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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Qui Abr 17, 2008 1:59 pm
por jauro
Isso é o que diz o Plano de detalhamento postado na página anterior.
............................

.................................

b. Detalhamento de Componentes
1) Motor
a) O motor original da VBTP M113 B deverá ser substituído por um novo motor de ci-clo diesel, com características técnicas que atendam aos requisitos exigidos para a VBTP M113 BR.
b) O motor deverá, preferencialmente, atender à Norma Euro III ou superior.

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Sex Abr 18, 2008 10:41 am
por eligioep
Acabei de confirmar. O protótipo aqui de S.Maria é equipado com o MWM Sprint. Conversando com o motorista do carro, ele disse que as vantagens nítidas são o menor consumo, barulho, a barra de torção dianteira direita (lado do motor) que vive quebrando nos modelos em uso parou de quebrar, além do disco flexível (conexão do motor com a caixa transversal) e o eixo piloto (entre motor e disco flexível) pararam de quebrar. Algumas vantagens estão aparecendo..... [ ]'s

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Qua Abr 23, 2008 7:45 pm
por jauro

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Qua Abr 23, 2008 11:16 pm
por REGATEANO
eligioep escreveu:Acabei de confirmar. O protótipo aqui de S.Maria é equipado com o MWM Sprint. Conversando com o motorista do carro, ele disse que as vantagens nítidas são o menor consumo, barulho, a barra de torção dianteira direita (lado do motor) que vive quebrando nos modelos em uso parou de quebrar, além do disco flexível (conexão do motor com a caixa transversal) e o eixo piloto (entre motor e disco flexível) pararam de quebrar. Algumas vantagens estão aparecendo..... [ ]'s
O Sprint é o motor da caminhionete GM S-10...

O meu pai possui um na lancha devidamente marinizado....

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Qua Mai 07, 2008 9:56 pm
por midnight
Francisco Daniel escreveu:
eligioep escreveu:Acabei de confirmar. O protótipo aqui de S.Maria é equipado com o MWM Sprint. Conversando com o motorista do carro, ele disse que as vantagens nítidas são o menor consumo, barulho, a barra de torção dianteira direita (lado do motor) que vive quebrando nos modelos em uso parou de quebrar, além do disco flexível (conexão do motor com a caixa transversal) e o eixo piloto (entre motor e disco flexível) pararam de quebrar. Algumas vantagens estão aparecendo..... [ ]'s
O Sprint é o motor da caminhionete GM S-10...

O meu pai possui um na lancha devidamente marinizado....
É o motor utilizado na GM Silverado também, possuo um V6 em linha com 183CV.

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Qua Mai 07, 2008 11:10 pm
por Moccelin
midnight escreveu:
Francisco Daniel escreveu: O Sprint é o motor da caminhionete GM S-10...

O meu pai possui um na lancha devidamente marinizado....
É o motor utilizado na GM Silverado também, possuo um V6 em linha com 183CV.
Sem querer ser chato, mas já sendo hehehehehe, se é em linha não pode ser V-6... é um
L6, ou Straight Six...

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Qui Mai 08, 2008 9:54 pm
por midnight
vilmarmoccelin escreveu:
midnight escreveu: É o motor utilizado na GM Silverado também, possuo um V6 em linha com 183CV.
Sem querer ser chato, mas já sendo hehehehehe, se é em linha não pode ser V-6... é um
L6, ou Straight Six...
Corrigindo, foi um lapso, é o costume de falar V6, V8. :oops:
Então corrigindo é um motor 6 cilindros em linha. :mrgreen:

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Sex Mai 09, 2008 1:55 pm
por jauro
As empresas são livres para especificar o motor de ciclo diesel que julgarem mais apropriado dentro do seu Projeto Preliminar;
Não foi definido nenhum tipo de requisito mínimo para a emissão de fumaça de forma objetiva, portanto, nenhuma empresa será eliminada do processo de seleção em função do motor de ciclo diesel que especificar em seu Projeto Preliminar não atender a alguma norma que estabeleça limites para a emissão de gases poluentes e material particulado;
Como explicado anteriormente, está claro que será dada preferência àqueles motores que atenderem à Norma Euro III ou superior
(Normas da DMnt)

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Ter Mai 13, 2008 9:22 am
por Tigershark
DEFESA@NET 13 Maio 2008
DEFESA@NET
Programa VBTP-MR
Exército Avança com o Programa VBTP-MR

Leia a entrevista do Gen Darke Nunes, Chefe do DCT sobre o Programa VBTP-MR


Nelson Düring


Sem muito alarde porém de modo firme o Exército Brasileiro tem avançado no Programa Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP-MR), que deverá substituir em futuro próximo todos os veículos blindados das famílias Urutu e Cascavel.

