou. "Projéteis para o DD(X) vão custar muito menos, além do fato de o navio ser capaz de disparar um grande volume em um espectro muito mais amplo."
A Marinha Real britânica também deve colocar em funcionamento uma nova linha de navios "invisíveis".
O HMS Daring, o primeiro dos destróieres Type 45, já está sendo fabricado em Glasgow, na Escócia, e deve ser lançado em 2007.
BBC Brasil
BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.
- Slip Junior
- Sênior
- Mensagens: 3291
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
- Agradeceram: 1 vez
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Mensagens: 12007
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Bem bonita. Slip, acredito os termos foram usados de forma a facilitar o entendimento de pessoas mais leigas, visto que não se trata uma publicação especializada. Mas realmente não custava colocar o termo correto em pararênteses pelo menos.
Agora, fibra de carbono!? Sei não...
Agora, fibra de carbono!? Sei não...
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Slip Junior
- Sênior
- Mensagens: 3291
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
- Agradeceram: 1 vez
Vinicius Pimenta escreveu:Agora, fibra de carbono!? Sei não...
Por quê não?!
The design of the Visby has been directed to minimising the optical and infra-red signature, above water acoustic and hydroacoustic signature, underwater electrical potential and magnetic signature, pressure signature, radar cross section and actively emitted signals. A stealth corvette of the YS 2000 design has a detection range of 13km in rough seas and 22km in calm sea without jamming. In a jammed environment, the Visby would be detected at a range of 8km in rough sea and 11km in calm sea.
The hull material is a sandwich construction comprising a PVC core with a carbon fibre and vinyl laminate. The material provides high strength and rigidity, low weight, good shock resistance, low radar and magnetic signature.
Fonte: Naval Technology
Abraços
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Mensagens: 12007
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Cara, para navegar perto da costa, tudo bem. Mas fibra de carbono, tomou uns tirinhos de uma .50... Se bem que não sei como o aço se comportaria. Por isso eu digo, não sei não... Segá, meu camagada?
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Slip Junior
- Sênior
- Mensagens: 3291
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
- Agradeceram: 1 vez
Vinicius Pimenta escreveu:Cara, para navegar perto da costa, tudo bem. Mas fibra de carbono, tomou uns tirinhos de uma .50... Se bem que não sei como o aço se comportaria. Por isso eu digo, não sei não... Segá, meu camagada?
Vinicius, a fibra de carbono é um material extremamente resistente, mas esse acho que não é o ponto fundamental, afinal de contas em que situação uma Visby se veria com problemas de ser alvejada por um .50?!
O forte da Visby não é (e não pretende-se ser) a sua blindagem, mas sim a capacidade de se "esconder" do inimigo e agir sem ser notada. Só para você ter uma noção do grau de confiança no projeto os modelos iniciais não serão dotados de armamento algum além de mísseis anti-navio.
Abraços
- Slip Junior
- Sênior
- Mensagens: 3291
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
- Agradeceram: 1 vez
Tudo bem, Guilherme, eu já tinha imaginado isso e acho que a explicação que dei vale para esse caso também. Se eles tem tanta confiança na furtividade do navio a ponto de deixarem para instalar sistemas anti-aéreos mais pra frente, acho que a idéia de um ataque com canhões navais de grande calibre nem sequer passa pela cabeça pelos responsáveis pelo projeto das Visby's.
Abraços
Abraços
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Mensagens: 12007
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Slip, tá certo, o navio é furtivo. Mas ela não é invisível. E se chegarem perto dela? Uma simples lancha da Polícia Federal poderia fazer um estrago danado nela. Acho que eles estão confiando demais na furtividade.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.