EMB-314 Super Tucano: batismo de fogo

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
jambockrs
Sênior
Sênior
Agradeceu: 427 vezes
Agradeceram: 180 vezes

EMB-314 Super Tucano: batismo de fogo

#1 Mensagem por jambockrs » Seg Abr 09, 2007 5:49 pm

Meus prezados:
Super Tucano tem seu batismo de fogo
De acordo com fonte colombiana, no final da tarde de 18 de janeiro, de uma base remota não divulgada, uma esquadrilha de caças EMB-314 Super Tucano da Fôrça Aérea Colombiana (FAC), armada com bombas Mk-82 atacou posições das FARC (Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colômbia) em localidade da selva. O ataque conduzido com o uso do CCIP (Continuously Computed Impact Point) obteve grande precisão, merecendo elogios da FAC. O ataque marca o batismo de fogo da aeronave construída pela EMBRAER. A única do seu tipo otimizada para o combate contra-insurgência, além do treinamento das equipes de combate. Alguns dias mais tarde, os Super Tucano realizaram o primeiro ataque noturno contra alvos escondidos na floresta. Ainda de acordo com fontes no país, os pilotos fizeram uso de NVG. Não se pode constatar se utilizaram também os designadores/câmeras infravermelhas Bright Star da FLIR Systems, que fazem parte do pacote destas aeronaves. Os EMB-314, em testes realizados pela Fôrça Aérea Brasileira, obtiveram os melhores ECP (Erro Circular Provável), que designa a proximidade de um acerto de bomba em relação ao centro do alvo, em todas as aeronaves da FAB. Os resultados colombianos certamente contaram com esta precisão, bem diferente das outras aeronaves de combate daquela força, de geração anterior, como os Dassault Mirage 5, IAI Kfir e Cessna A-29*. Na Colômbia, os Embraer Super Tucano operam em ambiente no qual as ameaças incluem peças antiaéreas de até .50 polegadas, sendo que os analistas acreditam que as FARC poderão, em breve, ter a adição de mísseis de ombro do tipo Igla, possivelmente provenientes da Venezuela.
* Creio tratar-se do Cessna A-37B Dragonfly.
fonte: revista "Força Aérea" mar abr mai 2007
Um abraço e até mais...

Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
luisdmrx
Sênior
Sênior

#2 Mensagem por luisdmrx » Seg Abr 09, 2007 8:43 pm

Maravilha dalhe Tucano, provando ser uma otima plataforma para ataque ao solo, parabens Embraer.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#3 Mensagem por Bolovo » Seg Abr 09, 2007 8:50 pm

Batismo mandando guerrilheiro pro espaço. Tinha como começar melhor?! Não né! Força FAC!! :twisted:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
justo
Intermediário
Intermediário

#4 Mensagem por justo » Ter Abr 10, 2007 7:30 am

Salvas de palmas para o nosso tucano....Ainda mais sobre a noticia que este Tucano cumpre missão melhor que os atuais caças tais como Mirage e outros..hehe
[100] [100] [100] [100] [100] [100] [100] [100] [100]

Jacobs
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por Jacobs » Ter Abr 10, 2007 7:38 am

O bom do tucano é que como ele voa mais lento comparando com um jato, da até pro piloto mirar no "jaco" do guerrilha.... Podiam montar um sisteminha estilo Counter-Strike, cada um que morre o computador grita "HEAD SHOT"!

[014]

helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#6 Mensagem por helio » Ter Abr 10, 2007 8:41 am

Cabe ressaltar que a Colombia é hoje a FA com mais experiencia em missões com NVG. Outra coisa: na Colombia a maioria dos ataques são noturnos, pois os combatentes da FARC possuem muitos mísseis anti-aéreos que tem sido devastadores principalmente contra helicopteros.

Pergunto: Nossos A-29 estão equipados com sistema CCIP?

Hélio

Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Sniper » Ter Abr 10, 2007 9:20 am

helio escreveu:
Pergunto: Nossos A-29 estão equipados com sistema CCIP?