Popularmente chamado de Urutu 3 o projeto começa a tomar forma. No dia 21 de Dezembro de 2007 foi assinado o contrato entre o Exército Brasileiro e a FIAT Automóveis representando a IVECO Defense Vehicles, da Itália, para o “Desenvolvimento da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal - Média de Rodas (VBTP-MR) e a Fabricação de um Protótipo e mais um Lote-Piloto de dezesseis Viaturas.”

No ato da assinatura do contrato, dia 21 de Dezembro de 2007, estavam presentes o General-de-Exército Darke Nunes de Figueiredo, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) e o General Ferraresi, Sub-Chefe do DCT, pelo Exército e o Dr Arberto Mayer pela FIAT / IVECO.

No ato da assinatura do contrato, dia 21 de Dezembro de 2007, estavam presentes o General-de-Exército Darke Nunes de Figueiredo, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) e o General Ferraresi, Sub-Chefe do DCT, pelo Exército e o Dr Arberto Mayer pela FIAT / IVECO.

No dia 09 de Janeiro 2008 era publicado a assinatura do contrato no Diário Oficial e no dia 27 de Fevereiro o CEO da IVECO Defense Vehicles, Engenheiro Pietro Borgo esteve com o Comandante do Exército, General-de-Exército Enzo Peri e o Gen Darke em Brasília.

No início de março foi dada a partida do projeto nas instalações da FIAT / IVECO em Sete Lagoas, estado de Minas Gerais. O Gerente do Programa General Cristino ainda permanece no Rio de Janeiro, em quanto uma parte de sua equipe será instalada em Sete Lagoas (MG), nas instalações da IVECO.

O programa VBTP-MR tem um cronograma de 24 meses para o desenvolvimento do projeto e construção de um protótipo. Mais 12 meses para testes e avaliação com a produção de um lote piloto de 16 veículos.

No dia 30 de Abril o DCT abriu uma chamada internacional para fornecedores de canhão automático de 30 mm, que equipará uma das versões da VBTP-MR

A IVECO Defense Vehicles

A IVECO Defense Vehicles é atualmente a mais ativa fabricante de veículos blindados de rodas do mundo. Alguns dos seus produtos estão tornando-se padrão como é o caso do IVECO LMV (Light Multirole Vehicle), um 4x4 em uso pela: Itália, Inglaterra, Bélgica, Espanha e sendo avaliado pela Alemanha.. Possui o mais avançado sistema de proteção contra artefatos explosivos (IEDs).

Um Centauro 8x8 em operação no Afeganistão

Em 2001 e 2002 trouxe ao Brasil por sua própria iniciativa para testes no Exército os veículos Centauro 8x8, equipado com um canhão de 105mm, e os modelos Puma 4x4 e 6x6. Na oportunidade os veículos foram testados com exclusividade por DEFESA@NET.Todos os veículos equipam o Exército Italiano . A Espanha também usa o Centauro. Em 2002 na EUROSATROY foi lançada a versão Transporte de Tropas do Centauro.

Reunião, realizada em 27 de fevereiro de 2008, entre o General-de-Exército Enzo Martins Peri, Comandante do Exército Brasileiro, General-de-Exército Darke Nunes de Figueiredo, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia e o Sr. Engenheiro Pietro Borgo, CEO da IVECO Defense Vehicles

Além de colaborar com a Oto Melara no desenvolvimento de veículos de lagartas para o Exército Italiano. Com a alemã KMW (produtora do CC Leopard 1 e 2) desenvolve aplicações de veículos blindados de rodas como o projeto Grizzly.

