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Enviado: Qui Jun 16, 2005 3:28 pm
por Charlie Golf
JLRC escreveu:O VLS se vier a ser instalado, será no lugar do lançador Mk 29, por cima do hangar. Poderá ser um VLS Mk 41 ou Mk 48 (como o das Karel Doorman). À vante, só poderá ser montado um 2º Phalanx, como as gragas. Já agora só uma correcção. Li que as Meko turcas possuem todas VLS. Isso não é verdade. A Turquia possui 8 Meko 200 e só as 2 últimas possuem VLS Mk 41. As 6 primeiras têm um lançador Mk 29, idêntico ao das VdG.
Pois, nesse aspecto o amigo Rui Elias equivocou-se. Mas até eu me confundiria face à diversidade de versões.
De facto, das oito fragatas MEKO 200TN (classes "Yavuz" TN-I, "Barbaros" TN-IIA e "Salihreis" TN-IIB), só as duas últimas da classe "
Salihreis" (TN-IIB) possuem o sistema de lançamento vertical de mísseis (ou VLS) Mk 41 capaz de disparar 16 SAM NATO Sea Sparrow.
Como escreveu o colega JLRC, todos os restantes seis vasos de guerra turcos possuem o mesmo sistema de lançamento octópulo Mk 29 que podemos encontrar a bordo das nossas MEKO 200PN e que contém 8 mísseis superfície-ar Raytheon RIM-7M Sea Sparrow.
No quadro que coloquei anteriormente sobre as diferentes variantes da MEKO 200 há, inclusivé, a curiosidade de se ficar a saber que o sistema VLS Lockheed Martin Mk 41 Mod 5 (e não Mk 48 como está escrito em diversas publicações) das fragatas australianas da classe "
Anzac" e neo-zelandesas "
Te Kaha" ser apenas 1 e octópulo. Há espaço reservado no casco para a instalação de mais um destes sistemas, algo que poderá ser aplicado num "upgrade" futuro.
http://www.janes.com/defence/naval_forc ... gate.shtmlFragata turca F-244 "
Barbaros" (200TN-IIA) com o sistema Mk 29 (8 x RIM-7P).
Credits: Turkish Navy/Blöhm und VossFragata turca F-246 "
Salihreis" (200TN-IIB) com o lançador vertical Mk 41 (16 x RIM-7P).
Credits: Turkish Navy/Blöhm und VossO sucesso da MEKO 200
A partir de 1983, entretanto, iniciou-se o “reinado” da MEKO 200. Em abril daquele ano a Turquia encomendou quatro unidades da MEKO 200TN, sendo duas a serem construídas no país com assistência técnica da B+V. A F240 Yavuz e a F241 Turgut Reis foram construídas, respectivamente pela Blohm + Voss (Hamburgo) e pela Howaldtswerke (Kiel); ambas tiveram a quilha batida em 1985, com a primeira entrando em serviço em julho de 1987 e a segunda em fevereiro de 1988. A F242 Fatih e a F243 Yildirim foram construídas no estaleiro Gölçük, na Turquia, entrando em serviço, respectivamente, em julho de 1988 e em julho de 1989.
Em janeiro de 1990 a Turquia assinou a compra de mais um par de fragatas MEKO, e em dezembro de 1992 a aquisição de mais duas. Esses navios, conhecidos como MEKO 200TN Track II-A e MEKO 200TN Track II-B, diferem de seus antecessores principalmente por adotarem propulsão CODOG, terem equipamentos eletrônicos mais modernos, melhor sistema de ar condicionado e proteção NBQ mais avançada, além de serem mais longos e terem maior deslocamento. Externamente, as MEKO 200 TN Track-IIB são praticamente idênticas às IIA. Talvez a maior diferença visual seja a ausência do lançador óctuplo de Sea Sparrow, já que as Track-IIB utilizam mísseis de lançamento vertical. Os navios do tipo Track II-A são o F244 Barbados e o F245 Oruçreis (construídos respectivamente pela B+V e pelo estaleiro Gölçük), e os do tipo Track II-B, que possuem um sistema de combate diferente, são o F246 Salihreis (construído pela B+V) e o F 247 Kemalreis (construído pelo Gölçük). É possível que se concretize a aquisição de pelo menos duas unidades adicionais, o que tornaria a Turquia o maior operador mundial de MEKO 200.
in Segurança e Defesa
http://www.segurancaedefesa.com/meko.html
http://www.blohmvoss.de/e/prod/fregatten_einsatz.html
Enviado: Qui Jun 30, 2005 10:58 am
por P44
Enviado: Qui Jun 30, 2005 11:53 am
por Charlie Golf
Cof, cof, correcção, a foto da Côrte Real é cortesia da Armada Portuguesa!
Vinha era inserida numa brincadeira que me enviaram ainda há pouco! O crédito da foto é da Armada (aliás, se não me engano está presente no seu site). Mas, de facto, é uma foto muito bonita e que mostra a
F-332 em "sea trials".
Enviado: Qui Jun 30, 2005 12:28 pm
por P44
Charlie;
Eu realmente recordo essa foto do site da Marinha, mas apenas em tamanho muito pequeno...se calhar nunca encontrei o local correcto para as fotos
Tenho emoldurada uma foto da SAUDOSA F 481, vista de Bombordo, navegando a toda a velocidade...salvo erro era um Wallpaper, muito bonito
até me dá vontade chorar quando olho para aquela foto...
mas que é dificil encontrar fotos decentes de navios da MP...lá isso é...
ps- Posta aí a Piada
Enviado: Qui Jun 30, 2005 12:36 pm
por Rui Elias Maltez
Por este andar, qualquer dia será simplemente difícil encontrar fotos da marinha, porque não haverão navios para fotografar.
Ponto final.
Enviado: Qui Jun 30, 2005 12:38 pm
por Rui Elias Maltez
Uma questão técnica:
Comparando as fotos das Meko turcas com a da nossa, reparo que as turcas, atrás da peça de artilharia na proa, têm algo, que a nossa não tem.
O que é?
Enviado: Qui Jun 30, 2005 12:54 pm
por Raul Neto
Rui Elias Maltez escreveu:Por este andar, qualquer dia será simplemente difícil encontrar fotos da marinha, porque não haverão navios para fotografar.
Ponto final.
É verdade Rui, parece mais um conceito inovador, em vez de uma Marinha de Guerra, o de uma Marinha de Terra
Enviado: Qui Jun 30, 2005 1:06 pm
por Charlie Golf
Rui Elias Maltez escreveu:Uma questão técnica:
Comparando as fotos das Meko turcas com a da nossa, reparo que as turcas, atrás da peça de artilharia na proa, têm algo, que a nossa não tem.
O que é?
Rui, o que vê por detrás da peça de artilharia de 127mm Mk.45 é um sistema de defesa de área concorrente do "Phalanx" e do "Goalkeeper" chamado "Sea Zenith". Consiste num reparo com 4 canhões Oerlikon de 25mm de tiro rápido. As fragatas turcas utilizam 3 destes sistemas em cada fragata, um à vante (como mostra a foto) e dois à ré, por cima do hangar do helicóptero.
Quanto à piada com a Côrte Real, não tem nada de especial mas passo a transcrever. Em tempos tristes, nada melhor do que uma boa gargalhada para nos conferir ânimo!
"Credo, o Paulo Portas! Leme todo a Estibordo! Ufa, deste já nos livrámos!
- Sim, parece que sim! Esse já não chateia! Continuem a pesquisar o horizonte.
- Sim, meu Capitão!
- Capitão, Capitão, torpedo na água! É um "Luís Amado" e tem um avançado sistema de aquisição!
- Leme todo a Bombordo, à vante 2/3! Vamos homens, temos que nos livrar deste também senão podemos ir ao fundo!
Marinha, talento de bem se safar!"
Crédito: Armada portuguesa.
Enviado: Qui Jun 30, 2005 1:13 pm
por Rui Elias Maltez
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Charlie:
E esse sistema terá vantagens para uma fragata?
Enviado: Qui Jun 30, 2005 2:26 pm
por Charlie Golf
Vantagens para uma fragata? Hummm... eu penso que o "Sea Zenith" é "só mais um sistema" CIWS. O seu fabricante dirá, muito naturalmente, que é melhor e mais fiável que os seus concorrentes.
O "Phalanx" emprega o canhão de canos rotativos Vulcan M-61 de 20mm (que, por exemplo, equipa o F-16); o "Goalkeeper" utiliza o temível GAU-8 de 30mm, também de canos rotativos, que arma o A-10 "Warthog" e o "Sea Zenith" tem quatro canhões de cano único e tiro rápido Oerlikon KBA de 25mm, em tudo semelhante ao que é ainda usado no caça JA-37 "Viggen". No fundo, a "escolha cabe ao freguês"!
http://www.rheinmetall-detec.com/index. ... &action=pd
Todos os sistemas, se comparados, têm vantagens e desvantagens uns sobre os outros nos mais diversos níveis e por isso a escolha do mesmo só poderá ser da responsabilidade do comprador.
Enviado: Sex Jul 01, 2005 8:07 am
por P44
Rui Elias Maltez escreveu:Uma questão técnica:
Comparando as fotos das Meko turcas com a da nossa, reparo que as turcas, atrás da peça de artilharia na proa, têm algo, que a nossa não tem.
O que é?
Não tem mas devia ter
As MEKO gregas têm ali um 2º Phalanx, que assim
permite uma cobertura defensiva CIWS a todo o navio, ao passo que as VdG, em caso de missil em aproximação ,
têm de manobrar no caso do missil vir na direcção da proa, para evitar o "angulo morto", ao passo que as Gregas não têm de se preocupar com isso...
Aqui uma MEKO200 Grega, com o Phalanx entre a ponte e a peça de proa.
Nas nossas VdG deve estar a cisterna da pingarola
Enviado: Sex Jul 01, 2005 8:53 am
por Charlie Golf
Enviado: Sex Jul 01, 2005 9:43 am
por P44
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A ultima foto postada pelo Charlie bem podia ter a legenda
"Antevisão da Componente Oceânica da Armada Portuguesa...a curto prazo...na sua Totalidade."
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Já agora, Charlie, podes informar se estas redomas assinaladas na foto
(diz-me o http://www.okretywojenne.mil.pl/vasco_da_gama.html que são:
antenas "Inmarsat B (International Maritime Satellite Organisation)" ) estão montadas permanentemente nos navios? ou seja, existem 3 pares , 1 para cada uma das VdG, ou são instalados e removidos conforme as missões, tal como por exemplo os HARPOON? Nesta foto a F332 só tem 2 lançadores, um em cada bordo)
Mais uma foto , desta vez da ALVARES CABRAL; tirada salvo erro no Canadá, onde se pode observar o CIWS Phalanx em cima do Hangar
Enviado: Sex Jul 01, 2005 9:46 am
por Rui Elias Maltez
Belas foto, a das 3 VdG juntas.
Só falta ver também integradas no conjunto, as 2 OHP pintadas de novo, para "compor o ramalhete"
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Oerlikon KBA de 25mm
Não é um sistema desses que está pensado para equipar o futuro NavPol?
Enviado: Sex Jul 01, 2005 9:55 am
por P44
Só falta ver também integradas no conjunto, as 2 OHP pintadas de novo, para "compor o ramalhete"
Que os Deuses te oiçam Rui
Que os Deuses te oiçam