Submarino ?
Moderador: Conselho de Moderação
- Alitson
- Sênior
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Caro Camarada Vinicius Pimenta
Acho que está ocorrendo um grande erro, pois a FAB comprou dos estoques da USNavy 12 P-3. Cada um por +/- US$ 1 milhão, e quem sabe algum já se espatifou no caminhp pra Espanha!!! HAHAHAHA!!!! Brincadeira!!!!
Pois é, talvez só uma alta fonte da FAB possa responder a verdadeira quantidade de P-3 comprados.
Valeu!!!!
Acho que está ocorrendo um grande erro, pois a FAB comprou dos estoques da USNavy 12 P-3. Cada um por +/- US$ 1 milhão, e quem sabe algum já se espatifou no caminhp pra Espanha!!! HAHAHAHA!!!! Brincadeira!!!!
Pois é, talvez só uma alta fonte da FAB possa responder a verdadeira quantidade de P-3 comprados.
Valeu!!!!
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
- Slip Junior
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Marechal-do-ar escreveu:Slip, isso de fritar os sistemas se deve aos raios gama, sorte do submarino que a água é uma barreira natural contra esse tipo de raio e 5km de água é muita barreira.
Raios gama?! Pelo o que sabia o fritamento dos sistemas se dava devido a um superaquecimento causado por uma alta corrente induzida no circuito pelo pulso eletro-magnético resultante da explosão nuclear.
Alias, também não sei se a água é uma barreira natural para emissões (uma vez que é uma função de primeiro grau e não uma senoidal) desse tipo uma vez que a constante de atenuação é diretamente proporcional à frequência da onda, ou seja, quando menor a frequência menor a atenuação sofrida. Isso, por sua vez, explica o porquê da não-utilização de radares em submarinos e, sim de sonares (o som tem frequências bem menores da que as de ondas de radar). Mas taí uma boa pergunta para eu fazer para o meu professor de Ondas e Propaçaão quando eu tiver um tempinho para conversar com ele. Assim que eu souber a resposta, eu respondo aqui, ok?
Abraços
-
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Slip Junior escreveu:Raios gama?! Pelo o que sabia o fritamento dos sistemas se dava devido a um superaquecimento causado por uma alta corrente induzida no circuito pelo pulso eletro-magnético resultante da explosão nuclear.
Esses pulsos recebem o nome de raios gama...
E a agua é um isolante sim, bastam poucos metros cúbicos de agua para reter a radioatividade (raios alfa, beta e gama, sendo os mais penetrantes raios gama) de uma usina nuclear de grande potência, como milhões de metros cúbicos não irão deter alguns kilotons?
Alitson escreveu:Caro Camarada Vinicius Pimenta
Valeu!!!!
Essa informação que o Vinicius deu está correta!
Mais Fox 8 +3 = 11, cadê a 12° aeronave que a FAB adquiriu da US Navy?
Eu explico!

A FAB realmente comprou 12 P-3 Orion da US Navy, e pretendia modernizar todas as aeronaves. Mas como nos sabemos, a FAB necessitou de recurso extra da união para realizar a modernização dessas aeronaves (assim com o FX, CLX, CHX, etc). Então a união liberou um valor “X”, mas esse não era suficiente para modernizar todas as aeronaves, com isso a FAB resolveu converter 3 aeronaves em peça de reposição e modernizar somente 9 aeronaves.
Então a FAB abriu uma licitação, e como todos nos sabemos, o grupo EADS CASA foi o vencedor. O valor da modernização dos 9 P-3 Orion divulgado pelo grupo vencedor era superior ao orçamento que a FAB tinha disponível para a modernização dos 9 P-3 Orion. Então foi decidido que seriam modernizado 7 aeronaves + 1 para treinamento, e a 9° aeronave poderia no futuro (após o processo de modernização das 8 primeiras aeronaves) ser também modernizada, bastando então a FAB disponibilizar recurso (da união ou do próprio orçamento da FAB) para essa ultima aeronave.
Conclusão: A FAB vai receber 7 P-3 Orion para combate e patrulhamento marítimo + 1 P-3 Orion de treinamento (TP-3 Orion). A 9° aeronave para combate e patrulhamento marítimo, dependerá de recurso extra para passar por um processo de modernização, porem essa célula será entregue a FAB(no estado atual de conservação), para ser armazenada.
Agora só algumas perguntas:
Uma vez li que esses P-3 Orion estavam sem o motor e aviônico (célula pelada). Os P-3 Orion da FAB receberão novos motores? Essa modernização acontecerá aqui no Brasil ou na Espanha?
Até mais..................................................................
Fox

Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
- Slip Junior
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Marechal-do-ar escreveu:E a agua é um isolante sim, bastam poucos metros cúbicos de agua para reter a radioatividade (raios alfa, beta e gama, sendo os mais penetrantes raios gama) de uma usina nuclear de grande potência, como milhões de metros cúbicos não irão deter alguns kilotons?
Marechal, a constante de propagação de ondas eletro-magnéticas não tem nada a ver com metragem cúbica.
A constante de propagação (que por sua vez indica a constante de atenuação e a constante de fase) é obtido a partir de características do material (permissibilidade, condutividade e permeabilidade) em conjunto com a frequência da onda e nada mais que isso.
Isso por sua vez acaba por resultar em uma reflexão ou condução da onda quando entra em um novo meio (o que não é o caso aqui, uma vez que o torpedo nuclear explodirá dentro da água, não?!).
Abraços
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Valeu pelas explicações, FOX.
Não sei se eles estão sem motor. A modernização acontecerá na Espanha, mas, de acordo com os contratos de off-set, empresas brasileiras participarão da modernização.
http://www.defesanet.com.br/docs/eads/index.htm
Leia a apresentação acima, ela é muito boa.
FOX escreveu:Uma vez li que esses P-3 Orion estavam sem o motor e aviônico (célula pelada). Os P-3 Orion da FAB receberão novos motores? Essa modernização acontecerá aqui no Brasil ou na Espanha?
Não sei se eles estão sem motor. A modernização acontecerá na Espanha, mas, de acordo com os contratos de off-set, empresas brasileiras participarão da modernização.
http://www.defesanet.com.br/docs/eads/index.htm
Leia a apresentação acima, ela é muito boa.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
-
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Slip Junior escreveu:Marechal-do-ar escreveu:E a agua é um isolante sim, bastam poucos metros cúbicos de agua para reter a radioatividade (raios alfa, beta e gama, sendo os mais penetrantes raios gama) de uma usina nuclear de grande potência, como milhões de metros cúbicos não irão deter alguns kilotons?
Marechal, a constante de propagação de ondas eletro-magnéticas não tem nada a ver com metragem cúbica.
A constante de propagação (que por sua vez indica a constante de atenuação e a constante de fase) é obtido a partir de características do material (permissibilidade, condutividade e permeabilidade) em conjunto com a frequência da onda e nada mais que isso.
Isso por sua vez acaba por resultar em uma reflexão ou condução da onda quando entra em um novo meio (o que não é o caso aqui, uma vez que o torpedo nuclear explodirá dentro da água, não?!).
Abraços
Não se resume a reflexão e propagação, uma parte da enrgia é absorvida pelas moleculas de água e é transformada em calor, é assim que apesar dos raios gamas atravessarem a água ela é um isolante, eles perdem praticamente toda a energia ao passarem pela água, e nisso quanto mais metros cúbicos mais moléculas para serem aquecidas e menos energia final.