Página 16 de 17

Enviado: Seg Ago 22, 2005 7:45 am
por Rui Elias Maltez
Tudo leva a crer que a principal razão do seu abandono foram deficiencias aquando da construção



Eventuais problemas e falhas, ocorridos durante a construção, que terão danificado a estrutura do navio, também podem, a ter ocorrido, estar na origem da decisão de não investir nestes navios.


O que a mim sempre me constou foi que de facto deficiências estruturais e alguma fadiga de materiais levaram à desactivação prematura desses navios (embora o seu abate oficial só ocorresse, com a recepção das VdG), já que a partir de uma certa altura eles não ofereciam condições de segurança para navegarem em mar alto.

Eu já tinha escrito isso atrás, mas os colegas aventaram a hipótese de ser pelo combustível utilizado (nafta).

Enviado: Seg Ago 22, 2005 10:32 am
por P44
bom, parece que resolvi o "bug" que me andava a sabotar o imageshack...

-------------

O NRP SAM BRÁZ

(fotos da maquete exposta no Museu de Marinha em Lisboa)
Imagem
Imagem

O Sam Bráz foi construido em 1942 no Arsenal do Alfeite, sendo o Navio Tanque que antecedeu o Reabastecedor "São Gabriel" (tb já abatido)



A partir de 1971 o antigo petroleiro NRP "Sam Braz", após importantes fabricos, foi classificado como navio de apoio logístico e atribuído a título permanente ao Comando Naval de Moçambique.

Fonte: http://www.geocities.com/diosfap_marinha/sambraz.htm

Enviado: Seg Ago 22, 2005 10:54 am
por Rui Elias Maltez
Em 1971 (com 30 anos) ainda foi atribuído ao Comando Naval de Moçambique?

E quando é que ele foi efectivamente abatido?

E ele foi construído para a Marinha, ou foi como o NRP S. Miguel que começou por ser um "mercante" que depois foi adquirido pela Marinha?

Enviado: Seg Ago 22, 2005 11:00 am
por mpina41
Eu já...
Visitei o DELFIM em 1989, na BNL, durante o Dia da marinha.


Eu também estive a bordo do Barracuda a fazer uma pastucada (os assados forma feitos no exterior) e fiquei espantado com a falta de habitabilidade dos submarinos!

Navegar naquilo deveria ser terrível!

O que me espantou foi o tamanho da cas de banho e da cozinha

Enviado: Seg Ago 22, 2005 11:07 am
por P44
Rui,

Acho que o BRÁZ foi construido de propósito para a Marinha.
Eu devia ter tirado uma foto á placa explicativa junto á maqueta :oops: mas infelizmente não o fiz e portanto não sei mais detalhes...

(mas quem conhecer pessoal no Museu pode sempre perguntar... :mrgreen: )

______________________________

Mpina,

Navegar naquilo deverá continuar a ser horrivel para os que tiverem de "aguentar" o BARRACUDA até 2009, dado que o DELFIM estará para ser abatido este ano.

Mas segundo li, os novos subs, os U209PN-U214 são um luxo,têm apenas 37 tripulantes e cabines individuais,se não estou equivocado :?

Enviado: Seg Ago 22, 2005 11:13 am
por Rui Elias Maltez
(mas quem conhecer pessoal no Museu pode sempre perguntar... :mrgreen: )


[018]

Como é que não me lembrei de tal coisa? :roll:

mas você visitou recentemente o Museu?

E já tem máquina de jeito?

Hombre, vá até ao Alfeite e tire umas fotos das barcaças :wink:

______________


M. Pina:

Trabalhar num submarino não deve ser próprio para quem sofra de claustrofobia.

Enviado: Seg Ago 22, 2005 11:22 am
por P44
mas você visitou recentemente o Museu?


Acho que foi em Maio...

E já tem máquina de jeito?


