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CONCEITO REVO TST

Enviado: Qua Abr 18, 2007 2:53 pm
por WalterGaudério
POSTADO ORIGINALMENTE NO SISTEMA DE ARMAS

A IAI israelense revelou o conceito do TST (Tactical Smart Tanker) para uma aeronave de reabastecimento em vôo baseada no Gulfstream G550.


A proposta foi oferecida para a Força Aérea Israelense para complementar a frota de Boeing 707 e diminuir os custos. O TST consiste em um G550, já em uso pela Força Aérea Israelense, com sistema tipo lança em uma célula do Nachshon Shavit (foto)

Imagem



usado para vigilância eletrônica (SIGINT) mantendo a canoa na fuselagem com combustível adicional além dos sistemas de auto-proteção do Nachshon Aitam de alerta antecipado dando capacidade para ser usado em operações de longo alcance. A aeronave terá seis cabides nas asas e poderá receber casulos para sistemas de reabastecimento tipo sonda. O TST terá capacidade de transferir 8.800kg de combustível a 1.000km da base. Análises da IAI mostram que uma frota de cinco Boeing 707 e cinco TST pode liberar a mesma quantidade de combustível em um tempo menor que uma frota de oito Boeing 707 com 75% de disponibilidade. Quatro TST teriam a mesma capacidade de combustível transferido que dois Boeing 707 com um terço do custo operacional, mas é apenas para complementar uma frota maior ao mesmo tempo em que pode ser viável sua compra e operação por forças aéreas com orçamento limitado. A economia nos custos operacional seria de US$ 18-20 milhões por ano para Israel devido a padronização da frota, disponibilidade e custos operacionais. Uma desvantagem é só poder reabastecer uma aeronave por vez com a lança ou sonda, enquanto o Boeing 707 pode reabastecer até três aeronaves simultaneamente com o sistema de sonda, mas com mais aeronaves com sistema de lança no ar poderia diminuir a duração das operações de reabastecimento em vôo. O G550 teria várias vantagem comparado a uma aeronave maior como a capacidade de pousar em pistas menores, poder voar mais alto e mais rápido que as aeronaves comerciais, ou poder desacelerar e descer para reabastecer helicópteros, evitando a necessidade de uso de uma aeronave mais lenta só para esta missão. A IAI também pretende adicionar a capacidade de Comando e Controle, apoio a operações especiais e transporte de carga e passageiros. O TST também poderia ser reabastecido em vôo.

Walter

Enviado: Qua Abr 18, 2007 3:10 pm
por A-29
Oi Walter!

Lá no ALIDE fiz uma rápida comparação do G550 com o EMB-190, sendo que o primeiro tem peso de decolagem um pouco inferior, com alcance e capacidade de combustível bem superior. No entanto, o Embraer tem capacidade de carga bem maior, que poderia ser aproveitada para levar mais combustível.

A adoção dessa filosofia de reabastecedores maiores em pequeno número complemetnados por reabastecedores menores parece ser bem interessante. Se esse cargueiro da Embraer sair então, acho que teremos uma boa opção nacional para complementar nosso futuro KC.

Enviado: Qua Abr 18, 2007 3:23 pm
por WalterGaudério
A-29 escreveu:Oi Walter!

Lá no ALIDE fiz uma rápida comparação do G550 com o EMB-190, sendo que o primeiro tem peso de decolagem um pouco inferior, com alcance e capacidade de combustível bem superior. No entanto, o Embraer tem capacidade de carga bem maior, que poderia ser aproveitada para levar mais combustível.
A adoção dessa filosofia de reabastecedores maiores em pequeno número complemetnados por reabastecedores menores parece ser bem interessante. Se esse cargueiro da Embraer sair então, acho que teremos uma boa opção nacional para complementar nosso futuro KC.


A-29 essa sua abordagem ficou muito boa e é coerente.

Raciocinei a mesma coisa.

Imagine que para treinar REVO, vc precisse decolar um KC-137, qdo. se poderia empregar uma aeronave bimotora de custos operacionais reduzidos para executar a mesma missão e até mesmo oferecer uma "segurança" em termos de autonomia em uma interceptação do GDA por exemplo.

Até porque, em termos comerciais o G-550 ficaria "livre" de concorrência do mercado, o que acho a EMBRAER não Gostaria...

Poder-se-ia oferecer o conceito REVO TST como um Bônus para eventuais compradores do futuro EMBRAER C-X

sds

Walter

Enviado: Qua Abr 18, 2007 3:54 pm
por Carlos Lima
Realmente bem interessante esse conceito...

Partindo-se do principio que caças fazem "buddy" REVO e esses levam tanques extras para abastecerem as demais aeronaves, uma aeronave como o E-190 realizando reabastecimento realmente me parece bem interessante e mais economica...

E quem sabe uma aeronave assim ainda poderia ser utilizada como Elint ou mesmo interferência eletrônica...

Que é uma boa idéia... eu acho que sim!

[009]
CB_Lima

Enviado: Qua Abr 18, 2007 4:06 pm
por Skyway
Talvez um KR-99? :lol:

Enviado: Qua Abr 18, 2007 4:08 pm
por Carlos Lima
Skyway escreveu:Talvez um KR-99? :lol:


Ou um KR-190... :wink:

[]s
CB_Lima

Enviado: Qua Abr 18, 2007 4:09 pm
por Einsamkeit
KR-195XR

8-]

Enviado: Qua Abr 18, 2007 4:09 pm
por Carlos Lima
Einsamkeit escreveu:KR-195XR

8-]


[009]

[]s
CB_Lima

Enviado: Qua Abr 18, 2007 4:12 pm
por WalterGaudério
cb_lima escreveu:
Einsamkeit escreveu:KR-195XR

8-]


[009]

[]s
CB_Lima


KC 190XR 2.0MWM Diesel Super Charger.

sds

Walter

Enviado: Qua Abr 18, 2007 4:26 pm
por Alcantara
cicloneprojekt escreveu:
cb_lima escreveu:
Einsamkeit escreveu:KR-195XR

8-]


[009]

[]s
CB_Lima


KC 190XR 2.0MWM Diesel Super Charger.

sds

Walter


Só falta vocês colocarem um kit gás nele, agora... 8-]




Abraços!!! :wink:

Enviado: Qua Abr 18, 2007 5:10 pm
por A-29
Gás não vai dar pra por não, senão ficamos nas mãos do Evo de novo :mrgreen:

Enviado: Qua Abr 18, 2007 5:23 pm
por Pedro Gilberto
Então aplica a exclusiva tecnologia Tetrafuel e fica tudo tri!!! :lol:
(ou tetra) :shock:

[]´s