Pietro Borgo, CEO da IVECO Defense Vehicles, em declaração para DEFESA@NET, mostrou confiança de que o relacionamento iniciado com o projeto da VBTP-MR poderá ser estendido para outros campos como o de veículos de transporte militar e outros veículos blindados atualmente produzidos pela IVECO Defense.

Na planta de Sete Lagoas a IVECO está expandindoas suas instalações industriais, incluindo a área de engenharia um uma pista de testes para veículos comerciais, que poderá ser usada para testes dos sistemas automotivos da VBTP-MR.

O futuro

A grande a expectativa do alto-comando do Exército Brasileiro com o Programa da VBTP-MR. Não só pela demanda que o próprio Exército tem em renovar o seu parque de veículos blindados mobiliado com os EE-11 URUTU e EE-9 Cascavel da extinta ENGESA, como pela limitação operacional e tecnológica dos veículos frente às necessidades.

A limitação desta geração de veículos foi demonstrada na própria Festa Nacional da Cavalaria, dia 10 de Maio, em Osório quando um esquadrão de Cavalaria Mecanizada, equipado com jipes Marruá e CASCAVÉIS e URUTUS ao deslocar-se em terreno de difíceis condições tiveram dois veículos que tiveram de ser retirados com a ajuda de um CC Leopard 1A1.

Isto em frente ao Ministro da Defesa e boa parte do Alto-Comando do Exército. Erro dos motoristas ou a constatação prática de uma defasagem tecnológica?

A declaração do Comandante do Exército demonstrou a certeza de que proximamente as VBTP-MR estarão presentes na Festa da Cavalaria. Mais que uma aspiração, uma necessidade.

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Ter Mai 13, 2008 9:23 am
por Tigershark
DEFESA@NET 13 Maio 2008
DEFESA@NET

Programa VBTP-MR

Entrevista com o Sr. General-de-Exército Darke Nunes de Figueiredo, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), do Exército Brasileiro.

DEFESA@NET - Os objetivos do EB com o programa VBTP-MR?
Gen. Darke Nunes – O Exército reestruturou algumas áreas de doutrinas e formas de emprego de seu material. O projeto da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal, Médio de Rodas (VBTP-MR) vem ao encontro dessa necessidade atual, complementando e substituindo o material. Salienta-se que o projeto é precursor de uma gama variada de Viaturas Blindadas Média de Rodas, e que também pretende-se fabricar versões de Reconhecimento, Posto de Comando , Ambulância, Socorro, Morteiro, Comunicações, Diretora de Tiro e Oficina.

DEFESA@NET - Haverá uma alteração no cronograma da VBTP – MR?
Gen. Darke Nunes – O cronograma inicial, que ainda está firme, compreende 24 meses para o desenvolvimento e fabricação de 1 protótipo e mais 24 meses, dois anos, para avaliação e fabricação de um lote-piloto de 16 viaturas. Em princípio, não existe qualquer intenção de se alterar ou postergar-se o cronograma acordado com a FIAT / IVECO. Inclusive, o presidente da IVECO, realizou, no início de março, em Minas Gerais, na Matriz da FIAT no Brasil, a reunião de início (Kickoff) do projeto, sendo também recebido pelo Exmo Sr Comandante do Exército na data de 27 de fevereiro de 2008.

DEFESA@NET - O parque de viaturas Urutu e Cascavel terá uma modernização maior ou seguirá no programa de revitalização empreendido no Arsenal de Guerra de São Paulo?
Gen. Darke Nunes – O Exército, atualmente, não pretende aumentar o rimo dos trabalhos de revitalização das viaturas Urutu / Cascavel que vem sendo realizado, diga se passagem, primorosamente, pelo Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP). Mas essa situação pode evoluir dependendo dos acontecimentos internacionais ou nacionais em que o Exército seja chamando atuar.

Recentemente, tivemos que adaptar várias viaturas Urutu para emprego na Força de Paz do Haiti com a colocação de pá dolzer, torreta blindada, posição elevada e blindada do motorista, preparação de um Urutu UTI móvel, dentre outros serviços menores. Também cabe destaque que estamos sendo sondados constantemente pelos exércitos de países amigos na avaliação e possível recuperação de seus blindados Urutu/Cascavel como no caso dos Exércitos da Bolívia, Suriname, Paraguai, Uruguai e Equador.

