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Enviado: Ter Mar 08, 2005 9:09 am
por Lauro Melo
Para os que dizem que o F-5 BR não é melhor do que os Mirage 2000 e Mig-29 peruanos.


Seguem as diferenças entre os F-5 Tiger Chilenos e os F-5 BR

Todos nos estávamos discutindo aqui que era melhor mais ninguém apresentou o que o Tiger III Chileno possui e o F-5 BR possui.

Recebi as informações, por sinais, excepcionais do Alitson.

Agradeço ao Alitson, e espero que ele não ligue de colocar os dados que ele enviou; aqui :

Tiger III Chileno

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- o retrofit foi feito pela Enaer e IAI.
- o radar EL/M-2032B é de primeira geração, possuindo um alcande no máximo 30 milhas e com capacidade look-down shoot-down. Possui modos ar-ar e ar-solo, com capacidade de engajamento de apenas um alvo por vez no modo ar-ar e SAR(Synthetic Array Radar), ou seja, permite ao piloto de caça no modo ar-solo ver o alvo traqueado em imagem fotográfica no MFDs.
- receberam um HUD El-OP israelense, com configuração semelhente a dos Kfir C-7, hoje ja considerado obsoleto e não capaz de transmitir imagens FLIR.
- os dois MFDs foram produzidos pela Astronomics e são monocromaticos.
- sistema de guerra eletronica da primeira geração deste modelo, o EPS-2000 da Elisra.
- sistema de auto-defesa composto por lançadores de chaff/flare produzido pela IAI.
- o sistema HOTAS tambem ja pode ser considerado obsoleto, pois não permite funçoes como a coordenação de transferencia de dados via data-link e controle de uma torre FLIR avançada ou mesmo de um radar SAR externo ou ainda de um pode de reconhecimeto como o Reccilite.]
- o DASH é do modelo 3, ou seja não temas mesmas capacidades do DASH 4 do F-5EM.
- o armamento hoje é constituido do Derbey (86+04 para treinamento) e Python 3/4 e AIM-9L. Nunca foram vistos com pods Litening I ou bombas Griffey(guiadas a Lazer), como ja foram vistos os Mirage 5/50.
- não possuem sistema autonomo de produção de oxigenio, pelo menão até 2000.
- sietma de guiagem a lazer e por GPS não tem a precisão necessaria para as missoes atuais, nem para os armamentos atuais(Opher, Lizzard, Spice, JDAM, Paveway III)

Imagem

Já o nosso F-5BR:

- instalação da sonda de reabastecimento em vôo dos F-5 do segundo lote;
- um dos canhões retirados para instalação dos aviônicos;
- revisão estrutural completa;
- troca de todo o cabeamento(fios, conectores, etc.) trocado por novos e mais modernos;
- instalação de um sistema de geração de oxigênio interno;
- uma APU interna para dispensar auxilio externo no momento de ligar e efetuar os testes pré-vôo, muito útil para operações que utilizam estradas e rodovias como pistas, muito utilizado pela FAB em algumas regiões da Amazônia e Pantanal;
- cockpit contará com três MFCD(Elbit);
- HOTAS(Elbit);
- HUD com capacidade de emitir imagens do FLIR(Elbit);
- dois computadores de alto desempenho(Elbit);
- navegação inercial por INS/GPS(americanos, provavelmente Honeywell;
- HMD, visor montado no capacete tipo DASH 4, o mais moderno da Elbit;
- RWR e ECM do sistema de ultima geração(Elisra subdisiária da IAI);
- sistemas de auto-defesa ativos também de ultima geração, lançadores de chaff e flares(Elbit);
- capacidade de operação de óculos de visão noturna;
- sistema aberto de barramento de dados MIL-STD-1553B e cargas MIL-STD-1760;
- vídeo VHS-C para gravar todos os dados pertinentes de dados e áudio para reprodução em vôo ou no solo;
- um moderno sistema de data link compatível com os R-99, P-3BR, etc;
- Sistema de Planejamento de Missão;
- AACMI (Instrumentação Autônoma para Simulação e Avaliação de Manobras de Combate);
- capacidade para treinamento virtual de vôo;
- radar multi-modo Grifo-F Plus ou agora chamado de Grifo-BR e este merece destaque:

O radar:

O radar é produzido pela FIAR italiana, a mesma que desenvolveu e produziu o PIRATE IRST/FLIR do Eurofighter e hoje conta com pelo menos 400 unidades produzidas e sendo utilizado nos upgrades de caças como F-5(Cingapura), F-7(Paquistão), Mirage III(Paquistão), L159, entre vários outros.
Tem capacidade Look-up/look-down, 60º de azimute e 60º de levação como capacidades de varredura e possui a capacidade de ataque ar-ar multi-alvo, podendo atacar até 2 alvos simultaneamente. Possui 10 modos ar-ar, 14 ar-solo/superfície, muitos desses modos são de configuração própria para a FAB e secretas. Contando com um alcance da ordem de 110 km no modo ar-ar em look-up e 70 km em look-down, o radar pode detectar um pequeno alvo com 5m² de área alar a uma distancia de 75 km no modo look-up e 50 km se este estiver a 300m de altitude, look-down.
Podendo utilizar todos os modernos armamentos disponíveis no mercado, radar tem sua maior capacidade no emprego de mísseis BVR com capacidade ativa e semi-ativa. Bombas guiadas ou inteligentes e “burras”, mísseis ar-mar, mísseis anti-radar, mísseis ar-solo, mísseis all-aspect de curto alcance entre outros.
Provavelmente entre os itens secretos no radar produzido para a FAB esta a varredura SAR e sistema de acompanhamento de terreno.

As armas:

Para podermos salientar as necessidade vamos partir do principal, os israelenses foram nossos anjos em matéria de capacitação para darmos o upgrade em nossos F-5s e no desenvolvimento do ALX e AMX-T. Sendo assim parto da idéia de uso de armamentos israelenses, europeus e brasileiros.

- míssil MAA-1 Piranha(curto alcance)
- míssil Python 5(curto alcance)
- míssil Derby, em sua segunda configuração chamada BVRAAM, superior inclusive ao AIM-120C5(BVR).
- míssil MAR-1(anti-radar)
- míssil ALARM(anti-radar)
- míssil EXOCET, por questão de preço e convenção(ar-mar)
- missil anti-tanque BRIMSTONE(MBDA – Britânico)
- bombas Opher(IR, para ataques contra tanques, locomotivas, navios, etc)
- bombas Lizard(Lazer, para ataques de média para alta precisão)
- bombas Spice(GPS, para ataques cirúrgicos)
- Pods designadores Lazer e imagens IR Litening II(Rafael)
- além de armamentos convencionais já utilizados pela FAB ou em testes e desenvolvimento no CTA.

Porém cabe salientar a necessidade de a Embraer produzir mais tanques extras de combustível externo de 1000 litros para o ventre e 600 litros supersônicos para sob as asas em pilones internos, estes usados por vários paises porém não no continente sul-americano.[/quote]

Enviado: Ter Mar 08, 2005 12:00 pm
por Marechal-do-ar
Se confiança ganhasse combate seriamos imbativeis... Pra quem acha que aviônicos define um combate pega um 14-bis com aviônica de ultima geração e vem me enfrentar no meu Mig 29A todo fudido.
Na 1a Guerra do Golfo apenas 40% dos combates foram decididos na arena BVR (e isso contra os super mal treinados pilotos iraquianos), ou seja mesmo que os F-5 vençam todos os combates BVR (o que não iria acontecer) eles perderiam todos na arena WVR (e isso é quase certo), ou seja na melhor das hipóteses venceriamos 40% dos combates, ganhariamos uma guerra graças a nossa superioridade numérica, mas como perguntaram qual avião é superior a resposta é Mig 29, M2000 e F-16.

Enviado: Ter Mar 08, 2005 12:45 pm
por Spectral
Se confiança ganhasse combate seriamos imbativeis... Pra quem acha que aviônicos define um combate pega um 14-bis com aviônica de ultima geração e vem me enfrentar no meu Mig 29A todo fudido.
Na 1a Guerra do Golfo apenas 40% dos combates foram decididos na arena BVR (e isso contra os super mal treinados pilotos iraquianos), ou seja mesmo que os F-5 vençam todos os combates BVR (o que não iria acontecer) eles perderiam todos na arena WVR (e isso é quase certo), ou seja na melhor das hipóteses venceriamos 40% dos combates, ganhariamos uma guerra graças a nossa superioridade numérica, mas como perguntaram qual avião é superior a resposta é Mig 29, M2000 e F-16.


Concordo, embora os HMDs no F-5 podem mudar um pouco a situação, esses 3 aparelhos poderiam sempre ditar as regras do encontro devido às suas superiores velocidade, autonomia e ângulos de ataque.
Ainda não percebi como é que prvar que um F-5BR é superior a um F-5E III ( que eu até acho que é), vem provar que um F-5BR é superior ao Mig 29, M2000 e F-16.

Lauro Melo, obrigado pelas informações sobre o radar. Parece ser de semelhante ao APG-66 /RDI /"Slot Back" de 1ªgeração [ acig e overscan's avionics], embora de concepção mais recente, com certamente uma muito melhor capacidade de processamento de dados. E claro, com mais modos de operação :wink: ( a confirmar-se o SAR e o seguimento de terreno será muito interessante)


- míssil MAA-1 Piranha(curto alcance)
- míssil Python 5(curto alcance)
- míssil Derby, em sua segunda configuração chamada BVRAAM, superior inclusive ao AIM-120C5(BVR).
- míssil MAR-1(anti-radar)
- míssil ALARM(anti-radar)
- míssil EXOCET, por questão de preço e convenção(ar-mar)
- missil anti-tanque BRIMSTONE(MBDA – Britânico)
- bombas Opher(IR, para ataques contra tanques, locomotivas, navios, etc)
- bombas Lizard(Lazer, para ataques de média para alta precisão)
- bombas Spice(GPS, para ataques cirúrgicos)
- Pods designadores Lazer e imagens IR Litening II(Rafael)
- além de armamentos convencionais já utilizados pela FAB ou em testes e desenvolvimento no CTA.


Quer dizer que TODO este equipamento já foi testado e integrado no F-5BR ? Se sim, então só posso dizer UAU! 8-]

Enviado: Ter Mar 08, 2005 12:50 pm
por talharim
- míssil MAA-1 Piranha(curto alcance)
- míssil Python 5(curto alcance)
- míssil Derby, em sua segunda configuração chamada BVRAAM, superior inclusive ao AIM-120C5(BVR).
- míssil MAR-1(anti-radar)
- míssil ALARM(anti-radar)
- míssil EXOCET, por questão de preço e convenção(ar-mar)
- missil anti-tanque BRIMSTONE(MBDA – Britânico)
- bombas Opher(IR, para ataques contra tanques, locomotivas, navios, etc)
- bombas Lizard(Lazer, para ataques de média para alta precisão)
- bombas Spice(GPS, para ataques cirúrgicos)
- Pods designadores Lazer e imagens IR Litening II(Rafael)
- além de armamentos convencionais já utilizados pela FAB ou em testes e desenvolvimento no CTA.



Nao citaram o Phyton-4 e citaram o Phyton-5 ?

Poxa,se a FAB for equipar o F-5BR com Phyton-5,Exocet e Brimstone teríamos de longe a melhor aviaçao de caça da América do Sul............

Aí da pra se garantir contra Tigres Chilenos,Vipers Venezuelanos e Migs Peruanos.........................o Phyton-5 faz miséria com esses caças!

Mas se a P@$#@# da FAB também for economizar no armamento vamos ter no máximo Phyton-4 e kits de bombas.................

Enviado: Ter Mar 08, 2005 1:52 pm
por rodrigo
Um F-5 dá conta de levar um EXOCET?

Enviado: Ter Mar 08, 2005 2:38 pm
por Lauro Melo
Spectral,
Ainda não percebi como é que provar que um F-5BR é superior a um F-5E III ( que eu até acho que é), vem provar que um F-5BR é superior ao Mig 29, M2000 e F-16.



Beleza Spectral,

Veja :

Eu já tinha escutados algumas pessoas dizerem, mas ainda não tinha lido nada “oficial”.
Na nova revista RFA Nº 37 existe os seguintes comentários :

1 ) Mesmo com a existência dos F-16 A/B, Mirage 2000 e Mig-29 S, os caças mais bem equipados e armados do continente são os F-5 Tigre III Chilenos.

2 ) F-5 x F-16 EUA
Local : Operação Tigre II - Deserto de Atacama – Chile.
Resultados favoreceram com certa tranqüilidade os F-5 Chilenos.

3 ) F-5 x F-16 EUA
Local : Deserto de Nevada – Red Flag.
Novas vitórias F-5.

4 ) F-5 x Mirage 2000
Local : Mermoz – Deserto de Atacama.
O Resultado não foi diferente da experiência vivida pela USAF.

***********************************************

Outra notícia do F-5 Tiger III -

http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ca/hmd2dash.html

Com a combinação DASH e Python 4, os F-5 Tiger III vem consistentemente derrotando facilmente os Mirage 2000 da L'Armée de l'Air Francesa e F-16 da USAF em exercícios simulados.


***********************************************

Enviado: Ter Mar 08, 2005 3:41 pm
por Spectral
Pois Lauro, eu não ponho em causa esses resultados, mas como já disse acima, os exercícios são circunstâncias ideais, e os eventos reais muitas vezes diferem deles.

Assim que um F-5 com HMD e Python 4 entra num doghfight é extremamente perigoso, mas o problema é lá entrar, pelo menos em condições favoráveis. O outro piloto terá a vantagem da situação devido às caracteríticas dinâmicas superiores do seu aparelho, e deverá sempre forçar a situação de modo a tirar o máximo de vantagem (tornar a luta o mais rápido, breve e alto possível).

Enviado: Ter Mar 08, 2005 10:03 pm
por Alitson
Caros Spectral e talharim

O armamento "sugerido" por mim e colocado no fórum pelo Lauro, foi proposto, porém devido ao fato de umas das exigências da FAB diz que determinados armamentos já devem estar integrados aos sistemas do F-5EM, ALX e A-1M.
Assim sendo já constam nos sistemas de armamentos destes caças são:

- míssil MAA-1 Piranha(curto alcance)
- míssil Python 4 ou Python 5(curto alcance)
- míssil Derby ou até mesmo o futuro BVRAAM(BVR)
- míssil MAR-1(anti-radar)
- bombas Opher(IR, para ataques contra tanques, locomotivas, navios, etc)
- bombas Lizard(Lazer, para ataques de média para alta precisão)
- bombas Spice(GPS, para ataques cirúrgicos)
- Pods designadores Lazer e imagens IR Litening II(Rafael)
- além de armamentos convencionais já utilizados pela FAB ou em testes e desenvolvimento no CTA.

Assim sendo podemos colocar que os armamentos nacionais já vêm integrados aos sistemas por exigências e os armamentos israelenses já vêm integrados por motivos dos softwares israelenses já preverem tais armamentos.

E Caro rodrigo, talvez o F-5BR poderia levar o Exocet na estação ventral, sendo esta a única com capacidade de levar um armamento tão pesado como o Exocet, porem o AMX pode leva-los tanto nas estações externas e internas das asas.

VALEU!!!

Enviado: Qua Mar 09, 2005 2:55 pm
por Spectral
- míssil MAA-1 Piranha(curto alcance)
- míssil Python 4 ou Python 5(curto alcance)
- míssil Derby ou até mesmo o futuro BVRAAM(BVR)
- míssil MAR-1(anti-radar)
- bombas Opher(IR, para ataques contra tanques, locomotivas, navios, etc)
- bombas Lizard(Lazer, para ataques de média para alta precisão)
- bombas Spice(GPS, para ataques cirúrgicos)
- Pods designadores Lazer e imagens IR Litening II(Rafael)
- além de armamentos convencionais já utilizados pela FAB ou em testes e desenvolvimento no CTA.


Valeu Alitson :wink:

É já uma lista bastante razoável, e que torna o F-5 uma aeronave com muitas capacidades multi-role. A FAB já começou a adquirir essas munições guiadas israelitas ?

Enviado: Qua Mar 09, 2005 3:09 pm
por Vinicius Pimenta
Até agora só os PODs Raccelite e Lightening.

Enviado: Qua Mar 09, 2005 3:31 pm
por FinkenHeinle
Lauro Melo escreveu:- míssil MAA-1 Piranha(curto alcance)
- míssil Python 5(curto alcance)
- míssil Derby, em sua segunda configuração chamada BVRAAM, superior inclusive ao AIM-120C5(BVR).
- míssil MAR-1(anti-radar)
- míssil ALARM(anti-radar)
- míssil EXOCET, por questão de preço e convenção(ar-mar)
- missil anti-tanque BRIMSTONE(MBDA – Britânico)
- bombas Opher(IR, para ataques contra tanques, locomotivas, navios, etc)
- bombas Lizard(Lazer, para ataques de média para alta precisão)
- bombas Spice(GPS, para ataques cirúrgicos)
- Pods designadores Lazer e imagens IR Litening II(Rafael)
- além de armamentos convencionais já utilizados pela FAB ou em testes e desenvolvimento no CTA.


Olá Alitson,


Apenas discordo de alguns armamentos.

O MAR-1, Exocet e Alarm são mísseis que não corresponde à missão do F-5Br, e que, pelas características do próprio F-5 acabariam degradando demais o desempenho do avião no caso do seu uso.

Da mesma forma, os Mísseis Anti-Tanque e o armamento guiado não faz parte e não fará dos armamentos à serem utilizados pelo F-5.

POD's de reconhecimento sim são interessantes, e só.

Certa vez, eu questionei a Elizabeth Koslova sobre a possibilidade do uso do MAR-1 no F-5, visto que por ser supersônico ele seria o ideal para realizar SEAD. Entretanto, ela me disse que o F-5 tem um desmepenho muito raquítico, e que por isso o uso de mísseis pesados faria com que ele perdesse grande parte do seu já fraco desempenho.

Além do mais, o AMX tem maior alcance, e características melhores para realizar Ataques e SEAD.

Apenas complementando, comprar dois Mísseis Anti-Radiação é, no meu ver, algo temeroso para uma Força Aérea que já sofre demais com a logística e outros encargos que comprometeram já há muito tempo a capacidade de investimentos da FAB.

Enviado: Qua Mar 09, 2005 3:32 pm
por FinkenHeinle
Vinicius Pimenta escreveu:Até agora só os PODs Raccelite e Lightening.


Negativo.


Foi anunciado a compra do Litening e do Reccelite, mas ela não foi confirmada e nem efetuada.

Tem cpoisas que só a RFA faz por você! :wink:

Enviado: Qua Mar 09, 2005 3:38 pm
por Lauro Melo
Vinicius Pimenta escreveu:Até agora só os PODs Raccelite e Lightening.


Notícias de Janeiro de 2005 ( Sistemas de Armas )
O A-29 Super Tucano realizou uma campanha com armas inteligentes israelenses da família Lizard da Elbit. As versões guiadas a laser foram apontadas pelo FLIR Star Safire.

Comandante,

Seria verdade estes testes ?
Quais armas seriam estas testadas ?

Abraços,

Enviado: Qua Mar 09, 2005 4:04 pm
por Sniper
FinkenHeinle escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Até agora só os PODs Raccelite e Lightening.


Negativo.


Foi anunciado a compra do Litening e do Reccelite, mas ela não foi confirmada e nem efetuada.

Tem cpoisas que só a RFA faz por você! :wink:


Tô pra conhecer um cara mais cético que vc Finken! :twisted: :D huahauhuahauhua!

Abraços!

Enviado: Qua Mar 09, 2005 4:12 pm
por FinkenHeinle
Sniper escreveu:Tô pra conhecer umcara mais cético que vc Finken! :twisted: :D huahauhuahauhua!

Abraços!


Sniper, Sniper... :wink:


Nada à ver. Apenas lhes informei que os POD's que a RFA anunciou que a FAB havia comprado não foram, efetivamente, comprados.

Acontece que eu não sou cético, sou realista. A MB demora 9 anos para concluir um submarino. O Congresso leva mais de 10 anos para votar a Lei de Falências, a Reforma Tributária, etc... O Piranha demorou 22 anos para ficar pronto.

Bom, esse é o histórico de nossas FFAA. Bom, agora quero ver se alguém aqui tem coragem para me chamar de cético. :wink: :lol: