Marcos Pontes
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Marcos Pontes
Leio algumas mensagens deste forum, com a senha da minha filha, Elizabeth Koslova, este texto abaixo é dela, me autorizou a envia-lo.
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Marcos Cesar Pontes é uma pessoa especial. Piloto militar, piloto de combate, piloto de provas. Atingiu o maior grau de excelencia à qual alguem que de dedique a arte de pilotar aviões pode chegar. Disputando com mais uma duzia de concorrentes, todos de igual credenciais, foi escolhido astronauta e recebeu treinamento pela NASA. Sendo uma das maiores notas de sua turma. Pontes não é um turista espacial, não é filho de autoridade do partido comunista (como alguns chegaram a linha de vôo nos anos 70 e 80 na URSS) ou algum piloto da força area cubana, síria ou da mongolia. Ele vem de um pais com tradição aeronautica, um dos pouquissimos que formam pilotos de provas é engenheiro por uma das melhores escolas de engenharia no hemisfério sul, tem mestrado na sua area de atuação. Fosse Pontes, americano, chines, russo, ele poderia se credenciar tranquilamente a comandar uma nave espacial de seu país.
Isto é importante ser lembrado, porque Marcos Pontes, não pode ser objeto de critica como pessoa, a ele sempre tenho muitos elogios, mas o contexto de sua viagem, este sim cabe algumas reflexões.
Em meados dos anos 90, o Brasil foi convidado pelos EUA a serem seu parceiro no programa ISS. Ser parceiro da ISS é simbolo de maturidade espacial, isto é para poucos, uma verdadeira honra para a nação brasileira.
Imediatamente fiz uma lista de paises que já lançaram satélites ao espaço, Rússia, EUA, França, Inglaterra, Japão, China, India, Israel e Ucrânia. Alem de paises que devem tentar lançar seus satélites da época do anuncio (1997) até a conclusão da ISS em 2010: Brasil, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Irã.
Os resultados são curiosos. Dos 8 paises que tem capacidade de satelização, India, China, Ucrânia e Israel, ou seja metade deles não tem absolutamente nada com o programa ISS. Dos paises que almejam lançar seus satélites, apenas o Brasil ingressou a ISS.
O que isto quer dizer?
Que sempre existem maneiras caras e maneiras baratas de se conseguir um objetivo em se tratando de programas espaciais.
Ilan Ramon, falecido no acidente da Columbia em 2002, era o representante de Israel no "clube dos 35 paises que já mandaram gente para o espaço", assim como Pontes era ultra qualificado, assim como Pontes veio de um pais que desembolsa algo como US$50mi por ano em projetos espaciais, mas havia uma diferença importante.
Ao vôo de Ilan Ramon, jamais foi creditado qualquer expectativa sobre o desenvolvimento estratégico da industria espacial de Israel. Todos sabiam que era apenas um vôo para celebrar a amizade e a cooperação tecnologica e militar entre EUA e Israel. Como é exatamente o vôo de Pontes, a celebração da amizade e cooperação espacial e militar entre Rússia e Brasil.
Existe algum rebaixamento dos métricos de Ilan Ramon ou Marcos Pontes, ambos fantasticos profissionais de suas forças areas? Absolutamente não. O que existe é uma diferença cultural. Em Israel, as decisões estratégicas de suas forças armadas e agencia espacial estão focadas em objetivos claros e mensuraveis, não era negócio para Israel participar da ISS.
Para o Brasil mandar um astronauta ao espaço, não é um assalto aos cofres publicos, US$10mi não é uma quantia significativa no mundo espacial, mesmo para orçamentos baixos como da AEB.
O que estava errado era ter firmado um acordo de US$120mi com os EUA, para algum tempo depois descumpri-lo, não precisava ter dado uma roupagem "hi-tech" pseudo estratégica para o programa onde os componentes brasileiros da ISS vão acabar sendo fabricados por uma instituição de ensino técnico profissionalisante cuja missão é formar torneiros mecânicos, em fim, não precisa de megalômania, basta fazer o simples, o obviu, o básico.
O vôo do Marcos Pontes, é muito importante para o Programa Espacial Brasileiro, ele mostra de uma maneira clara e incontestavel, que é preciso olhar para os programa de outra forma.
