Enviado: Qua Jul 14, 2004 4:19 pm
Não tenho preconceito com a Avibrás. Tenho um conceito formado depois de ler sobre as idas e vindas da empresa. Você (acho que foi você) mesmo disse que a Avibras nunca levou a sério o Barracuda. Pois bem, isso é posicionamento de empresa séria? Impediu que a MB e o BRASIL tivessem um excelente armamento. Ir contra o seu principal cliente - BRASIL - (não por quantidade, mas por fator político) é um exemplo de cegueira administrativa.
Mas admiro a Avibrás naquilo que ela fez de bom como o ASTROS II ou EDT-FILA, produtos que saíram porque não se tratavam de "soluções mágicas" como o Barracuda, Matador e etc. Sabes o porquê do nome Avibrás? Quer dizer Aviões Brasileiros! Que avião a Avibrás produziu? Nenhum. Tudo começou com o projeto de um treinador básico que se chamaria Gavião. Foi o primeiro fiasco.
Até aí tudo bem, a Embraer também tem diversos fiascos. Que empresa que não tem? O que eu critico na Avibrás é ela querer dar um passo maior do que a perna, como produzir o Matador e afins. Foi isso que causou a falência da Engesa e seu "incrível-fantástico-extraordinário-maravilhoso-máquina-do-século" Osório.
Posso te dizer um produto desenvolvido em conjunto com o Brasil. Trata-se do Guará! Ele foi desenvolvido em conjunto com o CTEx. Em menos de 1 ano e meio o veículo já estava pronto. Isso é prova que se a Avibrás não quiser inventar o que ela não pode, ela consegue fazer excelentes produtos.
Então, não se trata de preconceito, é apenas uma análise crítica dos fatos que qualquer um pode ver se deixar de lado suas paixões e ufanismo.
Mas admiro a Avibrás naquilo que ela fez de bom como o ASTROS II ou EDT-FILA, produtos que saíram porque não se tratavam de "soluções mágicas" como o Barracuda, Matador e etc. Sabes o porquê do nome Avibrás? Quer dizer Aviões Brasileiros! Que avião a Avibrás produziu? Nenhum. Tudo começou com o projeto de um treinador básico que se chamaria Gavião. Foi o primeiro fiasco.
Até aí tudo bem, a Embraer também tem diversos fiascos. Que empresa que não tem? O que eu critico na Avibrás é ela querer dar um passo maior do que a perna, como produzir o Matador e afins. Foi isso que causou a falência da Engesa e seu "incrível-fantástico-extraordinário-maravilhoso-máquina-do-século" Osório.
Posso te dizer um produto desenvolvido em conjunto com o Brasil. Trata-se do Guará! Ele foi desenvolvido em conjunto com o CTEx. Em menos de 1 ano e meio o veículo já estava pronto. Isso é prova que se a Avibrás não quiser inventar o que ela não pode, ela consegue fazer excelentes produtos.
Então, não se trata de preconceito, é apenas uma análise crítica dos fatos que qualquer um pode ver se deixar de lado suas paixões e ufanismo.