Bom não votei em nenhuma opção, pois na minha opinião existem PELO MENOS oito prioridades imediatas (entre 2005 e 2012) para MB.
1° Finalizar os projetos em execução (Submarino Tikuna, Corveta Barroso e ModFrag).
2° Conquistar a total autonomia (MB + FAB) no treinamento dos pilotos navais de aeronaves de asas fixa: Precisaria adquirir pelo menos mais 3 A-4 biposto (TA-4). Para a MB conquistar a autonomia no treinamento de seus pilotos, é preciso que os A-4 biposto executem pouso e decolagem no A-12, porem isso atualmente não e possível porque a MB só tem 3 aeronaves do tipo.
3° Substituir a classe Pará (1 embarcação na ativa + 3 na reserva) por embarcações usadas, pois não há tempo suficiente e orçamento disponível para a construção de embarcações novas.
4° Reativação da F47 Dodsworth: Nesse caso seria necessário uma adequação do sistema de arma da Greenhalgh, adicionando então novos injetores AAé e seus receptivos sensores, e também uma revisão geral dos maquinários dessas embarcações. Com isso essa classe poderia ficar operacional até 2016, sendo substituídas por novos vetores.
5° Substituir os Sea King por aeronaves novas (por exemplo, Merlin, Cougar, Seahawk).
6° Proporcionar o mínimo possível de capacidade de combate aos A-4: Defendo isso faz um bom tempo, pois com o preço de 3 Rafale M, a MB conseguiria modernizar todos os A-4 (20 A-4 + 3 TA-4 + 3 TA-4 adquirido para complementar a frota de aeronaves de treinamento). O A-4 não e a aeronave ideal, porem e o possível no momento. Na minha opinião e melhor ter os A-4 arrumadinho do que um caça novo (Rafale M e MIG-29 K) nos sonhos.
7° Aeronaves AEW: Na minha opinião a melhor opção seria o uso de helicópteros equipados com o radar Searchwater 2000. Bom esse helicóptero poderia ser o EH-101 Merlin, que apresentaria grandes melhorias se comparado ao Sea King AEW. Veja abaixo uma comparação:
Sea King AEW
Velocidade de Cruzeiro: 230 km/h
Tempo de patrulha: 4 horas e 30 minutos
Teto de serviço: 3.000 metros
EH-101 Merlin “AEW”
Velocidade de Cruzeiro: 278 km/h
Raio de patrulha: + ou - 950 km
Tempo de patrulha: 5 horas
Teto de serviço: 4.575 metros
O EH-101 Merlin “AEW” poderia fazer a dobradinha com o EH-101 Merlin ASW, ASuW, SAR, etc, facilitando então a logística da MB.
Obs: Não gosto da ideal de modernizar o Trancer ou Tracker para essa missão. Porque? Simples, qualquer aeronave desse modelo, está operado há pelo menos 20 anos, então a MB gastaria algo em torno de US$ 20 milhões na modernização de cada aeronave (20 x 4 = US$ 80 milhões. 3 aeronaves embarcadas + 1 reserva), utilizando essas pelo um período máximo de 5 anos, pois não devemos esquecer que as operações embarcadas ocasionam maiores desgastes estruturais. Como atualmente não existe nenhuma aeronave de asa fixa compatível com o A-12 nova ou usado (com poucas horas de uso), então restou o uso de helicópteros para essa função.
8° Manter no mínimo 3 embarcações de transporte: Hoje temos 4 embarcação de transporte de tropas e equipamento, mas pelo menos 3 embarcação possivelmente serão retirada de serviço até 2010. Como não há tempo suficiente e orçamento disponível, a opção e a compra de vetores usados. A US Navy, por exemplo, possui atualmente 8 embarcações de transporte na reserva (4 Newport + 4 Charleston, mantidas em manutenção tipo B). Agora essas embarcações seriam utilizadas para transportar combates e seus respectivos equipamentos e armamentos, podendo também servir como embarcação de apoio logístico, auxiliando o NAe e suas escoltas. Bom no futuro a MB deveria investir em um projeto novo(pelo menos 3 embarcações, com capacidade de levar uma boa quantidade de pessoal (pelo menos 400 homens), armamento, equipamento, alimento, água, combustível, etc. A MB poderia optar por um projeto próprio, ou até mesmo um internacional, pois existe bons projeto desse tipo em outros paises, com destaque os projeto Inglês, Francês e Espanhol.
Bom, essa e a minha opinião!
Em resumo, a MB deveria primeiro organizar a sua capacidade defensiva para depois pensar na sua capacidade ofensiva. Justamente por isso que não mencionei nessas prioridades, por exemplo, a aquisição de embarcações tanque, pois o que temo hoje, não daria para sustentar uma esquadra completa fora das nossas águas territoriais.
Até mais.................................................................................
Fox