Prova caótica e eletrizante rende vitória a Power
Fonte:
http://tazio.uol.com.br/indy/textos/17012/
Corrida teve fortes acidentes, chuva torrencial e muitas disputas no final
Publicado em 14/03/2010 - 15h42 Bruno Vicaria
Do Anhembi
No começo foi a pista escorregadia; depois, foi a chuva torrencial que caiu no meio da corrida. No fim, a São Paulo Indy 300, etapa de abertura da temporada 2010 foi presenteada e encerrada com uma bela disputa que rendeu a vitória para Will Power.
O piloto da Penske assumiu a ponta a três minutos do fim, com uma ultrapassagem sobre Ryan Hunter-Reay, certamente o nome da corrida disputada no circuito do Anhembi, que ficou em segundo.
Hunter-Reay assumiu a ponta após o reinício da prova (interrompida por causa da chuva) e travou uma briga ferrenha com Ryan Briscoe _ que chegou a efetuar a ultrapassagem, mas acertou a barreira de pneus quando restavam pouco mais de 10 minutos para o término. Vitor Meira e Raphael Matos fizeram a festa dos brasileiros em terceiro e quarto, respectivamente.
Dan Wheldon e Scott Dixon completaram os seis primeiros da prova. Os outros três pilotos do Brasil finalizaram a prova: Castro Neves, nono; Tony Kanaan, décimo, e Bia Figueiredo, 13°. Os outros (Mario Moraes e Mario Romancini) abandonaram.
Confusão logo no começo
A largada teve um grave acidente logo na cara. Enquanto Sato, Dixon e Castro Neves se enroscavam com outros pilotos, Moraes atropelou Andretti, literalmente logo no "S" do Samba, e seu carro ficou em cima do rival.
"Foi uma pena, a gente trabalhou muito neste fim de semana. Na largada tinha muita poeira, não vi nada na minha frente. Quando vi carros estavam parando, e quando fui frear acabei perdendo a traseira e não consegui segurar", explicou Moraes.
Levou um tempo para os fiscais tirarem o carro de Moraes de cima do de Andretti, que saiu andando, e os carros passaram seis voltas em bandeira amarela, enquanto Castro Neves foi quatro vezes aos boxes para consertar o carro aos poucos.
Cautela e pé embaixo
A relargada se deu na oitava volta, desta vez sem confusão na primeira curva. Franchitti sustentou a ponta, mas era nítido que Tagliani tinha o mesmo ritmo, seguido por Hunter-Reay. Duas voltas depois, Franchitti abriu 1s para o canadense e se isolou na frente. Kanaan era o melhor brasileiro em quarto, seguido por Matos, que subiu sete posições no início.
A princípio, as posições da frente não apresentavam informações. Já no pelotão intermediário, alguns pilotos se alternavam em algumas colocações. Com 20 voltas, Franchitti já estendia sua vantagem para dois segundos; mais atrás, Kanaan atacava Tagliani, que já perdera a segunda posição para Hunter-Reay.
Na volta 23, todos os carros aproveitaram a bandeira amarela provocada pela rodada de Milka Duno para entrarem nos boxes, com Kanaan tomando a posição de Tagliani. Franchitti e Hunter-Reay seguiam na frente, logo atrás de Simona de Silvestro, que não parou. Enquanto isso, a chuva atingia os bairros próximos ao Anhembi.
"São as águas de março..."
A nova relargada se deu na volta 26, com Silvestro na frente e Franchitti sustentando Hunter-Reay, que efetuou a ultrapassagem na passagem seguinte. O norte-americano assumiu a liderança curvas depois, ao passar Silvestro com autoridade.
Na volta 28, Tagliani foi tocado por Wheldon no fim da reta da Marginal e acabou acertando Kanaan, que viu suas chances de vitória irem para o espaço. Aí veio a chuva.
Com ela, diversas rodadas, como as de Matos e Patrick, a batida de Lloyd, o abandono de Tagliani e poças d'água _algumas no fim da reta da Marginal. Romancini também teve problemas ao errar a entrada dos boxes.
A chuva começou a tornar as coisas insustentáveis no Anhembi. E não demorou muito para a bandeira vermelha surgir e interromper a corrida. Depois de quase 40 minutos, a pista foi liberada e os carros voltaram à competição.
Enfim, bandeira verde
Reiniciada com bandeira amarela, muitos pilotos aproveitaram para entrar nos boxes, enquanto outros seguiram na pista. A relargada se deu na volta 37, com Franchitti à frente de Dixon, Conway e Wilson.
Hunter-Reay tomou a ponta na volta 42, quando os pilotos pararam para colocar pneus de pista seca. Matos, Briscoe, Power e Meira surgiram lovo atrás. Não demorou muito para Briscoe passar Matos e assumir o segundo posto e partir à caça de Hunter-Reay.
Pega eletrizante
Mais veloz que Hunter-Reay, Briscoe passou a pressionar o norte-americano em busca da vitória. Chegou a passar antes da volta 50, mas tomou o troco poucos metros depois, no fim do Sambódromo.
Mas Briscoe não se deu por vencido e deu o troco na 51ª passagem, restando 15 minutos para o fim. A partir de então, passou a ser perseguido implacavelmente por Hunter-Reay, que não queria vender a vitória facilmente.
E a pressão deu resultado: Briscoe perdeu o ponto de freada na reta da Marginal e acertou a barreira de pneus, dando a vitória de presente a Hunter-Reay. Só que a corrida só acaba com a quadriculada, e Power tirou o primeiro lugar do norte-americano como uma criança que perde um doce. Quem não suportou a pressão foi Matos, que perdeu o terceiro lugar para Meira.
Resultado Indy 300:
1°. Will Power (AUS/Penske), 2h00min58s ( 61 voltas)
2°. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), a 1s8581
3°. Vitor Meira (BRA/A.J.Foyt), a 9s7094
4°. Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Fragon), a 10s4235
5°. Dan Wheldon (ING/Panther), a 10s8883
6°. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), a 11s3473
7°. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), a 12s0579
8°. Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), a 12s1654
9°. Helio Castro Neves (BRA/Penske), a 12s7411
10°. Tony Kanaan (BRA/Andretti), a 13s4850
11°. Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), a 13s9193
12°. Ernesto Viso (VEN/KV), a 16s9039
13°. Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold), a 19s6451
14°. Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 1min14s9191
15°. Danica Patrick (EUA/Andretti), a 1 volta
16°. Simona de Silvestro (SUI/HVM), a 3 voltas
17°. Mário Romancini (BRA/Conquest), a 15 voltas
18°. Alez Lloyd (ING/Dale Coyne) a 31 voltas
19°. Alex Tagliani (CAN/Fazzt), a 33 voltas
20°. Hideki Mutoh (JAP/Newman-Haas-Lanigan), a 34 voltas
21°. Milka Duno (VEN/Dale Coyne), a 41 voltas
22°. Takuma Sato (JAP/KV), a 61 voltas
23°. Marco Andretti (EUA/Andretti), a 61 voltas
24°. Mario Moraes (BRA/KV), a 61 voltas