ARMADA PORTUGUESA: Fragatas Vasco da Gama (MEKO 200)
Moderador: Conselho de Moderação
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2771 vezes
- Agradeceram: 2448 vezes
ARMADA PORTUGUESA: Fragatas Vasco da Gama (MEKO 200)
Para os colegas do Brasil que não conheçam...
F 331- NRP ALVARES CABRAL
F 332 - NRP CORTE REAL
F 331- NRP ALVARES CABRAL
F 332 - NRP CORTE REAL
Editado pela última vez por P44 em Qua Mai 25, 2005 8:13 am, em um total de 1 vez.
Triste sina ter nascido português
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
São umas belas "barcaças".
Desculpem os colegas a minha insistência, mas o que me deixa algo preocupado é saber se daqui a 15 anos teremos "bichos" para as substituir.
É que elas já estão em meio de vida, as 2 OHP que aí vêem têm mais de 20 anos, e que se saiba, não há planos para a substituição da frota oceânica.
É essa a minha preocupação.
Desculpem os colegas a minha insistência, mas o que me deixa algo preocupado é saber se daqui a 15 anos teremos "bichos" para as substituir.
É que elas já estão em meio de vida, as 2 OHP que aí vêem têm mais de 20 anos, e que se saiba, não há planos para a substituição da frota oceânica.
É essa a minha preocupação.
- P44
- Sênior
Rui,
É certo que não são navios novos, mas de qualquer modo acho que ficaremos melhor do que por exemplo em meados da década de 80, quando a nossa armada era:
4 fragatas JB
1 fragata Pereira da Silva (as outras 2 -F 472+ F 473 já nem navegavam)
4 Corvetas BA
6 Corvetas JC
3 Subs Albacora
1 AO (S.Gabriel, de 1963)
---------
Se em 2009 tivermos
2 OHPs
3 VdG
10 NPOs
2 U209
1 AO
1 NAVPOL
sempre será um bocadinho melhor...
Continuo a dizer que deviamos adquirir 2 ou 3 draga-minas, pelo menos.
É certo que não são navios novos, mas de qualquer modo acho que ficaremos melhor do que por exemplo em meados da década de 80, quando a nossa armada era:
4 fragatas JB
1 fragata Pereira da Silva (as outras 2 -F 472+ F 473 já nem navegavam)
4 Corvetas BA
6 Corvetas JC
3 Subs Albacora
1 AO (S.Gabriel, de 1963)
---------
Se em 2009 tivermos
2 OHPs
3 VdG
10 NPOs
2 U209
1 AO
1 NAVPOL
sempre será um bocadinho melhor...
Continuo a dizer que deviamos adquirir 2 ou 3 draga-minas, pelo menos.
Triste sina ter nascido português
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
- P44
- Sênior
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
Essa expressão do "zero naval" foi utilizada pela primeira vez na 1ª República quando um dos presidentes se quis deslocar em visita oficial ao Brasil e a Marinha não tinha um único navio disponível em condições de segurança.
As próprias tropas ultramarinas estavam basicamente isoladas do contingente da metrópole.
A situação foi melhorando um pouco com a imposição do Estado Novo, mas nunca foi famosa.
Só com a guerra colonial se fez o impossível para dotar a Marinha no fundo com duas marinhas (a das "águas castanhas", para África e a das "águas azuis," afecta à NATO).
Antes das Vasco da Gama, estavamos quase assim, embora nos anos 80 as JB ainda tivessem algum interesse militar, e ainda podiamos contar com 3 Albacora.
O meu receio é quando as actuais fragatas forem muito velhinhas.
Também há um prof. universitário, ligado à Marinha que diz que tradicionalmente "em portugal só se pensa em reequipar a sério as FA's quando o inimigo já trepa pelas colinas de Lisboa"
As próprias tropas ultramarinas estavam basicamente isoladas do contingente da metrópole.
A situação foi melhorando um pouco com a imposição do Estado Novo, mas nunca foi famosa.
Só com a guerra colonial se fez o impossível para dotar a Marinha no fundo com duas marinhas (a das "águas castanhas", para África e a das "águas azuis," afecta à NATO).
Antes das Vasco da Gama, estavamos quase assim, embora nos anos 80 as JB ainda tivessem algum interesse militar, e ainda podiamos contar com 3 Albacora.
O meu receio é quando as actuais fragatas forem muito velhinhas.
Também há um prof. universitário, ligado à Marinha que diz que tradicionalmente "em portugal só se pensa em reequipar a sério as FA's quando o inimigo já trepa pelas colinas de Lisboa"
- P44
- Sênior
- talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
Navios muito bonitos dessa classe.............
Poxa,vcs portugueses ja estao pensando na substituiçao dessas modernas fragatas! Manda elas aqui para o Brasil que nos precisa de umas escoltas para substituir as Jurassicas classe Garcia!
Poxa,vcs portugueses ja estao pensando na substituiçao dessas modernas fragatas! Manda elas aqui para o Brasil que nos precisa de umas escoltas para substituir as Jurassicas classe Garcia!
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
General George S. Patton.
-
- Sênior
- Contato:
Lindas fotos!
E se quizerem mandar alguma dessas fragatas pra cá, sem compromisso, podem mandar
Abraços!
César
E se quizerem mandar alguma dessas fragatas pra cá, sem compromisso, podem mandar
Abraços!
César
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
Antoine de Saint-Exupéry
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
César e Talharim:
Não são tão novas assim, já têm perto de 15 anos e são só 3, pelo que não as poderemos ceder.
Mas se quiserem podemos doar as nossas corvetas, quando tivermos os NPO's
Não sei se sabem, mas o problema é que para lá dessas 3, só teremos mais 2 OHPerry, e não sei o que teremos daqui a 15 anos, porque não há planos para nada a esse nível.
P-44:
Quem é o "caixa de água"?
Eu referia-me ao um chefe de divisão que trabalha no Gab. do CEMA
Não são tão novas assim, já têm perto de 15 anos e são só 3, pelo que não as poderemos ceder.
Mas se quiserem podemos doar as nossas corvetas, quando tivermos os NPO's
Não sei se sabem, mas o problema é que para lá dessas 3, só teremos mais 2 OHPerry, e não sei o que teremos daqui a 15 anos, porque não há planos para nada a esse nível.
P-44:
Quem é o "caixa de água"?
Eu referia-me ao um chefe de divisão que trabalha no Gab. do CEMA
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 2618 vezes
- Agradeceram: 1066 vezes
Hei amigos luzitanos, vocês não estão sendo pessimistas demais???
As VG ainda tem muuiiiitos anos de vida pela frente, basta que não deixem seus sistemas ficarem defasados, para isso uma modernização de meia-vida resolve o problema.
Aqui no Brasil as Niteroi são bem mais velhas, mas depois do ModFrag estão nos servindo muito bem, ficando aptas a atuarem nos mais diversos TO!!!
O problema aqui é o descuido com as Type-22, e a incompreensível decisão de mater uma Garcia em serviço, enquanto uma T-22 fica ancorada na reserva!!!
Já passou da hora de modernizarmos as T-22!!!
As VG ainda tem muuiiiitos anos de vida pela frente, basta que não deixem seus sistemas ficarem defasados, para isso uma modernização de meia-vida resolve o problema.
Aqui no Brasil as Niteroi são bem mais velhas, mas depois do ModFrag estão nos servindo muito bem, ficando aptas a atuarem nos mais diversos TO!!!
O problema aqui é o descuido com as Type-22, e a incompreensível decisão de mater uma Garcia em serviço, enquanto uma T-22 fica ancorada na reserva!!!
Já passou da hora de modernizarmos as T-22!!!
Editado pela última vez por J.Ricardo em Sex Mar 04, 2005 4:10 pm, em um total de 1 vez.
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
J. Ricardo:
No meu caso não é pessimismo, mas realismo, embora admita que hajam outros colegas que me acham demasiadamente pessimista.
As nossas 3 Vasco da Gama vão entrar agora em modernização de "meio de vida", e as 2 OHP que iremos receber para o ano terão outras capacidades, nomeadamente para defesa aérea, o que será bom para escoltarem, por exemplo o nosso futuro NavPol.
Os 2 novos submarinos também darão outra dimensão às nossas capacidades oceânicas.
Mas o problema é que Portugal, apesar de ter um território pequeno, do tamanho de um pequeno estado brasileiro (cerca de 92.000m km. quadrados), tem umas águas à sua responsabilidade que têm a maior extensão da União Europeia.
Por isso, 5 fragatas e 2 submarinos, para além dos 12 NPO's parecem-me pouco.
Aliás, as questões que coloco baseiam-se nas perspectivas para daqui a 10 ou 15 anos.
Porque actualmente nada há em termos de planeamento para essa altura.
E nessa altura, a Vasco da Gama e as OHP's estarão bem velhinhas.
No meu caso não é pessimismo, mas realismo, embora admita que hajam outros colegas que me acham demasiadamente pessimista.
As nossas 3 Vasco da Gama vão entrar agora em modernização de "meio de vida", e as 2 OHP que iremos receber para o ano terão outras capacidades, nomeadamente para defesa aérea, o que será bom para escoltarem, por exemplo o nosso futuro NavPol.
Os 2 novos submarinos também darão outra dimensão às nossas capacidades oceânicas.
Mas o problema é que Portugal, apesar de ter um território pequeno, do tamanho de um pequeno estado brasileiro (cerca de 92.000m km. quadrados), tem umas águas à sua responsabilidade que têm a maior extensão da União Europeia.
Por isso, 5 fragatas e 2 submarinos, para além dos 12 NPO's parecem-me pouco.
Aliás, as questões que coloco baseiam-se nas perspectivas para daqui a 10 ou 15 anos.
Porque actualmente nada há em termos de planeamento para essa altura.
E nessa altura, a Vasco da Gama e as OHP's estarão bem velhinhas.
- P44
- Sênior
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
P-44:
Julgo que um dos 50 programas de modernização das nossa FA's incluem esssa intrevenção nas nossas Vasco da Gama, e para o ano de 2005 até já está cabimentada alguma verba noa LPM para esse fim.
Agora para 2005, a verba é tão pequena que para pouco mais dará que para uma pintura geral, e eventualmente modernizar a torneira das pipas de vinho, e dotá-las com o bom vinho da "Quinta do Carmo"
Mas o up-grade das fragatas será um facto que se prolongará até 2008, e até lá haverão verbas mais generosas para esse fim.
Julgo que um dos 50 programas de modernização das nossa FA's incluem esssa intrevenção nas nossas Vasco da Gama, e para o ano de 2005 até já está cabimentada alguma verba noa LPM para esse fim.
Agora para 2005, a verba é tão pequena que para pouco mais dará que para uma pintura geral, e eventualmente modernizar a torneira das pipas de vinho, e dotá-las com o bom vinho da "Quinta do Carmo"
Mas o up-grade das fragatas será um facto que se prolongará até 2008, e até lá haverão verbas mais generosas para esse fim.