Segundo a RFA sim... :wink:

Imagem
papagaio
Avançado
Avançado
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#8 Mensagem por papagaio » Ter Abr 10, 2007 10:56 am

Na semana passada, houve algumas reportagens no Jornal da Band, relatando que alguns jovens brasileiros, fortemente politizados, foram a alguns anos atrás para Colômbia para lutar ao lado dos narco-guerrilheiros das FARC.
A mãe de um deles, ex-guerrilheira na década de 70 no Brasil, fazia um apelo por notícias do filho.
Sinceramente, meu único pensamento na hora foi exatamente esse. Torço para que os Super-Tucano tenham acertado uma bomba de Napalm na cabeça de cada um deles e que eles tenham tido uma ótima recepção no Inferno.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#9 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Abr 10, 2007 10:57 am

Sim, Hélio, estão. Lembra-se ano passado na RAC quando deram um show de precisão?

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6390 vezes
Agradeceram: 6742 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Túlio » Ter Abr 10, 2007 11:53 am

papagaio escreveu:
A mãe de um deles, ex-guerrilheira na década de 70 no Brasil, fazia um apelo por notícias do filho.

Mas que mãe desnaturada, deveria ter ido junto para cuidar do pimpolho, com sorte levaria fumo junto... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

luisdmrx
Sênior
Sênior

#11 Mensagem por luisdmrx » Ter Abr 10, 2007 5:01 pm

As vezes fico imaginando como seria a FAB voando a super Tucano na 2ª guerra mundial, é muita maluquise minha mas eu gostoria de saber como seria o desempenho doTucano contra outros caças daquela epoca.

:D :D :D :D :D

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6390 vezes
Agradeceram: 6742 vezes
Contato:

#12 Mensagem por Túlio » Ter Abr 10, 2007 5:09 pm

luisdmrx escreveu:As vezes fico imaginando como seria a FAB voando a super Tucano na 2ª guerra mundial, é muita maluquise minha mas eu gostoria de saber como seria o desempenho doTucano contra outros caças daquela epoca.

:D :D :D :D :D

Sei lá, em outro tópico alguns colegas disseram que ele não tem essa manobrabilidade toda, não...

E, na 2GM, um caça com apenas duas .50 estaria é MUITO QUE MAL ARMADO...

Claro que, com seus aviônicos, um par de Piranhas e vetorado por um R99, até a Luftwaffe suaria sangue...

hayes
Sênior
Sênior

#13 Mensagem por hayes » Ter Abr 10, 2007 5:11 pm

Túlio escreveu:Sei lá, em outro tópico alguns colegas disseram que ele não tem essa manobrabilidade toda, não...

Claro que, com seus aviônicos, um par de Piranhas e vetorado por um R99, até a Luftwaffe suaria sangue...

Srs.,

O ALX foi desenhado para ataque, portanto não poderia atuar como Caça de Superioridade Aérea na 2ª Guerra, à despeito de ser avançado tecnológicamente.

LUGAR DE OFF TOPIC É NO OUTRO TÓPICO
"Essa é a nossa eterna tragédia. Temos inveja dos outros, mas não queremos fazer os mesmos sacrificios."
Delta Dagger
Sênior
Sênior

#14 Mensagem por Delta Dagger » Ter Abr 10, 2007 6:36 pm

hayes escreveu:
Túlio escreveu:Sei lá, em outro tópico alguns colegas disseram que ele não tem essa manobrabilidade toda, não...

Srs.,

O ALX foi desenhado para ataque, portanto não poderia atuar como Caça de Superioridade Aérea na 2ª Guerra, à despeito de ser avançado tecnológicamente.

Exato, poderia por outro lado poderia efetuar muito bem as missões de ataque no lugar dos P-47 e dos Hawker Tempest...

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#15 Mensagem por Bolovo » Ter Abr 10, 2007 6:38 pm

Não tem sentido essa comparação, mas vamos lá, é bem loco viajar na hellmans as vezes (by pirata).

Enquanto um, sei lá, P-47 sofria pra socar umas duas bombas de 225kg num alvo qualquer, e normalmente errando, ou fazendo um soft-kill, um A-29 pode jogar uma bomba de 500kg usando o CCIP e acertando o alvo no BINGO! :wink:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder