Acho que a catapulta faz parte da estrutura do NAe, e sua troca seria quase como desmontá-lo e montar de novo. O custo seria enorme.
Quanto ao tipo de NAe, se houvesse a "Conexão Anti-Ianque" do grupo BRIC para construir NAes, provavelmente ele seria STOBAR (como o Kuznetzov e Gorshkov, e os Flanker-Ds e MiG-29Ks), ou seja, um NAe sem catapulta. Porquê?
Simples: a tecnologia de catapultas não é dominada por ninguém do BRIC. Nenhum dos quatro nunca fez NAes com catapulta a vapor. Os russos sonham em desenvolver as catapultas eletromagnéticas, mas isso é caro demais até para os EUA, que ficaram de um dia usar essa tecnologia. A outra opção russa é o uso de cargas explosivas para lançar cada aeronave, opção essa ridicularizada por muita gente por motivos razoáveis (armazenamento de explosivos, custo, risco de acabar o estoque e ficar sem lançar ninguém etc.).
A única opção restante é a que eu acho a pior: STOVL. Não haverá nenhum caça STOVL além do F-35, então não precisa dizer mais nada. (A não ser que os russos desencavem o Yak-141 Freestyle, um descendente atualizado Mach 1,8 do Forger, mas acho que eles andam meio traumatizados com a experiência do Yak-38 huahuahua)....

abraço cara