CFN letal

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Naval
Sênior
Sênior
Agradeceu: 156 vezes
Agradeceram: 43 vezes

CFN letal

#1 Mensagem por Naval » Sex Mar 12, 2004 5:24 pm

O que acham que falta pro CFN ficar mais forte??
Claro dentro da realidade...
Minha opinião:

-Adquirir mais um NDD como o Matoso Maia, pra melhorar a capacidade anfíbia, desse jeito podia-se tb adquirir mais SKs pro batalhão blindado.(O ideal era adquirir um daqueles Navios anfíbios da US NAVY, tipo porta helicópteros, mas aí já é sonhar demais).

-Adquirir mais CLANFS(carro de lagarta anfíbio) para poder assaltar a praia com um batalhão de infantaria completo. no momento o CFN tem 22 poderia-se comprar mais 14, creio que já bastava 36.

-Adquirir mais Super Puma, para poder desembarcar pelo menos uma companhia inteira. Atualmente a MB tem 07, poderia-se comprar mais 05, acho que dava pro gasto, completando 12.

-Adquirir uma bateria completa de Astros II pra melhorar o apoio de fogos de saturação aos BTLs de infantaria.

-Padronizar com as outras forças os MANPADS Igla, que já foi provado em combate ser eficiente, e ficar tudo igual nas três forças.

-Substituir os M113 por um blindado mais protegido, e tb instalar nas viaturas mísseis superfície como o Bill, igual aos Humvees dos marines.

-Substituir esses canhões Bofors AAe por SAMs de qualidade, média altitude já dava pro gasto. Assim podíamos proteger melhor a cabeça de praia de ataques da aviação inimiga.

Abraços.

"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Guilherme
Sênior
Sênior
Agradeceu: 66 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: CFN letal

#2 Mensagem por Guilherme » Sex Mar 12, 2004 6:38 pm

Naval escreveu:-Substituir os M113 por um blindado mais protegido, e tb instalar nas viaturas mísseis superfície como o Bill, igual aos Humvees dos marines.

Li no site do fabricante do M113, a United Defense, que a nova versão do M113, o M113A3, possui várias melhorias, entre elas a capacidade de receber placas de blindagem adicional. Se for do interesse do CFN, talvez valesse a pena comprar essa nova versão, pois acho que não deve ser muito caro, pelo tamanho do M113.

Essa empresa também fabrica o AAV, que o CFN chama de CLAnf. Estão desenvolvendo um projeto para modernizar os AAVs do USMC.

http://www.uniteddefense.com/www.m113.com/m113a3.html

http://www.uniteddefense.com/prod/aavram.htm

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5829 vezes
Agradeceram: 3308 vezes

CFN

#3 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 12, 2004 7:56 pm

Olá Naval.
Sou de opinião de que para melhorar o operacional dos navais, em um primeiro momento devería-se padronizar ao máximo possivel equipamentos e armas com as demais forças, visto que estas são uma verdadeira salada de estrangeiros na corporação. Isto sem dúvida poderia eliminar custos, e redirecionar verbas para pesquisa e desenvolvimento de meios.
Em termos de materiais de combate sugiro começar pelo seguinte :

Inf: fuzil bullpup nacional; Artilharia : Denel G-7 105mm
lança granada 40mm Denel G-5 155/52
lança-rojão / canhão sem recúo; Avibrás Hawk
morteiros 60 / 81 / 120 Bofi 40mm / Bolide
MSS 1.2 Anti-carro
RBS 70

Cavalaria : MBT ( Osório ou similar )
Charrua II - Clanfs
NFBR - Naval
- VBRec; - VTT;
- VBCI; - VBAAe;
- VBApoio 105;
- VPMort 120
- VOfic. / Socorro
- VBEng.;

Haveria muitas coisas ainda por adquirir tambem no campo da logistica, como viaturas e materiais de intendencia nacional, material de eletrônica e comunicações, dentre outros.
Concordo com você quanto aos helicopteros, mas aproveito para perguntar sobre qutos navios e de que tipo ( ndd ou similares ) seriam necessários para embarcar toda uma brigada de inf. e seus meios de apoio ao combate, pios sei que com o que temos não embarcamos nem meia brigada.

Abraços.

Carpe Diem
Naval
Sênior
Sênior
Agradeceu: 156 vezes
Agradeceram: 43 vezes

#4 Mensagem por Naval » Ter Mar 16, 2004 6:53 pm

Olá Fcarvalho,
na verdade me equivoquei com as classes de navios anfíbios, eu citei mais um NDD mas na verdade era mais um NDCC que é um Navio de desembarque de carros de combate igual ao Matoso Maia.

Concordo com você quanto aos helicopteros, mas aproveito para perguntar sobre qutos navios e de que tipo ( ndd ou similares ) seriam necessários para embarcar toda uma brigada de inf. e seus meios de apoio ao combate, pios sei que com o que temos não embarcamos nem meia brigada.

É isso que eu quis dizer quando me referi em mais aquisições, porque no contexto atual não dá para lançar a divisão anfíbia completa numa ação de jeito nenhum, ex:

02 NDD: Ceará e Rio de Janeiro(Navio de desembarque doca)
01 NDCC:Matoso Maia(Navio de desembarque de carros de combate)
01 NTTRT:Ary parreiras(Navio transporte de tropas)

Então o comando improvisou e chamou a força de assalto de Grupamento Anfíbio que na verdade não está totalmente completa capitou?

Com mais um NDCC podia embarca-se mais carros de combate, clanfs, infantaria, helicópteros(2), artilharia etc...

Inf: fuzil bullpup nacional; Artilharia : Denel G-7 105mm
lança granada 40mm Denel G-5 155/52
lança-rojão / canhão sem recúo; Avibrás Hawk
morteiros 60 / 81 / 120 Bofi 40mm / Bolide
MSS 1.2 Anti-carro
RBS 70

Cavalaria : MBT ( Osório ou similar )
Charrua II - Clanfs
NFBR - Naval
- VBRec; - VTT;
- VBCI; - VBAAe;
- VBApoio 105;
- VPMort 120
- VOfic. / Socorro
- VBEng.;

belas sugestões, pelo jeito vc preferiu as indústrias Sul africanas e Suecas. Só discordo do Osório que não é o meio mais eficaz pro CFN mas sim pro EB.

Li no site do fabricante do M113, a United Defense, que a nova versão do M113, o M113A3, possui várias melhorias, entre elas a capacidade de receber placas de blindagem adicional. Se for do interesse do CFN, talvez valesse a pena comprar essa nova versão, pois acho que não deve ser muito caro, pelo tamanho do M113.

Guilherme, não acho boa idéia porque vai consumir mais combustível e os M113 vão perder seu raio de ação. Essas blindagens reativas são mais úteis nos clanfs na hora de abicar na praia, aí sim justifica de proteção por causa do perigo iminente, mas depois de passar o perigo do desembarque deve se retirar as placas reativas pra aumentar sua autonomia. Acho que era melhor substituir os M113 por um mais moderno com canhão de 20 ou 30mm e blindagem superior, só tem .50 armamento muito fraco e casco de alumínio, muito vulnerável.

Abraços.

"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5829 vezes
Agradeceram: 3308 vezes

FAROFA LOGISTICA

#5 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 16, 2004 7:43 pm

Olá Naval, sempe que leio ou vejo algo relativo aos materiais do CFN, tenha a certeza do quão grande e necessária foi e é a criação do MD, visto a verdadeira salada de materiais usados pelos navais, se não vejamos:
caminhões alemães. fuzis americanos, obuses ingleses, misseis suecos e franceses, e mais algumas "coisinhas" no nosso sistema logistico que, sinceramente, devem dar noites de insônia para qualquer cmtde.
Pois bem, agora que temos o MD e as palavras operações conjuntas e comunalidade parrecem estar saindo do papel e da teoria nas FA's brazucas, talvez possamos antever um futuro um pouco menos traumático em nossos sistemas de combate e apoio ao combate.
Quando pensei no que poderíamos prover o CFN em resposta a você, me veio a cabeça a questão da NCW, ou seja, guerra de rede, a mais nova "moda no munda da "arte" de fazer guerra. Assim estes dois países citados por voçê tem muito mais a oferecer e contribuir a nós, tanto em transferências de tecnologias, sistêmicas e materiais, como também na própria possibilidades de aberturas de novos mercados para a a industria nacional, vide que estes mesmos paieses não se opôem à cooperação conosco neste campo, até pelo contrário, as parcerias são sempre procuradas.
Apenas para citar, no defesanet tem uma reportagem sobre uma lancha rápida de patrulha sueca que está sendo oferecida e testada pelo EB para operações na amazônia e quem sabe no pantanal também; é um bom exemplo do que falei.
No mais, espero ainda poder ver, fora os itens que citei, a MB construir pelo menos 1 navio de assalto anfíbio; exite no PRM a previsão de se adquirir pelo menos um navio anfíbio e a aconstrução de outro, com fundos do BNDES.
Vamos ver no que vai dar.

ADSUMUS!!

Carpe Diem
Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

Re: FAROFA LOGISTICA

#6 Mensagem por Slip Junior » Ter Mar 16, 2004 8:19 pm

Naval escreveu:Substituir esses canhões Bofors AAe por SAMs de qualidade, média altitude já dava pro gasto. Assim podíamos proteger melhor a cabeça de praia de ataques da aviação inimiga.

Para maiores informações sobre os planos futuros do CFN para a área de defesa antiaérea, clique aqui!

FCarvalho escreveu:caminhões alemães. fuzis americanos, obuses ingleses, misseis suecos e franceses, e mais algumas "coisinhas" no nosso sistema logistico que, sinceramente, devem dar noites de insônia para qualquer cmtde.

Tai mais um dilema para as nossas forças armadas: se diversificamos os fornecedores, temos um grande problema de logistica; e se adotamos a padronização seguindo algum país, criamos uma grande dependência em relação ao mesmo que pode se tornar fatal em alguma parte do futuro.

Quando pensei no que poderíamos prover o CFN em resposta a você, me veio a cabeça a questão da NCW, ou seja, guerra de rede, a mais nova "moda no munda da "arte" de fazer guerra.

Para aqueles quiserem ler mais sobre o tema, cliquem cliquem aqui!

Abraços

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: FAROFA LOGISTICA

#7 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Mar 16, 2004 10:24 pm

Slip Junior escreveu:Tai mais um dilema para as nossas forças armadas: se diversificamos os fornecedores, temos um grande problema de logistica; e se adotamos a padronização seguindo algum país, criamos uma grande dependência em relação ao mesmo que pode se tornar fatal em alguma parte do futuro.

Por isso deveriamos construir nosso próprio armamento.

Fuznav
Júnior
Júnior

#8 Mensagem por Fuznav » Qui Mar 18, 2004 1:16 am

Foi dito p/a usarmos o IGLA, esquece pq este míssil contra aviões é praticamente nulo. Em breve enviarei um estudo sobre o novo material do CFN.

Valeu!

FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#9 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Mar 18, 2004 1:17 am

Guilherme, não acho boa idéia porque vai consumir mais combustível e os M113 vão perder seu raio de ação. Essas blindagens reativas são mais úteis nos clanfs na hora de abicar na praia, aí sim justifica de proteção por causa do perigo iminente, mas depois de passar o perigo do desembarque deve se retirar as placas reativas pra aumentar sua autonomia. Acho que era melhor substituir os M113 por um mais moderno com canhão de 20 ou 30mm e blindagem superior, só tem .50 armamento muito fraco e casco de alumínio, muito vulnerável.

Olá,

Me parece a descrição perfeita do Pátria 8X8, não??? Uma excelente opção.

Como opção para defesa aérea, creio que o Buk-M2, com 45 Km de alcance seria eficiente, mais, claro, a cobertura dos AF-1 modernizados, capazes de combate BVR...

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#10 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Mar 18, 2004 1:27 pm

Acho que não, o patria se não me engano, é sobre rodas, e por isso não serve para os fuzileiros qu vão operar na areia.

VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#11 Mensagem por VICTOR » Qui Mar 18, 2004 2:56 pm

Salve FuzNav
Fuznav escreveu:Foi dito p/a usarmos o IGLA, esquece pq este míssil contra aviões é praticamente nulo. Em breve enviarei um estudo sobre o novo material do CFN.

A questão é que o Igla é um MANPADS, disparado do ombro. Qualquer míssil desse tipo tem dificuldades em defender contra aviões de alto desempenho. Dentro da categoria, o Igla pode ser considerado como adequado ao que se propõe.

Na defesa contra aviões, não só os FNs, mas também a FAB e o EB não podem depender eternamente de MANPADS guiados a IR. A Defesa Aérea guiada por radar deveria ser uma prioridade, mas não se vê muito sobre isso. O próprio artigo que o Slip indicou sustenta que haverá Mistral e AAA, ou seja, apenas defesa de ponto.

De qualquer forma, o artigo é interessante porque mostra que nossos FNs têm um comando sério e profissional, fazendo com que o CFN tenha a perspectiva de ser uma Força formidável, quando as coisas melhorarem na parte financeira.

Nada como uns Tunguskas ou TorM1, para tornar o desembarque realmente mais seguro.

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Mar 18, 2004 5:31 pm

VICTOR escreveu:Nada como uns Tunguskas ou TorM1, para tornar o desembarque realmente mais seguro.

Não sei não, mas acho que um NAE com migs 29 ou Rafales ancorado perto do desembarque seria mai eficaz :wink:

FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#13 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Mar 18, 2004 5:51 pm

Marechal-do-ar escreveu:
VICTOR escreveu:Nada como uns Tunguskas ou TorM1, para tornar o desembarque realmente mais seguro.

Não sei não, mas acho que um NAE com migs 29 ou Rafales ancorado perto do desembarque seria mai eficaz :wink:

Com certeza!!! :wink:

E com certeza, muuuuuuuuuito, mas muito mesmo, mais caro que o uso de SAM!!! :lol:

Até mais...

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#14 Mensagem por VICTOR » Qui Mar 18, 2004 7:24 pm

Além de caro, há que se dizer que a Defesa Aérea por natureza é feita por camadas, ou seja, os caças são o anel externo, então vêm os mísseis de longo alcance, médio, MANPADS, AAA, estilingue etc etc.

Mas o custo/benefício de uma rede de SAMs é muito bom.

Mas acho que o Eduardo / Marechal sabe disso, ele deve ter feito a piada porque já que estou sonhando acordado com Tungusgas e Tors, porque não Rafales, huahuahua. :lol:

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#15 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Mar 18, 2004 7:32 pm

Exatamente Victor, mas pensei bem na brincadeira e cheguei a seguinte conclusão, apesar de ser caro o apoio de um NAE pode ser fundamental para o desembarque do CFN dar certo, ja pensou se eles desembarcam passam uma montanha e encontram uma colona de T90 esperando eles? Como o próprio naval disse e eu concordo um blindado leve (e sem misseis ja que o naval não quer :wink: ) não teria chances de combater de frente um MBT, seria um massacre, coisa que poderia ser revertida se houvesse um NAE nas redondezas com alguns aviões de ataque.

Responder