FX: Mirage 2000! Planos de Rafale no final do leasing

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
fredom
Sênior
Sênior
Mensagens: 777
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 8:41 pm
Localização: Brasilia

#31 Mensagem por fredom » Dom Mai 01, 2005 6:50 pm

por esse valor certamente deve ser os -c, qual o armamento que estes utilizam na Franca??? pq se nao podem carregar o mica eles estao utilizando qual BVR???




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#32 Mensagem por ZeRo4 » Dom Mai 01, 2005 7:36 pm

Eu sou um dos que acha que esse compra só valerá apena se os aviões forem da versão -5, se for da -C é suicídio "logístico" como alguns foristas gostam de falar em assuntos relacionados a aviões de origem Russa.

Se forem aviões da versão -5 podem ser equipados com Mica IR/RF e apesar de nós termos de operar dois mísseis BVR distintos (caso o Derby/R-Darte seja escolhido para equipar os F-5BR) creio que pelo preço das aeronaves, a se confirmarem em 60mi pelos 5 anos, valerá apena.

Entretanto, se os Mirages forem da versão -C acho que é idiotice e até certo ponto "burrice" da FAB em adquirí-los! a não ser que as compensações no que tange a aquisição de futuros Rafales seja irrecusável.

Apesar do bom preço, se essas compensações não forem confirmadas, a aquisição de Mirage2000C beira o ridículo, já que são aeronaves completamente obsoletas, utiliza uma dupla de mísseis que são famosos pelos péssimos resultado em guerras e exercícios e que portanto seriam menos eficientes que o eventual trio F-5BR/Python/Derby ou seja... seria completamente sem nexo!

Alguns prontamente já devem estar a pensar em upgrades, muito bem... de que forma seriam esses upgrades do padrão -C para -5 ?! seriam feitos aonde ?! a que custos ?! quem pagaria os custos ?! demorariam o mesmo tempo que demoraram para fazer o upgrade dos F-5 ?!

No atual estágio, a melhor opção para o Brasil é sem dúvida o F-16. Certamente os Israelenses já integraram suas armas ao F-16, tanto o Derby/Python como suas "excelentes" bombas guiadas Opher, Lizard, Spice. Poderiam ser utilizada pelos três caças da FAB que no futuro seriam o F-5, F-16 e o AMX-M.

Além disso, como no Brasil as soluções temporárias se tornam solução definitiva, é bem capaz desses Mirages2000 aterrisarem em solo Brasileiro, nenhum Rafale será comprado e posteriormente quando os Mirage2000 franceses forem sendo desativados com a chegada dos Rafales nós vamos adquirir mais e mais Mirage2000 usados, no futuro em termos de manutenção e peças de reposição prefiro o F-16 que teve muito mais unidades vendidas... percebam que mesmo sendo uma febre em sua época e com a significativa quantidade de vendas, os MirageIII e seus derivados hj estão ficando tecnicamente impossível de operarem.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#33 Mensagem por Slip Junior » Dom Mai 01, 2005 7:55 pm

Ok, erro meu assumido. :oops: :wink: Agora vamos esperar a confirmação de o valor é para 5 anos e a oficialização da oferta assim como a definição da versão oferecida.

Bom, voltando ao assunto como falei anteriormente, se forem Mirage 2000C's a FAB estará dando 1 pra frente e 2 pro lado (ou seja, melhorando um pouco sua capacidade mas perdendo tempo e dinheiro com isso). Se esse for o caso, preferiria se a FAB assinasse o acordo para compra de Rafales agora mesmo que as aeronaves fossem recebidas somente daqui a 5 anos.

Se forem Mirage 2000-5 ai serão 2 passos pra frente o que torna a oferta muito atraente.

Obs.: se fosse eu quem definisse esse rolo todo, a FAB estaria comprando Gripens e se associando com a SAAB para o desenvolvimento de um UCAV, mas como esse não é o tema do tópico e não sou eu quem manda, então.... :?

Abraços




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#34 Mensagem por Slip Junior » Dom Mai 01, 2005 7:56 pm

fredom escreveu:por esse valor certamente deve ser os -c, qual o armamento que estes utilizam na Franca??? pq se nao podem carregar o mica eles estao utilizando qual BVR???

Matra Super R530F.

Abraços




Carlos Mathias

#35 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Mai 01, 2005 9:44 pm

Puta merda cara, mas esse míssil é uma pereba!!!




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#36 Mensagem por Slip Junior » Dom Mai 01, 2005 9:55 pm

Eu não diria que é uma "pereba" afinal de contas deve estar no mesmo nível do AIM-7F Sparrow e do próprio R-27 Alamo-C, mas nada comparável aos mísseis radar-ativo modernos. De qualquer forma, pode ficar tranquilo, Carlos, pois eu duvido que esse míssil virá mesmo que forem os Mirage 2000C que vierem por leasing. É mais fácil a FAB ficar sem mísseis BVR em seus não-confirmados-futuros Mirage 2000C do que gastar dinheiro nesses mísseis (se bem que nossos brigadeiros andam aprontando cada uma, hein?!).

Abraços




Carlos Mathias

#37 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Mai 01, 2005 10:16 pm

Pois é. Mas cara, esta arma não evoluiu não? O AIM-7 evoluiu muito e teve muito sucesso no Iraque I, também é o caso do R-27, que tem versões de longo alcançe e são uma grande ameaça em conjunto com os R-77.

Agora vou te falar, M-2000C é cruel, né não?




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#38 Mensagem por Slip Junior » Dom Mai 01, 2005 10:31 pm

Primeiro uma auto-correção: o míssil BVR utilizado pelos Mirage 2000C's é o Super R530D e não 530F (versão utilizada pelos Mirage F-1's)

Carlos Mathias escreveu:Pois é. Mas cara, esta arma não evoluiu não?

O AIM-7 evoluiu muito e teve muito sucesso no Iraque I, também é o caso do R-27, que tem versões de longo alcançe e são uma grande ameaça em conjunto com os R-77.

Evoluiu sim, Carlos. Essa versão entrou em serviço em 1988 sendo portanto mais recente que o próprio AIM-7M que havia entrado em serviço na USAF em 1982.

Agora vou te falar, M-2000C é cruel, né não?

Isso é. Mas Mas acho que é menos pior (veja bem, 'menos pior' e não 'melhor) do pagarmos mais de US$1 bilhão em Mirage 2000-5 Mk.2's.

Abraços




Carlos Mathias

#39 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Mai 01, 2005 10:43 pm

Puta merda, então é tipo assim: "qué com areia ou com vidro moído?"




Avatar do usuário
Mateus Dias
Avançado
Avançado
Mensagens: 418
Registrado em: Seg Mar 01, 2004 11:56 am
Contato:

#40 Mensagem por Mateus Dias » Seg Mai 02, 2005 9:50 am

Pessoal, acho que está havendo alguma precipitação. Ainda não foi confirmado o DERBY na FAB. A notícia que saiu era que seria apenas uma demosntração.

Penso que se confirmado esse leasing de Mirage 2000 com certeza a FAB iria se concentrar no MICA como seu míssel BVR. Ou o MICA não pode ser adaptado no F-5 BR ??? Penso que não haveria problemas...

Então se for assim o MICA estaria sob as asas tanto do F-5 quanto dos futuros Mirages. Me corrijam se eu estiver errado.




Mateus Dias
BRASIL ACIMA DE TUDO !!!
Carlos Mathias

#41 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 02, 2005 11:47 am

O MICA pode sim ser levado pelo F-5BR(RFA), aliás qualquer arma pode, desde que se gaste um pouco mais para as devidas adaptações. Eu particularmente acho que o Derby peca nos quesitos alcançe e ogiva, pequenos quando comparados a outros mísseis contemporâneos e lembrando que no combate BVR quem atira primeiro e de mais longe leva grande vantagem, forçando o adversário a manobrar.




Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#42 Mensagem por Lauro Melo » Seg Mai 02, 2005 12:35 pm

Pessoal, acabei de confirmar com o Pedro Paulo Rezende e eu estava certo: são 60 milhões de euros por CINCO anos. Ou seja: o preço de UM Mirage 2000-5 oferecido pela Embraer no F-X. Além disso ele acrescentou que o contrato poderia ser renovado sem custo adicional por mais 8 anos.
Então é realmente uma proposta excelente.


Bom,

60 milhões de euros por 12 Mirage 2000, temos :

5 milhões de Euros por cada caça ( para usarmos 5 anos )
1 milhão de euros por ano para cada caça
Nestes valores creio que sejam os Mirage 2000 C.
Porque se forem os Mirage 2000-5 F vai ser o excelente negocio.

sds,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Ronaldo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 171
Registrado em: Ter Mai 27, 2003 9:39 pm

#43 Mensagem por Ronaldo » Seg Mai 02, 2005 1:14 pm

Continuo achando sem sentido essa compra de M2000C. Uma versao um pouco melhor que o MirageIII, sem sistemas BVR. Sucata por sucata.Desconfio que isso é uma "cortina de fumaça" para despistar as reais intenções da FAB, uma notícia plantada na imprensa. Só vou acreditar nisso quando sair no Diario Oficial da União. Esses caças não cumprirão os mínimos requisitos para defesa do núcleo de poder em Brasília. Quanto ao Rafale é mais caro, tem alcance menor e é menos manobrável que o SU35. Seria interessante que abríssemos um tópico SU35 x Rafale.




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#44 Mensagem por Slip Junior » Seg Mai 02, 2005 1:42 pm

Ronaldo, se você quiser discutir as qualidades do Rafale frente ao Su-35, já existe o tópico Rafale X Typhoon x Su-35.....

Eu, sinceramente, já me cansei de comparar ele com tudo o que existe no mercado! Mas se você não cansou e acha que não existe nada mais interessante para se discutir em um fórum além desse caça, vai lá e manda vê, oras.... Contudo, lamento lhe informar mas o Su-35 já não tem mais nenhuma chance de ser adotado pela FAB.

Vamos tentar ser realistas pelo menos uma vez na vida: agora o pode vir é leasing de Mirage 2000C, Mirage 2000-5, JAS-39A/C Gripen ou Su-27SK/SMK, ou compra de F-16 usados ou F-5's adicionais.

Abraços




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#45 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Mai 02, 2005 2:27 pm

Caramba, os flankistas não desistem nunca... daqui a pouco falam que com um upgrade o Su 35 vence até o F-22...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Responder