Equipes do Instituto de Aeronáutica e Espaço, do Centro Técnico Aeroespacial (CTA/IAE), e do Centro Espacial Alemão (DLR) lançaram às 13h50 de hoje, com sucesso, o primeiro protótipo do foguete de sondagem VSB-30.
A operação de lançamento, denominada “Operação Cajuana”, foi realizada a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão e contou com o apoio do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Natal (RN).
O foguete levou uma carga útil tecnológica que permaneceu 7 minutos em ambiente de microgravidade. O sucesso da operação permitirá ao Brasil exportar novos produtos e serviços de alta tecnologia na área espacial.
O VSB-30 é um veículo de sondagem composto por dois estágios que deverá ser exportado para a Agência Espacial Européia (ESA), que pretende aplicá-lo em seu programa TEXUS. O foguete será usado também pela Agência Espacial Brasileira (AEB) para a realização de experimentos tecnológicos e científicos, sobretudo aqueles relacionados com o ambiente de microgravidade.
O projeto do VSB-30 contemplou diversas inovações tecnológicas em relação aos foguetes de sondagem já fabricados no Brasil. Além de possuir um propulsor para fazê-lo decolar mais rapidamente (booster), o VSB-30 incorpora um sistema impulsor de rolamento e um conjunto de empenas que garantem maior precisão no vôo.
Os módulos da carga útil e do veículo abrigam diversos equipamentos produzidos pelo DLR (Centro Espacial Alemão) e pelo CTA/IAE, dentro de um acordo de cooperação que remonta aos anos setenta e que, nos últimos anos, tem apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB). Esses equipamentos permitem, entre outras coisas, o acompanhamento da trajetória do foguete por radar, por telemetria e por GPS, e a medição da temperatura e da rotação do veículo.
Os dois primeiros vôos operacionais do novo foguete deverão ocorrer em novembro de 2005 e em maio de 2006, ambos levando experimentos europeus a 250 km de altitude.
Brasília, 23 de outubro de 2004.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO DEPARTAMENTO DE PESQUISAS E DESENVOLVIMENTO DA AERONÁUTICA
Base de Alcântara lança primeiro foguete depois do acidente
Moderador: Conselho de Moderação
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9417
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 239 vezes
- Agradeceram: 545 vezes
-
- Sênior
- Mensagens: 4297
- Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
- Localização: Florianópolis
- Contato:
oraculobq escreveu:Essa foquete poderia ser usado para fins militares??
Por que não levar esses foguetes a uma certa autura de avião e depois sim lança-los, assim eles teria uma Velocidade inicial maior que zero e poderiam subir mais alto.
Oraculobg, o VSB-30 é um foguete de sondagem. Não foi construído para funções militares.
Abraços
César
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
Antoine de Saint-Exupéry
- edson_spbr
- Avançado
- Mensagens: 558
- Registrado em: Sex Dez 19, 2003 10:50 am
- Localização: São Paulo - SP
- Agradeceu: 5 vezes
- Contato: