CONCEITO REVO TST
Enviado: Qua Abr 18, 2007 2:53 pm
POSTADO ORIGINALMENTE NO SISTEMA DE ARMAS
A IAI israelense revelou o conceito do TST (Tactical Smart Tanker) para uma aeronave de reabastecimento em vôo baseada no Gulfstream G550.
A proposta foi oferecida para a Força Aérea Israelense para complementar a frota de Boeing 707 e diminuir os custos. O TST consiste em um G550, já em uso pela Força Aérea Israelense, com sistema tipo lança em uma célula do Nachshon Shavit (foto)
usado para vigilância eletrônica (SIGINT) mantendo a canoa na fuselagem com combustível adicional além dos sistemas de auto-proteção do Nachshon Aitam de alerta antecipado dando capacidade para ser usado em operações de longo alcance. A aeronave terá seis cabides nas asas e poderá receber casulos para sistemas de reabastecimento tipo sonda. O TST terá capacidade de transferir 8.800kg de combustível a 1.000km da base. Análises da IAI mostram que uma frota de cinco Boeing 707 e cinco TST pode liberar a mesma quantidade de combustível em um tempo menor que uma frota de oito Boeing 707 com 75% de disponibilidade. Quatro TST teriam a mesma capacidade de combustível transferido que dois Boeing 707 com um terço do custo operacional, mas é apenas para complementar uma frota maior ao mesmo tempo em que pode ser viável sua compra e operação por forças aéreas com orçamento limitado. A economia nos custos operacional seria de US$ 18-20 milhões por ano para Israel devido a padronização da frota, disponibilidade e custos operacionais. Uma desvantagem é só poder reabastecer uma aeronave por vez com a lança ou sonda, enquanto o Boeing 707 pode reabastecer até três aeronaves simultaneamente com o sistema de sonda, mas com mais aeronaves com sistema de lança no ar poderia diminuir a duração das operações de reabastecimento em vôo. O G550 teria várias vantagem comparado a uma aeronave maior como a capacidade de pousar em pistas menores, poder voar mais alto e mais rápido que as aeronaves comerciais, ou poder desacelerar e descer para reabastecer helicópteros, evitando a necessidade de uso de uma aeronave mais lenta só para esta missão. A IAI também pretende adicionar a capacidade de Comando e Controle, apoio a operações especiais e transporte de carga e passageiros. O TST também poderia ser reabastecido em vôo.
Walter
A IAI israelense revelou o conceito do TST (Tactical Smart Tanker) para uma aeronave de reabastecimento em vôo baseada no Gulfstream G550.
A proposta foi oferecida para a Força Aérea Israelense para complementar a frota de Boeing 707 e diminuir os custos. O TST consiste em um G550, já em uso pela Força Aérea Israelense, com sistema tipo lança em uma célula do Nachshon Shavit (foto)
usado para vigilância eletrônica (SIGINT) mantendo a canoa na fuselagem com combustível adicional além dos sistemas de auto-proteção do Nachshon Aitam de alerta antecipado dando capacidade para ser usado em operações de longo alcance. A aeronave terá seis cabides nas asas e poderá receber casulos para sistemas de reabastecimento tipo sonda. O TST terá capacidade de transferir 8.800kg de combustível a 1.000km da base. Análises da IAI mostram que uma frota de cinco Boeing 707 e cinco TST pode liberar a mesma quantidade de combustível em um tempo menor que uma frota de oito Boeing 707 com 75% de disponibilidade. Quatro TST teriam a mesma capacidade de combustível transferido que dois Boeing 707 com um terço do custo operacional, mas é apenas para complementar uma frota maior ao mesmo tempo em que pode ser viável sua compra e operação por forças aéreas com orçamento limitado. A economia nos custos operacional seria de US$ 18-20 milhões por ano para Israel devido a padronização da frota, disponibilidade e custos operacionais. Uma desvantagem é só poder reabastecer uma aeronave por vez com a lança ou sonda, enquanto o Boeing 707 pode reabastecer até três aeronaves simultaneamente com o sistema de sonda, mas com mais aeronaves com sistema de lança no ar poderia diminuir a duração das operações de reabastecimento em vôo. O G550 teria várias vantagem comparado a uma aeronave maior como a capacidade de pousar em pistas menores, poder voar mais alto e mais rápido que as aeronaves comerciais, ou poder desacelerar e descer para reabastecer helicópteros, evitando a necessidade de uso de uma aeronave mais lenta só para esta missão. A IAI também pretende adicionar a capacidade de Comando e Controle, apoio a operações especiais e transporte de carga e passageiros. O TST também poderia ser reabastecido em vôo.
Walter