Página 10 de 15

Enviado: Seg Out 03, 2005 7:01 pm
por Raul Neto
    A ter-se confirmado a compra por parte da Armada Portuguesa de navios da classe "Kortenaer", então creio que o passo natural a seguir seria sem lugar para dúvidas a aquisição das duas fragatas "Jacob Van Heemskerck".

    O que não significa que a aquisição das mesmas não tivesse sido interessante, mesmo depois das Meko 200.

Enviado: Ter Out 04, 2005 7:53 am
por Rui Elias Maltez
Raúl:

Segundo julgo saber, as JvH são uma espécie de versão AAW das Karel Doorman.

Mas mesmo com as Vasco da Gama (Meko-200) que comprámos e como muito bem diz, continuo a achar que mesmo que se gastasse mais dinheiro, Portugal ficaria bem mais servido com as JvH que com as OHP.

Por serem mais novas, terem um radar melhorado, e poderem ser adaptadas, como o estão a ser, para que se lhes aplique na proa uma peça de 76mm, antes de serem entregues ao Chile.

A peça das OHP está numa posição pouco usual, e dificilmente poderá dar um apoio ASW em teatro de conflito, ao contrário de uma peça de proa.

Julgo que com as OHP ficámos a perder em toda a linha.

Para compensar isso, seria desejável que em vez das 2 OHP, Portugal tivesse 4 OHP, e lhes fizesse, pelo menos em 2 delas um up-grade semelhante oo que os australianos estão a fazer das suas OHP da classe Adelaide.

Daí a minha defesa de que Portugal deveria aproveitar a "maré" para se candidatar às 2 Adelaide que os australianos irão colocar no mercado, para juntar às 2 americanas que chegarão em 2006.

Ficariamos assim com as 3 VdG para ASW e ASuW e as 4 OHP, essencialmente para AAW, embora com alguma polivalência para complementar capacidades ASW.

Total: 7 fragtatas

Com o VLS em duas delas, teriamos melhor capacidade AAW que com a configuração actual.

Como temos pouco, e pouco teremos no futuro, teriamos que apostar na qualidade.

Como a qualidade é fraca, teriamos que apostar na quantidade.

Infelizmente, nem uma coisa, nem outra, e é isso que acho preocupante para o futuro.

As OHP são velhas, e não espero que naveguem por mais que 10/12 anos.

E depois?

O que se segue? :?

Enviado: Ter Out 04, 2005 8:08 am
por P44
Segundo julgo saber, as JvH são uma espécie de versão AAW das Karel Doorman.


....das KORTENAER.

Enviado: Ter Out 04, 2005 8:14 am
por Rui Elias Maltez
Das Kortenaer, como as gregas.

Fiz confusão, mais uma vez. :oops:

Enviado: Ter Out 04, 2005 9:30 am
por P44
Refira-se a título de curiosidade, que 2 das Kortenaer Gregas possuem 2 peças de 76mm, a 2ª montada por cima do hangar
Imagem
Imagem
Imagem

são elas as
"Elli" (F 450) e "Limnos" (F 451)

Esta alteração foi levada a cabo durante a 1ª Guerra do Golfo, em que estiveram envolvidas.

Enviado: Ter Out 04, 2005 10:38 am
por Rui Elias Maltez
É a única localização possivel, a menos que quisessem sacrificar a operação de helis embarcados.

Foi uma solução á al OHP.

Creio que no caso grego, e dadas as caracteristicas em que se movem esse navios e o estado de potencial conflitualidade com o vizinho turco, a colocação de mais peças nas fragatas pode dar uma capacidade de apoio a forças desembarcadas nas ilhas, que noutra marinha seria dispensável, já que em princípio numa fragata, uma peça de artilharia é o suficiente.

Mas temos que olhar para a especificidade grega.

Enviado: Ter Out 04, 2005 11:45 am
por P44
As restantes Kortenaer Gregas seguem a configuração original Holandesa de um CIWS por cima do hangar, só que substituiram o Goalkeeper Holandês de origem pelo Phalanx americano, identico aos nossos.

Segundo li e escrevi acima, esta configuração teve origem na participação de AMBAS as fragatas na Guerra do Golfo de 1990/1991, tendo sido mantida desde então.

Enviado: Qui Out 06, 2005 8:11 am
por Rui Elias Maltez
E qual a intenção para essa modificação?

Teria sido tomada a decisão em função da missão no Golfo, ou as FA's gregas acham que ter 2 das fragatas com peças a mais se adequam mair à realidade dos teatros de potencial conflito no Mediterrâneo oriental?

Creio que as peças se adqueam mais a apoio a operações de desenmarque o que cai que nem uma luva às prováveis operações na várias ilhas do Egeu.

Será que foi essa a intenção? :?

Enviado: Sex Out 07, 2005 12:23 pm
por P44
Imagem
CIWS Sea Zenith na Meko 200 Turca "TCG BARBAROS" (F 244), na posição a vante da ponte de comando, local onde as VdG não têm nada instalado. :?

GALERIA :arrow: http://www.ibiblio.org/maritime/photoli ... 322&page=2

Enviado: Sex Out 07, 2005 12:30 pm
por Rui Elias Maltez
Asd VdG nada têm instalado em lado nenhum porque como sempre, nós não precisamos de nos preocupar com essas mariquices. :evil:

Os outros protegem-os no dia em que precisarmos :roll:

Enviado: Sáb Nov 19, 2005 3:58 pm
por P44
GALERIA DE FOTOS DA "VASCO DA GAMA" E DA "ALVARES CABRAL", no Hazegray!!!!

:arrow: http://www.hazegray.org/features/nato/portugal/gama/

Uma das fotos serve "a matar" ao nosso Raul MUTTLEY Neto:::[018]

Imagem
The Super Sea Lynx Mk.95 carried by VASCO DE GAMA. This helicopter is named Muttley, after the cartoon character.

:wink:

Enviado: Sáb Nov 19, 2005 5:05 pm
por Raul Neto

Enviado: Seg Nov 21, 2005 1:35 pm
por Rui Elias Maltez
Qual será a pidada de baptizar os helis da Marinha com coisas e nomes desses? :?

Enviado: Ter Nov 22, 2005 10:32 am
por Raul Neto
    Tal como o Rui já teclou nos fóruns, a vida não deve ser levada demasiado a sério :wink:

Enviado: Ter Nov 22, 2005 11:41 am
por Rui Elias Maltez
Pois... :oops:

Mas qual será a filosofia da Marinha em ter aquelas pinturas tão infantis nos helis de ataque?

Será uma espécie de ironia? :?