Boas notícias para a FAP

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
zawevo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 138
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 3:49 pm
Localização: Queijas - Portugal

Boas notícias para a FAP

#1 Mensagem por zawevo » Sáb Jan 21, 2006 8:16 am

DN 21JAN2006
Portugal assina no próximo dia 17 de Fevereiro o contrato de compra de doze CASA C-295 para a Força Aérea, disse ao DN fonte ligada ao processo.

O ministro da Defesa, Luís Amado, anunciara para finais de Dezembro a assinatura desse programa de modernização das Forças Armadas. Contudo, explicou posteriormente o governante, dificuldades ligadas ao contrato de financiamento (regime de locação operacional) obrigaram a adiar a cerimónia.

A aquisição dos aviões novos implica assinar três contratos o do fornecimento dos aviões (sendo o primeiro entregue ano e meio depois), o do financiamento (279 milhões de euros, inscritos na Lei de Programação Militar) e o relativo às contrapartidas do fabricante a Portugal (que atingem os 460 milhões de euros).

Os C-295, do construtor europeu EADS-CASA (consórcio em que participam vários países), destinam-se a substituir as duas dezenas de Aviocar que já estão no fim da vida útil (à excepção dos dois aparelhos, modelo 300, afectos à fiscalização das pescas).

Segundo fonte oficial da Força Aérea, dez dos novos aviões - entregues à cadência de um em cada 45 dias - vão para a Esquadra 502, cumprindo missões de transporte táctico e missões de interesse público. Os restantes dois serão equipados especificamente para a fiscalização das pescas e ficarão na Esquadra 401.

No âmbito da reestruturação orgânica da FAP, a Esquadra 502 deverá criar um destacamento nos Açores (onde se extingue a Esquadra 711) de C-295, mantendo os mesmos três aviões. Em Porto Santo, Madeira, ficará outro dos aparelhos. Em aberto está a presença de um avião em São Tomé e Príncipe, no quadro da Cooperação Técnico-Militar, que se faz com um Aviocar.

Europa

A opção de Portugal pelos C-295 (em detrimento do modelo C-27J, da ítalo-americana Alenia) representou, desde logo, a inversão da política seguida pelo anterior ministro Paulo Portas e que favorecia a indústria de defesa dos EUA.

Na prática, a decisão de Luís Amado dá seguimento ao que era a política do último ministro da Defesa socialista, Rui Pena, que nas vésperas de deixar o cargo assinara em Bruxelas a adesão de Portugal ao programa do futuro avião militar de transporte estratégico A400M (também da EADS).

Acresce que a escolha do C-295 faz com que Portugal tenha de comprar os A400M quando substituir os Hercules C-130, dado que os dois aviões da EADS são complementares no plano técnico, operacional e de apoio logístico. A EADS, que tem 1% do capital do consórcio que formou com a brasileira Embraer para adquirir 65% da OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal, aumentará agora esse montante até aos 30%, assinalou uma das fontes.

Acresce que a EADS deu às OGMA a responsabilidade de construir a parte central - também conhecida como "troço nobre" - da fuselagem do C-295. Com as indústrias de defesa inseridas no Plano Tecnológico do Governo, Luís Amado irá sublinhar a importância do programa como pólo dinamizador de transferência de tecnologia e exemplo para a gestão de contrapartidas.

Cumprimentos




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54831
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2320 vezes

#2 Mensagem por P44 » Sáb Jan 21, 2006 8:33 am

[009] Finalmente!

Estava a ver que com o adiamento da assinatura ia voltar tudo á estaca zero!

Oxalá nos voltemos a juntar ao projecto do A-400M!

Aqui algumas imagens do EADS C-295

Imagem
ImagemImagem
Imagem




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38242
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2654 vezes

EADS C-295

#3 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jan 21, 2006 10:28 am

Sim, boas noticias. O Brasil tb tem este avião certo?! O que é a opinião da FAB até agora acerca dos bichanos?




Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#4 Mensagem por VICTOR » Sáb Jan 21, 2006 10:52 am

Caro cabeça de martelo,

Os nossos ainda não foram entregues. Por enquanto, é DHC-5 Búfalo...




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
tagos
Avançado
Avançado
Mensagens: 422
Registrado em: Dom Out 09, 2005 7:01 pm
Localização: Portugal

#5 Mensagem por tagos » Dom Jan 22, 2006 11:40 am

A versão de patrulha as pescas é este?

Imagem

Alguma informação dele: http://www.eads.net/xml/content/OF00000 ... 294047.pdf

Cumprimentos




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#6 Mensagem por Degan » Dom Jan 22, 2006 11:50 am

Felicitaciones, excelente avión.

¿Cómo queda conformada la aviación de transporte en Portugal?.

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#7 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Jan 25, 2006 1:02 pm

Degan:

Ao nível de transporte, a FAP ficará para já com os 6 C-130 e com os 12 C-295 [024].

Quanto à futura subtituição dos C-130 que se espera que permaneçam ao serviço até 2020, nada se sabe para já, mas o actual ministro entre-abriu as portas para o regresso de Portugal ao A-400M.

Vamos ver em quantas unidades.

Na vez do C-295, eu por mim teria preferido os C-27J, mas razões politicas falaram mais alto.

Olha aí o bicho:

Imagem
Imagem
Trata-se de um "mini-C-130".

Ele esteve em provas na BA 1 em Sintra, e na opinião dos tripulantes dos Aviocar que ouvi no dia 3 de Julho, eles ficaram muito interessados nos C-27J que consideravam "mais avião".

A vantagem é que nos permitiria futuramente substituir os actuais C-130H por C-130J e eventualmente subir dos 6 actuais para mais (eu consideraria que Portugal necessita de pelo menos 8 unidades).

Mas com o A-400M, já no passado se falou em apenas 3 unidades.

O que me parece muito pouco, já que é redução a seguir à redução. :cry:

Ou seja:

Portugal perderá capacidade de transporte táctico e estratégico.




Imagem
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#8 Mensagem por Degan » Qua Jan 25, 2006 4:15 pm

Gracias Rui,

No se de que te quejas.....nosotros estaríamos felices con lo que tienen. :cry:

Además, el C-295 es mucho mas costo eficiente que el Spartan...


Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
Spectral
Sênior
Sênior
Mensagens: 740
Registrado em: Qui Fev 03, 2005 8:47 pm
Localização: UK // Portugal

#9 Mensagem por Spectral » Qui Jan 26, 2006 8:31 am

:roll: :roll: :roll:




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#10 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Jan 26, 2006 8:31 am

Degan:

Mas o Chile tem actualmente quantos C-130?

E são versão"H"?




Imagem
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#11 Mensagem por Degan » Qui Jan 26, 2006 4:28 pm

Spectral escreveu::roll: :roll: :roll:


[083] [083] [083]

Mas o Chile tem actualmente quantos C-130

E são versão"H"??


Rui, la FACH posee 6 C-130, de los cuales 5 están operacionales (uno dado de baja por malas condiciones).
Dos son C-130H comprados nuevos a USA en 1972 y cuatro C-130B regalados por la USAF en 1991 (de los cuales uno no duró mucho en servicio..... :? )

Imagem

Respecto a C-212 y C-235, la FACH posee:

• 2 C-212-200
• 2 C-212-300

Imagem

Ejercito:

• 6 C-212A (comprados en 1978), a comprado otros serie 200 y 300, no se el total actual ya que también a dado de baja algunos antiguos.
• 3 Cn-235

Imagem
Imagem

Marina:

• 4 C-212A-11, no sé cuantos seguirán en servicio.

Imagem


Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
Spectral
Sênior
Sênior
Mensagens: 740
Registrado em: Qui Fev 03, 2005 8:47 pm
Localização: UK // Portugal

#12 Mensagem por Spectral » Qui Jan 26, 2006 7:17 pm

Olá Degan, os

:roll: :roll: :roll:

não tinham nada a haver com o teu post :wink:

As minhas desculpas se houve algum malentendido.

Abraços




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#13 Mensagem por Degan » Qui Jan 26, 2006 9:08 pm

Spectral escreveu:Olá Degan, os

:roll: :roll: :roll:

não tinham nada a haver com o teu post :wink:

As minhas desculpas se houve algum malentendido.

Abraços


Todo bien amigo....yo solo sonreía.... :lol:

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#14 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Jan 28, 2006 1:18 am

tagos escreveu:A versão de patrulha as pescas é este?

Imagem

Alguma informação dele: http://www.eads.net/xml/content/OF00000 ... 294047.pdf

Cumprimentos


Se beleza vencesse guerra...
Sds. aos amigos de Portugal.
Bela escolha.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#15 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Jan 31, 2006 8:35 am

Degan:

Obrigado pelas infos.

Parece que o Chile precisará de inverstir nesses meios de transporte para a FACH.

Acho estranho que os C-212 estejam tão distribuidos pela Marinha, Exército e FACH :?

________


Spectral:

Acho igualmente estranho que estranhe a minha opinião mais favorável aos Spartan.

Afinal , estes foruns servem para que cada um dê a sua opinião.

A compra está feita e nada mais há a fazer.

Mas a minha opinião, e a de outro é de sentido diferente ao que foi decidido superiormente.




Imagem
Responder