DEFESA@NET - Qual a expectativa do EB no programa VBTP-MR?
Gen. Darke Nunes – Como já foi dito, a melhor possível. Esperamos que seja o projeto inicial de toda uma família de blindados médios de rodas que venha a equipar todo o nosso Exército. Todos projetados e fabricados em território nacional, com as nossas características, para nossas doutrinas e nossas hipóteses de emprego. Em suma, blindados brasileiros.


O Gen Darke Nunes com o Diretor de Redação de DEFESA@NET durante a
LAAD 2007


DEFESA@NET - Poderá haver alterações significativas no pré-projeto do CTEx?
Gen. Darke Nunes – Todas as alterações terão que obedecer aos estabelecido nos documentos formais do projeto, ou seja os Requisitos Operacionais Básicos – ROB; os Requisitos Técnicos Básicos – RTB; e o projeto Básico da VBTP – MR.

DEFESA@NET - A participação da FINEP garantirá uma estabilidade financeira ao projeto ao longo do desenvolvimento.
Gen. Darke Nunes – A FINEP é vista como parceira na primeira fase do projeto - Pesquisa e Desenvolvimento de tecnologias ainda não dominadas no país, como exemplo a blindagem. A primeira fase do projeto será desenvolvida nos dois primeiros anos. Tanto a FINEP como o Exército estão descentralizando recursos orçamentários para o projeto, garantindo assim, maior estabilidade financeira ao mesmo.

DEFESA@NET - Como será desenvolvida a parte da blindagem já que é um sub-programa do VBTP-MR?
Gen. Darke Nunes – Com a participação vários órgão de pesquisas nacionais e internacionais, do Exército e fora dele.

DEFESA@NET - As experiências recentes do EB no Haiti e outros TOs serão incorporadas ao veículo de que forma?
Gen. Darke Nunes – A nossa doutrina é dinâmica e busca uma constante atualização. É previsto no projeto a participação de oficiais combatentes juntos dos engenheiros militares para garantir a interação emprego/técnica.

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Qui Mai 15, 2008 11:45 am
por eligioep
Segundo informações recentes, teremos versões anti-aéreas, posto de comando e socorro. Confirmadíssimo........ Abs!

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Qui Mai 15, 2008 2:10 pm
por Glauber Prestes
eligioep escreveu:Segundo informações recentes, teremos versões anti-aéreas, posto de comando e socorro. Confirmadíssimo........ Abs!
Russo, alemão, francês, americano, ou made-in-brazil? Não sei se o russo (pantsyr/tunguska) cabe no M113... os outros três cabem. O made-in-brazil....

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Qui Mai 15, 2008 3:16 pm
por Brasileiro
glauberprestes escreveu:
eligioep escreveu:Segundo informações recentes, teremos versões anti-aéreas, posto de comando e socorro. Confirmadíssimo........ Abs!
Russo, alemão, francês, americano, ou made-in-brazil? Não sei se o russo (pantsyr/tunguska) cabe no M113... os outros três cabem. O made-in-brazil....
VBTP porta-radar enviando as coordenadas para blindados com lançadores de MSA-1 na parte de cima.
Ou senão algumas VBTP-MR com algum sistema como o Pantsyr ou similar (se couber, acho que não).

Imagem


abraços]

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Qui Mai 15, 2008 3:22 pm
por Glauber Prestes
Brasileiro escreveu:
glauberprestes escreveu: Russo, alemão, francês, americano, ou made-in-brazil? Não sei se o russo (pantsyr/tunguska) cabe no M113... os outros três cabem. O made-in-brazil....
VBTP porta-radar enviando as coordenadas para blindados com lançadores de MSA-1 na parte de cima.
Ou senão algumas VBTP-MR com algum sistema como o Pantsyr ou similar (se couber, acho que não).

Imagem


abraços]
Bom... acho que um porta radar e outros carros só pra lançar mísseis de curto alcance, é exagero... dá pra fazer tudo num só.

Se fossem mísseis com um alcance de uns 15-20 km, até dava pra pensar no caso.

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Enviado: Qui Mai 15, 2008 9:27 pm
por Vinicius Pimenta
MSA-2? :wink: