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Boas notícias para a FAP

Enviado: Sáb Jan 21, 2006 8:16 am
por zawevo
DN 21JAN2006
Portugal assina no próximo dia 17 de Fevereiro o contrato de compra de doze CASA C-295 para a Força Aérea, disse ao DN fonte ligada ao processo.

O ministro da Defesa, Luís Amado, anunciara para finais de Dezembro a assinatura desse programa de modernização das Forças Armadas. Contudo, explicou posteriormente o governante, dificuldades ligadas ao contrato de financiamento (regime de locação operacional) obrigaram a adiar a cerimónia.

A aquisição dos aviões novos implica assinar três contratos o do fornecimento dos aviões (sendo o primeiro entregue ano e meio depois), o do financiamento (279 milhões de euros, inscritos na Lei de Programação Militar) e o relativo às contrapartidas do fabricante a Portugal (que atingem os 460 milhões de euros).

Os C-295, do construtor europeu EADS-CASA (consórcio em que participam vários países), destinam-se a substituir as duas dezenas de Aviocar que já estão no fim da vida útil (à excepção dos dois aparelhos, modelo 300, afectos à fiscalização das pescas).

Segundo fonte oficial da Força Aérea, dez dos novos aviões - entregues à cadência de um em cada 45 dias - vão para a Esquadra 502, cumprindo missões de transporte táctico e missões de interesse público. Os restantes dois serão equipados especificamente para a fiscalização das pescas e ficarão na Esquadra 401.

No âmbito da reestruturação orgânica da FAP, a Esquadra 502 deverá criar um destacamento nos Açores (onde se extingue a Esquadra 711) de C-295, mantendo os mesmos três aviões. Em Porto Santo, Madeira, ficará outro dos aparelhos. Em aberto está a presença de um avião em São Tomé e Príncipe, no quadro da Cooperação Técnico-Militar, que se faz com um Aviocar.

Europa

A opção de Portugal pelos C-295 (em detrimento do modelo C-27J, da ítalo-americana Alenia) representou, desde logo, a inversão da política seguida pelo anterior ministro Paulo Portas e que favorecia a indústria de defesa dos EUA.

Na prática, a decisão de Luís Amado dá seguimento ao que era a política do último ministro da Defesa socialista, Rui Pena, que nas vésperas de deixar o cargo assinara em Bruxelas a adesão de Portugal ao programa do futuro avião militar de transporte estratégico A400M (também da EADS).

Acresce que a escolha do C-295 faz com que Portugal tenha de comprar os A400M quando substituir os Hercules C-130, dado que os dois aviões da EADS são complementares no plano técnico, operacional e de apoio logístico. A EADS, que tem 1% do capital do consórcio que formou com a brasileira Embraer para adquirir 65% da OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal, aumentará agora esse montante até aos 30%, assinalou uma das fontes.

Acresce que a EADS deu às OGMA a responsabilidade de construir a parte central - também conhecida como "troço nobre" - da fuselagem do C-295. Com as indústrias de defesa inseridas no Plano Tecnológico do Governo, Luís Amado irá sublinhar a importância do programa como pólo dinamizador de transferência de tecnologia e exemplo para a gestão de contrapartidas.

Cumprimentos

Enviado: Sáb Jan 21, 2006 8:33 am
por P44
[009] Finalmente!

Estava a ver que com o adiamento da assinatura ia voltar tudo á estaca zero!

Oxalá nos voltemos a juntar ao projecto do A-400M!

Aqui algumas imagens do EADS C-295

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EADS C-295

Enviado: Sáb Jan 21, 2006 10:28 am
por cabeça de martelo
Sim, boas noticias. O Brasil tb tem este avião certo?! O que é a opinião da FAB até agora acerca dos bichanos?

Enviado: Sáb Jan 21, 2006 10:52 am
por VICTOR
Caro cabeça de martelo,

Os nossos ainda não foram entregues. Por enquanto, é DHC-5 Búfalo...

Enviado: Dom Jan 22, 2006 11:40 am
por tagos
A versão de patrulha as pescas é este?

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Alguma informação dele: http://www.eads.net/xml/content/OF00000 ... 294047.pdf

Cumprimentos

Enviado: Dom Jan 22, 2006 11:50 am
por Degan
Felicitaciones, excelente avión.

¿Cómo queda conformada la aviación de transporte en Portugal?.

Saludos cordiales,

Enviado: Qua Jan 25, 2006 1:02 pm
por Rui Elias Maltez
Degan:

Ao nível de transporte, a FAP ficará para já com os 6 C-130 e com os 12 C-295 [024].

Quanto à futura subtituição dos C-130 que se espera que permaneçam ao serviço até 2020, nada se sabe para já, mas o actual ministro entre-abriu as portas para o regresso de Portugal ao A-400M.

Vamos ver em quantas unidades.

Na vez do C-295, eu por mim teria preferido os C-27J, mas razões politicas falaram mais alto.

Olha aí o bicho:

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Trata-se de um "mini-C-130".

Ele esteve em provas na BA 1 em Sintra, e na opinião dos tripulantes dos Aviocar que ouvi no dia 3 de Julho, eles ficaram muito interessados nos C-27J que consideravam "mais avião".

A vantagem é que nos permitiria futuramente substituir os actuais C-130H por C-130J e eventualmente subir dos 6 actuais para mais (eu consideraria que Portugal necessita de pelo menos 8 unidades).

Mas com o A-400M, já no passado se falou em apenas 3 unidades.

O que me parece muito pouco, já que é redução a seguir à redução. :cry:

Ou seja:

Portugal perderá capacidade de transporte táctico e estratégico.

Enviado: Qua Jan 25, 2006 4:15 pm
por Degan
Gracias Rui,

No se de que te quejas.....nosotros estaríamos felices con lo que tienen. :cry:

Además, el C-295 es mucho mas costo eficiente que el Spartan...


Saludos cordiales,

Enviado: Qui Jan 26, 2006 8:31 am
por Spectral
:roll: :roll: :roll:

Enviado: Qui Jan 26, 2006 8:31 am
por Rui Elias Maltez
Degan:

Mas o Chile tem actualmente quantos C-130?

E são versão"H"?

Enviado: Qui Jan 26, 2006 4:28 pm
por Degan
Spectral escreveu::roll: :roll: :roll:


[083] [083] [083]

Mas o Chile tem actualmente quantos C-130

E são versão"H"??


Rui, la FACH posee 6 C-130, de los cuales 5 están operacionales (uno dado de baja por malas condiciones).
Dos son C-130H comprados nuevos a USA en 1972 y cuatro C-130B regalados por la USAF en 1991 (de los cuales uno no duró mucho en servicio..... :? )

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Respecto a C-212 y C-235, la FACH posee:

• 2 C-212-200
• 2 C-212-300

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Ejercito:

• 6 C-212A (comprados en 1978), a comprado otros serie 200 y 300, no se el total actual ya que también a dado de baja algunos antiguos.
• 3 Cn-235

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Marina:

• 4 C-212A-11, no sé cuantos seguirán en servicio.

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Saludos cordiales,

Enviado: Qui Jan 26, 2006 7:17 pm
por Spectral
Olá Degan, os

:roll: :roll: :roll:

não tinham nada a haver com o teu post :wink:

As minhas desculpas se houve algum malentendido.

Abraços

Enviado: Qui Jan 26, 2006 9:08 pm
por Degan
Spectral escreveu:Olá Degan, os

:roll: :roll: :roll:

não tinham nada a haver com o teu post :wink:

As minhas desculpas se houve algum malentendido.

Abraços


Todo bien amigo....yo solo sonreía.... :lol:

Saludos cordiales,

Enviado: Sáb Jan 28, 2006 1:18 am
por WalterGaudério
tagos escreveu:A versão de patrulha as pescas é este?

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Alguma informação dele: http://www.eads.net/xml/content/OF00000 ... 294047.pdf

Cumprimentos


Se beleza vencesse guerra...
Sds. aos amigos de Portugal.
Bela escolha.

Enviado: Ter Jan 31, 2006 8:35 am
por Rui Elias Maltez
Degan:

Obrigado pelas infos.

Parece que o Chile precisará de inverstir nesses meios de transporte para a FACH.

Acho estranho que os C-212 estejam tão distribuidos pela Marinha, Exército e FACH :?

________


Spectral:

Acho igualmente estranho que estranhe a minha opinião mais favorável aos Spartan.

Afinal , estes foruns servem para que cada um dê a sua opinião.

A compra está feita e nada mais há a fazer.

Mas a minha opinião, e a de outro é de sentido diferente ao que foi decidido superiormente.