PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1 Mensagem por jauro » Sex Jan 25, 2008 2:15 pm

OBJETIVOS DA DIRETRIZ
a. Orientar os trabalhos relativos à implantação do projeto de modernização parcial da frota de VBTP
M113 B.
b. Estabelecer as condições de execução do projeto de modernização, de modo a orientar os Órgãos
envolvidos, discriminando os sistemas da viatura a serem modernizados, a origem dos recursos, a
quantidade anual de viaturas, a origem e o destino das viaturas, as OM e os órgãos envolvidos e o
ciclo de trabalho.
c. Estabelecer os critérios de aceitação para a viatura modernizada, VBTP M113 BR.
d. Definir as atribuições dos diferentes Órgãos e OM do Exército envolvidos no projeto.


Justificativa do projeto
1) As VBTP M113 B, distribuídas aos elementos de fuzileiros dos BIB e dos RCB, não possuem
as características necessárias a uma viatura blindada de combate de fuzileiros, dentro do atual
conceito do combate de blindados.
2) A previsão para a obtenção das VBC-Fuz com as características necessárias para reaparelhar
as forças blindadas do Exército, seja por aquisição no mercado, interno ou externo, ou por
desenvolvimento pelo Sistema de Ciência e Tecnologia, é de longo prazo.
3) As VBTP M113 B ainda possuem emprego previsto nas OM das Bda Bld para uso nas Seções
de Operações e nas Seções de Inteligência dos RCB, dos BIB e dos RCC, além de dotar, em
pequena quantidade, as OM de Apoio ao Combate dessas GU.
4) Há, também, a necessidade de dotar as OM das Bda Bld com viaturas blindadas especializadas
(VBE) tais como: VBE-Amb, VBC-Eng, VBE-Soc, VBE-Ofc, VBE-PC, VBC-Mrt, VBCAAe,
VBC-AC, VBE-Com, VBE-CDT e VBE-Rdr. Algumas dessas viaturas blindadas
poderão originar-se da modernização/transformação futura das VBTP existentes.
5) A atual frota de 584 viaturas M113 B do Exército tem mais de quarenta anos de fabricação e
vinte e três anos desde a última repotencialização. O longo período de utilização desde a
repotencialização da frota resultou em elevado índice de indisponibilidade, atualmente de
55%, o que compromete o seu emprego operacional.
6) O Modelo Administrativo do Ciclo de Vida dos Materiais de Emprego Militar (IG 20-12)
prevê que ao ser atingido o fim do ciclo de vida do MEM deva ser realizada a 4ª Reunião
Decisória (RD) para definir quanto ao destino a ser dado ao material.
7) Realizada em 13 Dez 07, a 4ª RD decidiu pela modernização parcial da frota de M113 B, para
atender ao adestramento dos BIB, RCB e OM Apoio ao Combate das Bda Bld, tendo em vista
a impossibilidade de obtenção da VBC Fuz no médio prazo.

Objetivos do projeto
1) O objetivo prioritário do projeto de modernização das VBTP M113 B é colocar as subunidades
de fuzileiros blindados das GU blindadas e mecanizadas em estado operativo, de modo a não
comprometer o adestramento dessas frações, realizando a modernização de 350 VBTP
M113 B.
2) Manter elevado o índice de disponibilidade das VBTP M113 BR.
3) Reduzir o custo e o tempo das manutenções preventiva e corretiva, pelo aperfeiçoamento e
nacionalização de sistemas e componentes das VBTP M113 BR.
4) Estender o ciclo de vida das VBTP M113 BR por, pelo menos, 20 anos.

Premissas do projeto de modernização das VBTP M113B
1) A implantação da Família Leopard 1 nos RCC e nos RCB impõe que as viaturas dos fuzileiros
blindados, que devem constituir FT com aqueles CC, tenham condições de acompanhar essas
VBC-CC. Ressalta-se a possibilidade de participação no combate noturno, por meio de
optrônicos, particularmente nas unidades das GU blindadas que serão dotadas com o Leopard
1A5, habilitados para esse tipo de combate.
2) A modernização das VBTP M113B nas Bda Bld exige uma adequação em sistemas dessa
viatura, na qual o custo-benefício atenda imposição de preservação da operacionalidade das
GU Bld, ao mesmo tempo que otimize a função logística “manutenção” da versão
modernizada.
3) A modernização deverá incluir o aperfeiçoamento e a busca da nacionalização, quando
cabível, dos principais sistemas da VBTP M113 B e englobar a revitalização completa dos
demais sistemas, de modo a proporcionar o desempenho operacional desejado e permitir o
adequado suporte logístico.
4) Apesar da característica atual de blindagem das viaturas M113 B, o projeto não deve
contemplar o acréscimo de proteção blindada, para não interferir, desnecessariamente, em
outras características da viatura e, também, não influir nas condicionantes de outros sistemas.
5) Quando da obtenção das VBC Fuz, as VBTP modernizadas M113 BR dos BIB e RCB poderão
ser remanejadas para as OM de Apoio ao Combate das Bda Bld ou ser transformadas nas
diversas versões de VBE.
6) O projeto será conduzido pelo Departamento Logístico, com apoio do EME, dos demais
Órgãos Setoriais e dos C Mil A.
7) O projeto deverá ter sua execução, em princípio, na área do CMS, visando reduzir custos de
transporte.
8) O projeto abrangerá a modernização parcial da atual frota de VBTP M113 B do Exército, em
uma quantidade definida em 350 viaturas, com prioridade para atendimento das SU de Fuz dos
BIB e RCB, visando sanar as atuais deficiências operacionais e logísticas desse material.
Boletim do Exército nº 04, de 25 de janeiro de 2008. - 15
9) A origem dos recursos para atender o projeto de modernização no ano de 2008 será,
prioritariamente, da Ação 5375.
10)A empresa contratada para executar o projeto realizará, inicialmente, a modernização de uma
VBTP M113 B, a ser disponibilizada pelo Exército Brasileiro, como protótipo da VBTP
M113 BR. Essa primeira fase do projeto só será aceita e recebida pelo Exército após a
aprovação do protótipo nas avaliações técnica e operacional.
11) O lote piloto será constituído por 09 (nove) VBTP M113 BR.

O projeto de modernização das VBTP M113 B terá inicio no ano de 2008, devendo a
documentação do processo licitatório estar pronta até 31 Mar 08.

A modernização da VBTP M113 B seguirá as seguintes fases do ciclo de vida dos
materiais de emprego militar, conforme previsto nas IG 20-12:
(1) modernização de uma VBTP M113 B - protótipo da VBTP M113 BR;
(2) avaliação técnica e operacional do protótipo;
(3) modernização de um lote piloto de 09 (nove) VBTP M113 B;
(4) avaliação técnica e operacional do lote piloto; e
(5) modernização das demais viaturas previstas.

Sistemas a serem modernizados
1) Principais Sistemas a serem modernizados
a) Sistema do Trem de Força: Motor/Transmissão
b) Sistema de arrefecimento
c) Sistema de suspensão e trem de rolamento
d) Sistema de direção e comandos do motorista
e) Sistema de observação
f) Sistema de comunicações
g) Sistema elétrico
2) Sistemas/Itens Secundários para modernização
a) Portas, escotilhas, dobradiças, dispositivos de retenção e trincos
b) Sistema de navegação
c) Sistema de armas
d) Sistema de lubrificação
e) Sistema de ventilação interna
f) Sistema de alimentação
g) Sistema de combate a incêndio

Designar o 1º RCC e o 29º BIB como OM que participarão da avaliação operacional do lote
piloto.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

#2 Mensagem por felipexion » Sex Jan 25, 2008 2:53 pm

Quem não tem dinheiro pra comprar novos VBTP, vai ter que recuperar a sua "sucata" pra ver se fica mais uns 20 anos em serviço. Como diria o Boris Casoi: "Isso é uma vergonha..."




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceram: 17 vezes

#3 Mensagem por Pedro Gilberto » Sex Jan 25, 2008 3:00 pm

Boa novas Jauro...pena que serão apenas 350 unidades, mas deve cobrir a necessidades das 2 Bda Bld.

Em iniciando o processo em 31 março próximo, quanto tempo levará para conclusão dos trabalhos? Já há alguma previsão?

E em relação às VBC Fuz, mesmo sendo de longo prazo, há alguma idéia no horizonte? Já há definição se serão desenvolvidas localmente ou compradas de um modelo existente, ou, pelo menos, para que lado tende o EB?

Mas conjecturando sobre o programa:

Sistemas a serem modernizados

1a) Sistema do Trem de Força: Motor/Transmissão: Qual os motores que poderiam ser selecionados?

1e) Sistema de observação: Previsão modelos de optrônicos ?

1f) Sistema de comunicações: Já há algum modelo padronizado no EB no âmbito das Bda Bld?

2b) Sistema de navegação: GPS?

2c) Sistema de armas: REMAX ? Vão seguir as preces do Sgt. Guerra e instalar também uns lançadores de granadas 40mm?

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3178
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 10 vezes

#4 Mensagem por FABIO » Sex Jan 25, 2008 4:33 pm

amigos eu nao entendi vao modernizar os M-113B que estao parados indisponiveis
e ai entao contaremos novamente com 584 unidades de M-113B?outras viaturas
serao adquiridas pelo EB?




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#5 Mensagem por jauro » Sex Jan 25, 2008 4:57 pm

Em iniciando o processo em 31 março próximo, quanto tempo levará para conclusão dos trabalhos? Já há alguma previsão?

PREVISÃO
2008-10
2009-85
2010-85
2011-85
2012-85
tot= 350




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#6 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Jan 25, 2008 4:59 pm

Não, Fábio. Da frota de 584 serão modernizadas 350.

A notíca é muito boa, mas não se falou na blindagem. Não seria uma boa trazer algumas soluções mais modernas nessa área também?




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#7 Mensagem por jauro » Sex Jan 25, 2008 5:12 pm

FABIO escreveu:amigos eu nao entendi vao modernizar os M-113B que estao parados indisponiveis
e ai entao contaremos novamente com 584 unidades de M-113B?outras viaturas
serao adquiridas pelo EB?


As viaturas em pior estado de indisponibilidade devem ter prioridade para passarem pelo
processo de modernização. Todo o esforço dos órgãos envolvidos deve ter como foco o
atendimento dessa prioridade, com o objetivo de manter o maior número possível da frota atual
em condições de operar ao final do Projeto de Modernização e de anular o número de viaturas
indisponíveis, atualmente, que estejam canibalizadas ou muito precárias.

55% de 584=321 serão Mdz
+29 para inteirar 350
As demais vão de Mnt até onde der.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#8 Mensagem por jauro » Sex Jan 25, 2008 5:15 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Não, Fábio. Da frota de 584 serão modernizadas 350.

A notíca é muito boa, mas não se falou na blindagem. Não seria uma boa trazer algumas soluções mais modernas nessa área também?


4) Apesar da característica atual de blindagem das viaturas M113 B, o projeto não deve
contemplar o acréscimo de proteção blindada, para não interferir, desnecessariamente, em
outras características da viatura e, também, não influir nas condicionantes de outros sistemas.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60819
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6420 vezes
Contato:

#9 Mensagem por Túlio » Sex Jan 25, 2008 5:39 pm

O que eu entendo do que o Cel. disse: TRABALHA-SE COM O QUE SE TEM, NÃO COM O QUE SE QUER TER!!!




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#10 Mensagem por A-29 » Sex Jan 25, 2008 9:10 pm

Corrijam-me se estiver enganado, mas com tantos ítens envolvidos na modernização, a única coisa antiga a ser aproveitada dos antigos 113 parece ser o casco mesmo.

Qual será o custo final de cada unidade modernizada?

A cadência de modernização me pareceu bastante otimista. Tomara que se realize.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#11 Mensagem por Guerra » Sex Jan 25, 2008 10:43 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Não, Fábio. Da frota de 584 serão modernizadas 350.

A notíca é muito boa, mas não se falou na blindagem. Não seria uma boa trazer algumas soluções mais modernas nessa área também?


Por essa eu já esperava. Blindagem é igual a + peso, e a VBTP pode perder sua caracteristica blindada.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#12 Mensagem por Guerra » Sex Jan 25, 2008 10:47 pm

Eu gostei do projeto. Vai levar tempo, mas fazer o que? Se a longo prazo conseguirmos uma VBTP para substituir o M 113, com o aproveitamento do que temos, ficaremos com uma otima tropa blindada.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#13 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Jan 25, 2008 11:34 pm

Jauro e Guerra, quando me refiro a blindagem, não me refiro a necessariamente mais blindagem e sim numa mais moderna/eficiente e, talvez, mais leve. Me passou pela cabeça a blindagem cerâmica desenvolvida para o A-29 da FAB. Ao que parece é leve, resistente e suporta tiros de até .50.

Se for para atidicionar mais peso na viatura, também sou contra. Mas se ela pudesse ficar ainda mais leve, seria bom, não?




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceram: 17 vezes

#14 Mensagem por Pedro Gilberto » Sáb Jan 26, 2008 12:57 am

jauro escreveu:Em iniciando o processo em 31 março próximo, quanto tempo levará para conclusão dos trabalhos? Já há alguma previsão?

PREVISÃO
2008-10
2009-85
2010-85
2011-85
2012-85
tot= 350


Obrigado Jauro. Aparetemente terá um desenvolvimento rápido pois em 2008 serão entregues o 1º prototipo e o lote pré-série e nos anos seguintes serão pra conclusão do programa. E quem ficará com a gestão? o AGSP como foi na repotencialização dos Cascavel/Urutu?

Vinicius Pimenta escreveu:Jauro e Guerra, quando me refiro a blindagem, não me refiro a necessariamente mais blindagem e sim numa mais moderna/eficiente e, talvez, mais leve. Me passou pela cabeça a blindagem cerâmica desenvolvida para o A-29 da FAB. Ao que parece é leve, resistente e suporta tiros de até .50.

Se for para atidicionar mais peso na viatura, também sou contra. Mas se ela pudesse ficar ainda mais leve, seria bom, não?


Vinicius, creio que no caso dos M113 a blindagem é o próprio casco da viatura. Atualizá-la deve requerer a reconstrução do casco o que deve onerar o projeto de modernização.

Contudo, acho que se poderia pensar em criar uma "predisposição" na Vtr para um aplique desta blindagem cerâmica ou de uma gaiola, conforme for a necessidade tática (proteção X mobilidade). Assim, por exemplo, em ambientes urbanos em a mobilidade é restrita, poderia se incrementar com esta blindagem a proteção dos 113.

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60819
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6420 vezes
Contato:

#15 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 26, 2008 7:24 am

M113 é um caixote de alumínio sobre lagartas: já teve sua época. Não é o bicho para MOUT, onde reinam os Carros sobre Rodas, os VCIs Pesados sobre lagartas e, em determinados ambientes, os MBTs. Mandar M113 para o Iraque, por exemplo, seria necessário mandar também caminhões e caminhões de bodybags... :wink:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Responder