F-5 Tiger III Chileno Vs. F-5 BR - Qual é o melhor?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual é o melhor: F-5 Tiger III Chileno ou o F-5 BR?

F-5 BR
226
88%
F-5 Tiger III Chileno
31
12%
 
Total de votos: 257

Mensagem
Autor
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

F-5 Tiger III Chileno Vs. F-5 BR - Qual é o melhor?

#1 Mensagem por Sniper » Seg Dez 20, 2004 4:42 pm

Amigos, segundo a revista força aérea deste trimestre, o melhor caça da américa latina é o Tiger III Chileno (F-5 tiger II modernizado para o padrão III em meados da década de 90!). Mesmo com os Mig-29 e mirage 2000 peruanos e F-16 venezoelanos etc ...

Ai eu pergunto: Com a entrada em operação do F-5 BR ele será melhor que o Tiger III Chileno que foi modernizado com eletrônica e armamentos Israelense? Suponhamos que o F-5BR esteja armado com o Derby e Python - 4, com o DASH também! (ja que a FAB ainda não divugou o armamento que irá equipá-lo!)

Gstaria que os amigos postassem também algumas informações sobre o Tiger III e do F-5 BR para efeito de comparação!


Abraços!




Imagem
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

Re: F-5 Tiger III Chileno Vs. F-5 BR - Qual é o melhor?

#2 Mensagem por Morcego » Seg Dez 20, 2004 4:49 pm

Sniper escreveu:Amigos, segundo a revista força aérea deste trimestre, o melhor caça da américa latina é o Tiger III Chileno (F-5 tiger II modernizado para o padrão III em meados da década de 90!). Mesmo com os Mig-29 e mirage 2000 peruanos e F-16 venezoelanos etc ...

Ai eu pergunto: Com a entrada em operação do F-5 BR ele será melhor que o Tiger III Chileno que foi modernizado com eletrônica e armamentos Israelense? Suponhamos que o F-5BR esteja armado com o Derby e Python - 4, com o DASH também! (ja que a FAB ainda não divugou o armamento que irá equipá-lo!)

Gstaria que os amigos postassem também algumas informações sobre o Tiger III e do F-5 BR para efeito de comparação!

olha propagandas da EmFraer a parte, acho que depois da pintura na oficina até os AMX vão ficar melhores que os f5 chilenos.
Abraços!




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#3 Mensagem por rodrigo » Seg Dez 20, 2004 5:51 pm

Quando o F-5BR estiver em plena operação, o F-5 chileno já estará se aposentando. A comparação simples, como é normamente feita aqui no forum, é muito simplista: comparamos a capacidade do radar, alcance, carga de armamento e diante de números, classificamos o melhor. Mas creio que isso é um pouco deficiente, temos que considerar vários fatores que acompanham o avião, e mais importante ainda, estamos falando de Forças Aéreas pobres, com capacidade operacional reduzida, com armamento e treinamento insuficientes. O F-5 III chileno já opera há vários anos, os chilenos possuem muitos pilotos habilitados nos sistemas e armamentos empregados, e o mais importante: PYTHON 4! O que é que nós temos? Um avião que só entrará em serviço daqui a um bom tempo, com pilotos ainda treinando no ALX para se adaptarem aos sistemas, e infelizmente: sem armamento inteligente. Portanto, fazendo uma análise do conjunto, e não simplesmente o avião, acho o avião chileno melhor. Não adianta dizer que o F-5 BR vai ter isso ou aquilo, os chilenos estão na frente há muito tempo.

Capacete com mira na viseira do piloto, chileno:
Imagem

Cockpit moderno (em uso, não em planejamento), chileno:
Imagem

E o mais importante, PYTHON 4, chileno:
Imagem

Imagem

Site de informações sobre o F-5 III, em espanhol(detalhe da informação de que o Brasil quase comprou os F-5 chilenos em 1986):
http://www.fach-extraoficial.com/espanol/f5.htm




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

Re: F-5 Tiger III Chileno Vs. F-5 BR - Qual é o melhor?

#4 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Dez 20, 2004 6:23 pm

Sniper escreveu:Amigos, segundo a revista força aérea deste trimestre, o melhor caça da américa latina é o Tiger III Chileno (F-5 tiger II modernizado para o padrão III em meados da década de 90!). Mesmo com os Mig-29 e mirage 2000 peruanos e F-16 venezoelanos etc ...

Ai eu pergunto: Com a entrada em operação do F-5 BR ele será melhor que o Tiger III Chileno que foi modernizado com eletrônica e armamentos Israelense? Suponhamos que o F-5BR esteja armado com o Derby e Python - 4, com o DASH também! (ja que a FAB ainda não divugou o armamento que irá equipá-lo!)

Gstaria que os amigos postassem também algumas informações sobre o Tiger III e do F-5 BR para efeito de comparação!


Abraços!


Em Primeiro Lugar,


Gostaria de pedir aos foristas que atentem antes de criar novos tópicos para aqueles já existentes sobre o assunto, e que possam conter as respostas às suas dúvidas.

Bom, para responder às suas dúvidas, creio que o F-5Br será superior aos F-5 Tiger III chilenos, por questões que já foram exaustivamente discutidas, como a modernidade dos eletrônicos, como o radar, entre outros.

Relativo à comparação entre o AMX-M e o F-5 Tiger III, simplesmente não existe parâmetros de comparação. Um é um Caça de Superioridade Aérea, e outro é um Caça de Ataque.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#5 Mensagem por Sniper » Seg Dez 20, 2004 6:24 pm

O F-5 III chileno já opera há vários anos, os chilenos possuem muitos pilotos habilitados nos sistemas e armamentos empregados, e o mais importante: PYTHON 4!


Com certeza, mais nada que alguns meses de treinamento os Pilotos não acostumem!

O que é que nós temos?


Um avião no estado da arte! :D de 4ª geração! :D



Um avião que só entrará em serviço daqui a um bom tempo

Bom tempo? Ano que vem pra mim não é bom tempo!

com pilotos ainda treinando no ALX para se adaptarem aos sistemas


Não intendi? poderia ter melhor treinamento do que no ALX? um treinador com cabine de 4ª geração! Com certeza em qualquer força quando entra em operação um vetor novo necessita-se de um tempo para adaptação! E no Chile? Em que treinador os pilotos treinaram? Com certeza não era nenhum ALX!

e infelizmente: sem armamento inteligente


Com certeza algum tempo antes das entregas a FAB irá anunciar o Míssel BVR que irá equipá-lo (provavelmente Drby ou R-Darter) e o míssel VWR (Provavelmente Python-4 ou A-Darter). Portanto se não tivermos um armamento igual aos Chilenos teremos um armamento superior!

Portanto, fazendo uma análise do conjunto, e não simplesmente o avião, acho o avião chileno melhor. Não adianta dizer que o F-5 BR vai ter isso ou aquilo, os chilenos estão na frente há muito tempo.


Não estou fazendo suposições! É realidade ja gente! Ja existem 6 células prontas! E o cronograma esta rigorosamente em dia! E no conjunto a FAB com o F-5BR dará uma surra na FACH em treinamentos contra o F-5 TigerIII!




Imagem
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#6 Mensagem por Sniper » Seg Dez 20, 2004 6:33 pm

Peço desculpas aos colegas!Não havia visto que ja existia outro tópico recente sobre o assunto! Ele estava la pra baixo! :D :oops:

Aos colegas moderadores, fiquem a vontade! :D




Imagem
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#7 Mensagem por rodrigo » Seg Dez 20, 2004 6:40 pm

Com certeza, mais nada que alguns meses de treinamento os Pilotos não acostumem!
Com certeza será muito fácil.

Um avião no estado da arte! de 4ª geração!

Onde? No CTA?

Bom tempo? Ano que vem pra mim não é bom tempo!

Você deve saber que se demora anos para se doutrinar a utilização de um armamento. Isso não é um automóvel, é uma aeronave moderna, com sensores modernos, equipando uma Força Aérea que até pouco tempo nunca tinha visto um monitor multifunção na cabine.

Não intendi?

Notei. O ALX é um vetor de baixa velocidade, um pouco diferente do F-5. E a brecha no treinamento, com a aposentadoria do AT-26 será grande, pois não teremos o treino intermediário, sendo que o piloto passará do ALX para o F-5.

E no Chile? Em que treinador os pilotos treinaram? Com certeza não era nenhum ALX!
Não sei em que avião os chilenos treinaram, só sei que hoje eles dão aula enquanto ainda estamos engatinhando.

Com certeza algum tempo antes das entregas a FAB irá anunciar o Míssel BVR que irá equipá-lo
Com certeza! Nosso otimismo é o que nos mantém vivos!

Portanto se não tivermos um armamento igual aos Chilenos teremos um armamento superior!
Bom, então só pode ser o PYTHON 5. Espero ansioso!

Não estou fazendo suposições! É realidade ja gente! Ja existem 6 células prontas! E o cronograma esta rigorosamente em dia!
Que bom, então já sabemos tudo e estamos prontos para tudo.

E no conjunto a FAB com o F-5BR dará uma surra na FACH em treinamentos contra o F-5 TigerIII!
Eu também estou nessa torcida, mas acho que voaremos contra F-16.

Sniper, se você em tanta certeza da superioridade do F-5BR, e não gosta as opiniões contrárias, pra que abriu o tópico?




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#8 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Dez 20, 2004 6:49 pm

rodrigo escreveu:
Bom tempo? Ano que vem pra mim não é bom tempo!

Você deve saber que se demora anos para se doutrinar a utilização de um armamento. Isso não é um automóvel, é uma aeronave moderna, com sensores modernos, equipando uma Força Aérea que até pouco tempo nunca tinha visto um monitor multifunção na cabine.

Comc erteza, mas nós já treinamos várias vezes contra aeronaves no Estado da Arte, como na Cruzex, e nosso pilotos tem treinamentos teóricos.

Tenho para mim que essa adaptação não tenha um hiato maior que dois ou três anos.

rodrigo escreveu:
Não intendi?

Notei. O ALX é um vetor de baixa velocidade, um pouco diferente do F-5. E a brecha no treinamento, com a aposentadoria do AT-26 será grande, pois não teremos o treino intermediário, sendo que o piloto passará do ALX para o F-5.

OK, tudo bem. ENtretanto, isso não significa nenhum demérito na formação de nossos pilotos! Veja que ele não passa de um ALX direto para um F-5E, mas sim para de um ALX para um F-5F, onde ele treina com pilotos experiêntes e portanto, isso significa que a FAB voará mais os F-5 do que eles já voaram em média, pois deixaremos de voar os Xavantes, e voaremos os F-5 para treinar nosso pilotos! Além do mais, ao redor do mundo, os F-5F estão sendo largamente utilizados como LIFT.[/quote]




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#9 Mensagem por Sniper » Seg Dez 20, 2004 6:51 pm

Amigo estamos em um fórum de discussões!
Você tenta mostrar o seu ponto de vista e eu o meu! certo! :wink:
Em momento nenhum eu disse ser "o dono da verdade" e não aceitei o seu ponto de vista! So não sou obrigado a concordar com ele!
É por causa de visões de inferioridade e discrédito nas instituições que a FAB esta ja muito defasada. :evil:

A respeito do tópico estamos discutindo sobe os caças qual seria melhor! E não a "dificuldade" que os pilotos terão para se adaptar ao novo avião! :D

Amigo Rodrigo vc realmente acha que a FAB iria modernizar os F-5 e continuaria usandoPython-3 e piranha? Relamente eu creio que não!

Abraços!




Imagem
zorrilho
Júnior
Júnior
Mensagens: 47
Registrado em: Ter Mai 20, 2003 2:17 pm

#10 Mensagem por zorrilho » Seg Jan 03, 2005 11:44 am

O F-5 chileno é superior pois já conta com o Python-4 e Derby contra o Piranha do F-5br e se tratando de um caça o armamento é fator decisivo, e não adianta dizer que o Python-4 e Derby(ou similares) virão equipar os F-5br pois também viria o FX e todo mundo viu no que deu. O fato é que sem verba ficamos apenas nos projetos que ao ser apresentados parecem interessantes porém se tornam inócuos vide o submarino nuclear brasileiros que esta em desenvolvimento há mais de 20 anos e vai entrar em operação quando? Em 2020? aí já não tem mais graça em 2020 o mundo vai estar noutra. Além do mais o radar do F-5br não me pareceu no mesmo nìvel do Elta( F-5 Tiger III) nem ao ARG( A-4 argentino), se não for inferior.




Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#11 Mensagem por Lauro Melo » Seg Jan 03, 2005 12:10 pm

zorrilho escreveu:O F-5 chileno é superior pois já conta com o Python-4 e Derby contra o Piranha do F-5br e se tratando de um caça o armamento é fator decisivo, e não adianta dizer que o Python-4 e Derby(ou similares) virão equipar os F-5br pois também viria o FX e todo mundo viu no que deu. O fato é que sem verba ficamos apenas nos projetos que ao ser apresentados parecem interessantes porém se tornam inócuos vide o submarino nuclear brasileiros que esta em desenvolvimento há mais de 20 anos e vai entrar em operação quando? Em 2020? aí já não tem mais graça em 2020 o mundo vai estar noutra. Além do mais o radar do F-5br não me pareceu no mesmo nìvel do Elta( F-5 Tiger III) nem ao ARG( A-4 argentino), se não for inferior.


Zorrilho,
Ninguém sabe se o Chile tem os Derby, nenhuma fonte confirma a compra e eles ainda não foram vistos em treinamentos ( vide a Operação Salitre ).
O Radar do F-5 BR é superior aos Elta( F-5 Tiger III) e aos ARG( A-4 argentino), mesmo porque é um radar mais concepção mais recente.
Abraços,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Mensagens: 1849
Registrado em: Sex Nov 26, 2004 9:55 am
Localização: Salvador Ba
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

a-4 argentino

#12 Mensagem por Fábio Nascimento » Qua Jan 05, 2005 11:43 am

por falar em A-4 arg. sei que esses tem um radar muito bom, que lhe deram um bom resultado na CRUZEX, mas que tipo de misseis eles usam?
sobre a enquete, eu acho que os F-5BR são melhores, pois sua avionica é mais moderna, seu radar mais potente, e certamente a FAB sabera escolher um bom míssil para equipa-los, até porque não vai depender dos políticos nem licitação para escolher, mas acredito que a quantidade será deficiente, visto que o dinheiro vai sair do seu orçamento.




_______________________________________________.
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

Re: a-4 argentino

#13 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Jan 05, 2005 6:05 pm

Fábio Nascimento escreveu:por falar em A-4 arg. sei que esses tem um radar muito bom, que lhe deram um bom resultado na CRUZEX, mas que tipo de misseis eles usam?
sobre a enquete, eu acho que os F-5BR são melhores, pois sua avionica é mais moderna, seu radar mais potente, e certamente a FAB sabera escolher um bom míssil para equipa-los, até porque não vai depender dos políticos nem licitação para escolher, mas acredito que a quantidade será deficiente, visto que o dinheiro vai sair do seu orçamento.


Os A-4Ar são ótimos aviões!


Entretanto, os radares deles, os ARG-1 (que é um APG-66 Downgraded) não podem ser considerados melhores que, por exemplo, os radares da Elta que equipam os Tiger III e o Grifo-F, que equipa os F-5Br.

O ARG-1 não tem capacidade para usar mísseis BVR, ao contrário dos outros dois citados! Por isso os A-4Ar usam os mísseis AIM-9M!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#14 Mensagem por rodrigo » Qua Jan 05, 2005 6:39 pm

Quem sabe o Chile não vende os F-5 III para a gente, se possível com alguns Python 4, e a partir daí seríamos vistos com mais seriedade. Hoje tive a oportunidade de conversar com alguns pilotos de caça da BASC. Depois de ouvir os que eles pensam, só posso acreditar que os colegas de fórum pertencem à alguma religião que promete a salvação, de graça, em um curto prazo.

Em off, os caçadores da FAB estão extremamente desapontados com o resultado do FX. O próprio Lula havia prometido pessoalmente que tomaria uma decisão, seja ela qual fosse, mas escolhendo um caça. A decepção é tão grande que vários pilotos falam abertamente em abandonar a carreira e ir pilotar na aviação civil.

O F-5 BR e o ALX são encarados como paliativos na situação atual da FAB. A idéia do ALX é criticada por impor um avião de baixo desempenho com uma aviônica superior à tudo que a FAB já tinha, dando um salto esquisito, meio para a frente, meio para o lado. Por fim, o F-5BR é mais tristeza do que alegria. Sem armamento moderno, não tem avião. Eu ouvi do pilotos a mesma coisa que postei no início desse tópico, que não se fala de aviões em separado, e sim de um conjunto, e que, em matéria de conjunto, os chilenos estão muito acima de nossa FAB.

Nem tudo é derrota, os caçadores disseram que há verba para treinamento em suficiência, e que desde 2003 a FAB está recebendo um complemento para combustível que foi um grande implemento no treinamento e na operacionalidade da Força.

Depois falo mais, conversei sobre capacidade antinavio, P3, Bombas israelenses, equipamento russo e etc.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#15 Mensagem por VICTOR » Qua Jan 05, 2005 10:33 pm

Interessante, Rodrigo, se puder conte mais depois.

Quanto aos Tigers, COM CERTEZA o chileno tem mais cacife. Basta imaginar que ele foi lançado há 10 anos, e foi elemento dissuasor contra MIII, Amx, A-4...

Já o brasileiro...
- Só surgiu quando upgrades eram igual bunda
- quando já há F-16C block50 ao lado

:arrow: Se for para comparar eras diferentes... Qual é melhor? O P-51 Mustang ou o F-35?! :roll:




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Responder