Inveja: nova Meko A200 da Marinha Sul-Africana!

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

Inveja: nova Meko A200 da Marinha Sul-Africana!

#1 Mensagem por VICTOR » Seg Mai 03, 2004 11:24 pm

SAS Amatola

Imagem

Imagem

Imagem

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#2 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Mai 03, 2004 11:57 pm

Linda! Configuração limpa, parece utilizar bastante o conceito "stealth". Não tem o canhão de proa?

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
VICTOR
Sênior
Sênior

#3 Mensagem por VICTOR » Ter Mai 04, 2004 1:57 pm

Serão colocados alguns lançadores de Exocet, de canhão não sei. ma não deve continuar tão limpa assim. :wink:

Mas que é uma beleza é.

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#4 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mai 04, 2004 2:11 pm

Linda, sem dúvida.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

Armamento da Clase Meko A200SAN

#5 Mensagem por Alitson » Ter Mai 04, 2004 6:20 pm

Boa Noite!

O armamento constará de um canhão OTOBreda de 76mm, um reparo duplo Denel de canhões de 35mm, oito mísseis superfície-superfície MM40 Block 2 Exocet, mísseis superfície-ar Kentron Umkhonto de lançamento vertical; e tubos lança-torpedos. Além disso, o navio poderá operar dois Super Lynx 300, apesar da encomenda sul-africana ser de 4 Super Lynx e 4 fragatas. Os principais sensores serão um radar de busca 3-D Thales MRR, um radar de navegação, dois radares de direção de tiro e um sonar de casco Thomson-Marconi. E os navios deslocarão 3.590 t (carregados), terão comprimento de 121,0 m, boca de 16,3 m, calado de 4,40 m e sua velocidade máxima será superior a 27 nós.
Porém este armamento não tem nem comparação com o armamento das Meko 200 turcas e gregas.

:twisted:

Mais informações nos sites

http://www.segurancaedefesa.com/meko.html

http://www.segurancaedefesa.com/meko%20a200san.html

Valeu!

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#6 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mai 04, 2004 11:49 pm

Valeu, Alitson! Então meu espanto sobre ela ser "limpa" tinha fundamento. Na verdade ela está limpa, mas vai receber belos equipamentos. Sem dúvida muito capaz. E muito linda!

Vinicius Pimenta

César
Sênior
Sênior
Contato:

#7 Mensagem por César » Seg Mai 10, 2004 11:35 pm

Enquanto isso, no Brasil......

Imagem

Imagem

Nem isso a gente consegue manter. E a Africa do Sul está de olhos no futuro.

Verdade, dá inveja mesmo em ver que lá eles tem um governo com ambições de defesa e de posicionamento estratégico no continente, enquanto aqui a gente espera e não vê NADA. :cry:

Abraço a todos

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Fox
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por Fox » Sex Mai 14, 2004 4:36 pm

Blz pessoal,

Eu não estou com inveja da marinha Sul Africana, (espero que a MB também não esteja!), somente pelo motivo da aquisição de 2 Meko 200A (e também 2 Submarinos IKL 209/1.400 e 4 Super Lynx)! A marinha Sul Africana está somente dando uma melhoradinha em sua força atual, e conquistando algumas capacidades que até então não possuía (SAM, por exemplo).

Agora tem algumas coisas que nos brasileiros deveriam ter inveja dos Sul Africanos! Veja abaixo:

Injetor DPG 35 (empresa LIW. Essa empresa e pertencente ao grupo Denel).
Imagem

Imagem

Imagem

O Brasil já possui uma boa capacitação na construção e reforma de suas embarcações, em compensação na fabricação de sensores e armamentos (mísseis navais, torpedos, injetores, etc) nos estamos praticamente no ZERO.

A marinha de guerra da África do Sul atualmente possui:

06 Patrulheiros (período de aquisição: 1977 a 1986. Embarcações adquiridas novas) =

- Deslocamento = 450 toneladas
- Velocidade máxima = 32 nós
- Armamentos = 6 mísseis antinavio Skorpioen (Gabriel II), 2 injetores de 76 mm, 2 injetores de 20 mm e 2 injetores de 12,7 mm

02 Submarinos (ano de aquisição: 1971. Embarcações adquiridas novas) =

- Deslocamento = 1.043 toneladas
- Velocidade máxima = 15,5 nós
- Armamento = 12 torpedos de 21 polegadas

01 Navio Anfíbio (ano de aquisição: 1993. Embarcação adquirida nova) =

- Deslocamento = 21.025 toneladas
- Velocidade máxima = 17 nós
- Armamento = 2 injetores de 20 mm
- Aeronave: 1 helicóptero Puma
- Tropas = 600 homens

01 Navio de apoio logístico (ano de aquisição: 1987. Embarcação adquirida nova)

- Deslocamento = 21.025 toneladas
- Velocidade máxima = 20 nós
- Armamento = 4 injetores de 20 mm
- Aeronave: 2 helicópteros
- Carga = 5.500 toneladas de combustível e 750 toneladas de carga seca.

Próximas aquisições:

2 Fragatas Meko 200A
2 Submarinos IKL 209/1400 (substituíram os atuais 2 submarinos)

Até mais................................................................

Fox :wink:

Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#9 Mensagem por Alitson » Sex Mai 14, 2004 5:49 pm

Fox

Uma pequena correção, segundo a revista Segurança e Defesa são 4 o número de Meko A200SAN. Estas informações estão nos sites citados abaixo:

http://www.segurancaedefesa.com/meko.html

E aqui está parte da matéria...

Mais encomendas
O primeiro sucesso de exportação da A200 aconteceu quando, em 3 de dezembro de 1999, foi assinado um contrato de US$930 milhões para o fornecimento de quatro A200SAN para a África do Sul. A primeira e a terceira unidades serão construídas pela B+V em Hamburgo, ficando as outras duas a cargo da HDW, em Kiel. As entregas serão iniciadas em 2005, após a instalação e integração dos sistemas de combate por um grupo misto francês e sul-africano.
Os navios deslocarão 3.590 t (carregados), terão comprimento de 121,0 m, boca de 16,3 m, calado de 4,40 m e sua velocidade máxima será superior a 27 nós. O armamento constará de um canhão OTOBreda de 76mm, um reparo duplo Denel de canhões de 35mm, oito mísseis superfície-superfície MM40 Block 2 Exocet, mísseis superfície-ar Kentron Umkhonto de lançamento vertical; e tubos lança-torpedos. Além disso, o navio poderá operar um helicóptero Oryx ou dois Lynx. Os principais sensores serão um radar de busca 3-D Thales MRR, um radar de navegação, dois radares de direção de tiro e um sonar de casco Thomson-Marconi.
....

Valeu!!!! :twisted:

Fox
Sênior
Sênior

#10 Mensagem por Fox » Sáb Mai 15, 2004 5:57 pm

Ops, falha minha! :mrgreen:

Realmente Alitson são quatros Meko 200A, mas mesmo assim eu não mudo em nada a minha opinião postada acima!

Se a MB tivesse hoje somente a classe Inhaúma juntamente com 2 Sub Tupi, o Brasil já teria uma marinha melhor(bem melhor) que a da África do Sul. Então na minha opinião para a África do Sul causar um pouquinho de inveja a MB, ela teria que compra essas 4 Meko + 2 Subs IKL 209/1.400 (para se juntar aos outros 2) + algumas embarcações para substituir esses patrulheiros de 450 toneladas (pelo nomes umas corvetas), etc.

Agora como eu disse anteriormente, se consideramos os armamentos (R-Danter, A-Danter, Umkhonto-IR, projeto Umkhonto-R, Mokopa, injetores de diversos calibres, etc), ai meu camarada já começa até dor o meu cotovelo!

Até mais.......................................................................

O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#11 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Mai 15, 2004 6:11 pm

Olá FOX,

FOX escreveu: Agora como eu disse anteriormente, se consideramos os armamentos (R-Danter, A-Danter, Umkhonto-IR, projeto Umkhonto-R, Mokopa, injetores de diversos calibres, etc), ai meu camarada já começa até dor o meu cotovelo!

Eu acho que nossas Indústrias de Defesa (Brasil e África do Sul) são complementares. Enquanto que nós damos ênfase à plataforma em si (navios, aviões), eles derma à armamento e outros equipamentos. Por exemplo, temos uma indústria aéronáutica e naval que os sulafricanos não tem, e eles tem maior capacidade em armamentos, embora nós tenhamos algumas capacidades nesse setor...

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#12 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Mai 15, 2004 6:18 pm

É por isso que fechamos parceria com eles.

Vinicius Pimenta

Fox
Sênior
Sênior

#13 Mensagem por Fox » Sáb Mai 15, 2004 7:17 pm

Fala André,

FinkenHeinle escreveu:Eu acho que nossas Indústrias de Defesa (Brasil e África do Sul) são complementares. Enquanto que nós damos ênfase à plataforma em si (navios, aviões), eles derma à armamento e outros equipamentos. Por exemplo, temos uma indústria aéronáutica e naval que os sulafricanos não tem, e eles tem maior capacidade em armamentos, embora nós tenhamos algumas capacidades nesse setor...

Concordo!

Só que eu acho que o Brasil não deviria privilegiar somente a construção da plataforma. Parece que as coisas estão mudando, pois agora estamos presenciando a construção e projetos de mísseis (MAA-1, MSS-1 e MAR-1), equipamentos para embarcações (como por exemplo, os Chaff/Flare fabricado pela Engepron), etc.

Esperamos que essa parceria entre Brasil e África do Sul possa trazer bons frutos!

Até mais.......................................................................

O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
VICTOR
Sênior
Sênior

#14 Mensagem por VICTOR » Sex Set 03, 2004 5:20 pm

Grande tópico. Estou postando para mandá-lo pra cima.

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#15 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Nov 23, 2004 11:50 am

Já coloquei noutro Tópico deste forum a necessidade de se desenharem novas realidades estratégicas no Atlântico Sul.

E por várias razões creio que o Brasil e a África do Sul serão os países priveligiados para o conseguirem, embora com o tempo, a Argentina também não deva ser país a descurar.

Creio que essa nova realidade estratégica, com especial incidência sobre o continente africano deveria passar por um maior entrosamento entre o Brasil a Africa do Sul, por um lado, e com Portugal por outro, que através da CPLP, constituiriam um triângulo estratégico militar e de enteresses, que triangularia entre Brasil, Portugal e Angola.

A complentaridade entre os 3 ramos das FA's desses países criariam potencialidades para fazer frente às tradicionais influencias francesas nessa zona africana, e em menor grau de Inglaterra, e sobretudo para criar uma realidade que pudesse fazer alguma frente à nova viragem estratégica dos EUA para o ocidente africano.

Julgo que nós juntos teriamos vantagem em ocupar esse vazio estratégico actual, já que a essa zona nos ligam laços históricos, e linguísticos.

Houvesse vontade política para isso. :roll:

Quanto à Fragata sul-africana, é de facto bonita, mas eu por mim também não desgosto das La Fayette francesas:

Imagem

Olhem para esta beleza, e digam lá se 3 destas não dariam uma grande classe às nossas marinhas (portuguesa ou brasileira)?

Não sei é se a França tem intenção de vender essas fragatas, ou a licença para a sua construção.

Imagem
Responder