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Enviado: Seg Fev 06, 2006 12:35 am
por Luiz Padilha
Luís Henrique escreveu:Padilha, precisamos da notícia em primeira mão. Assim que for autorizado publique para nós. Torcemos por você.

Também concordo com você em relação a táticas e treinamento. Tenho muito orgulho da Marinha do Brasil. E espero que a MB construa muitos subs.

Espero que os números melhorem. 5 Tupi + 10 SMB + 4 SNB seria excelente.


Concordo! Mas temos que ser realistas.
Vamos construir passo a passo, pois não temos verbas para construir esse numero que vc colocou.
Portanto, dentro de nossa realidade, vamos um por vez. O mais importante é manter os que temos 100% operativos.
De nada adianta construir mais subs e deixar os que temos sem verbas para se atualizar.
Para mim o mais importante é que apesar de um certo modelo no papel ser superior aos nossos, os resultados em exercícios sempre mostram o oposto.

[]'s

Padilha

Enviado: Seg Fev 06, 2006 12:51 am
por Einsamkeit
Operar dois submarinos do mesmo tamanho e com a mesma funçao nao seria contra-produtivo?

Por falar em besteiras

Enviado: Seg Fev 06, 2006 2:02 am
por PRick
É evidente que o projeto do SMB-10 já estava morto há muito tempo, porque perdeu o sentido dentro do proposto inicialmente. O vamos assistir é um novo sib construído sob licença, dentro de um novo programa de subs. Foi-se o SMB-10, mas não o novo sub médio da MB. É uma questão de nomenclatura apenas.

Abraços,

Enviado: Seg Fev 06, 2006 2:52 am
por Alcantara
Tava demorando :roll: ... tem mais que parar o projeto mesmo. Seria ótimo se ele pudesse ser 100% nacional (o que é de certa forma uma utopia pois os sistemas embarcados teriam, com certeza, componentes vitais estrangeiros :wink: ), mas o mais importante é poder construí-los aqui (seja qual for a procedência do projeto). Isso é uma capacidade que custamos para adquirir e que não podemos disperdiçar. Como é sobejamente sabido (e repetido por aqui), poucas nações deteem este conhecimento. Que se faça um novo sub médio, então. Francês, alemão ou de qualquer outra nacionalidade, não importa, o mais importante é que se dê continuidade ao conhecimento arduamente aprendido ao longo de duas décadas.




Abraços!!!

Enviado: Seg Fev 06, 2006 3:17 am
por Luís Henrique
Alguém saberia dizer o que a MB produz nos subs, e o que pretende nacionalizar.

Acho que é fundamental nacionalizarmos tudo. Mas as vezes a realidade é dura. Prefiro um sub inferior mas nacional.

Temos que levar uns Mk48 para a China e fazer uma parceria para destrinchar o equipamento e copia-lo. :twisted: :twisted: :twisted:

Enviado: Seg Fev 06, 2006 8:34 am
por Luiz Padilha
Luís Henrique escreveu:Alguém saberia dizer o que a MB produz nos subs, e o que pretende nacionalizar.

Acho que é fundamental nacionalizarmos tudo. Mas as vezes a realidade é dura. Prefiro um sub inferior mas nacional.

Temos que levar uns Mk48 para a China e fazer uma parceria para destrinchar o equipamento e copia-lo. :twisted: :twisted: :twisted:


Capacitação!

Este é o principal produto que temos e o mais importante.(Mãode obra especializada)

Para se ter uma ideia, basta imaginar aquelas fotos do casco circular vazio e imaginar que todo o recheio é instalado 100% pela mão de obra do Arsenal de marinha.
Eu não sei se vocês já viram um avião fazendo Check D, mas é algo semelhante, ou seja, se desmonta tudo, revisa item por item e depois monta tudo denovo.
Na VEM uma vez eu vi um DC-10 em check D e perguntei para o mecanico: Esse nunca mais voa né? O cara riu e disse que em 3 meses aquele avião iria voltar aos vôos normais. Eu fiquei de queixo caido.
Com os submarinos e navios não é diferente. Apenas o tempo, pois são equipamentos bem diferentes que precisam de tempo para as revisões.
Eu estive no Timbira e é inacreditável como eles desmontam tudo. E claro, vão remontá-lo e ele vai ficar mais 10 anos cumprindo o seu papel.
Espero ter ajudado.

[]'s
Padilha

Enviado: Seg Fev 06, 2006 8:58 am
por Lauro Melo
Jet Crash® escreveu:
Francisco Daniel escreveu:
Arthur escreveu:Só US$ 200 milhões por submarino é uma brincadeira típica do Godoi.
Arthur

Os 209 custaram isso!

Daí concluo que a versão da MB é a mais pobre que navega no mundo.

Dai concluo que os SU-27, SU-30, SU-35, MIG-29, MIG-AT, etc são uma b...., porque são os mais baratos do mercado. Todo equipamento Chinês e Russo são os piores pois tem os melhores preços, são os maia baratos do mercado. O J-10 então é uma droga, barato demais e...........

Enviado: Seg Fev 06, 2006 9:34 am
por Luiz Padilha
Lauro Melo escreveu:
Jet Crash® escreveu:
Francisco Daniel escreveu:
Arthur escreveu:Só US$ 200 milhões por submarino é uma brincadeira típica do Godoi.
Arthur

Os 209 custaram isso!

Daí concluo que a versão da MB é a mais pobre que navega no mundo.

Dai concluo que os SU-27, SU-30, SU-35, MIG-29, MIG-AT, etc são uma b...., porque são os mais baratos do mercado. Todo equipamento Chinês e Russo são os piores pois tem os melhores preços, são os maia baratos do mercado. O J-10 então é uma droga, barato demais e...........


:lol: :lol: :lol: :lol:

Enviado: Seg Fev 06, 2006 9:50 am
por Arthur
Entendo que cancelar o projeto do SMB-10 seria um terrível para a Marinha. Todos sabem que apesar dos esforços ainda precisamos de quase uma década para sermos capazes de lançar um primeiro submarino nuclear. E até esse momento a MB necessita de manter o AMRJ capacitado no estado-da-arte da construção de submarinos.

Além disso, creio ser interessante para a MB obter mais subs convencionais, já que temos um litoral extenso. Mais do que isso, o SMB-10 será um sub maior do que os IKL209 atualmente usados pelo Brasil e com isso deverá ter uma capacidade oceânica adicional. Também não se pode esquecer que os novos submarinos poderiam ser dotados de AIP e a transferência da tecnologia incorporada nesse equipamento para o Brasil seria de grande valia.

Finalmente, gostaria de acrescentar que caso essa informação (cancelamento do SMB-10) seja realmente verídica ela me mostra que a situação da Marinha Brasileira em termos financeiros não está ruim, mas sim péssima, já que em virtude da importância dada pelo almirantado a arma submarina o cancelamento do SMB-10 só ocorreria em caso de falta generalizada de recursos.

Aliás, alguém sabe se a informação é verídica??

Arthur

Enviado: Seg Fev 06, 2006 10:19 am
por VICTOR
Pelo que deu pra entender, eles já tinham abandonado o SMB-10, já que estavam pensando em construir outro projeto estrngeiro sob licença. Seria um projeto maior, como construir aqui Scorpene ou U212/214. Acho que o Godoy deu uma notícia que todos meio que já sabiam, apenas deu um enfoque diferente

Enviado: Seg Fev 06, 2006 11:46 am
por Túlio
É, mas se o SSN dançou, então...
ABAIXO O GOVERNO!
ABAIXO A REPÚBLICA!!
ABAIXO O BRASIL!!!
VIVA A REVOLUÇÃO FARROUPILHA!!!!
BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ

PS.: talvez ninguém tenha notado, mas fiquei BEM revoltado, e olhem que sou um otimista nato...

PS2.: COMO IREMOS CHAMAR AOS PATRÕES IANQUES? SINHÔ JOHN? MASTER TOM?

PS3.: BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ

Enviado: Seg Fev 06, 2006 3:17 pm
por Vinicius Pimenta
Carlos, exatamente. A notícia do Godoy é digna daquelas faixas em estádios "Eu já sabia!". Todos nós sabíamos. Claro que essa notícia serve para o mundo "exterior", ou seja, além dos círculos militares e de nós entusiastas que procuramos e temos acesso a informações.

Infelizmente a realidade que os sucessivos governos apresentam é essa, verbas insuficientes. Não podemos perder a capacitação nessa área que é muito importante. O que o Padilha disse é verdade, eu estive com ele e visitamos o Timbira que está passando pelo PMG. É inacreditável. Mais legal ainda é ver alguns equipamentos com o selo "Indústria Nacional", "Made in Brazil". Isso é muito importante e pouca gente vê. Mas com isso estamos gerando empregos, estamos gerando renda, enfim, estamos nos desenvolvendo. Aquém do ideal, é verdade, mas a MB está lutando por isso.

É por isso que a MB vai encarar o Scorpene ou o 214, na verdade ela já decidiu, falta apenas anunciar.

Enviado: Seg Fev 06, 2006 3:20 pm
por CFB
Alcantara escreveu:Tava demorando :roll: ... tem mais que parar o projeto mesmo. Seria ótimo se ele pudesse ser 100% nacional (o que é de certa forma uma utopia pois os sistemas embarcados teriam, com certeza, componentes vitais estrangeiros :wink: ), mas o mais importante é poder construí-los aqui (seja qual for a procedência do projeto). Isso é uma capacidade que custamos para adquirir e que não podemos disperdiçar. Como é sobejamente sabido (e repetido por aqui), poucas nações deteem este conhecimento. Que se faça um novo sub médio, então. Francês, alemão ou de qualquer outra nacionalidade, não importa, o mais importante é que se dê continuidade ao conhecimento arduamente aprendido ao longo de duas décadas.
Abraços!!!


Cocordo com vc, o sub so naum pode ter tecnologia americana

Enviado: Seg Fev 06, 2006 3:37 pm
por Renato Grilo
Luís Henrique, me explique uma coisa. Você citou algumas vezes que não é viável a MB adquirir a capacidade de lançar mísseis de seus tubos de torpedo (pelo que entendi), mas não seria interessante os novos projetos de subs possuirem um lançador vertical de mísseis?

Eu li certa vez que o Brasil não possuia este tipo de sistema, porque não é uma marinha ofensiva e que sua utilização é para defesa dentro das fronteiras, ou alguma coisa do tipo (já faz algum tempo, não me lembro totalmente). Um sistema de lançamento como este não daria muito mais poder de fogo para nossa marinha? Ou para isto se tornar realidade, a MB precisa sofrer muitas alterações em sua estrutura organizacional...

Quero deixar claro, que não sou um expecialista em meios navais e éstratégia naval, só gostaria de saber se uma doutrina como esta, onde esta arma tão valiosa como um submarino tivesse uma capacidade de ataque, não só contra embarcações, mas também a superfície não iria aumentar em muito a capacidade reativa de nossa MB

Enviado: Seg Fev 06, 2006 4:27 pm
por WalterGaudério
Vinicius Pimenta escreveu:Carlos, exatamente. A notícia do Godoy é digna daquelas faixas em estádios "Eu já sabia!". Todos nós sabíamos. Claro que essa notícia serve para o mundo "exterior", ou seja, além dos círculos militares e de nós entusiastas que procuramos e temos acesso a informações.

Infelizmente a realidade que os sucessivos governos apresentam é essa, verbas insuficientes. Não podemos perder a capacitação nessa área que é muito importante. O que o Padilha disse é verdade, eu estive com ele e visitamos o Timbira que está passando pelo PMG. É inacreditável. Mais legal ainda é ver alguns equipamentos com o selo "Indústria Nacional", "Made in Brazil". Isso é muito importante e pouca gente vê. Mas com isso estamos gerando empregos, estamos gerando renda, enfim, estamos nos desenvolvendo. Aquém do ideal, é verdade, mas a MB está lutando por isso.



É por isso que a MB vai encarar o Scorpene ou o 214, na verdade ela já decidiu, falta apenas anunciar.


Boa (na medida do possível...)tarde Vinícius e d+ colegas da lista.

Como já havia dito, em janeiro passei minhas"férias" no Rio e aproveitando o fato de que meu filho estava de serviço no CIAMA e mas destacado no AMRJ aproveitei para dar uma "filada" nos acontecimentos...
O PRÓXIMO SUB DA MB JÁ ESTÁ DEFINIDO(!), FALTA SÓ ALGUNS TRÂMITES BUROCRÁTICOS(QUE AINDA DEVEM ESPERAR UNS MESES)
PARA PODER SER DIVULGADO, ELE DEVERÁ SER LANÇADO AO MAR EM 2011-12. E, ACREDITEM, É UMA EXCELENTE ESCOLHA.
Os trabalhos na corveta Barroso estão progredindo + que pensei, e isso está claro p/ qualquer um que passar pela Guanabara pelas barcas.
Nos dois dias em que fiquei no arsenal(onde proibiram tirar fotos, mesmo eu sendo da reserva..., uma prova de que as coisas são bastante sérias portanto) os operários estavam já instalando os equipamentos do convés de vôo, e preparando o convés de proa para a instalação do Vickers Mk-8.

Portanto, está longe de estar morta.

Mas em comparação até meus últimos cinco anos de serviço, em que pelo menos se incorporavam alguns navios e tinha-se o projeto de se incorporar mais, a impressão que fica é que a MB vem sendo firmemente humilhada no governo atual principalmente.

Meus lamentos se dão tb por ver o meu filho recém formado, já questionar se nos próximos 30a nos estimados p/ seu tempo de serviço na MB, ele conseguir tripular ou não um SNB.

Walter
Niterói-RJ