....SMB-10 no congelador....

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9348
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 508 vezes

....SMB-10 no congelador....

#1 Mensagem por Brasileiro » Dom Fev 05, 2006 1:12 pm

Sem dinheiro, Marinha desiste de submarino

SMB-10, primeiro projeto brasileiro, inauguraria frota de 10 ou 12, para proteção de riquezas marítimas

Roberto Godoy

Sem dinheiro e sem muita esperança de vir a ter o orçamento recuperado, o Comando da Marinha suspendeu em outubro de 2005 o programa de construção do primeiro submarino de projeto nacional, o SMB-10, de 2.500 toneladas. O programa previa a produção, no Rio, de duas a seis unidades.

É uma perda e tanto. A operação de uma Força de Submarinos de bom porte, com 10 ou 12 navios, seria a forma mais barata e eficiente de defesa dos interesses do País na plataforma continental. Cada submarino custaria até US$ 200 milhões.

Entre os recursos que seriam defendidos na plataforma estão as jazidas de petróleo. O complexo de 276 campos e 15 mil poços passará a produzir 1,91 milhões de barris por dia no segundo semestre, dando ao País a auto-suficiência de produção. Algumas das perfurações foram feitas a 1.800 metros de profundidade sob o oceano. Há plataformas localizadas a 200 km de distância da costa. Os estoques, avaliados em US$ 300 bilhões, são suficientes para 20 anos de consumo estável.

"Durante muito tempo o almirantado brasileiro pensou em ter uma espécie de Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) do mar", lembra um experimentado comandante da Marinha. Para ele "os custos elevados dessa blindagem eletrônica adiaram a pretensão, pelo menos pelos próximos 40 anos". De fato. Para instalar três radares de longo alcance e sensores diversos nas bacias de Campos, Santos e Espírito Santo, seriam necessários US$ 400 milhões. Um complexo capaz de cobrir os 4,5 milhões de quilômetros quadrados da plataforma não sairia por menos de US$ 2,5 bilhões, "e exigiria frota armada compatível", diz o militar.

O plano original de desenvolvimento de submarinos nacionais foi iniciado em 1982 e resultou na incorporação de cinco navios. Quatro são da classe Tupi, de tecnologia alemã transferida por um consórcio de estaleiros para o Arsenal da Marinha, onde três deles foram fabricados. O quinto é do tipo Tikuna, um pouco maior e com peculiaridades técnicas criadas por engenheiros brasileiros. Lançado em março de 2005, ainda está recebendo componentes e sistemas eletrônicos de bordo.

Além do congelamento do programa do SMB-10, o Comando da Marinha estuda meios para paralisar outros empreendimentos. A pesquisa nuclear, que permitiu ao Brasil o domínio do ciclo do combustível atômico, precisa de cerca de US$ 1,04 bilhão em parcelas anuais de US$ 130 milhões até 2014. Há outras áreas sob risco - inclusive os serviços de segurança para a navegação e de assistência médica à população ribeirinha da Amazônia. Em caráter de urgência, segundo revelou o Estado, seria preciso que o presidente Luis Inácio Lula da Silva determinasse a liberação de US$ 600 milhões extra-orçamento. É a primeira parcela de um total de US$ 2,57 bilhões que o comandante da força, almirante Roberto de Carvalho, precisa para evitar o colapso.

COLABOROU TÂNIA MONTEIRO
------
Isso, vamos todos votar na mulla do lulla, ele quer combater a fome....



abraços




Arthur
Sênior
Sênior
Mensagens: 887
Registrado em: Seg Fev 21, 2005 9:34 am

#2 Mensagem por Arthur » Dom Fev 05, 2006 3:01 pm

Só US$ 200 milhões por submarino é uma brincadeira típica do Godoi.

Arthur




Avatar do usuário
LEO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3469
Registrado em: Sáb Fev 22, 2003 6:07 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

#3 Mensagem por LEO » Dom Fev 05, 2006 3:39 pm

Tá certo, agora resta saber se a notícia procede ou não.

Se bem que o orçamento destinado ao projeto (e não só o da MB, mas de todas FA's) é bem "sem vergonha" mesmo.




"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
Avatar do usuário
REGATEANO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1211
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 4:40 pm
Agradeceram: 3 vezes

#4 Mensagem por REGATEANO » Dom Fev 05, 2006 6:49 pm

Arthur escreveu:Só US$ 200 milhões por submarino é uma brincadeira típica do Godoi.

Arthur


Os 209 custaram isso!




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

#5 Mensagem por faterra » Dom Fev 05, 2006 8:42 pm

O Congresso recentemente incorporou ao orçamento da União deste ano R$ 740 milhões para que a Marinha repusesse parte de seus meios. Nesta incorporação não estão previstos investimentos para o SMB10?
É uma lástima se isto vier a acontecer de fato.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
Jet Crash®
Sênior
Sênior
Mensagens: 1996
Registrado em: Sáb Mai 15, 2004 8:05 pm
Localização: Belo Horizonte
Contato:

#6 Mensagem por Jet Crash® » Dom Fev 05, 2006 8:47 pm

Francisco Daniel escreveu:
Arthur escreveu:Só US$ 200 milhões por submarino é uma brincadeira típica do Godoi.

Arthur


Os 209 custaram isso!


Daí concluo que a versão da MB é a mais pobre que navega no mundo.




Jet Crash®

Imagem
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: ....SMB-10 no congelador....

#7 Mensagem por faterra » Dom Fev 05, 2006 8:58 pm

Brasileiro escreveu:Sem dinheiro, Marinha desiste de submarino

... Isso, vamos todos votar na mulla do lulla, ele quer combater a fome....

abraços


Mas alguém já atentou para as alternativas que estão pintando? Nada de novo no front.
Do jeito que as coisas estão o melhor candidato vai ser uma revolução social para acabar com esta esbórnia que veio se instalando no País ao longo dos tempos e que culminou nesta orgia que estamos vendo hoje.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Luiz Padilha

#8 Mensagem por Luiz Padilha » Dom Fev 05, 2006 9:29 pm

Eu vou comentar rapidamente este tópico, por que acho que algumas coisas não podem ser levadas assim.
Este senhor possui uma coluna e quem assina este tópico não foi ele. Mesmo assim, sabemos que ele não acerta 100% das coisas que publica, na verdade erra feio a maioria delas.
O que posso dizer é que existem mais coisas que não saem publicadas e que estão acontecendo. Em breve teremos noticias sobre subs na MB.
Só peço que não comecem com "especulações" sobre quanto custa um sub na Mb por que vocês não vão acertar nem com reza forte.

Francisco Daniel escreveu:
Arthur escreveu:
Só US$ 200 milhões por submarino é uma brincadeira típica do Godoi.

Arthur


Os 209 custaram isso!


Daí concluo que a versão da MB é a mais pobre que navega no mundo.


Se os nossos subs são os mais "pobres", e fazem o que fazem, vide Linled Seas, Unitas 2005 entre outras, não estamos tão mal assim, pois os outros gastam rios de dinheiro e nós com menos fazemos igual.

Se nossos subs fossem tão "pobres" tão "ruins" assim, por que então Tio Sam com toda a sua prepotência pediu a MB que levasse um sub nosso para uma passagem em sua raia acústica??? Hein??????

Não somos tão ruins assim, apenas não somos como gostariamos.
E isso tem que ser entendido. Não temos dim dim e não somos EUA ou USA como preferirem. Somos Brasil. País de 3º mundo e com muita coisa pra fazer em termos sociais. A carga politica é enorme e acreditem, a MB quer ter os equipamentos mais modernos, mas temos sempre outras coisas na frente atrapalhando.

Teremos novidades e acho que a reporter ainda não sabe. E isso tb pode ser noticia plantada.
Vamos aguardar a posição da MB, afinal ela não se pronunciou ainda. Certo?

[]'s
Padilha




Avatar do usuário
Jet Crash®
Sênior
Sênior
Mensagens: 1996
Registrado em: Sáb Mai 15, 2004 8:05 pm
Localização: Belo Horizonte
Contato:

#9 Mensagem por Jet Crash® » Dom Fev 05, 2006 9:39 pm

Luiz Padilha escreveu:Se os nossos subs são os mais "pobres", e fazem o que fazem, vide Linled Seas, Unitas 2005 entre outras, não estamos tão mal assim, pois os outros gastam rios de dinheiro e nós com menos fazemos igual.


Isto é uma afirmação altamente questionável.

Luiz Padilha escreveu:Se nossos subs fossem tão "pobres" tão "ruins" assim, por que então Tio Sam com toda a sua prepotência pediu a MB que levasse um sub nosso para uma passagem em sua raia acústica??? Hein??????


Pobreza não quer dizer ruindade. A versão da MB é uma das mais pobres em uso no mundo. Sabidamente estamos atrás pois hoje em dia o sub que não tem capacidade de lançamento de mísseis anti-navio está ultrapassado.

Nota-se isto em todo o arsenal na MB, vide Super Lynx que são modelos populares perto dos Super Lynx portugueses.




Jet Crash®

Imagem
Luiz Padilha

#10 Mensagem por Luiz Padilha » Dom Fev 05, 2006 9:52 pm

Jet Crash® escreveu:
Luiz Padilha escreveu:Se os nossos subs são os mais "pobres", e fazem o que fazem, vide Linled Seas, Unitas 2005 entre outras, não estamos tão mal assim, pois os outros gastam rios de dinheiro e nós com menos fazemos igual.


Isto é uma afirmação altamente questionável.

Luiz Padilha escreveu:Se nossos subs fossem tão "pobres" tão "ruins" assim, por que então Tio Sam com toda a sua prepotência pediu a MB que levasse um sub nosso para uma passagem em sua raia acústica??? Hein??????


Pobreza não quer dizer ruindade. A versão da MB é uma das mais pobres em uso no mundo. Sabidamente estamos atrás pois hoje em dia o sub que não tem capacidade de lançamento de mísseis anti-navio está ultrapassado.

Nota-se isto em todo o arsenal na MB, vide Super Lynx que são modelos populares perto dos Super Lynx portugueses.



Creio que vc nada conhece de nossa MB além do que lê.

Tenho certeza de que um pouco de convivio faria vc ver de forma diferente.
Mas isso não é problema meu. Eu fui atras, conheci, conheço, me relaciono com as OM's e aprendi em não acreditar 100% do que se fala e escreve.
Lançar misseis pelos tubos de torpedo é uma faca de dois gumes. Acho que é assim que se escreve.
Vc acha que ter um tubo preparado para lançar misseis pq as marinhas ricas tem, é sinonimo de eficácia? Corra atras de informações mais precisas, pois não é bem assim. Existem coisas , detalhes muito importantes tipo: Marketing/venda de armas e por ai vai. que ocorrem e que com certeza, não são discutidos aqui, pois tenha certeza, o buraco é bem mais embaixo.
Mas isso vc terá que ir atrás, eu fui e tento humildemente passar um pouco para vcs.
Se vcs preferem pixar, paciência, eu antes de pixar, fui me informar e descobri coisas muito interessantes, coisas que me fizeram mudar de opinião em muitos sentidos.
Por isso eu aprendi a não me impressionar muito com o que os RICOS tem e querem vender.
Quanto ao nosso Super Lynx, mais uma vez e dessa então, me desculpe, vc não SABE NADA DE NADA MESMO!
Esse então nem vou falar nada.
Os portugueses é que são bons. Os nossos sxão ruins né?
Tá certo! falar o que? Vc deve ter alguma informação fidedigna para afirmar isso, creio eu.
por que falar do HA-1 sem conhecimento de causa é no minimo irresponsável.
Na verdade, tudo dos outros é melhor do que o nosso pra vc. Acertei???
paci~encia meu amigo, nós não somos ricos.

[]'s
Padilha




Editado pela última vez por Luiz Padilha em Dom Fev 05, 2006 10:14 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#11 Mensagem por talharim » Dom Fev 05, 2006 9:57 pm

Padilha,a informação já vazou pela net.

Só esclarece qual dos 2 vai ser :

A MB através do AMRJ vai construir um sub baseado no projeto Agosta ou no projeto Dolphin ? 8-]

8-] 8-]

[051]




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9348
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 508 vezes

#12 Mensagem por Brasileiro » Dom Fev 05, 2006 10:01 pm

Eu vou comentar rapidamente este tópico, por que acho que algumas coisas não podem ser levadas assim.
Este senhor possui uma coluna e quem assina este tópico não foi ele. Mesmo assim, sabemos que ele não acerta 100% das coisas que publica, na verdade erra feio a maioria delas.
O que posso dizer é que existem mais coisas que não saem publicadas e que estão acontecendo. Em breve teremos noticias sobre subs na MB.
Só peço que não comecem com "especulações" sobre quanto custa um sub na Mb por que vocês não vão acertar nem com reza forte.


Ooo Padilha, só você mesmo pra me consolar... tá bom que a notícia (pelo menos pra mim) já era previsível...mas eu prefiro ficar do seu lado e acrediatar que é especulação mesmo.


abraços




Avatar do usuário
Jet Crash®
Sênior
Sênior
Mensagens: 1996
Registrado em: Sáb Mai 15, 2004 8:05 pm
Localização: Belo Horizonte
Contato:

#13 Mensagem por Jet Crash® » Dom Fev 05, 2006 10:02 pm

Luiz Padilha escreveu:Lançar misseis pelos tubos de torpedo é uma faca de dois gumes. Acho que é assim que se escreve.
Vc acha que ter um tubo preparado para lançar misseis pq as marinhas ricas tem, é sinonimo de eficácia? Corra atras de informações mais precisas, pois não é bem assim. Existem coisas , detalhes muito importantes tipo: Marketing/venda de armas e por ai vai. que ocorrem e que com certeza, não são discutidos aqui, pois tenha certeza, o buraco é bem mais embaixo.


O engraçado é que todo mundo quer esta faca de dois gumes. EUA, Japão, Índia, Rússia, França, Irã, China, Paquistão e a lista é extensa.

Porque será?

Luiz Padilha escreveu:Por isso eu aprendi a não me impressionar muito com o que os RICOS tem e querem vender.

:roll:

Luiz Padilha escreveu:Os portugueses é que são bons. Os nossos sxão ruins né?.


Você interpretou de forma equivocada. Leia:

Os Super Lynx portugueses são infinitamente superiores aos da MB. Isto não torna os Super Lynx brasileiros ruins mas muito inferiores aos portugueses.

Luiz Padilha escreveu:Na verdade, tudo dos outros é melhor do que o nosso pra vc. Acertei???
paci~encia meu amigo, nós não somos ricos.

[]'s
Padilha


Certamente eles estão infinitamente mais bem equipados que a MB e possuem muito menos recursos e não preciso dar exemplos.




Jet Crash®

Imagem
Luiz Padilha

#14 Mensagem por Luiz Padilha » Dom Fev 05, 2006 10:31 pm

talharim escreveu:Padilha,a informação já vazou pela net.

Só esclarece qual dos 2 vai ser :

A MB através do AMRJ vai construir um sub baseado no projeto Agosta ou no projeto Dolphin ? 8-]

8-] 8-]

[051]


Eu sei mas não estou autorizado ainda a dizer. Estou correndo atras para poder falar.
Nossos oficiais, conseguem tirar leite de pedra.
No caso de nossos submarinistas, eles tiram 150% do que os IKL 209 podem dar.
Temos táticas que são só nossas, assim como eles tem as deles.
Não sei por que mas as nossas são muuiiitttooo eficientes. hehehehehe
Na boa, só pra dar uma idéia:
Um Arleigh Burke, uma OHP e um Sea Hawk estão até agora procurando um certo sub brasileiro, "defasado", "velho", "desarmado", "sem tubos lança misseis que não afundam navio", que mais?
O mais engraçado é que tirando o Tupi, todos os outros fabricados aqui no Arsenal de marinha, deram olé em seus perseguidores.
O Fabricante vende e te ensina a operar os equipamentos.
A partir dai cada marinha se desenvolve e a nossa força de submarinos é muito respeitada lá fora por todos os resultados que ela coleta nesses exercícios. Existem técnicas que temos, que fazem a diferença na hora dos exercícios.
Gostaria de falar mais, mas não posso. Só digo que: Se o bixo pegar, quem vai mandar ver serão os subs. E depois do ultimo exercício aqui, os "caras" do dim dim, já sabem que o buraco e bem mais embaixo.

Agora eu gostaria de deixar a minha opiniao.

Jet crash citou uma penca de marinhas que querem ou tem subs com lança misseis.
E eu já disse que o marketing é hiper poderoso no mundo das armas, portanto........ quantidade não vale nada.

Eu prefiro um torpedo pesado tipo o MK48 ADCAP 6, se ele vier, do que ter tubos lança torpedos que lançam misseis.
Sabe por que? pq para lançar um missel que não vai afundar o navio o sub tem que se expor, ao contrário do torpedo que não só afunda como "racha" qualquer escolta hj em dia.
Ou seja, muito mais letal e sem tirar a arma principal do nosso sub, que é a discrição.
Entendam que eu tb quero tudo de mais moderno que tiver, mas achar que os paises que fabricam isso ou aquilo são melhores do que nós, eu não concordo.
A pratica é bem diferente da teoria e até a Jane's erra em suas colocações.
Existem infos erradas lá e ela cobra caro por isso. hehehehehe

o mundo militar é cruel. :lol:




Editado pela última vez por Luiz Padilha em Seg Fev 06, 2006 12:30 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#15 Mensagem por Luís Henrique » Seg Fev 06, 2006 12:26 am

Padilha, precisamos da notícia em primeira mão. Assim que for autorizado publique para nós. Torcemos por você.

Também concordo com você em relação a táticas e treinamento. Tenho muito orgulho da Marinha do Brasil. E espero que a MB construa muitos subs.

Espero que os números melhorem. 5 Tupi + 10 SMB + 4 SNB seria excelente.




Responder