Os US$1,5 dos satélites geo estacionários, poderiam ser precedidos por US$20mi, quantia 75 vezes menor, porem necessaria ao desenvolvimento dos controles de atitude dos satélites de sensoriamente remoto do INPE.
Os 5 lançadores do programa Cruseiro do Sul, poderiam ser precedidos pela conclusão de algum trabalho de nacionalisação de sistemas inerciais, já que o VLS alem de todos os problemas que conhecemos, não tem este item "básico" disponivel atualmente.
Os fantasticos planos para Alcantara, poderiam ser precedidos pelo desenvolvimento de fornecedores para itens simples como a plataforma de lançamento do VLS na qual as empresas nacionais tiveram dificuldades na licitação.
Qual o grande problema do programa espacial brasileiro? Massa critica para diferenciar as estratétias pragmáticas e factiveis, daquelas magalomaniacas e complexas.
Até lá que a falta de recursos sirva de desculpa para a perpétuo fraçado do programa espacial brasileiro. Ela é o alibe perfeito.
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Marcos Cesar Pontes é uma pessoa especial. Piloto militar, piloto de combate, piloto de provas. Atingiu o maior grau de excelencia à qual alguem que de dedique a arte de pilotar aviões pode chegar. Disputando com mais uma duzia de concorrentes, todos de igual credenciais, foi escolhido astronauta e recebeu treinamento pela NASA. Sendo uma das maiores notas de sua turma. Pontes não é um turista espacial, não é filho de autoridade do partido comunista (como alguns chegaram a linha de vôo nos anos 70 e 80 na URSS) ou algum piloto da força area cubana, síria ou da mongolia. Ele vem de um pais com tradição aeronautica, um dos pouquissimos que formam pilotos de provas é engenheiro por uma das melhores escolas de engenharia no hemisfério sul, tem mestrado na sua area de atuação. Fosse Pontes, americano, chines, russo, ele poderia se credenciar tranquilamente a comandar uma nave espacial de seu país.
Isto é importante ser lembrado, porque Marcos Pontes, não pode ser objeto de critica como pessoa, a ele sempre tenho muitos elogios, mas o contexto de sua viagem, este sim cabe algumas reflexões.
Em meados dos anos 90, o Brasil foi convidado pelos EUA a serem seu parceiro no programa ISS. Ser parceiro da ISS é simbolo de maturidade espacial, isto é para poucos, uma verdadeira honra para a nação brasileira.
Imediatamente fiz uma lista de paises que já lançaram satélites ao espaço, Rússia, EUA, França, Inglaterra, Japão, China, India, Israel e Ucrânia. Alem de paises que devem tentar lançar seus satélites da época do anuncio (1997) até a conclusão da ISS em 2010: Brasil, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Irã.
Os resultados são curiosos. Dos 8 paises que tem capacidade de satelização, India, China, Ucrânia e Israel, ou seja metade deles não tem absolutamente nada com o programa ISS. Dos paises que almejam lançar seus satélites, apenas o Brasil ingressou a ISS.
O que isto quer dizer?
Que sempre existem maneiras caras e maneiras baratas de se conseguir um objetivo em se tratando de programas espaciais.
Ilan Ramon, falecido no acidente da Columbia em 2002, era o representante de Israel no "clube dos 35 paises que já mandaram gente para o espaço", assim como Pontes era ultra qualificado, assim como Pontes veio de um pais que desembolsa algo como US$50mi por ano em projetos espaciais, mas havia uma diferença importante.
Ao vôo de Ilan Ramon, jamais foi creditado qualquer expectativa sobre o desenvolvimento estratégico da industria espacial de Israel. Todos sabiam que era apenas um vôo para celebrar a amizade e a cooperação tecnologica e militar entre EUA e Israel. Como é exatamente o vôo de Pontes, a celebração da amizade e cooperação espacial e militar entre Rússia e Brasil.
Existe algum rebaixamento dos métricos de Ilan Ramon ou Marcos Pontes, ambos fantasticos profissionais de suas forças areas? Absolutamente não. O que existe é uma diferença cultural. Em Israel, as decisões estratégicas de suas forças armadas e agencia espacial estão focadas em objetivos claros e mensuraveis, não era negócio para Israel participar da ISS.
Para o Brasil mandar um astronauta ao espaço, não é um assalto aos cofres publicos, US$10mi não é uma quantia significativa no mundo espacial, mesmo para orçamentos baixos como da AEB.
