O Satélite geoestacionário Brasileiro

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 247 vezes
Agradeceram: 561 vezes

O Satélite geoestacionário Brasileiro

#1 Mensagem por Brasileiro » Ter Mai 17, 2005 12:38 pm

Seminário apresenta Satélite Geoestacionário Brasileiro

Ontem (12), foi realizado no Ministério das Comunicações um seminário para apresentar o resultado parcial do trabalho de projeto e especificações técnicas do Programa do Satélite Geoestacionário Brasileiro, coordenado pelo Centro Técnico Aeroespacial (CTA), envolvendo a Fundação ATECH e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPQD).

Cerca de 90 convidados participaram da apresentação do projeto, iniciado em maio de 2003, que prevê a disponibilização de satélites brasileiros para atender às necessidades de comunicações estratégicas do Brasil. “Com satélites deste porte, o governo poderá obter o controle do sistema de comunicações de segurança do Estado e ficar independente dos provedores internacionais – que atualmente fazem este tipo de serviço para o país”, explica Marcos Mahler da Fundação ATECH, que fez a apresentação geral do projeto dos satélites.

Com o desenvolvimento do satélite brasileiro, pode-se aprimorar a vigilância da Amazônia, a vigilância marítima e o controle do tráfego aéreo - essenciais para as proteção e soberania do País.

Para o Contra-Almirante Eduardo Maculan Vicentini, do Departamento de Ciência e Tecnologia do MD, a junção dos esforços para pesquisa e planejamento vai ser muito útil: “Com o desenvolvimento do projeto, poderemos coordenar e controlar melhor as ações na área de ciência e tecnologia do MD”.

Conheça mais sobre benefícios do Satélite Geoestacionário brasileiro
* Controle soberano do sistema de comunicações e navegação do programa CNS/ATM e das comunicações de segurança do estado;
* Economia de divisas e redução da dependência aos provedores internacionais de serviços;
* Fomento e capacitação da indústria nacional;
* Oportunidade de compartilhamento de serviços com países vizinhos na América Latina;
* Utilização dual para programas de interesse estratégico;
* Incremento na vigilância da Amazônia;
* Incremento na vigilância marítima e aérea na região oceânica sob responsabilidade do Brasil;
*Melhorias nas previsões Meteorológicas, melhorando as atividades dos setores de transporte, agricultura (aumentando a produtividade das safras), abastecimento, lazer, turismo, geração de energia elétrica, construção civil e obras públicas;
* Melhoria da atuação da Defesa Civil, minimizando efeitos adversos e desastres naturais.

Confira ainda as características básicas do Satélite Geoestacionário brasileiro
* 3 Satélites Geoestacionários em posições orbitais a serem definidas em ligação com a ANATEL sendo:
* 2 satélites redundantes com "transponder" em Banda L, C e X;
* 1 satélite com "transponder" em Banda Ku e carga útil de imageador (sensor meteorológico)
* Previsão de lançamento do 1º Satélite: 2009;
* Vida útil dos 2 satélites redundantes: 15 anos;
* Vida útil do 3º satélite: 10 anos.

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#2 Mensagem por Einsamkeit » Qua Mai 18, 2005 9:16 pm

Esse projeto é muito importante e esta sendo bem noticiado, acho que esse vai pra frente sim, mais tem que ser lançado por Buran ou Ariane-5, Acho que o Vls nem lança um satelite deste porte.

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Arthur
Sênior
Sênior

#3 Mensagem por Arthur » Qui Mai 19, 2005 1:17 pm

Einsamkeit escreveu:Esse projeto é muito importante e esta sendo bem noticiado, acho que esse vai pra frente sim, mais tem que ser lançado por Buran ou Ariane-5, Acho que o Vls nem lança um satelite deste porte.

Realmente esse é um projeto importantíssimo, que vai pra frente tenho certeza que vai, só espero que ele vá p/ frente no prazo e não 10 anos depois como acontecem com alguns projetos do tipo no Brasil.

Quanto aonde ele será lançado com certeza não será do VLS-1 porque ele não é capaz de por em órbita um satélite geoestacionário seja por restrições de órbita seja por restrições de peso. Do Buran tb não será pois este é um ônibus espacial. Pode ser de foguetes chineses (Longa Marcha), russos e até mesmo ucranianos lançados de Alcântara. A partir de foguetes Ariane-5 ou foguetes americanos acho um pouco mais improvável, mas nada é impossível.

Arthur

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#4 Mensagem por Einsamkeit » Qui Mai 19, 2005 9:08 pm

opa Sim, me enganei, eu falei do foguete que o lança, acho que o nome é Energia, que é um Missil enorme, pode ser lançado do SATAN tambem.

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Brasileiro
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por Brasileiro » Sex Mai 20, 2005 12:47 pm

Eu acho que ele vai ser lançado: Ou pelo Cyclone, ou pelo Longa Marcha chinês ou por último um lançador russo.
O Brasil está desenvolvendo o VLS-2 que terá versões que poderão colocar um satélite em órbita geoestacionária. O VLS-2 é um projeto, que conforme dizem, tem um projeto que visa a sua conclusão em um prazo não muito longo, mas imagino que ainda não dará tempo para lançar os geosteacionários no VLS-2. Imagino eu que este deverá sair lá pra 2010-2012.

abraços

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#6 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Mai 20, 2005 12:55 pm

Mas há algum problema do Brasil com o Ariane, ou os russos e chineses levam menos dinheiro pelo lançamento?

Imagem
Brasileiro
Sênior
Sênior

#7 Mensagem por Brasileiro » Sex Mai 20, 2005 12:58 pm

Acho que o problema do Ariane é que o Brasil tem parcerias espaciais com os Chineses e sobre lançadores Cyclone, além do mais, temos parceria com a Rússia sobre uma nova famíla de lançadores de satélites.
Ou seja, o foguete mais provável deverá ser dessas nações onde o Brasil possui laços mais estreitos em termos de espaço: Ucrânia, China e Rússia.

abraços

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#8 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Mai 20, 2005 4:10 pm

Acredito que se ele puder ser lançado pelo Cyclone 4, será exatamente nele. E digo mais, será lançado pelo CLA. Lembrem-se do acordo Brasil-Ucrânia.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
JRIVERA
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 86 vezes

#9 Mensagem por JRIVERA » Dom Fev 19, 2006 1:15 am

El Perú tendrá acceso a satélite del Brasil para vigilancia de la frontera

Imagem
POR BUEN CAMINO. Con la visita al Perú del canciller de Brasil, Celso Amorim, se dio un nuevo impulso a la alianza estratégica entre ambos países.

Cancilleres de ambos países suscriben un nuevo instrumento de cooperación bilateral

El Perú y Brasil comparten una frontera común de cerca de 3.000 kilómetros donde las vías de comunicación son prácticamente inexistentes. Es por eso que ayer ambos países --interesados en impulsar su alianza estratégica-- ratificaron un instrumento de cooperación que permitirá que nuestro país tenga acceso al sistema de satélite del Brasil, que facilitará el combate al narcotráfico, la observación de las talas ilegales y la reforestación en la Amazonía.

"Las acciones contra el narcotráfico en la Amazonía tienen que hacerse en varias dimensiones", comentó el canciller de Brasil, Celso Amorim, quien cumplió ayer una visita oficial de un día a nuestro país.

Explicó que una de las dimensiones de la lucha contra el narcotráfico tenía que ver con el sistema de vigilancia de la frontera que tiene su país, "que incluye radares, observación por satélites que serán utilizados para combatir el narcotráfico en la región y apoyar en información al Perú".

Amorim firmó ayer con el canciller peruano, Óscar Maúrtua, una declaración conjunta en la que destacaron el inicio de una nueva etapa en las relaciones bilaterales, enmarcadas en la defensa y el desarrollo del entorno amazónico.

Asimismo, suscribieron diversos acuerdos para evitar la doble tributación y prevenir la evasión fiscal. Otro fue un acuerdo de entendimiento para la promoción del comercio e inversiones. Un tercero es sobre cooperación en aplicaciones pacíficas de ciencias y tecnología espacial.

Al término de la reunión en la sede de la cancillería, Amorim fue condecorado con la Orden al Mérito por Servicios Distinguidos en el grado de Gran Cruz.

Por la tarde, se reunió en privado con el presidente Alejandro Toledo en Palacio de Gobierno.

Sepa más
* El canciller de Brasil, Celso Amorim, destacó, como una muestra de la integración con el Perú, la reciente inauguración del puente que une la ciudad de Iñapari, en Madre de Dios, con la de Assís, en el estado brasileño de Acre.

* Dicho puente se integrará a la carretera Interoceánica, de más 2.000 kilómetros, en la puerta de Brasil al Océano Pacífico.

* Amorim saludó que el intercambio comercial entre ambos países se hubiera triplicado en los últimos tres años.

A triunfar Peruanos !!! que somos hermanos, que sea la victoria nuestra gratitud...Te daré la vida y cuando yo muera, me uniré en la tierra CONTIGO PERU !!!!
JRIVERA
Sênior
Sênior

#10 Mensagem por JRIVERA » Dom Fev 19, 2006 1:17 am

Algún amigo podría explicarme la amplitud de cobertura que tiene este satélite brasileño o indicarme un link donde pueda conocer mas sobre este Satélite, quedare muy agadecido por sus respuestas.

Saludos,
JRIVERA

A triunfar Peruanos !!! que somos hermanos, que sea la victoria nuestra gratitud...Te daré la vida y cuando yo muera, me uniré en la tierra CONTIGO PERU !!!!
Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 1 vez

#11 Mensagem por Sideshow » Dom Fev 19, 2006 8:33 am

JRIVERA escreveu:Algún amigo podría explicarme la amplitud de cobertura que tiene este satélite brasileño o indicarme un link donde pueda conocer mas sobre este Satélite, quedare muy agadecido por sus respuestas.

Saludos,
JRIVERA

Area de cobertura do Cbers
Imagem

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#12 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Fev 19, 2006 1:16 pm

JRIVERA, nós precisariamos saber qual satélite que o Perú terá acesso. Se será o CBERS ou se serão os novos satélites geoestacionários. Mas é uma excelente notícia essa integração maior entre os dois países!

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
JRIVERA
Sênior
Sênior

#13 Mensagem por JRIVERA » Seg Fev 20, 2006 2:05 am

Vinicius Pimenta escreveu:JRIVERA, nós precisariamos saber qual satélite que o Perú terá acesso. Se será o CBERS ou se serão os novos satélites geoestacionários. Mas é uma excelente notícia essa integração maior entre os dois países!

Cooperación en Materia de Vigilancia y Protección de la Amazonía

Destacaron la reciente aprobación, por el Congreso Nacional brasileño, del Memorándum de Entendimiento sobre Cooperación en Materia de Vigilancia y Protección de la Amazonía, firmado por los Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva y Alejandro Toledo, que permitirá el acceso progresivo del Perú a los Sistemas de Vigilancia y de Protección de la Amazonía (SIVAM-SIPAM).

El Canciller Oscar Maúrtua transmitió al Canciller Celso Amorim la intención de establecer en la Cancillería peruana una Oficina Ejecutiva que coordinará la temática relativa al importante proyecto SIVAM-SIPAM.

Link de la "Declaración Conjunta de los Ministros de Relaciones Exteriores del Perú y Brasil"
http://www.rree.gob.pe/portal/boletinIn ... enDocument

Vinicius Pimenta, conoces los Sistemas de Vigilancia y de Protección de la Amazonía (SIVAM-SIPAM). Con que satelite se realiza, pienso que con el Cbers 2 que nos indica Sideshow.

Saludos,
JRIVERA

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#14 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Fev 20, 2006 2:22 am

Na verdade o SIVAM utiliza a rede de satélites brasileiros. O CBERS 2 é um programa em conjunto com a China. Ao que me parece então, vocês terão acesso aos satélites brasileiros operados pela EMBRATEL, via sua subsidiária Star One.

Vinicius Pimenta

JRIVERA
Sênior
Sênior

#15 Mensagem por JRIVERA » Seg Fev 20, 2006 2:37 am

Vinicius Pimenta, gracias por la información, Yo me encuentro contento con la noticia pues será mas fácil la ubicación de los vuelos del narcotráfico, el acuerdo menciona la facilidad de acceso a estos sistemas de vigilancia pero no especifica que satelite o satelites serán los que se usen.

Saludos,
JRIVERA

Responder