Não...só a do serviço, que "pedi emprestada" quando fui visitar os navios russos...estas fotos foram tiradas com uma velhinha Minolta, do tempo eu que as VdG ainda eram bem novitas :mrgreen:

Sou pobre, prontos , confesso :oops: :oops: :cry:

o Charlie é que tem uma boa vista para o Alfeite...mas não tira fotos nenhumas...a não ser que só as ponha no forum onde sou persona non -grata...eu bem tento subornar o porteiro mas não tenho tido sorte nenhuma...é uma sina, esta, a de ser "circense"... :oops: :( :cry:

Enviado: Seg Ago 22, 2005 11:50 am
por Charlie Golf
Ai, ai, ai! Já estamos a desconversar! :mrgreen:

O espião Charlie está de férias! Agora só há reconhecimento visual dos alvos, quer seja no Alfeite, Montijo, as cavalonas suecas na Praia do Rei ou etc e tal. :mrgreen:

Quanto aos nossos "Das Boot" é verdade: ao que parece vamos passar da "Pensão Estrelinha" para o "Hotel Ritz" a todos os níveis, quando os "Daphné" forem para o museu e navegarmos nos modernos U-209PN. :wink:

Enviado: Seg Ago 22, 2005 11:55 am
por Rui Elias Maltez
o Charlie é que tem uma boa vista para o Alfeite...mas não tira fotos nenhumas...a não ser que só as ponha no forum onde sou persona non -grata...eu bem tento subornar o porteiro mas não tenho tido sorte nenhuma...é uma sina, esta, a de ser "circense"... :oops: :cry: :cry:


[082]

Ainda estou para tentar perceber porque raio é que você foi expulso de lá, mas prontos... :roll:

Os designios de Allá são insondáveis :mrgreen:

Mas o porteiro não está de férias?

Nunca mais deu um ar da sua graça... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

_______________


Quanto à velha Minolta do tempo do aviso NRP Afonso de Albuquerque:

Como é que você faz isso?

Faz scanner?

Enviado: Seg Ago 22, 2005 12:04 pm
por Charlie Golf
Cof, cof, cof, eu ando por aqui. Posso não ser o porteiro mas faço parte da equipa de manutenção, cof, cof, cof! :mrgreen: :twisted:

Enviado: Seg Ago 22, 2005 12:07 pm
por P44
Os designios da FORÇA são na verdade insondáveis... :roll:

Quanto a estas fotos rascas, sim, faço scanning das ditas...o meu velho PC de 2000 demora quase 5min a ficar em linha com a impressora, mas que querem vós de um paupérrimo assalariado...

Ainda se fosse advogado :oops: :oops:

Enviado: Seg Ago 22, 2005 12:09 pm
por Rui Elias Maltez
É caso para dizer:

Eles andam por aí...

Nós é que não os vemos... :mrgreen:

Enviado: Qua Jan 11, 2006 1:31 pm
por Rui Elias Maltez
Navios da primeira metade do século XX:

O NRP Adamastor

Imagem
Developed By Country Portugal
First Laid Down: 1895 Jan 01
Last Disposed: 1933 Jan 01
Standard Displacement: Ton 1 729
Length Overall Metre: 74
Beam Metre: 10.72
Draught Metre: 4.65
Main Engines Horsepower: 4 000
Max Speed Knot: 18
Bunkerage: Ton 420
Complement: 237
Class Complement: 237
Ship NRP Adamastor
Number In Class 1
Built By Shipbuilder Orlando At Livorno

Armaments:
That Are The As Built Of Ship Class: NRP Adamastor As Built Armament Summary Turret Model

Torpedo Model
Gun 2 X IT 5.9in 15cm 30cal Single Model assumed. IT 5.9in 15cm 30cal

Single Gun 4 X GR 4in 10.5cm 40cal 1900 Single Model assumed.

GR 4in 10.5cm 40cal 1900 Single Gun 4 X FR 2.5in 6.5cm 9pdr Single Model assumed. FR 2.5in 6.5cm 9pdr

Single Gun 2 X FR 37mm 45cal 1pdr Hotchkiss QF Single Model assumed.

FR 37mm 45cal 1pdr Hotchkiss QF Single
Torpedo 3 X IT 14in B57-356 Model assumed. IT 14in B57-356

_______________________

NRP Rainha D. Amélia
Imagem

Developed By Country: Portugal
First Laid Down: 1898 Jan 01
Last Disposed: 1915 Aug 01
Standard Displacement: Ton 1 630
Length Overall Metre: 74.98
Beam Metre: 11.78
Draught Metre: 4.45
Main Engines Horsepower: 5 000
Max Speed Knot: 20
Bunkerage Ton: 322
Complement: 273
Class Complement: 273

Ship NRP Rainha Dona Amelia
As Built Armour 1.2 In Deck
Number In Class 1
Built By Shipbuilder: Lisbon Dockyard
Involved In Activity 1915 08 01 0000 Grounding
NRP Rainha Dona Amelia


Armaments That Are The As Built Of Ship Class:
NRP Rainha Dona Amelia
1) As Built Armament 2) 1: Summary 3) 1: Turret Model 4) 3: Image 5) 1: Torpedo Model
Gun 4 X FR RU 6in 15cm 45cal 1892 Single Model assumed. FR RU 6in 15cm 45cal 1892 Single
Gun 2 X FR 3.9in 10cm 45cal 1891 Single Model assumed. FR 3.9in 10cm 45cal 1891 Single
Gun 2 X FR 47mm 44cal 3pdr Hotchkiss QF Single Model assumed. FR 47mm 44cal 3pdr Hotchkiss QF Single
Gun 2 X FR 37mm 45cal 1pdr Hotchkiss QF Single Model assumed. FR 37mm 45cal 1pdr Hotchkiss QF Single
Torpedo 2 X IT 14in B57-356 Model assumed. IT 14in B57-356
____________________


NRP S. Gabriel
Imagem

Developed By Country Portugal
First Laid Down: 1897 Jan 01
Last Disposed: 1924 Jan 01
Standard Displacement: Ton 1 771
Length Overall Metre: 73.78
Beam Metre: 10.82
Draught Metre: 4.34
Main Engines Horsepower: 4 000
Max Speed Knot: 17.5
Bunkerage: Ton 300
Complement: 242
Class Complement: 484

Ships: NRP Sao Gabriel | NRP Sao Rafael
As Built Armour 0.75 In Deck
Number In Class 2
Built By Shipbuilder Ch Augustin Normand Le Havre
Involved In Activity 1911 10 01 0000 Grounding NRP Sao Rafael


Armaments That Are The As Built Of Ship Class: NRP Sao Gabriel

1) As Built Armament 2) 1: Summary 3) 1: Turret Model 4) 3: Image 5) 1: Torpedo Model
Gun 2 X FR RU 6in 15cm 45cal 1892 Single Model assumed. FR RU 6in 15cm 45cal 1892 Single
Gun 4 X FR RU 4.7in 12cm 45cal 1892 QF Single Model assumed. FR RU 4.7in 12cm 45cal 1892 QF Single
Gun 8 X FR 47mm 44cal 3pdr Hotchkiss QF Single Model assumed. FR 47mm 44cal 3pdr Hotchkiss QF Single
Gun 2 X FR 37mm 45cal 1pdr Hotchkiss QF Single Model assumed. FR 37mm 45cal 1pdr Hotchkiss QF Single
Torpedo 1 X IT 14in B57-356 Model assumed. IT 14in B57-356

Dados:
http://navalhistory.flixco.info/H/244310/8330/a0.htm

Enviado: Qua Jan 11, 2006 2:10 pm
por P44
NRP= Navio da República Portuguesa

Também era aplicado no tempo da Monarquia???? :?

Enviado: Qua Jan 11, 2006 2:52 pm
por Rui Elias Maltez
P44:

Esses navios aqui mostrados ainda navegaram durante a 1ª República.

Por exemplo, o célebre Adamastor navegou até 1933.

Por isso têm essa designação.

Acho estranho é que mantivessem num deles a designação de NRP Rainha D. Amélia :?