MB pretende manter 11 subs operacionais!

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

MB pretende manter 11 subs operacionais!

#1 Mensagem por talharim » Sex Mar 23, 2007 12:39 pm

Tirado do texto postado pelo forista piratadabaixada :
A maior prioridade é dada à compra de seis submarinos convencionais, ao ritmo de um por ano, bem como à modernização dos cinco submarinos que já compõem a frota da Marinha.

Poderemos ver num "curto prazo" a nossa MB com 11 submarinos no estado da arte :?:

Seriam os 5 IKL mais 6 U-214 :?:

Então não se trata apenas de uma substituição programada dos atuais subs por uma nova classe de 6 subs U-214 provavelmente.

É a primeira notícia que leio que declara a intenção da MB de AUMENTAR sua frota de subs operando simultaneamente 11 subs.

Creio que as instalações da MB no Rio de Janeiro não tenham condições de sediar tantos submarinos.

Poderíamos presenciar a construção de uma nova base exclusiva para operação de submarinos em outro estado :?:

----------------------------------------------------------

E os nomes desses submarinos :?:

S-35 :?:
S-36 :?:
S-37 :?:
S-38 :?:
S-39 :?:
S-40 :?:

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#2 Mensagem por Einsamkeit » Sex Mar 23, 2007 12:46 pm

O Que a Marinha Carioca, digo brasileira sair do Rio? :shock: :shock: :shock:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Tomara que estes 6 nao sejam todos U-214, no maximo 2 e 4 SSN

8-]

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#3 Mensagem por Skyway » Sex Mar 23, 2007 12:50 pm

Eu vejo submarinos e navios da MB todos os dias. [087]

E um SH-3 tambem! :lol:

Invejosos......hehehehehehehehehe

Zuando.

AD ASTRA PER ASPERA
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: MB pretende manter 11 subs operacionais!

#4 Mensagem por WalterGaudério » Sex Mar 23, 2007 12:50 pm

talharim escreveu:Tirado do texto postado pelo forista piratadabaixada :
A maior prioridade é dada à compra de seis submarinos convencionais, ao ritmo de um por ano, bem como à modernização dos cinco submarinos que já compõem a frota da Marinha.

Poderemos ver num "curto prazo" a nossa MB com 11 submarinos no estado da arte :?:

Seriam os 5 IKL mais 6 U-214 :?:

Então não se trata apenas de uma substituição programada dos atuais subs por uma nova classe de 6 subs U-214 provavelmente.

É a primeira notícia que leio que declara a intenção da MB de AUMENTAR sua frota de subs operando simultaneamente 11 subs.

Creio que as instalações da MB no Rio de Janeiro não tenham condições de sediar tantos submarinos.

Poderíamos presenciar a construção de uma nova base exclusiva para operação de submarinos em outro estado :?:

----------------------------------------------------------

E os nomes desses submarinos :?:

S-35 :?:
S-36 :?:
S-37 :?:
S-38 :?:
S-39 :?:
S-40 :?:

Foi apenas uma nota de jornal. Precisamos aguardar mais detalhes. Mas já haviam me falado que o PRM estava para ser "canetado" pelo LULa à pelo menos duas semanas. Alguém já devia saber de algo. Não sei ainda se esses 6 submarinos referidos na reportagem são os 5 IKLs 209+o IKL214, ou se , de fato, seriam mais 6 submarinos(incluindo o IKL-214 já referido),.

Fico nesse clima de incerteza dada a precisão já conhecida por todos aqui de notícias sobre equipamentos militares e aeronáuticos postadas na imprensa não-especializada brasileira.

Mas é auspiciosa uma notícia desta.

sds

Walter

Editado pela última vez por WalterGaudério em Sex Mar 23, 2007 12:59 pm, em um total de 1 vez.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
talharim
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por talharim » Sex Mar 23, 2007 12:58 pm

É uma notícia auspiciosa e animadora.

Pôxa já imaginaram a MB com uma frota de 11 subs :?:

Vão ter que fazer concurso público para contratar submarinista.

Fora que muito provavaelmente a MB se virá obrigada a construir uma base exclusiva para operação de subs.

Vamos conjecturar ! 8-] Conjecturar faz bem para o Fórum ! 8-]

one behind me."

WalterGaudério
Sênior
Sênior

#6 Mensagem por WalterGaudério » Sex Mar 23, 2007 12:59 pm

Einsamkeit escreveu:O Que a Marinha Carioca, digo brasileira sair do Rio? :shock: :shock: :shock:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Tomara que estes 6 nao sejam todos U-214, no maximo 2 e 4 SSN

8-]

Ainda assim teríamos uma flotilha de 11 subs, bem perto do PRM 1979 em que foi proposta uma flotilha de 9 unidades. Seria um tremendo "chacoalha" no Sr. Hugo Chavez.

Algo Como.

Vc tem , mas eu tb! ou

Pode vir quente que eu Tô.... ou

Chupa que a cana é doce.... ou

O q q tá olhando mala...

Mas de qualquer forma a BNRJ teria sim condições de apoiar essa flotilha de subs. O Problema seria tático. CONCENTRAR em um só lugar 11 subs.?

Se esse plano se concretizar(prefiro mais uns 3 IKL-214 somados ao primeiro que será encomendado neste ano ainda, e depois uns dois SMB-10 Plus, na falta de designaçao melhor, e logo depois o SNB) pode-se ter uma virada que a muito a MB precisava.

ConForSub Rules.

Walter

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
talharim
Sênior
Sênior

#7 Mensagem por talharim » Sex Mar 23, 2007 1:07 pm

Walter vc diz que a BNRJ teria condições de sediar uma flotilha de 11 subs...........

Mas não iria ficar muito apertado a docagem :?: Precisaria de uma ampliação :?:

Fora a parte logística desses subs,oficinas,paióis,tudo teria que ser ampliado certo :?:

Ou então a MB teria que deslocar uma parte da sua frota de superfície permanentemente para outra base naval.

Estou certo :?: Já que vcs conhecem as instalações da Esquadra aí do Rio muito melhor do que eu :?:

one behind me."

WalterGaudério
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por WalterGaudério » Sex Mar 23, 2007 1:13 pm

talharim escreveu:Walter vc diz que a BNRJ teria condições de sediar uma flotilha de 11 subs...........

Mas não iria ficar muito apertado a docagem :?: Precisaria de uma ampliação :?:

Fora a parte logística desses subs,oficinas,paióis,tudo teria que ser ampliado certo :?:

Ou então a MB teria que deslocar uma parte da sua frota de superfície permanentemente para outra base naval.

Estou certo :?: Já que vcs conhecem as instalações da Esquadra aí do Rio muito melhor do que eu :?:

Olha vcs estão esquecendo que a MB já operou uma flotilha de 10 subs na década de 70 entre Oberons/Humaitás e GUPPYs, todos, como sabem vcs, maiores até do que os IKLs pretendidos(se forem apenas os IKLs e como sonho, com Os IKLs e os "SMB-10 II").

Bacia de manobra. OK
Atracação. Ok

Faltaria uma ampliação perfeitamente exequível de facilidades de atracação, como fornecimento de eletricidade, fluidos, etc.

Mas o problema como falei, é a inconveniência estratégica de se concentrar todos os meios submarinos da esquadra em um só local.

sds

Walter

Só esclarecendo mais um detalhe.

A BNRJ é na verdade constituída por duas bases. Uma

o "Mocanguê Grande" ou "Mocanguê Norte" onde realmente se abriga o grosso da Força de Superfície e

o "Mocanguê Sul" ou "Mocanguê Pequeno" conhecida oficialmente como BACS-Base Alte. Castro e Silva, a base dos submarinos propriamente dita.

sds

Walter

Editado pela última vez por WalterGaudério em Sex Mar 23, 2007 4:04 pm, em um total de 3 vezes.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
talharim
Sênior
Sênior

#9 Mensagem por talharim » Sex Mar 23, 2007 1:19 pm

Ok,obrigado Walter [009]

one behind me."

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#10 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 23, 2007 1:39 pm

Eita, onze subs seria do caramba. Imaginem a MB com: cinco UKL-209 modernizados e mais seis UK-214 novinhos em folha armados com DM2A4 e SM-39. Baita poder. :shock:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
WalterGaudério
Sênior
Sênior

#11 Mensagem por WalterGaudério » Sex Mar 23, 2007 1:52 pm

Bolovo escreveu:Eita, onze subs seria do caramba. Imaginem a MB com: cinco UKL-209 modernizados e mais seis UK-214 novinhos em folha armados com DM2A4 e SM-39. Baita poder. :shock:

Esse combo de armamento citado por vc, seria de fato, espetacular para a realidade sul-americana(até para a européia). Mas lembre-se que estamos especulando. Existe até a possibilidade real de que os fatos tenham sido mal interpretados, a imprensa não-especiaizada não é confiável. Esses seis submarinos poderiam ser ( na pior das hi´póteses) os 5 IKLs 209+o IKL-214 já anunciado, mas ainda não encomendado.

Na melhor das hipóteses(pelo menos na que eu fico sonhando).

Teríamos uns 4 IKls 214 + 2 SMB-10 com projeto revisado/atualizado, já como ponte para o SNB. Isso lá em 2020. exatamente na mesma época em que o Chavez estivesse indo para o 10 mandato e incorporando seu seu 6 sub(considerando a encomenda do primeiro para 2007 e recebimento em 2014, + 1 por ano, até se completarem os 9 pretendidos)

Mas vamos aguardar possição da própria MB e lógico um posicionamento do governo(PRM assinado pelo Presidente da República)

sds

Walter

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#12 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 23, 2007 2:19 pm

Walter, segundo o próprio Chavez, ele fica no poder até 2031. Até lá já saiu o SNB com torpedo de fótons da Marinha Brasileira. [003]

Quando os 209 vão ser substituídos? Daqui uns quinze anos?! Gostaria de uma frota de uns quatro 214, dois SMB-10 e dois SNB. :twisted:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
WalterGaudério
Sênior
Sênior

#13 Mensagem por WalterGaudério » Sex Mar 23, 2007 2:31 pm

Bolovo escreveu:Walter, segundo o próprio Chavez, ele fica no poder até 2031. Até lá já saiu o SNB com torpedo de fótons da Marinha Brasileira. [003]

Quando os 209 vão ser substituídos? Daqui uns quinze anos?! Gostaria de uma frota de uns quatro 214, dois SMB-10 e dois SNB. :twisted:

Olha os IKLs 209, pelo estado geral de conservação que possuem, teriam no mínimo, uns 30 anos de vida últil, mas não vejo maiores dificuldades em mante-los por mais uns cinco anos além dos 30 iniciais. (com excessão do S-30 Tupi)

sds

Walter

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
talharim
Sênior
Sênior

#14 Mensagem por talharim » Sex Mar 23, 2007 2:37 pm

Já existe uma lista de nomes para os futuros subs ?

o S-35 poderia se chamar Coronel Ubiratan.

one behind me."

Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 17 vezes

#15 Mensagem por Pedro Gilberto » Sex Mar 23, 2007 2:37 pm

Sei não, mas acho quando o jornalista fala em 6 construídos ele pode estar raciocinando (e jornalista raciocina??? :twisted: :D...just a joke) no U214 já anunciado e naquela versão do PRM que previa 5 SMB-10. É bem possível que ele esteja trocando as bolas.... :wink:

De todo modo se for liberado recursos que permitam construir/incorporar 1 sub a cada 4 anos até 2020/2025 de onde partiria para o SNB já está de bom tamanho. Além disso armá-los com os DM2A4 (de fabricação nacionalizada... :wink: ) e os SM39.

Quanto a base creio que o Walter já disse tudo, condições de lá ter todos os Subs há, a questão é estratégica, vale a pena desconcentrar em mais bases?? Pra mim depende da avaliação de ameaça que estaremos sujeito; em não se tendo nenhuma claramente visível num horizonte próximo podemos ficar numa só base por questão de custo/benefício. Se houver alguma com condições de atacar a BNRJ deve-se optar por desconcentrar a frota. Assim deve-se ficar atento a qual armamento o Chavez irá colocar em seus Amur: se for torpedos a ameaça é o controle marítimo do Atlantico Sul, porém se comprarem pro seus brinquedinhos uns misseis de cruzeiro....onde é que devemos colocar a 2a base??

Outra coisa que também a MB deve ter capacidade é de se comunicar estrategicamente com todos os Subs por um sistema de comunicação de longo alcance tanto via satélite quanto por VLF, e integrá-los num Sistema de vigilância (que batizei de SIVOC). Um sistema de Comando&Controle desses porte é que vai nos dar a possibilidade de manobrar primeiro em caso de conflito.

[]´s

"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Responder