Página 7 de 17
Enviado: Sáb Mar 05, 2005 7:26 pm
por André Carvalho
Caro P44,
Os livros são bastante detalhados. As fragatas Pereira da Silva tomam 50 páginas e as João Belo ocupam 70 páginas.
Enviado: Seg Mar 07, 2005 7:42 am
por P44
André Carvalho escreveu:Caro P44,
Os livros são bastante detalhados. As fragatas Pereira da Silva tomam 50 páginas e as João Belo ocupam 70 páginas.
André, obrigado pela informação...quando tiver tempo (daqui a uns 20 anos...
) hei-de ir ao Museu ver se adquiro...
===================
FINALMENTE!!!!!!!
As três classes de DRAGA-MINAS que PORTUGAL teve...
Classe "Ponta Delgada" (semelhante aos espanhois que SÓ EM 2005 foram retirados de serviço!!!!!!!)
Classe Oceânica "São Jorge"
Classe "São Roque" (a ultima a ser abatida, em finais da década de 80, inicio da de 90)
André, por acaso o amigo tem informações concretas acerca das datas de entrada ao serviço e de abate destes navios, bem como os nomes de todos os de cada classe
Obrigado...
Enviado: Seg Mar 07, 2005 10:44 am
por Rui Elias Maltez
De facto acho uma pena que Portugal tenha deixado que a Marinha de Guerra tenha prescindido desta valência de importância estratégica.
Mas agora que o mal já está feito, creio que com vontade e se necessário, não custaria adaptar um ou mais dos NPO para essa capacidade.
Bastaria que o casco fosse reforçado, e o tornassem anti-magnético.
Depois, com soft-ware apropriado e um guincho, julgo que seria possível a Portugal passar a contar de novo com esta valência.
Enviado: Qui Mar 17, 2005 8:15 am
por Rui Elias Maltez
Foto do porto de Luanda, Angola, aquando do embarque para Portugal das últimas tropas portuguesa em Angola, após a descolonização que culminou em 11 de Novembro de 1975, com a Declaração da Independência:
Convido os "peritos" a identificarem o navio português acostado.
E observem o heli
AluetteIII que paira no ar, para dar protecção à operação.
Enviado: Qui Mar 17, 2005 8:28 am
por P44
F 477 - Corveta "General Pereira d´Eça", classe João Coutinho, ainda ao serviço.
O navio ao lado é uma Fragata Classe João Belo.
Enviado: Sex Mar 18, 2005 1:12 pm
por Rui Elias Maltez
Enviado: Seg Mar 21, 2005 8:40 am
por Rui Elias Maltez
Sobre a fragata NRP Pero Escobar (F-335), que esteve ao nosso serviço de 1955 a 1975:
A famosa "
Gina" que veio de Itália para a nossa Marinha.
Algum dos colegas me sabe confirmar se foi a única fragata desta classe na nossa Marinha, em que circunstâncias veio, e para que tipo de missões servia?
Porque a partir dos anos 60, tinhamos, as
Dealey e as
João Belo.
Esta parece ter sido uma compra um pouco avulso
Alguem sabe algo mais sobre essa fragata na nossa Marinha?
Enviado: Seg Mar 21, 2005 10:16 am
por JLRC
Rui Elias Maltez escreveu:Sobre a fragata NRP Pero Escobar (F-335), que esteve ao nosso serviço de 1955 a 1975:
A famosa "Gina" que veio de Itália para a nossa Marinha.
Algum dos colegas me sabe confirmar se foi a única fragata desta classe na nossa Marinha, em que circunstâncias veio, e para que tipo de missões servia?
Foi realmente um navio único na sua classe. Quanto à sua história, o almirante p44 tem bons artigos sobre ele (sobre ele e sobre uma tal deslavada!!!)
Um abraço
Enviado: Ter Mar 22, 2005 12:30 pm
por P44
JLRC escreveu:Rui Elias Maltez escreveu:Sobre a fragata NRP Pero Escobar (F-335), que esteve ao nosso serviço de 1955 a 1975:
A famosa "Gina" que veio de Itália para a nossa Marinha.
Algum dos colegas me sabe confirmar se foi a única fragata desta classe na nossa Marinha, em que circunstâncias veio, e para que tipo de missões servia?
Foi realmente um navio único na sua classe. Quanto à sua história, o almirante p44 tem bons artigos sobre ele (sobre ele e sobre uma tal deslavada!!!)
Um abraço
Ulha o Gaiju
...eu até tenho mais artigos acerca da "deslavada" do que acerca da valGINA...cof cof...
Engraçado, oh Rui, isso não é scanner de um postal do Museu da Marinha???
Tenho um postal do MM exactamente com essa foto!!!!!
Pois realmente, como diz o grumete JLRC
a F335 foi única na nossa Marinha, não sei bem porquê....
Infelizmente ela foi abatida em 1976, tinha eu 5 anitos
, logo nunca a vi "ao vivo" ,só em fotos
(a Natalie idem
)
O grumete JLRC, do tempo das caravelas é que se lembra de a ver ao vivo, junto com as caravelas do Vasco da Gama!!!!!
Enviado: Ter Mar 22, 2005 12:37 pm
por Rui Elias Maltez
Eu tirei a foto de um site, o
http://www.marujos.pt, mas já vi esse postal.
De facto é estranho que a Marinha tenha comprado uma só fragata.
Porque seria?
Procurei mas não tirei nada de relevante.
Só se for nos livros que o André Carvalho nos recomendou, que lá venha algo sobre a presença da
Pero Escobar na nossa Armada.
P.S.
O JLRC não é já do tempo das galés dos romanos?
Enviado: Ter Mar 22, 2005 1:02 pm
por P44
Sim, da Batalha de Antium
Enviado: Qua Mar 23, 2005 8:09 am
por Rui Elias Maltez
Mas não há uma tabuinha de argila, em escrita cuneiforme, do tempo dos sumérios, que refere a sigla "JLRC"?
Enviado: Qua Mar 23, 2005 8:17 pm
por JLRC
Rui Elias Maltez escreveu:Mas não há uma tabuinha de argila, em escrita cuneiforme, do tempo dos sumérios, que refere a sigla "JLRC"?
Ó seus míseros amantes de deslavadas e produtos afins, simbolos do capitalismo e do imperialismo ianque (ainda vou para o Ministério dos Negócios Estrangeiros ajudar o Freitas
), tais como a Coca Cola, a Mandona, os Ticonderoga e os Arleigh Burke. Respeitinho pela velhice. Nunca ouviram dizer que a velhice é um posto? Se não tomam juízo, ainda peço ao ilustre membro do "gang do circo", que dá pelo pseudónimo de Paisano (mas que na realidade tem o mesmo nome de um famoso rei israelita
), para tirar de um power point que lhe enviei, umas fotografias bem nutridas
e para as por no tópico da deslavada.
Enviado: Qui Mar 24, 2005 4:58 pm
por P44
JLRC escreveu:Rui Elias Maltez escreveu:Mas não há uma tabuinha de argila, em escrita cuneiforme, do tempo dos sumérios, que refere a sigla "JLRC"?
Ó seus míseros amantes de deslavadas e produtos afins, simbolos do capitalismo e do imperialismo ianque (ainda vou para o Ministério dos Negócios Estrangeiros ajudar o Freitas
), tais como a Coca Cola, a Mandona, os Ticonderoga e os Arleigh Burke. Respeitinho pela velhice. Nunca ouviram dizer que a velhice é um posto? Se não tomam juízo, ainda peço ao ilustre membro do "gang do circo", que dá pelo pseudónimo de Paisano (mas que na realidade tem o mesmo nome de um famoso rei israelita
), para tirar de um power point que lhe enviei, umas fotografias bem nutridas
e para as por no tópico da deslavada.
Bem já me estão a METER AO BARULHO, AO QUEREREM METER A UNHA NO TÓPICO SAGRADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Rui, pelo que sei de muitos livros que de história, a referência a um tal "JLRC" aparece nos pergaminhos do Mar Morto...
JLRC, pssstttt, também recebi esse powerpoint???
Fragatas inportantes de Portugal
Enviado: Qui Mar 24, 2005 7:08 pm
por mpina41
Caros amigos este é o meu primeiro contacto, por isso antes de mais apresento a todos os meus cumprimentos e vamos aos temas que li e posso ajudar.
Fui marinheiro da Armada Portuguesa estive duas vezes no Brasil, em 1971 e 1974. era marinheiro do navio que SALVOU a revolução do 25 de Abril em Portugal e confirmo que o comandante da Almirante Gago Coutinho,F473, era o Sr. Cap. de Fragata, Seixas Louçã. Inclusivé deu ordens para abrirmos fogo sobre Lisboa, estavamos no meio do Tejo, pois faziamos parte da força da NATO, que partia nesse dia para o Mediterraneo. Esta ordem não foi cumprida oi que originou a tomada do navio pela guarnição. Ainda actualmente em Portugal continua a ser assunto "TABÚ". A propósito esta guarnição vai reunir-se de novo no próximo dia 25 de Abril, em Lisboa.
Quanto à Gina "Pero Escobar" era o navio mais rápido da marinha portuguesa e tinha como madrinha (realmente) a actriz Gina Lolobrigida (italiana). Perseguiu o paquete Santa Maria, partindo de Portugal com um atraso de 3 dias. O paquete tinha sido tomado pela oposição da ditadura portuguesa. Ambos os navios se destinaram ao Recife e a GINA, só alcançou o paquete, em águas Brasileiras, não podendo por isso actuar.
Regressou a Portugal e esteve em reparações (por causa dos excessos cometidos nessa viagem) no arsenal do Alfeite durante mais de 10 anos. Curiosamente (ou talvez não) a primeira viagem (que acabou por ser a última também) foi na companhia da ASlm. Gago Coutinho ao Brasil em 1974. estivemos em Belém/Fortaleza/Rio e Recife. Quando regressamos a Portugal a GINA vinha com dificuldades (escalamos o Funchal, por esse motivo9 e nunca mais saiu da base.
Foi um final feio, para um belo navio com uma guarnição unidissima no amor aquele navio.
Tenho fotos da Gago Artilhado no dia 25 de Abril de 1974.
Por hoje é tudo[/code][/quote][/i][/b]