Jobim: terreno para aeroporto em SP deve custar R$ 2 bi
Enviado: Seg Jan 21, 2008 4:19 pm
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Jobim: terreno para aeroporto em SP deve custar R$ 2 bi
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou na tarde desta segunda-feira que a aquisição do terreno para a construção de um terceiro aeroporto em São Paulo está orçada em R$ 2 bilhões. Segundo o ministro, o local ainda não foi definido.
Jobim não estipula um prazo para a construção do novo aeroporto. "Não se pode fixar um tempo. Serão cinco ou seis anos, no mínimo, apenas de obras", disse.
Congonhas
O ministro afirmou ainda que asituação da crise aérea no Aeroporto de Congonhas foi controlada. "Recuperamos o controle completo de Congonhas e temos condições de redimensionar a operacionabilidade do aeroporto", afirmou Jobim.
O Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) determinou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), volte a permitir que as empresas aéreas operem escalas e conexões no Aeroporto de Congonhas. A medida, que passa a valer no dia 16 de março, foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira.
A proibição desse tipo de vôo foi instituída em outubro de ano passado. Agora, o Ministério da Defesa decidiu permitir que os passageiros possam fazer escalas e conexões no aeroporto mais movimentado do País.
O Conac determinou ainda que os vôos fretados voltem a usar Congonhas nos finais de semana. Os fretamentos poderão ocupar as pistas do aeroporto no sábado, das 14h às 22h, e no domigo, das 6h às 14h.
Guarulhos
Nelson Jobim afirmou também que a construção de um novo terminal no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, aumentaria a capacidade de passageiros em 12 milhões. "Hoje, a capacidade do aeroporto é de 17 milhões. Com o segundo terminal, passaria para 29 milhões", afirmou o ministro.
Ele ressaltou que o problema operacional de Guarulhos não são as pistas. "Não vamos aumentar a pista, não vamos fazer uma terceira pista. A questão em Guarulho é pátio".
Ainda sobre GRU
O ministro da Defesa descartou a construção da terceira pista do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), destacando a "inviabilidade técnica" da obra ao norte do aeroporto, por causa da proximidade com a serra da Cantareira, a dificuldade para remanejar os moradores e o custo, estimado em R$ 750 milhões.
A possibilidade de uma nova pista ao sul do aeroporto também foi descartada, pelo custo de R$ 3 bilhões para as obras de nivelamento do terreno. Com isso, segundo Jobim, o governo vai investir na construção de um terceiro aeroporto em São Paulo, o que levará ao menos cinco anos.
Portanto, no curto prazo, o governo pretende "otimizar" a capacidade de Guarulhos.
"A alternativa que vamos implementar é otimizar a capacidade do aeroporto, com a reconfiguração do pátio das aeronaves e do terminal. É uma questão de mexer no layout", afirmou Jobim.
Novos pátios para aeronaves serão construídos, acrescentou o ministro, o que permitirá um ganho de 17 posições de estacionamento de aviões na área onde serão construídos os terminais 3 e 4 do aeroporto. Além disso, serão criadas "saídas rápidas" para as aeronaves que chegam em Guarulhos.
Com as obras, Jobim prevê que subirá de 45 para 54 o número de operações por hora em Guarulhos e a capacidade de passageiros deverá atingir 12 milhões.
Os editais para as obras serão feitos até junho. As obras do terminal 3 de Guarulhos, contudo, já consta no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Viracopos
No aeroporto de Viracopos (Campinas), Jobim anunciou obras para expansão do terminal de passageiros e para construção de novos pátios e pista, e melhorias no acesso ao aeroporto.
Um abraço e até mais...
Jobim: terreno para aeroporto em SP deve custar R$ 2 bi
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou na tarde desta segunda-feira que a aquisição do terreno para a construção de um terceiro aeroporto em São Paulo está orçada em R$ 2 bilhões. Segundo o ministro, o local ainda não foi definido.
Jobim não estipula um prazo para a construção do novo aeroporto. "Não se pode fixar um tempo. Serão cinco ou seis anos, no mínimo, apenas de obras", disse.
Congonhas
O ministro afirmou ainda que asituação da crise aérea no Aeroporto de Congonhas foi controlada. "Recuperamos o controle completo de Congonhas e temos condições de redimensionar a operacionabilidade do aeroporto", afirmou Jobim.
O Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) determinou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), volte a permitir que as empresas aéreas operem escalas e conexões no Aeroporto de Congonhas. A medida, que passa a valer no dia 16 de março, foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira.
A proibição desse tipo de vôo foi instituída em outubro de ano passado. Agora, o Ministério da Defesa decidiu permitir que os passageiros possam fazer escalas e conexões no aeroporto mais movimentado do País.
O Conac determinou ainda que os vôos fretados voltem a usar Congonhas nos finais de semana. Os fretamentos poderão ocupar as pistas do aeroporto no sábado, das 14h às 22h, e no domigo, das 6h às 14h.
Guarulhos
Nelson Jobim afirmou também que a construção de um novo terminal no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, aumentaria a capacidade de passageiros em 12 milhões. "Hoje, a capacidade do aeroporto é de 17 milhões. Com o segundo terminal, passaria para 29 milhões", afirmou o ministro.
Ele ressaltou que o problema operacional de Guarulhos não são as pistas. "Não vamos aumentar a pista, não vamos fazer uma terceira pista. A questão em Guarulho é pátio".
Ainda sobre GRU
O ministro da Defesa descartou a construção da terceira pista do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), destacando a "inviabilidade técnica" da obra ao norte do aeroporto, por causa da proximidade com a serra da Cantareira, a dificuldade para remanejar os moradores e o custo, estimado em R$ 750 milhões.
A possibilidade de uma nova pista ao sul do aeroporto também foi descartada, pelo custo de R$ 3 bilhões para as obras de nivelamento do terreno. Com isso, segundo Jobim, o governo vai investir na construção de um terceiro aeroporto em São Paulo, o que levará ao menos cinco anos.
Portanto, no curto prazo, o governo pretende "otimizar" a capacidade de Guarulhos.
"A alternativa que vamos implementar é otimizar a capacidade do aeroporto, com a reconfiguração do pátio das aeronaves e do terminal. É uma questão de mexer no layout", afirmou Jobim.
Novos pátios para aeronaves serão construídos, acrescentou o ministro, o que permitirá um ganho de 17 posições de estacionamento de aviões na área onde serão construídos os terminais 3 e 4 do aeroporto. Além disso, serão criadas "saídas rápidas" para as aeronaves que chegam em Guarulhos.
Com as obras, Jobim prevê que subirá de 45 para 54 o número de operações por hora em Guarulhos e a capacidade de passageiros deverá atingir 12 milhões.
Os editais para as obras serão feitos até junho. As obras do terminal 3 de Guarulhos, contudo, já consta no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Viracopos
No aeroporto de Viracopos (Campinas), Jobim anunciou obras para expansão do terminal de passageiros e para construção de novos pátios e pista, e melhorias no acesso ao aeroporto.
Um abraço e até mais...