O que estava errado era ter firmado um acordo de US$120mi com os EUA, para algum tempo depois descumpri-lo, não precisava ter dado uma roupagem "hi-tech" pseudo estratégica para o programa onde os componentes brasileiros da ISS vão acabar sendo fabricados por uma instituição de ensino técnico profissionalisante cuja missão é formar torneiros mecânicos, em fim, não precisa de megalômania, basta fazer o simples, o obviu, o básico.
O vôo do Marcos Pontes, é muito importante para o Programa Espacial Brasileiro, ele mostra de uma maneira clara e incontestavel, que é preciso olhar para os programa de outra forma.
Os US$1,5 dos satélites geo estacionários, poderiam ser precedidos por US$20mi, quantia 75 vezes menor, porem necessaria ao desenvolvimento dos controles de atitude dos satélites de sensoriamente remoto do INPE.
Os 5 lançadores do programa Cruseiro do Sul, poderiam ser precedidos pela conclusão de algum trabalho de nacionalisação de sistemas inerciais, já que o VLS alem de todos os problemas que conhecemos, não tem este item "básico" disponivel atualmente.
Os fantasticos planos para Alcantara, poderiam ser precedidos pelo desenvolvimento de fornecedores para itens simples como a plataforma de lançamento do VLS na qual as empresas nacionais tiveram dificuldades na licitação.
Qual o grande problema do programa espacial brasileiro? Massa critica para diferenciar as estratétias pragmáticas e factiveis, daquelas magalomaniacas e complexas.
Até lá que a falta de recursos sirva de desculpa para a perpétuo fraçado do programa espacial brasileiro. Ela é o alibe perfeito.
- Túlio
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Bueno, meu caro senhor ( ou minha cara senhora ) concordo integralmente com suas postulações, colhendo ainda o ensejo para exprimir a minha mais profunda lástima pela ausência da nossa grande amiga Koslova de nosso fórum num momento tão importante para o nosso País.
Faço minhas as suas palavras, acrescentando que:
Digam o que disserem, esse feito DO PONTES é histórico! Um Brasileiro, Patriota, homem humilde e simpático, além de excelente profissional, foi ao espaço com a nossa bandeira. Pows! Reduzir isso a alguma politicagem ou turismo é dose...
Mesmo que aos trancos e barrancos, nosso Programa Espacial está indo em frente.
Um abração
Faço minhas as suas palavras, acrescentando que:
Digam o que disserem, esse feito DO PONTES é histórico! Um Brasileiro, Patriota, homem humilde e simpático, além de excelente profissional, foi ao espaço com a nossa bandeira. Pows! Reduzir isso a alguma politicagem ou turismo é dose...
Mesmo que aos trancos e barrancos, nosso Programa Espacial está indo em frente.
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“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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- Bolovo
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tulio escreveu::arrow: Digam o que disserem, esse feito DO PONTES é histórico! Um Brasileiro, Patriota, homem humilde e simpático, além de excelente profissional, foi ao espaço com a nossa bandeira. Pows! Reduzir isso a alguma politicagem ou turismo é dose...
Posso provar que ele é humilde: Ele pegava ONIBUS comigo, para ir até o CTA, e CONVERSAVA comigo!!
Maluco isso, o cara pegava busão comigo e agora tá lá no espaço... doido
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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O mais importante para aqueles que usam os problemas financeiros como desculpa é compreender que, exatamente em função desses problemas é que devemos extrair de CADA centavo, o máximo.
Nesse ponto, a Koslova está coberta de razão...
Nesse ponto, a Koslova está coberta de razão...
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
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HERÓI NACIONAL OU VERGONHA NACIONAL?
O tenente-coronel Marcos Pontes sem dúvida será tratado como herói nacional pela população Brasileira.
O que a população não sabe e que o tenente-coronel Marcos Pontes não e nenhum herói e sim mais um Brasileiro se aproveitando da conjuntura que o país vive.
O tenente-coronel Marcos Pontes cobra por cada palestra que ele ministra a impressionante quantia de R$12.000,00 além de receber dividendos enormes obtidos por dois sites de vendas na internet ww.conexaoespacial.com.br e o http://www.conexaoespacial.com esse ultimo registrado nos estados unidos no nome do tenente-coronel.
Segundo altos chefes militares e segundo o código militar o tenente-coronel Marcos Pontes não pode exercer outra atividade profissional.
A Aeronáutica esclareceu que “em atividades oficiais no País, Pontes nada recebeu”. O Comando da Aeronáutica desconhecia o site registrado pelo astronauta nos EUA e não comentou a suposta violação do Código Militar.
Os dois sites de Marcos Pontes continuam vendendo relógios e camisetas para “colocar o verde e amarelo no espaço”. Responsável pelo site brasileiro de Marcos Pontes, Christiane Corrêa, da Portally Eventos (SP), diz que trabalha de graça: “Somos muito amigos.”
Ela ignora o destino do dinheiro arrecadado com as vendas: “Só o Marcos Pontes, quando sair da quarentena na Rússia, poderá explicar”.
O viagem do tenet-coronel Marcos Pontes custa ao Brasil a modica quantia de U$S 40 milhões. Esse dinheiro tem saído dos cofres públicos e foi pago por você e por mim. Então como é possível que tenhamos que pagar R$ 12.000,00 para ouvir o relato de uma pessoa que se qualifico com nosso dinheiro?
Cadê o patriotismo do tenente-coronel Marcos Pontes? Outrora teria fila de militares Brasileiros para fazer o que o tenente-coronel Pontes fez e de graça.
Não me surpreenderia si em poucos meses o nome do tenente-coronel Pontes fosse promovido para algum cargo eletivo.
O Brasil atravessa a mais grave crise moral de sua historia. Ate em atos que deveriam promover o amor a pátria vemos atitudes como a manifestada pelo Pontes onde podemos comprovar que o Patriotismo deu lugar a cobiça desmedida sem pensar um minuto sequer no Brasil.
E vergonhoso que esse tipo de atitude não seja condenada e denunciada pela imprensa. Principalmente pela Rede Globo que se diz do lado do Brasil. A Rede Globo e a principal patrocinadora dessa loucura que sem dúvida deve render altíssimos dividendos para a rede de televisão.
Infelizmente todos os atos de governo, até o que parece mais inocente, estão envolvidos em manobras ilícitas e diretamente ligadas a atos de corrupção.
Vamos esperar a volta do tenente-coronel Marcos Pontes e verificar qual a atitude do mesmo para com essas graves denúncias. Quem sabe o tenente-coronel decide doar todo seu lucro “ilícito” para alguma entidade que trabalhe com menores de rua.
Ontem o Carlos Nascimento disse algo interessante sobre esse assunto: Sera que o Marcos POntes é um exemplo de pessoa que deve ser perseguida e criticada aqui no Brasil?
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
De maneira alguma, o TC Pontes deve ser desmerecido. É, com certeza, um profissional diferenciado, extremamente qualificado.
O que é mais triste é o Brasil ter entrado como participante na ISS (o que é uma distinção para a nossa comunidade científica, como a Koslova já citou aqui), não ter cumprido a sua parte no contrato e ter que pagar para o nosso astronauta ir ao espaço. Com isso, nós jogamos fora uma parte do orçamento da AEB, que poderia ser empregado em outro projetos, e também jogamos fora o treinamento do TC Pontes, que foi treinado como tripulantes e foi como passageiro, sem ter nenhuma função de vulto, nem na Soyuz e nem na ISS
O que é mais triste é o Brasil ter entrado como participante na ISS (o que é uma distinção para a nossa comunidade científica, como a Koslova já citou aqui), não ter cumprido a sua parte no contrato e ter que pagar para o nosso astronauta ir ao espaço. Com isso, nós jogamos fora uma parte do orçamento da AEB, que poderia ser empregado em outro projetos, e também jogamos fora o treinamento do TC Pontes, que foi treinado como tripulantes e foi como passageiro, sem ter nenhuma função de vulto, nem na Soyuz e nem na ISS
Carpe noctem!
- Túlio
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FinkenHeinle escreveu:O mais importante para aqueles que usam os problemas financeiros como desculpa é compreender que, exatamente em função desses problemas é que devemos extrair de CADA centavo, o máximo.
Nesse ponto, a Koslova está coberta de razão...
Num sei bem por quê penso assim, mas o Finken deve ser o pesadelo dos garçons. Na hora da gorjeta, ó...
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