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Enviado: Sex Jul 27, 2007 11:52 pm
por Pedro Gilberto
A-29 escreveu:Congonhas tem que perder sua configuração atual de hub e se tornar aeroporto de destino final. Algo como existia antes do fim do DAC, deixa-lo em relacao a aviação comercial o atendimento de voos regionais do Estado de SP e da ponte aerea Rio-SP, e no meu ver, também ponte aerea Brasilia-SP.
Cumbica, com 3º terminal e uma nova pista, ganha capacidade para absorver os voos transferidos de Congonhas, portanto será necessário melhor o acesso viário ao aeroporto, e indubitavelmente, será necessário a construção do trem expresso ligando ao Centro. Essa sim uma obra urgente para o sistema aeroviário paulista.
Muito sensata a proposta do Pedro Gilberto, concordo integralmente com ela.
Valeu A-29. mas não sou o único partidário dessa idéia. O Serra também é.
Serra propõe trem expresso de Congonhas a aeroporto de Guarulhos que custaria R$ 3,4 bilhões27/07/2007 - 20h02
SÃO PAULO - Após reunião com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o governador paulista José Serra apresentou nove sugestões para desafogar a sobrecarga de aviões no Aeroporto de Congonhas, onde aconteceu o maior acidente da aviação brasileira na semana passada.
O pacote de medidas prevê três principais sugestões: apressar investimentos para colocar em funcionamento
a terceira pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos, aumentar os investimentos para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e a construção de um trem expresso, no valor de R$ 3,4 bilhões, para ligar Congonhas a Guarulhos.
José Serra explicou rapidamente que a sugestão do trem expresso até Guarulhos é um projeto que custaria R$ 3,4 bilhões por meio de uma Parceira Público-Privada (PPP). Caberia ao governo federal R$ 580 milhões, ao estado R$ 1,5 bilhão e à iniciativa privada R$ 1,32 bilhão. Segundo ele, se tudo "andar depressa", as obras poderiam estar concluídas em 2010. O governo de São Paulo estaria disposto a avançar no projeto do trem para Guarulhos, que aproveitaria linhas já existentes ou áreas vizinhas.
"A curto prazo, muitos vôos devem ser transferidos para os aeroportos de Guarulhos e Viracopos. É sobre esses aeroportos que devem ser concentrados e acelerados os investimentos de expansão e adequação dos próximos anos", disse Serra.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, recebeu as sugestões e comentou que é necessário "otimizar" os aeroportos de Congonhas e Viracopos, além de priorizar o acesso a eles. Jobim reiterou a necessidade de fazer com que Congonhas deixe de ser um aeroporto de escalas de vôos e volte a ser destino de vôos "ponto-a-ponto", conforme determinou o Conselho de Aviação Civil (Conac) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Jobim também comentou que vistoriou a pista principal de Congonhas e o local do acidente. Para ele, o aeroporto é uma espécie de "porta-aviões", incrustado numa região de prédios, e precisaria de uma área de escape maior.
Da reunião, também participaram o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, secretários do governo estadual, presidentes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Federação de Comércio de São Paulo (Fecomercio), além de um professor especialista em aviação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Nicolau Fares Gualda.
(Agência Brasil)
http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/valor/2007/07/27/ult1913u73175.jhtm
Espero que uma dobradinha Jobim-Serra consiguam viabilizar politicamente essas soluções.
E se depender dele esse novo aeroporto vai entrar num "freezer":
Novo aeroporto é projeto de "longuíssimo prazo"Sexta, 27 de julho de 2007, 21h28
Fonte: Investnews
SÃO PAULO, 27 de julho de 2007 - O governador paulista
José Serra disse que a construção de um novo aeroporto é um projeto de "longuíssimo prazo" e que apresenta-lo agora como solução "é ignorar a complexidade ambiental da obra". Após reunião com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, Serra apresentou sugestões para desafogar a sobrecarga de aviões no Aeroporto de Congonhas, onde aconteceu o maior acidente da aviação brasileira na semana passada. Para o governador, é importante que em Congonhas "seja feita uma área de escape, não para intensificar o número de vôos, que tem que ser diminuído, nem para aumentar o peso das aeronaves, mas para aumentar a segurança da população, que independe da intensidade do tráfego aéreo de Congonhas. Congonhas é uma espécie de porta-aviões". "Teríamos que otimizar Viracopos [em Campinas] e Guarulhos para fazer com que em torno de 7 milhões de passageiros por ano sejam deslocados para esses dois aeroportos" Serra também fez críticas à organização do setor aéreo: "É preciso reorganizar, institucionalmente, o setor de aviação no Brasil, para solução desse problema angustiante que envolve a população brasileira na segurança, conforto e, às vezes, na própria obstrução de deslocamento das pessoas pelo país". Segundo ele, a questão é despolitizar a Infraero, "hoje loteada entre partidos, profissionalizá-la, aumentar sua eficiência e coloca-la no rumo certo". Um outro ponto seria "
também se examinar a transferência do máximo possível para o aeroporto de Jundiaí, da aviação geral, que corresponde a táxi-aéreo e vôos particulares. E também reestudar a malha brasileira com a redistribuição das autorizações de horários de transportes. O documento entregue por Serra ao ministro afirma que "a Infraero investiu centenas de milhões de Reais na área de passageiros e a Anac pouco ou nada fez para desconcentrar a malha aérea baseada nesse aeroporto. Pelo contrário, foi cedendo às pressões das companhias aéreas. Uma agência governamental é criada para regulamentar o mercado, e não para servir a um dos lados, às empresas". As informações são da Agência Brasil
http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200707280028_IVN_162384&idtel=
Se não me engano, Jundiaí seria um ponto de parada do trem expresso SP-Campinas. Se for, mais um aeroporto que estaria integrado a um futuro sistema aeroviário paulista.
[]´s
Enviado: Sáb Jul 28, 2007 8:44 am
por Renato Grilo
Se não me engano, Jundiaí seria um ponto de parada do trem expresso SP-Campinas. Se for, mais um aeroporto que estaria integrado a um futuro sistema aeroviário paulista.
Exatamente, a proposta do trem expresso era passar pelos aeroportos de campinas/jundiaí e seguir para são paulo paralelo (ou no canteiro central) da Rod. dos bandeirantes.
Vou procurar uns amigos meus na prefeitura pra saber melhor desse projeto
Enviado: Sáb Jul 28, 2007 2:07 pm
por Dieneces
Acho que o caminho é este mesmo , nada de novo aeroporto , muito mais prático integrar via rodovias expressas e trens metropolitanos os aeroportos já existentes . Guarulhos , Viracopos , Jundiaí , São José. Óbvio que teremos que acrescentar terminais de passageiros ou aumentá-los . Além da terceira pista de Guarulhos.
Enviado: Sáb Jul 28, 2007 7:00 pm
por Bolovo
Dieneces escreveu:Acho que o caminho é este mesmo , nada de novo aeroporto , muito mais prático integrar via rodovias expressas e trens metropolitanos os aeroportos já existentes . Guarulhos , Viracopos , Jundiaí , São José. Óbvio que teremos que acrescentar terminais de passageiros ou aumentá-los . Além da terceira pista de Guarulhos.
Dos três, o único que se salva é Viracopos. Guarulhos, Jundiaí e São José que conheço de perto, são umas pocilgas. Falta de tudo no quesito infraestrutura, muito investimento terá que ser feito. O projeto de ampliação do Aeroporto de SJC já está pronta, só falta as obras começarem, mas isso já faz uns cinco anos.
Enviado: Ter Jul 31, 2007 12:47 pm
por Renato Grilo
31/07/2007 - 11h55
Governo de SP anuncia Expresso Aeroporto para 2010
EXPRESSO AEROPORTO - AS PROMESSAS DO GOVERNO DE SP
Percurso: centro de SP-Cumbica
Distância: 31 quilômetros
Tempo de viagem: 20 minutos
Intervalo entre os trens: 12 minutos
Custo previsto: R$ 3,4 bilhões
(inclui obras paralelas)
Início da obra: 2008
Conclusão: 2010
A construção da ligação ferroviária entre as cidades de São Paulo e Guarulhos será iniciada no começo do próximo ano, divulgou hoje o governo do Estado. A previsão é de que até 2010 estejam em operação o Expresso Aeroporto, trem direto do centro da capital paulista ao Aeroporto de Cumbica, e o trem até Guarulhos, que servirá três estações, saindo do Brás com destino ao Parque Cecap, em Guarulhos. Os dois trens trafegarão sobre a mesma ferrovia.
O governo paulista estuda duas propostas recebidas de consórcios, além de seu projeto de referência, para elaborar o projeto definitivo. O valor dessas obras, incluindo-se infra-estrutura e modernização da linha existente, será de R$ 3,4 bilhões.
Pelo projeto de referência desenvolvido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o Expresso Aeroporto ligará uma estação no centro da capital - Barra Funda, Júlio Prestes e Luz são as possibilidades - ao Terminal Aeroportuário de Guarulhos. Percorrerá os 31 quilômetros do trajeto em 20 minutos e terá capacidade para transportar 20 mil passageiros por dia. A previsão de intervalo entre os trens será de 12 minutos.
Já o Trem de Guarulhos sairá da Estação Brás, próximo ao centro da cidade, com parada na Estação Engenheiro Goulart, na região leste paulistana, e destino final no Parque Cecap (Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães) de Guarulhos, próximo a Cumbica. Esse trem terá capacidade para transportar, inicialmente, mais de 100 mil passageiros e, futuramente, 200 mil todos os dias. O tempo de viagem será de 15 minutos entre suas três estações.
AE
Enviado: Ter Jul 31, 2007 3:58 pm
por Demartino
Vinicius Pimenta escreveu:Não tem muito jeito para Congonhas. É mantê-lo como aeroporto para aviação regional, principalmente ponte aérea Rio-SP e alguns vôos internacionais. É necessário desafogar aquele aeroporto.
O que não faz sentido é o aeroporto concentrar a maior parte dos vôos internacionais enquanto o destino final de 2/3 deles são o Rio de Janeiro.
São escalas muitas vezes desnecessárias que aumentam o tempo de viagem e congestionam o aeroporto.
O Vinius, vc vai me desculpar, mas vc falou duas coisas que não refletem a realidade, a primeira é que Congonhas recebe os vvos internacionais, e segundo é que a maior parte dos destinos finais é no Rio de Janeiro, acredito que vc está enganado, pois a frequencia de voos a negócios é muito maior do que de turistas e o destino principal é são Paulo mesmo
Enviado: Sex Fev 22, 2008 9:10 pm
por Pedro Gilberto
Notícas sobre Viracopos
Infraero inicia ampliação de aeroporto em CampinasQuinta, 21 de fevereiro de 2008, 06h08 Atualizada às 08h00
A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) pretende iniciar em breve o processo de desapropriação de terreno para ampliar o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). O primeiro passo para a ampliação do aeroporto, segundo a assessoria de imprensa da empresa, será a assinatura de um termo de cooperação, prevista para hoje à tarde em Campinas.
"Estamos cumprindo a decisão do presidente Lula, que prioriza a ampliação do aeroporto de Campinas", disse Sergio Gaudenzi, presidente da Infraero, em nota. "Nossa meta é segurança e conforto aos passageiros", acrescentou.
O Aeroporto de Viracopos, atualmente com 8,3 milhões de m², será ampliado para 29,8 milhões de m². Prevê-se a criação de uma segunda pista de 3600 x 60 metros - e a ampliação do terminal de passageiros. A assessoria não soube precisar quanto a Infraero gastará com a obra.
A previsão da Infraero é de que cerca de 200 famílias sejam desalojadas, em 3 mil processos de desapropriação, incluindo terrenos desabitados. O custo estimado de indenizações é de R$ 150 milhões.
Agência Brasil
http://noticias.terra.com.br/brasil/criseaerea/interna/0,,OI2492967-EI10060,00.html
Infraero: Viracopos será maior aeroporto do Hemisfério SulQuinta, 21 de fevereiro de 2008, 17h25 Atualizada às 18h47
Rose Mary de Souza
Direto de Campinas
O presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, afirmou nesta quinta-feira que daqui a 30 anos o Aeroporto Internacional de Viracopos deverá ser o maior do Hemisfério Sul. Gaudenzi esteve em Campinas para assinar o convênio de cooperação com a prefeitura da cidade que diz respeito à desapropriação de 11,93 km² para a construção da segunda pista do aeroporto.
Gaudenzi disse ainda que "nos próximos 30 anos Viracopos poderá receber de 85 a 90 milhões de passageiros por ano". Em 2007, o aeroporto recebeu 955 mil passageiros. De acordo com o presidente da estatal, nas próximas três décadas Viracopos poderá contar com até quatro pistas para realizar as operações de pouso e decolagem.
A segunda pista do aeroporto terá 3,6 mil m de comprimento por 60 m de largura. A previsão é que as obras tenham início no final do ano, com conclusão prevista para 2010, quando a pista deve começar a operar gradativamente.
A obra terá recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e deve custar em torno de R$ 500 milhões. Somente a desapropriação, que inclui 88 propriedades rurais e 3.172 lotes urbanos, deve custar em torno de R$ 150 milhões.
"Viracopos foi uma opção técnica, devido à sua proximidade com São Paulo e Guarulhos. Também haverá um trem rápido entre Rio e São Paulo, que deve ter uma estação em Campinas", disse o presidente da Infraero.
Segundo o superintendente do Aeroporto de Viracopos, Clóvis Moreira, os estudos de impacto ambiental já foram concluídos. Ele afirmou ainda que em 2007 Viracopos teve um volume recorde de 32,9% do total de importações no Brasil. Em segundo lugar ficou o Aeroporto de Guarulhos, com 31,8%.
Redação Terra
http://noticias.terra.com.br/brasil/criseaerea/interna/0,,OI2500905-EI10060,00.html
[]´s
Enviado: Sáb Fev 23, 2008 12:51 pm
por alcmartin
É, o papo do terceiro aeroporto tá firme e é um dos motivos do fight Dilma x presidente da INFRAERO (NJ). Parece que ela tem pressa e quer privatização. O homem da INFRAERO está mais cauteloso...
Nessa confusão, que está a perigo é quem está economizando p/comprar imovel em uma das provaveis areas, como esse quem vos fala...
Se sair anunciado, os imoveis aumentarão pelo menos 30%!!!
Em tempo, os mais cotados locais, Cotia, na zona oeste ou lá p/o lado de Santos...
Enviado: Dom Fev 24, 2008 11:11 pm
por WalterGaudério
alcmartin escreveu:É, o papo do terceiro aeroporto tá firme e é um dos motivos do fight Dilma x presidente da INFRAERO (NJ). Parece que ela tem pressa e quer privatização. O homem da INFRAERO está mais cauteloso...
Nessa confusão, que está a perigo é quem está economizando p/comprar imovel em uma das provaveis areas, como esse quem vos fala...
Se sair anunciado, os imoveis aumentarão pelo menos 30%!!!
Em tempo, os mais cotados locais, Cotia, na zona oeste ou lá p/o lado de Santos...
Pois é..., ainda bem que descartaram a ampliação do aeroporto de Sorocaba. Vou construir um sitiozinho por lá depois de 2010..., só para ficar perto de ARAMAR
. Em tempo, acho que a caipirada de Soró não ia gostar mesmo do barulho.
Mas alternativas nunca são demais. lembremo-nos que se trata de uma das mega-conurbações do Mundo Campinas/Sampa/Rio, com Jundia~i no meio(eta povinho de sorte) e além disso, o pessoal de São José dos Campos(St John Fields) e claro, para os cariocas que tem mania de grandeza, os manos de Volta Redonda.(aeroporto de suporte de tráfego para SP em Volta Redonda? claro que eu tô zuando)
Enviado: Seg Fev 25, 2008 12:37 pm
por alcmartin
Fala, mestre Walter!
Em Volta Redonda eu(sou nascido na área) e o Paisano ficaríamos felizes,hehe...
Mas cuidado com o sitio perto de ARAMAR...dizem que com esse "trem" nem precisa de luz, fica tudo azul, brilhando!!!
abs!!!